O homem que só ri por deboche

Leonardo Sakamoto observa, em seu blog, que Jair Bolsonaro – na “live” com que substituiu a tradicional entrevista do candidato no pós votação, parecia o “um candidato derrotado” e não alguém que “recebeu 46% dos votos e têm um caminho mais fácil do que seu adversário, Fernando Haddad (PT) – que teve 29% – para o Palácio do Planalto”.

Sakamoto atribui à frustração de não ter vencido já no primeiro turno, algo em que só ele podia acreditar, e de atribuir isso a uma suposta fraude nas urnas, como fez.

Concordo, mas acho que isso vem também de um traço de sua personalidade.

Bolsonaro não sente alegria e, quando ri, é por deboche.

Humor, para ele, é só “zoação”.

Algo típico das criaturas más, que só se realizam com a humilhação ou a destruição alheia, como não tem sido, infelizmente raro encontrar.

Ele tem a mente dos que buscam o “inimigo próximo” o que, comumente, é também o inimigo no próximo.

O vizinho, o favelado, o negro, o gay, o “doidão”, qualquer um “tem que se curvar à maioria”. A maioria, claro, é ele.

É um ponto que não se pode minimizar, por mais que venham, há tempos, tirando do brasileiro a cordial alegria que sempre o marcou.

Bolsonaro é o inverso, é o ressentimento, o ódio, o furor, tudo o que foi injetado sobre os brasileiros desde que se começou a judicializar ( e policializar) não só a política, mas o convívio humano.

Nestas três semanas do segundo turno, não se deixe levar por isso. Não abra mão desta vantagem que temos.

Eles nos tentarão arrastar para seu campo, o do preconceito, o da intolerância, o da desqualificação do outro com o adjetivo raso, quase que um estigma posto em nós como a estrela amarela com que se marcava os judeus.

Nós temos, como disse ontem Fernando Haddad, o argumento como única arma, a razão como a maior das leis, a alegria como forma de viver e ser feliz.

Não somos a morte, não somos a dor, não somos o mal a ninguém.

Não haverá maior derrota que a de nos tornarmos, com sinal trocado, iguais a ele.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

80 respostas

  1. Muito isso! Eu olhei a foto com o “sorriso” dele estampada ontem no G1 e pensei que ele não tem expressão feliz, é só desgosto.

    1. A miriam leitoa errou. O PT nasceu durante o regime militar (1978). Ele nasceu e cresceu democrata. A avaliação dessa anta é mentirosa.

    2. Se o COISO deixou a entender que vai beneficiar a Record (lembro que ele já criticou a Globo), podem ter a certeza que os irmãos que não tem nome serão a ruína dele. A globo é maquiavélica para defender seus interesses.

  2. Você esta errado… o brasileio não é alegre, nem amigável ele é exatamente o que está se mostrando agora e que sempre escondeu, ele é racista, raivoso, egocêntrico e não quer pensar quer que pensem por ele mas o pior de tudo é que não se assumem facistas, eles acham que são diferentes que suas idéias não representam o facismo isso já é a negação do reconhecimento da realizade mas todos tem de ter em mente o segundo julgamento de Nurembergue.

  3. A Eleição é uma fraude. Bozzo sabe que chip pirata é instalado em milhares de urnas desde 2006, quando forçaram 2º Turno entre Lula e Alckmin, que perdeu 2,5% de seus votos do 1º Turno, quando nem roubalheira impediria vitória de Lula.
    Como esses ”técnicos” do TSE são daqueles que morrem antes delatar e não foi suficiente para Bozzo se eleger de cara, tá com medo de perder 2º Turno.
    O milagre da transmutação de votos de Dilma, Suplicy, Requião e outros formou o pior Congresso do Brasil. Pautas-Bomba de Cunha serão Bombas Atômicas.

  4. Sem brincadeira, mas, pelo que eu vi do comportamento defensivo dele ultimamente, inclusive quando foi votar, ele parece estar com TEPT (transtorno do estresse pos-traumatico). Acho que a facada deu um choque de realidade nele. Que ele não é invencível. Que suas ações tem consequências. E depois das confusões que o círculo interno dele começou a causar durante a campanha depois da facada, ele deve ter começado a perceber que ele não é tão mito assim, e que está rodeado de interesseiros e oportunistas. Eu sinto que ele está com medo. E é o que desejo, que ele tenha medo.

    1. Ele está com medo porque seus promotores lhe asseguraram que ele venceria no primeiro turno. E apesar de terem gasto zilhões no esquemão de propaganda suja, não conseguiram cumprir suas promessas. Não há como não ficar sem chão debaixo dos pés, depois de uma decepção como essa.

    2. Eu acho que é medo, pânico, pavor o que se abateu sobre eles, veja a expressão do Paulo Guedes de assustado! Olha, dizem que uma imagem fala mais que mil palavras, não é mesmo?

      Caiu a ficha de que eles se meteram em uma verdadeira enrascada e estão com uma bomba, um abacaxi nas mãos que é governar o Brasil e ter que cumprir a promessa de melhorar a vida da população, melhorar a saúde, a educação, a segurança, a economia e não só seu eleitorado que foi esse tempo todo alimentado pela direita e por ele mesmo com o ódio, intolerância, impaciência, a crítica rasa pelo simples prazer de criticar sem analisar e refletir a fundo os problemas do país bem como as soluções para esses problemas..

      Estes eleitores e o povo brasileiro estão de olho e vão ser implacáveis em lhe cobrar e lhe perseguir; e agora a responsabilidade disso bateu pesado, isso deve ser um peso nas costas terrível pois sabe que sair da posição confortável de crítico, oposição, atirador, para ser governo e vitrine onde será cobrado com força pela enorme expectativa que plantou principalmente naqueles que o tem como o mito, o salvador da pátria, aquele que vai melhorar a vida do povo…

      Se realmente vencer, só o tempo dirá e é bom que não faça uma caça as bruxas e as maluquices que vem pensando pois o povo vai cobrar e a vida de seu governo poderá ser curta.

      1. posso falar a verdade? não estao acostumados a campanha presidencial. apenas. infelizmente.

    3. Acredito que a facada foi fake, aliás como tudo que vem dele. A minha tese é que ele já tinha um problema no abdômen e precisava operar urgente e essa foi a forma dele se ausentar e ainda se fortalecer pela comoção dos incautos. Aí, vão dizer que isso não tem como porque teria que envolver médicos e o próprio hospital. Teria que envolver mesmo, mas isso é possível de acontecer, visto que no meio médico o anti petismo atinge mais de 90% dos profissionais. Talvez não tenha sido planejado, mas se aproveitaram para encenar tudo isso. Talvez tenha havido realmente uma tentativa (ou não) mas pegou de raspão. Não teve corte, pois não teve sangue. Analisem todos os fatos que verão faz muito sentido essa tese.

      1. eu não acredito nisso. mas confesso que já pensei até em apendicite no dia, horas depois, sim, nem sabia o lado e pensei nisso. admito. só que não tem como. o adelio, aquele pobre doido coitado…. como explicar?

  5. O Kenedy disse que Bolsonaro contesta urna que elegeu filho e aliados. Então o capitao esperava bem mais votos para vencer no primeiro turno. Hummmmmm

    1. Lembra-se quando o Collor disse que Lula ia mexer na poupança? Pois é, no final foi ele.

      Isso me cheira a uma tática de discurso do tipo “acuse-os daquilo que você vai fazer”.

      1. Collor também disse que Lula ia mudar a bandeira. Terminou ele mudando ao colocar as estrelas de Roraima Amapá Tocantins

        1. Daqui a pouco o maluco vai trocar “Ordem e Progresso” por “Deus Acima de Tudo” para ganhar apoio do Daciolo.

    1. São produtos da demonização da política que implodiu o PSDB, criou essas cobras, mas manteve, por outro lado e, ironicamente, partidos do Centrão como o PP.

  6. Movimento Ironia ‘Todo Mundo é Rico’

    Deixa o Bolsonaro ganhar e intensificar as reformar do Temer. Assim, teremos menos Estado, menos políticas públicas, menos dinheiro circulando na economia real e mais espaço para lucrar no mercado financeiro, na bolsa de valores. Mas só pra quem tem dinheiro pra investir em ações, fundos e títulos do tesouro. O resto que se foda, né Paulo Guedes?! Querem Estado Mínimo? Então, vamos de Estado Mínimo, já que ‘Todo Mundo é Rico’.

    1. Todo político que fala em Estado Mínimo é porque não tem planos para o país. Isso é histórico.

  7. Sakamoto diz que “Bolsonaro fez discurso de derrotado e não de vencedor do primeiro turno”. Será por quê capitao, ‘mais um tiquinho só’ e teria dado??

    1. Ele teme ser “tancredizado” caso ganhe.

      Vai ter uma “recaída” e voltar para o hospital. Mourão vai assumir logo em seguida.

  8. Nisso é que dá: votos ganhos com mentira e sem substância que ele conhece e sabe que podem jogá-lo numa grande fria uma vez que a situação do país é terrivelmente difícil, formar maioria no congresso não será fácil, não tem competência administrativa, sua equipe bate cabeça, as falsidades da campanha estão aparecendo, política com religião compromete as duas. Agora não há desculpa para não debater. Certamente algum puxão de orelha já recebeu. Por isso ele não estava com “cara de bons amigos”. A violência decorrente já começa, infelizmente, a aparecer ( Salvador e Recife). Será que o assessor do Trump, Steve Bannon, vai tirar outras fakes da cartola?

  9. Ele sabe que é mais fácil perder votos no segundo turno do que ganhar.
    Afinal, agora ele vai ter que se expor.

    1. Talvez, infelizmente, a exposição não o faça perder votos. Ele realmente representa uma parcela da nossa sociedade.

      1. Vocês acham realmente que ele vai se expor?!??!? Não vai a nenhum debate porque para ele e para seus eleitores não interessa . E mesmo que fosse como disse a Leila qualquer atrocidade que diga será aplaudida pelo seu eleitorado e não fará a menor diferença .

        1. Concordo com vocês todos, mas me permitam pontuar a propriedade do Frederico. E a Leila, felina e ferina; sensibilidade de mulher. Bravos.

      2. Se ele não se expor, tem como o PT ir lá e buscar muitos votos dele, muitos votaram nele por empolgação, achando que ele é acreditem,CONTRA O SISTEMA, um sujeito cristão do bem e da família. Se o PT quiser ganhar pode ser possível, precisa de convocar os pastores PROGRESSISTAS ir para o espaço do “mito” chamar YOU-TUBER PROGRESSISTAS e falar que o projeto do “homem de bem” é acabar com os direitos sociais e vender o país,terceirizando tudo, mas se o PT fica só nesta de pauta identitárias,ideologia de gênero JÁ ERA o povo brasileiro é CONSERVADOR, agora depende da humildade,tática,estratégia contra o suposto “cidadão de bem”

  10. Por sinal, um detalhe: ele nem agradece os seus eleitores pela quantidade de votos que ele teve, bem como a sua legenda…estranho isso.

    1. Ele agradeceu sim.
      Vamos fazer críticas sérias, a população precisa se informar sobre o que ele pretende para a economia.
      Bolsonaro votou com Temer para tirar direitos da população e pretende tirar mais e é isso que precisa ser mostrado.

  11. Calma gente! Esta onda conservadora terá duração curta, 3 anos…..agora é hora de recuar, não confundir com “se entregar”…eles irão ruir aos poucos, pois não vão conseguir obter os resultados prometidos, a história é a prova deste desfecho….quando esta onda estiver se dissipando, vai ser a hora de entrar para levar!
    Faço uma analogia de como a Russia venceu a Alemanha na segunda guerra, recuou no momento certo, deixando a força alemã ruir sozinha.

    1. Tenho medo de que a onda que acabou, finalmente no México, esteja começando aqui e leve uns 20 anos para sair desse pesadelo.

      1. Muita diferença do Mexico, lá havia um domínio do centro direita, PSDB deles….aqui estamos de frente com a extrema direita truculenta, que é vazia de propostas, esta retórica não se sustenta a médio prazo, pois não produzirá resultados, vai só aumentar a tensão social, e isto os enfraquecerão….se o Bolso ganha, tudo que acontecer de nefasto para o Brasil vai na conta deles. Volto a afirmar, este mal será de curta duração.

    2. Será, Edoar? Se o Bozo, caso eleito, aprovar a reforma da previdência e tirar mais direitos do trabalhador, poderá levar muitos anos pra um novo governo progressista consertar ou minimizar os estragos de um desgoverno do Bozo.

  12. No rio para senadores foram eleitos Flávio Bolsonaro e Arolde. O César Maia que estava em primeiro lugar um dia antes da eleição ficou em terceiro lugar e Lindbergh Farias – PT, ficou de fora. Sei……

    1. Requião estava em primeiro no Paraná e ficou de fora.

      Suplicy estava em primeiro em São Paulo e também não entrou.

    2. Dilma em primeiro aqui em Minas na véspera da eleição e ficou em quarto na urna. Sou profissional da área de TI e afirmo: TUDO É PASSÍVEL DE HACKEAMENTO!!! NSA, CIA e a Banca tem recursos e pessoal para isso.

    1. Boçal Nato é o “Durango Kid” que vai matar bandidos.

      Ele é onipresente. Em breve, numa esquina perto de você.

    2. Qualquer semelhança do Bolsonaro com o Collor é pura coincidência. No olhar, no sorriso, no deboche. Tudo lembra o Collor no auge de suas perversidades. Bem lembrado.

  13. Espero que as asas que deram pro bozofascismo tenham sido de cera. Dias quentes virão. Não passarão!

  14. Estamos vivendo um filme de horror e ninguém parece saber o q é real e o q não é. Vi esse vídeo do Coiso e tbm não entendo como ISSO pôde chegar até aí? Como alguém pode acreditar nesse cara? É um morto vivo intelectualmente e um bronco convicto. Tosco de doer a alma.

    Haddad e sua esposa vestiram branco para a live da noite q antecedeu as eleições. Foram sinceros e nos apresentaram um pouco de suas vidas e de suas escolhas. Foi singelo e ao mesmo tempo sério e respeitoso. É tão difícil assim ver a diferença? Talvez devessemos agir mais e falar menos, muito menos.

  15. Exultai-vos! Alegrai-vos! O senhor Magno Malta, aquele cabra ordinário, é um ex-senador! Não conseguiu se reeleger. Um senador, homossexual declarado, se elegeu em seu lugar!????????????

  16. O capitão afirmou aos seus seguidores que se for eleito não vai fazer negociacoes partidárias. Eu até comentei aqui no tijolaco: então ele vai fazer o quê, vai fechar o congresso? Pois bem. Parece que as maiores bancadas da câmara serão do PT e do PSL – partido do capitão. Considerando o apoio da Record como manipuladora de opinião no lugar da rede Globo e do apoio das bancadas do boi, bíblia e bala, de fato, ele não iria precisar negociar com mais ninguém nao.

  17. Uma hipótese. Talvez os operadores da campanha do coiso tenham vendido a ele a vitória no primeiro turno. O modelo foi a campanha do Trump com o uso maciço de tecnologia de redes sociais,fake news, big data, etc. É interessante ver que o meio TV não pesou tanto. O próprio Steve Bannon orientou e assessorou a equipe do Bolsonaro (ver Pepe Escobar no facebook). Pode ter havido uma grande frustração e um gostinho de derrota sim.

  18. Li agora a notícia: Psl vence 99 por cento dos redutos tucanos. Ora, não ia dar para justificar vencer nos redutos da esquerda, né mesmo.

  19. Não quero confronto, mas não admito esculacho. Por isso estou eliminando todas as pessoas que votaram no nazi, branco ou nulo e deixo a seguinte mensagem antes de bloquear:
    “Não sou a favor do FASCISMO e por isso estou eliminando os fascistas da minha vida. Fique tranquilo(a) não receberá mais mensagens minhas.
    Política realmente não é motivo para terminar uma amizade ou o relacionamento com parentes, mas votar no coiso é a mesma coisa que votar em Hitler e isso pra mim não é política é falta de caráter.
    Apoiar e votar num machista, homofóbico, misógino e racista é assumir estes preconceitos e isso define um mau caráter.”

  20. Passando na rua vi três homens entre 50 60 anos aparentemente com fundamental incompleto dizendo que votam no Jair porque se o PT voltar volta a avacalhcao. Aqui o Haddad venceu.

  21. Eu que vivi a ditadura dos generais, junto com meu pai, fundador e presidente dos velhos PTB e MDB de guerra em minha cidade, achei que nunca mais passaria por aquele pesadelo das 7665 noites tenebrosas, eis que me deparo com a real possibilidade de tudo aquilo voltar novamente e o pior, pelos braços do povo, que nem de longe sonham o que significa a ausência de democracia e a falta de liberdade em nosso país. Querem voltar ao inferno? Muito Obrigado, eu não.

  22. Tem muito candidato revoltado por ai, que foi varrido pelo tsunami Monstronauro das tetas do congresso, que está virando a casaca e está fazendo campanha contra o tiranosauro a partir de agora. O jogo vai virar, ah se vai. Hu hu hu o segundo turno é nosso.

  23. Fernando acho que cabe mais um post com uma simples pergunta dirigida a Rosa Weber e a Dias Tófoli.
    Os Meritíssimos defensores do sistema eleitoral brasileiro não aproveitarão as 3 semanas entres os pleitos para, num esforço democrático, re-abrir o cadastramento biométrico para re-incluir 3,5 milhões de eleitores brasileiros que não puderam participar desta linda festa da Democracia?
    Nem com um pleito previsivelmente apertado no segundo turno?
    3,5 milhões de eleitores não fazem falta na nossa democracia ???
    Perguntar não ofende…

  24. Do lado direito de bolsonaro, paulo guedes. É um recado forte ao mercado. Recado, por exemplo, de que o que guedes falou sobre desestatização na entrevista à globonews está valendo. E votos no congresso para isso não faltarão.

  25. O semblante dele é pesado, carrancudo. Este homem exala ódio pelos poros e deve estar constantemente em delírio de ser o tal “mito” salvador. Quando ele evoca a bíblia me dá um asco.

  26. Vi o vídeo do Bozo após os resultados da eleição e o Paulo Guedes, ao lado do Bozo, ne pareceu desconfortável, sem naturalidade. O Bozo está assustado desde que constatou que o Santo havia patinado nas intensões de voto, pois ele iria sair e apoiar o psdbosta. Como não deu certo, ele não sabe o que fazer. Não gosta de debate, não aceita ser perguntado e está vendo os militares tomando as rédeas. O general Heleno deu a entender, na Band, durante a apuração, que é Bozo ou golpe. Ele só chegou a 46% porque, na última semana, o árbitro de Curitiba entrou em ação a mando da Rede Bobo e o banqueiro Edir Maiscedo mandou os evangélicos votarem no Coiso. A cnbb, se não estivesse dividida, poderia equilibrar a parte da religião. Tudo indica que as tvs, Red.e Bobo e Tv Maiscedo, vão eleger o Coiso. Por último, uma frase que está voltando a ser ouvida: “A melhor saída é o aeroporto do Galeão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.