Os panfletos da ignorância sobre a Lei Rouanet

Um destes trolls que alugam o tempo e a paciência da gente lotando a caixa de comentários para exercerem a sua frustração enchendo o saco alheio diz que  “quanto mais vocês “come quieto” da lei Rouanet e outros benefícios concedidos pelos petralhas baterem no mito, mais ele irá crescer até desbancar essa quadrilha”.

Claro que só dou-me ao trabalho de registrar porque ontem, ao votar,  três moças negras, de aparência humilde, conversavam na fila sobre a “mesada” que os artistas da Globo estariam recebendo da Globo pela lei, dada pelo governo do PT.

Com algum cuidado para não ser tomado como “assédio” um “coroa” meter o bico na conversa das três jovens, expliquei o que era a lei, que o dinheiro não era dado pelo Governo senão na forma de abatimento fiscal, com projetos, espetáculos ou exibições, etc, etc…

Falei que a lei é de 1991, 12 anos antes da chegada do PT ao governo e, em linhas gerais, como funciona.

Vi, na prática, o que pode a desinformação criminosa levada a cabo pelos grupos de whatsapp e de Facebook pelo bolsonarismo.

É uma coisa de gangue e, pior, uma coisa de gente que usa o pior dos métodos de propaganda: a mentira.

Normalmente não dou importância às bobagens que se espalham por redes sociais, mas isso se tornou, talvez, a maior arma da campanha bolsonarista.

Trabalhar a ignorância, o preconceito, os receios e o sentimento de injustiça que habita o nosso povão para arranjar “culpados” pelo seu empobrecimento que não os que, neste momento exato, se entopem de dinheiro na Bolsa de Valores, felizes com a vitória parcial do candidato de direita.

Neste segundo turno, quando a candidatura da resistência antifascista vai, com certeza, receber o apoio de boa parte dos artista e produtores culturais brasileiros, é importante que  cada um ajude a lavar essa mentira.

Espalhe a verdade para seus amigos e contatos, porque essa história, que começou brandida pelos fascistinhas do MBL, ganhou corpo.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

39 respostas

  1. O TSE se fazendo de morto pra comer o reto do coveiro…
    Hj mesmo pelo zap recebi outro fake news.
    Os caras não divulgam o plano de governo do candidato deles, divulgam fakes do governo alheio.
    Só otário abraça isso.
    _(“/)_/ porra!!!

    1. Disse tudo. As fakenews são para desviar o foco de quem tem um único programa: destruir o país e entregá-lo aos gringos.

  2. Como a mentira e a manipulação sempre existiram acredito q o problema são as próprias redes sociais como veículos moldados para a mentira. O mundo virtual criou pessoas tbm virtuais q estabelecem relações virtuais. A velha história da familia nutela com imagens para inglês ver. Um país de novelas rasas, datenas, edir macedo, whats, face, insta, twitter, etc. Nesse mar de horror ainda assim Haddad teve 29% em uma campanha de 22 dias. CABEÇA erguida para Lula, Haddad e o PT. Lutaremos até o final e depois continuaremos a batalha confiantes. Como Brito disse, q cada um preencha com firmeza seu espaço nessa terra e não se deixe engolir pelo vácuo da omissão ou da covardia.

  3. Ganhou muito corpo, Brito. Pois somos, nós seres humanos, alvo fácil. Daí que não podemos subestimar essas mentiras fraudulentas da equipe do Bolsonaro.
    Esse vídeo do Steve Cutts ilustra bem nossa ignorância:

    https://youtu.be/Qx8JIoNOz0Y

    1. Gurgel, incrivel esse vídeo. Não sei como as pessoas conseguem tempo para isso tudo. Só o tempo de ler alguns poucos blogs e algumas lives sobre política consome um tempo enorme e tem atrapalhado meu trabalho nestes últimos meses. Decidi ñ ter face, insta, wats, e outros (desde sempre por pura alergia à manada) por achar desnecessário e por ñ gostar de relações virtuais. Ainda assim me critico por perder tempo surfando entre os canais a busca de informação. Tbm não tenho TV. Enfim, só pra dizer q desconheço o mundo das fakes e dos vídeos de gente de direita. Nunca clico em material estranho ou suspeito. Tenho na família e grupo de amigos pessoas como eu, q preferem um bom papo e tbm um livro. Muitas não conseguem ter tempo para nada desse mundo virtual, sequer assistem lives ou leem blogs. São pessoas muito bem informadas e comprometidas politicamente. O vídeo é o retrato do q vivemos hoje, mas nem TODOS, como é o caso do garoto, estão desconectados de si mesmos.

      1. É isso, Atineli. Infelizmente quem está o tempo todo nas redes (com exceção de quem trabalha com isso) normalmente está tão inebriado por tantas informações rápidas que não se dá ao trabalho de checar se são verdadeiras. Consomem aquilo em que querem acreditar. No caso, no novo “Caçador de Marajás”.

    2. Exatamente! Quando recebo fake News, a primeira coisa que busco é um contra-ataque desmentindo e expondo a vigarice de quem a propaga.
      O Haddad tem que criar urgentemente essa contra medida. Tem que falar pelo menos 30 minutos ao vivo nas mídias sociais, por dia. Tem que fornecer material pra divulgar no watsapp. Tem que criar canais no YouTube, Facebook, twitter, Instagram… com o nome HADDAD.
      Quase não encontramos nada com o nome Haddad pra divulgação.

      1. Empresas pagam um salário, um salário e meio pra um graduando em Ciência da Computação, Engenharia ou Análise de Sistemas, sendo que cobram uma fortuna dos clientes pelo mesmo trabalho. A precarização só aumentou com a reforma trabalhista, pois agora liberou contratar por demanda (intermitente) e por PJ. Por que não contratar esses garotos diretamente???

  4. Basta verificar o disse, não disse da “campanha”(????) do bolsemnexo, para rapidamente saber que TODA a SUA “campanha”(????) está descaradamente construída sobre FAKES, e MENTIRAS
    ( como toda campanha fascista- e quem vai querer admitir o seu próprio fascismo )
    A arma mais poderosa contra as TREVAS continua sendo a LUZ….assim como contra a MENTIRA, somente a VERDADE é que poderá prevalecer …. Então, logo de começo nesse segundo turno precisamos relembrar as falas do sujeito, quantos projetos seus foram aprovados em 30 anos de parlamento, toda a sua arrogância, todo o seu preconceito, todo o seu raso modo de pensar(???)…será o contraponto com oque fez a esquerda com LULA e o PT, e o será com o HADDAD…. é 13 !!!!
    #AgoraÉHaddad

  5. O sr esta pelo menos 5 anos atrasado. Seu proprio blog era alvo de fake news que vc deixava passar por um republicanismo tolo. China e russia controlam a internet desde aquela epoca, com tentativa zero de golpe. Nao seguimos o exemplo, daí a derrocada.

  6. Normalmente não comento as postagens de parentes e amigos que declaram voto no Coiso. Mas quando se trata de boato ou distorção da realidade, procuro esclarecer a verdade, quase sempre postando junto o link para matéria jornalística ou de site de checagem que desminta as fake news. Há que se ter cuidado para não criar animosidade, o que pode ter efeito contrário ao pretendido.

  7. Infelizmente, a imensa maioria das pessoas não está nem aí pra veracidade das coisas. Por que outro motivo tanta gente acredita que o Lula sabia de tudo, que o filho dele é dono de metade das empresas do país, que tropas venezuelanas estão se infiltrando nas escolas, que as urnas autocompletavam o 13 do PT?
    Detalhe para essa última mentira, têm mil vídeos, mas nunca identificam cidade, estado ou sessão eleitoral, nunca chamam o mesário, nada.

  8. Acho q a maioria dos artistas já apoiam o Fascista! O que revela a contradição do brasileiro; artistas apoiando um candidato que é contra a cultura!

  9. Muita mentirada circula nas redes sociais, a arma que o leitor tem é a denúncia se funciona não sei dizer pelo menos no Facebook acho que funciona porém depende da quantidade de denúncias e os grupos que fiscalizam “fact checking” casos de agência pública, truco… e outros conseguem derrubar mas normalmente é um pouco tarde depois que o estrago é feito… O que deveria ser feito é uma implementação de filtro similar ao que acontece por exemplo no disqus. No mais é questão de bom senso e pesquisar diversas fontes para depois tirar conclusões se determinado assunto é verdade ou mentira

  10. Infelizmente o Brasil não está mui5o longe de Miamar em termos de desinformação.Ainda hoje recebo correntes em redes sociais de pessoas que acreditam que estão ajudando criança doente a receber um teocado a cada conpartilhamento.O brasileiro ainda tem medo do comunista debaixo da cama.

  11. para os religiosos:

    Provérbios 6: 16-19, diz: “Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.

  12. Certamente as armas nas mentiras que se espalham já vem de muito tempo, desde os tempos do msn, grupos de email, orkut. Um problema sério, de difícil enfrentamento.

    Agora, não vejo eficácia no discurso sobre economia. Não adianta. Tem que atacar o eleitorado que é democrático e civilizado que se iludiu com o discurso mágico do outro lado. Datafolha disse que 70 % prefere a democracia, isto é, a civilização. Os outros 30% são do outro lado. Então tem aí uns 20% que está se iludindo com o discurso deles. São para esses que precisamos colocar a dúvida: Civilização ou Barbárie. E buscar e mostrar as semelhanças com a Alemanha pré-Hitler, onde as pessoas boas não acreditavam que o fanfarrão, bonachão militar de baixo escalão, falava sério. Muitos que voltaram em Hitler não pensavam como ele. Mas o elegeram mesmo assim, pois o pais estava desiludido com “o sistema”, com os políticos, etc. A mesmíssima situação; crise moral e econômica.

    Ciro Gomes, não é Brizola. Não o vejo assim tão poderoso sobre o seu eleitorado. Acho que 70% deles irão para Haddad naturalmente, assim como uns 30% do Alckimin.

  13. Divulgo que o elemento SERGIO MORO mandou arquivar o inquérito sobre a LEI ROUANET porque logo de cara constatou que as 100 maiores empresas que se beneficiam dessa desgraça são poderosas: REDE GLOBO e …..

    1. E, ironicamente, quem se apossou do discurso anti Rede Globo e anti-sistema foi a equipe do Coiso. Eles se beneficiam e se fingem de vítimas. Como o sequestrador que, diante da possibilidade de ser pego e desmascarado, se mistura aos reféns.

  14. Ele tem 23 anos, é homossexual e frequenta minha casa (área rural Bahia). Há uma semana, dizia-me que ia votar na Besta porque ele iria dar armas a todos. Começamos a conversar e eu mostrei-lhe vídeos com a Besta falando contra negros, mulheres e homossexuais, entre outras coisas. O rapaz foi embora. Uma semana depois encontro com a mãe dele na feira. Ela perguntou-me o que eu lhe tinha dito pois ele chegara em casa naquele dia e chorara muito dizendo que não sabia que a Besta era tudo aquilo. São raros os eleitores da Besta por aqui, mas nota-se que o fazem mais por impulso, sem qualquer base.

  15. Hoje, por exemplo, uma das que recebi mostra foto de suposto relatório de urna eletrônica como “comprovante” de fraude de que o 17 teria sido vítima e o 13 beneficiário.
    Francamente, pra quem foi capaz de mover o mundo e o submundo político para impedir que o PDT de Ciro fizesse coligação com outros partidos, ser derrotado também nas batalhas da internet chega a ser ridículo.
    Pt, lula e haddad acostumaram-se ao coitadismo, à vitimização, ao mimimi e ao chororô, como aquele de semana passada em que se disseram chocados com mensagens atacando a sigla e a família do candidato. Os eleitores recebem isso há muito tempo sobre inúmeros temas.
    Não admira que haja tanta desinformação, já que o pt foi incapaz de divulgar até o que é verdade sobre as boas ações em seu período.

    1. É a eterna infantilidade do PT, em lidar com uma estrutura de comunicação minimamente decente. E realmente popular.
      Um outro comentarista ali em cima, foi certeiro: já estamos no 2º turno, e onde estão os canais e/ou plataformas de informação alternativas às fake news, colocando eleitores diariamente à par dos planos deles e do seu adversário fascista?
      Parece que foi fundando ontem, o partido.

  16. O Paulo Betti e a Camila Pitanga têm duas semanas para destruir esta fake de Lei Rouanet, de uma maneira que todo o país saiba e que não paire nenhuma dúvida. Quanto ao Chico, vamos dar uma folga. Mas se você digitar Letícia, aparecem outras mil Letícias desconhecidas, e não aparece a verdadeira. Digitando Letícia Sa, Letícia Saba, Letícia Sabate, ainda não aparece a verdadeira. Só com o nome completo vem aparecer a dita cuja. Será que a guerra assimétrica do Bolsonaro persegue a este ponto os artistas, e já atingiu até o Google? Ou será neura, mesmo?

  17. Sempre bem antenado com a realidade Fernando, mas a imagem do BURRO no teclado nção são eles, somos nós.

    Primeiro por não dispormos de um exército de robôs para a defesa dos absurdos postados, segundo por não dispormos de robôs para ataca-los com as verdades, sem dúvida, muito mais poderosas que as mentiras.

    Logo após a eleição de 2014, Dilma e sua entourage petista desmontaram um site de campanha usado exatamente para desmistificar e combater a enxurrada de fakes. Pois é , tai o resultado.

  18. com certeza, quem votou em bozonaro acredita piamente em qualquer meme. e mesmo mostrando reportagens e fatos não acreditam, dizem que a verdade é fake news, acreditando em qualquer mentira. são totalmente condicionados.

  19. Eu vi em algum lugar que o FHC vai votar no Haddad. Fez um monte de restrições mas vai votar no Haddad. Vi muitos comentarios criticando e desprezando o FHC. Não tenho simpatia pelo FHC, mas todo apoio é bem vindo. De alguma maneira ele tem influencia nos eleitores do Alckmin e o apoio dele pode ajudar. A Marina desidratou e certamente a maioria dos eleitores dele foram para o Bozo, foi um voto ultil. O Haddad deveria procurar ela. Foi bom também que em SP o Marcio Franca vai para o segundo turno e no RJ o Paes vai precisar de apoios. É imporante que o Haddad se engaje nestas campanhas. O Ciro entao nem se fala. Tem que ter um enorme protagonismo. Assim como os governadores do NE que agora já eleitos devem mergulhar até o pescoço na campanha. Os tempos são desesperados e exigem medidas desesperadas. Porque é civilização ou barbárie

  20. Governo Lula executou três instrumentos para o combate da desigualdade: Bolsa família (transferência direta de renda), valorização real do mínimo e crédito consignado. Houve melhoras nas condições de vida, sem confronto politico e, ao mesmo tempo, tivemos uma fragilidade na organização política. As pessoas entenderam a melhora gradativa como fruto do esforço pessoal e não como conquista oriunda da ação da política pública. Nosso foco deveria ter sido o fortalecimento dos movimentos sociais nos treze anos e não gastar todas as energias com o presidencialismo de coalizão. Povo na rua sacode congresso.
    Agora é ganhar a eleição e para tal temos que melhorar a votação em Minas e Rio, onde Dilma venceu em 2014. Precisamos também ampliar fortemente a vantagem para 2/3 dos votos no nordeste, sobretudo em Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. Vamos à luta

  21. Aonde trabalho é assim mesmo vivem criticando a Lei Reuneat acusando artistas de ser chapa branca sabendo que a maioria nem é isso. O problema que misturaram tudo isso com a política e virou essa lambança tudo por causa da desinformação. E mesmo mostrando a verdade muitos não acreditam. Eu nem faço questão de explicar porque para evitar aborrecimento e fora que temos o Google aí para ser usado.

    Muitos ainda continuam pensando dentro da caixinha e não saem disso. Parecem uns bandos de escravos.

    Hoje mesmo houve discussão porque Bolsonaro não ganhou no primeiro turno já começaram culpar nordestino. Da uma raiva por dentro sabendo que o nordestino não tem culpa de nada.

    Que aliás é gozado criticam os pobres e nordestino por não saber votar mas na eleição correm atrás de nós pedindo voto. Não da raiva? As vezes da vontande de mandar para aquele lugar.

  22. Se meus alunos, muitos beneficiados pelas políticas publicas do PT não ouvem meus conhecimentos de políticas nestes mais de 50 anos de vida, acha que pessoas sem nenhuma informação e conhecimentos vai ouvir? A igreja dominou a mente. Bem vindos a república fundamentalista não nacionalista do brazil. Este povo não tem ideia aonde se meteram. Só quando aprontarem bastante e o deixarem comendo capim que vão reagir. E pode demorar. O povo demorou 8 anos de FHC para aceitar Lula.

  23. Bolsominions são canalhas, mentirosos, burros e estúpidos. Analfabetos políticos, se iludem com essa farsa chamada Coiso.

  24. O problema simples e óbvio é que boa parte dos brasileiros é composta de estúpidos. Não tem como fugir dessa realidade. Eu me favoreci com ela, ao ser aprovado em universidade federal e em um bom concurso público, agora estou sendo vítima disso. faz parte.

  25. Hoje no WhatsApp, num grupo que eu estava, a administradora mandou um vídeo de Haddad dizendo que Lula subiria a rampa do Planalto. Mas qualquer pessoa, que não esteja de má fé, observará que o vídeo foi antes de Haddad assumir a chapa presidencial. Nesse vídeo, nota-se que Haddad até então era o vice. A intenção do vídeo, é passar pros eleitores, que Haddad dará indulto a Lula ao dizer que Lula subiria a rampa do Planalto. Mas claro que não dirão a verdade, de que se tratava de data antes do dia 11/09/18, com os recursos de Lula correndo na justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.