O Ibope entrou na guerra das”fake news”

Agora você já pode escolher: notícias fake, fotos fake e pesquisas…

Quais foram os fatos politicos novos da última semana?

Um, essencialmente: o estrondoso movimento de repúdio a Jair Bolsonaro, representado no “#EleNão”, que lotou as ruas de centenas de cidades brasileiras.

Será o primeiro caso de um candidato que,repudiado em praça pública, cresce quatro pontos percentuais em uma semana.

E que outro, que vinha subindo com força e constância, consegue agregar 11 pontos  (!!!!) em sua rejeição em apenas seis dias, sem ter afogado gatinhos ou atropelado carrinhos de bebê.

Mais ainda: todas as pesquisas divulgadas entre a última edição do Ibope e esta os dados vieram ao contrário do que mostra esta versão do Ibope: em todas elas Bolsonaro fica estagnado ou oscila para baixo, dentro da margem de erro e Fernando Haddad sobe, em algumas delas chegando ao empate técnico.

O gráfico do post, retirado do próprio G1, mostra a tendência absolutamente inversa entre o Ibope e o Datafolha.

O Ibope foi, como dizia aquele auxiliar de Fernando Henrique Cardoso envolvido em negócios obscuros da privatização, ao “limite da responsabilidade”.

Na entrevista que deu domingo ao JB, diante de uma tendência clara de polarização, sua diretora disse  que “nada estava decidido”. Hoje, mais cedo, seu dono, Carlos Augusto Montenegro, famoso por previsões que não se concretizam, deu entrevistas com um misterioso “não sei se o crescimento de Haddad se mantém, para ou retrocede”

O objetivo é claro: desmobilizar o que se viu mobilizado nas ruas, no sábado e mobilizar os fascistas que andavam desenxabidos.

E, secundariamente, levar a campanha de Haddad a uma agressividade que, a esta altura, o igualaria a Geraldo Alckmin  ou a Ciro Gomes.

Resta saber se os demais institutos de pesquisas vão aceitar o grito do “chefe”.

Eles, talvez. Nós, não.

Fernando Brito:

View Comments (87)

  • A bandalheira é total no Brasil desse golpe funesto. Há perigo real de FRAUDE. É preciso agir de todas as formas possíveis, usando todos os recursos disponíveis, para minimizar essa possibilidade.

  • Qualquer coisa é possível nesta republiqueta de bananas, onde Moro continua sendo o todo poderoso. Tenho vergonha, como cidadão, de ter o STF que temos.

    • ... O STFede!
      E acumpliciado no golpe vagabundíssimo desde a farsa do Mentirão protagonizada pelo rábula 'psicoPATA' "joaquim Mossack Fonseca Ostracismo do 'mor(T)o' barbosa"!

    • Atualmente tenho vergonha de tudo até de dizer que sou brasileira

  • Manipularam dados primeiro com a cassação de 4,5 milhões de eleitores, creditando todos ao PT, e depois com o dia da pesquisa, feita no dia 29/09. Há registro de pesquisador do IBOPE no Largo da Batata em SP ou na Cinelândia ?

    • Claro que não, sequer esperaram passar um dia após o estrondoso sucesso do Movimento da Mulheres Contra Bolsonaro-"ELENÃO", e provavelmente deram uma passada pelos 400 ou 500 gatos pingados, bolsolixos, que "urravam" pela Copacabana. PARABÉNS ÁS MULHERES BRASILEIRAS, COMPROVADAMENTE, INTELIGENTES E GRANDES GUERREIRAS. AGORA É DEMOCRACIA X DITADURA FASCISTA !

  • A direita desesperada com o crescimento vertiginoso de HADDAD, em busca dos votos de LULA (40% no 1ºturno), agora manipula, descaradamente os dados de suas pesquisas, no intuito de não permitir a vitória de HADDAD, candidato do povo brasileiro, já no 1º turno, e até mesmo tentando frear o seu crescimento, para que HADDAD nem mesmo ultrapasse o candidato do GOLPE que agora, terá o apoio e o "prestígio" de Aécio Neves, Eduardo Cunha, Michel Temer e Sérgio Moro, enquanto os outros concorrentes, ficam num mimimi de otários.

  • Como sabem que p Bozo perde no 2° turno de lavada, vão fazer crer que ele ganha no 1° e partir p fraude eletrônica. Só resta essa alternativa pra eles, uma vitória apertada no 1° turno. Proconsult do século XXI

Related Post