O Ibope entrou na guerra das”fake news”

Agora você já pode escolher: notícias fake, fotos fake e pesquisas…

Quais foram os fatos politicos novos da última semana?

Um, essencialmente: o estrondoso movimento de repúdio a Jair Bolsonaro, representado no “#EleNão”, que lotou as ruas de centenas de cidades brasileiras.

Será o primeiro caso de um candidato que,repudiado em praça pública, cresce quatro pontos percentuais em uma semana.

E que outro, que vinha subindo com força e constância, consegue agregar 11 pontos  (!!!!) em sua rejeição em apenas seis dias, sem ter afogado gatinhos ou atropelado carrinhos de bebê.

Mais ainda: todas as pesquisas divulgadas entre a última edição do Ibope e esta os dados vieram ao contrário do que mostra esta versão do Ibope: em todas elas Bolsonaro fica estagnado ou oscila para baixo, dentro da margem de erro e Fernando Haddad sobe, em algumas delas chegando ao empate técnico.

O gráfico do post, retirado do próprio G1, mostra a tendência absolutamente inversa entre o Ibope e o Datafolha.

O Ibope foi, como dizia aquele auxiliar de Fernando Henrique Cardoso envolvido em negócios obscuros da privatização, ao “limite da responsabilidade”.

Na entrevista que deu domingo ao JB, diante de uma tendência clara de polarização, sua diretora disse  que “nada estava decidido”. Hoje, mais cedo, seu dono, Carlos Augusto Montenegro, famoso por previsões que não se concretizam, deu entrevistas com um misterioso “não sei se o crescimento de Haddad se mantém, para ou retrocede”

O objetivo é claro: desmobilizar o que se viu mobilizado nas ruas, no sábado e mobilizar os fascistas que andavam desenxabidos.

E, secundariamente, levar a campanha de Haddad a uma agressividade que, a esta altura, o igualaria a Geraldo Alckmin  ou a Ciro Gomes.

Resta saber se os demais institutos de pesquisas vão aceitar o grito do “chefe”.

Eles, talvez. Nós, não.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

87 respostas

  1. A bandalheira é total no Brasil desse golpe funesto. Há perigo real de FRAUDE. É preciso agir de todas as formas possíveis, usando todos os recursos disponíveis, para minimizar essa possibilidade.

  2. Qualquer coisa é possível nesta republiqueta de bananas, onde Moro continua sendo o todo poderoso. Tenho vergonha, como cidadão, de ter o STF que temos.

    1. … O STFede!
      E acumpliciado no golpe vagabundíssimo desde a farsa do Mentirão protagonizada pelo rábula ‘psicoPATA’ “joaquim Mossack Fonseca Ostracismo do ‘mor(T)o’ barbosa”!

  3. Manipularam dados primeiro com a cassação de 4,5 milhões de eleitores, creditando todos ao PT, e depois com o dia da pesquisa, feita no dia 29/09. Há registro de pesquisador do IBOPE no Largo da Batata em SP ou na Cinelândia ?

    1. Claro que não, sequer esperaram passar um dia após o estrondoso sucesso do Movimento da Mulheres Contra Bolsonaro-“ELENÃO”, e provavelmente deram uma passada pelos 400 ou 500 gatos pingados, bolsolixos, que “urravam” pela Copacabana. PARABÉNS ÁS MULHERES BRASILEIRAS, COMPROVADAMENTE, INTELIGENTES E GRANDES GUERREIRAS. AGORA É DEMOCRACIA X DITADURA FASCISTA !

  4. A direita desesperada com o crescimento vertiginoso de HADDAD, em busca dos votos de LULA (40% no 1ºturno), agora manipula, descaradamente os dados de suas pesquisas, no intuito de não permitir a vitória de HADDAD, candidato do povo brasileiro, já no 1º turno, e até mesmo tentando frear o seu crescimento, para que HADDAD nem mesmo ultrapasse o candidato do GOLPE que agora, terá o apoio e o “prestígio” de Aécio Neves, Eduardo Cunha, Michel Temer e Sérgio Moro, enquanto os outros concorrentes, ficam num mimimi de otários.

  5. Como sabem que p Bozo perde no 2° turno de lavada, vão fazer crer que ele ganha no 1° e partir p fraude eletrônica. Só resta essa alternativa pra eles, uma vitória apertada no 1° turno. Proconsult do século XXI

  6. Tem muito companheiro já atirando a toalha. Ainda é cedo. O momento exige calma e serenidade. Temos que seguir firmes na luta, conversando e mostrando nossa diferença. Sem desespero, sem raiva, mas com tranquilidade. Alma forte e coração sereno.

    1. Isso mesmo Hoilton: “O momento exige calma e serenidade. Temos que seguir firmes na luta, conversando e mostrando nossa diferença. Sem desespero, sem raiva, mas com tranquilidade. Alma forte e coração sereno.”
      Sábias palavras!!! Parabéns!!!

  7. Por que será que a rejeição do Haddad subiu tanto?
    A) Nova constituinte
    B) Dirceu falando em tomar poder, reduzir poderes do MP e Judiciário
    C) Gleici/Pimentel falando em indulto a Lula
    D) PT continuar apoiando Venezuela
    E) Todas anteriores
    Tudo isso está circulando no Whatsapp. Ou o PT se liga que a hora é de moderação ou as trevas virão, infelizmente

    1. Whatsapp? Facebook? tudo ferramentas de PANELEIROS pobretões pucha saco isso não faz diferença porra nenhuma, são os mesmos ex eleitores de NARCOTRAFICANTE AÉCIO AGORA DO NAZISTA CUCURACHA BOLSONARO.

    2. Não esquece a Manuela convocando o presidente do Uruguai para presidir a URSAL. Daí nós, militantes, temos que parar a campanha propositiva nas ruas pra ficar dando explicações sobre temas que não ajudam em nada as pesquisas. Há hora de calar e hora de falar. Precisam largar a vaidade e lembrar que Estamos no meio de uma campanha que, se perdermos, será muito ruim pra todo nós

    3. Deus te ouça e tenhamos forças para fazer tudo isso mesmo. O Brasil está precisando virar uma Venezuela, já que os fascistas daqui não permitirão uma evolução pacífica para uma Noruega ou Suécia!

  8. Estranhíssima, pois até a pesquisa do BTG de hoje, de Paulo Guedes, revelou queda do coiso e leve subida de Haddad. Além do mais, nada dos eventos passados desde a última ibope justifica esse crescimento. Eu querendo ser “bonzinho” pra não dizer que eles tiraram pontos de uns estados e botaram em outros pra manipular, digo que no mínimo a metodologia foi feita para priorizar cidades onde o coiso tem liderança ou maior força.

  9. Veja bem, a pesquisa IBOPE é realizada por regiões censitárias do IBGE, ou seja, eles vão a regiões que representam determinados grupos e procuram por pessoas que se encaixem em certas descrições para ter uma amostra representativa. Só que isso assume que o grupo de pessoas que está nessa região representa o voto de pessoas nas mesmas condições. A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30, justamente no dia das manifestações do ele não que moveram grandes massas, todas elas que não votam no coiso, para fora da sua região censitária. Assumindo que os protestos ele não aconteceram no dia 29 e o ele sim no dia 30 as duas amostra estão comprometidas. Só que devido ao tamanho do ele não a amostra pesa muito mais para o lado do coisa ruim. Acredito que essa pesquisa é um ponto fora da curva e que as tendências que vinham acontecendo até o momento retornem nas próximas. Além disso, obviamente os estatísticos do IBOPE sabiam muito bem que isso poderia ocorrer então acho que é no mínimo má fé realizar uma pesquisa nessas condições.

  10. Há uma única explicação para esta pesquisa indecênte: o HADDAD disparou.
    Fazem o que podem, mas é sinal que perdem feio.

  11. Não dá para acreditar nessas pesquisas. Elas não refletem a realidade. Meus estado, o Rio Grande do Sul, é exemplo disso. Em 2014 as pesquisas diziam que Ana Amélia ganhava no primeiro turno para governadora. Ela não passou nem para o segundo turno. Por isso acredito que Haddad ganha as eleições e tenho esperança de vitória do Rosseto como governador do Rio Grande do Sul.

  12. Manipulação pura e simples! É a Globo golpe mexendo com os números. Mas domingo o Pig vai ver o que é bom para tosse!

  13. Nao se preocupem, a
    pesquisa real vai ser na urna. As mulheres agora vão se empenhar ainda mais para que o
    capitao seja derrotado. Há males que vêm para o bem. Se quisermos saber mais ou menos como estão as coisas, é só mesmo uma pesquisa do Vox populi.

  14. Concordo com sua análise caro Brito, e acho que pode aquecer a militância petista como efeito reverso. E temos que dar parabéns a Ciro Gomes e Guilherme Boulos pelo gás de ontem na Record à campanha do Bolsonaro.

  15. Aguardemos o Datafalha para comparar essa estranha subida do Bozo. Foi melhor essa pesquisa no início da semana. Dependendo das outras, essa não vai influenciar em nada. sem esquecer que esse Ibope tem o Estadão no meio. Bem suspeito.

  16. Tenho notado, com relativa frequência, que parte dos pretendentes a votar em Bolsonaro têm vergonha de admitir esta vontade. Há diálogos assim:
    – É o Bolsonaro?
    – Não. Sou eleitor de Haddad. Respondo.
    – Pois é. Ainda não decidi. Retruca, envergonhados e se afastando do diálogo.
    Este eleitor, envergonhado em público, marcará o nome do Coiso na urna eletrônica.
    Receio este risco.

  17. Tb né, a esquerda é estúpida. Vai acreditar em IBope e Datafolha.
    Para divulgar esse número ridículo de falso é pq a pesquisa real o Haddad deve quase estar vencendo no primeiro turno. Deve tá na bica do gol.
    Acreditar na lisura de golpista é de um amadorismo ímpar.
    Pô, acreditar em pesquisa da xp, 360, btg. Acreditar em pesquisa de patrão.
    E ainda tem blogueiro que perde tempo fazendo análise de dados estratificados. Estatístico sabe maquiar pesquisas muito bem.
    Acreditar piamente em empresa de pesquisa de patrão é besteira. E ainda por cima em pesquisa encomendada pela globo, folha e estadao.
    É só mais uma eleição com pesquisas fajutas encomendadas pela globo.

  18. Eu não posso provar, mas tenho convicção de que esses dados do segundo turno, apontados pelo Ibope, vão servir pra rachar de vez a militância do Ciro e do PT.

  19. Tenho repetido que os golpistas não nadaram tanto para aceitarem calmamente morrer na praia e que alguma iriam aprontar. É do feitio e da essência deles.
    Falsificar pesquisas de intenções de voto é só um e dos mais simples crimes que estão dispostos a cometer.
    Fraude nas urnas e um golpe dentro do golpe, apenas outros.

  20. Muito estranho, no mínimo! Contudo o golpe não foi dado para devolver o poder ao PT. Acredito que muitas pessoas aguardaram as eleições para dar sua resposta ao golpe. Era a última esperança! Porém, realmente, não há solução pacífica para essa aberração criada pela direita. As coisas só vão mudar com sangue derramado na calçada!

  21. Chega a ser ridícula a tentativa de desestabilizar a onda de crescimento de Haddad. Nem tentam mais disfarçar? Parem. Está feio. Podem enganar meia dúzia de patos CBF, mas não toda a população. Não tem vergonha?

  22. Fiz dois comentários num grupo de WhatsApp há pouco. Estavam alarmados e comentei: “Senta que o Leão é manso. A Globo sabe o que faz, essa é uma pesquisa manipulada pra desanimar a militância.”
    E “ A CIA está pegando pesado, talvez fraudem às urnas eletrônicas pela primeira vez”

    1. Não precisa haver fraude nas urnas. Imagine um personagem
      hiperinflado nas pesquisas que, na hora aga, recebe votação pífia. Obviamente que vão dizer que houve fraude. Na verdade o coiso até já disse isso.

    2. Provavelmente as urnas sempre foram fraudadas, mas sempre em montante que não desperte tantas dúvidas, pois o poder de fraudar sempre é mais importante que uma eventual e pontual derrota, sempre se pode tentar um golpe parlamentar, não é mesmo!

  23. Concordo com a análise. Mas é importante lembrar que as igrejas evangélicas estão apoiando o coiso. Isso é preocupante. Que essa pesquisa sirva de alerta para que a campanha do
    Haddad intensifique os esforços.

  24. Na eleicao passada, Gilberto Carvalho disse que a vitória da Dilma tinha sido um milagre. Neste ano, caminhamos na mesma toada: Moro, STF, mídia, pesquisas…

  25. O Jornal da Record divulgou também nesta segunda-feira levantamento feito pela empresa RealTime Big Data. A pesquisa trás Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). No levantamento, os candidatos aparecem com 29% e 24%, respectivamente. Ciro tem 11%, Alckmin 7% e Marina 5%.

    Em segundo turno contra o ex-militar, a vantagem é de Haddad, 45% a 41%. A pesquisa foi realizada nos dias 28 e 29 de setembro, com 3.200 entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
    E AGORA IBOPE??????? ATÉ PARECE AÇÃO COMBINADA COM O JUIZECO MORO..NO MESMO DIA???

    1. Não só parece, como é “uma peça de teatro”, bem ensaiada, entre Sérgio Moro, o IBOP/Estadão/Globo, só não veem, os retardados. Hoje, o povo brasileiro não mais se apega, à essas pesquisas irresponsáveis, tanto, que com certeza, se lembrará de 2014, quando Aécio aparecia com mais de 10%, acima de DILMA ROUSSEFF, e acabou “chorando”. NÃO TEM ARREGO ! AGORA É HADDAD/MANUELA/LULA, COM A FORÇA DO POVO, PARA O BRASIL SER FELIZ DE NOVO !

  26. … Companheirada, por que ainda nos espantamos?!
    Nós estamos sob um golpe de Estado!
    E daqueles bem, mais bem vagabundos mesmo!
    Parece que “a ficha ainda não caiu”!
    Gente, ô ô ô… Acorda!
    E ficamos esperando decisões judiciais que respeitem protocolos!
    E ficamos esperando que canalhas criem vergonha na cara!
    E ficamos esperando que os representantes da casa grande desprezem o ditado popular “farinha pouca, meu pirão primeiro”!
    E ficamos aguardando notícias favoráveis às nossas vidas de trabalhadores!
    E dormimos esperando que ‘amanhã’ será melhor, quando – no fundo, no fundo – sabemos que será pior!
    (…)
    Resumo da tragédia:
    ou enfrentamos o golpe à maneira como somente um golpe pode ser enfrentado, ou paremos de reclamar rumo à resignação dos mortos-vivos!

    OUTRA:
    o presidente Lula poderia estar mesmo era numa embaixada de um país confiável aqui no Brasil!
    Sim, mais foram dar ouvidos ao grupo do “petista aTucanado” Zé Tucano Cardozo!
    Coitado!
    Do presidente Lula!

    1. Messias,
      Você falou tudo! Concordo plenamente com todo o seu texto e principalmente com:
      “ou enfrentamos o golpe à maneira como somente um golpe pode ser enfrentado, ou paremos de reclamar rumo à resignação dos mortos-vivos!”.
      Mas confesso uma coisa: tenho medo que o palhaço ganhe as eleições, pois quantas pessoas terão que derramar o seu sangue em prol de nossa Pátria livre?
      Abraço, e volte mais vezes para levantar a nossa moral!

  27. A uma semana das eleições acontece isso:

    1- Três milhões de títulos foram cancelados no Norte e no Nordeste.

    2- Bozo e Mourão mudaram repentinamente o discurso sobre as urnas eletrônicas

    3- Um espantalho qualquer blefou que ia confiscar urnas e o Exército apareceu na foto como o vestal delator.

    4- O fala-fino liberou a delação fajuta do Palocci.

    5- A entrevista do Lula foi cancelada.

    6- O Ibope inflou o Bozo a 31%.

    Preparem-se para verem as urnas eletrônicas serem fraudadas e depois serem governados por uma junta militar anti-esquerdista e anti-povo, e um bando de economistas ultra-neo-liberais e um palhaço / fantoche italiano.

    1. As urnas não precisam ser fraudadas, ao contrário. Imagine um personagem hiperinflado nas pesquisas que, na hora aga, recebe votação pífia (e real). Obviamente que vão dizer que houve fraude. Na verdade até já disseram isso.

      1. Enquanto isso, o Ibope foi ser batizado no Rio Jordão para ser abençoado pelo “sinhór gisúz” (não confundir com o Jesus dos cristãos). Deve estar cheio de graça.

  28. Fernando Brito, será que o IBOPE não está computando, ou melhor, está subtraindo os 3 milhões de títulos cancelados no Nordeste que, segundo o mesmo Instituto esses títulos são de eleitores de Haddad? Essa não foi a diferença de Dilma em 2014?

  29. Eu não acredito em fraude eleitoral. Em manipulação da informação, sim.
    Como não vivemos mais em 1989, também não acredito que pesquisa tenha o poder de mudar votos.
    Por outro lado, é inacreditável o que vemos, esse país virou uma zona. Não tem outra denominação possível.

  30. Não podemos nos esquecer o que esses centros de pesquisa fizeram com a Dilma! Sempre enchendo a bola do adversário. Essa turma não aprende, mesmo, a ser honesta.

  31. Essa guerra contra o PT não estava prevista ? Os estrategistas do PT não são perspicazes ?

    Não entendo o porquê dessa surpresa indignada.
    Pesquisa ou notícias fake apenas nos aproximam da borda do abismo fascista (este bem real).

    1. Pois é, mas eles não quiseram dar o tempo uma eleiçãozinha, para se recompor com as forças da classe média, deixando o Ciro levar porrada ao invés deles. É muita fome de poder.

  32. Perfeita análise, Brito. Há tempos se tornaram fontes de dúvidas, pois ambos erraram feio nas últimas três eleições, lembram do ah-é-sim comemorando sua vitória antecipada, em 2014??? Aguardo ansiosamente o Vox Populi, que acertou em cheio naquela eleição.

  33. Eh interessante. Até uns meses atrás o ibope não era motivo de reclamação pra ngm. O Haddad entrou na briga e virou motivo de reclamação do Ciro e do Bolsonaro. Agora eh motivo de reclamação do pt.
    Pelo menos em algo parece q todos estão concordando, o que é curioso ????

  34. O Montenegro é aquele botafoguense que presidiu o clube e ajudou a afundar o clube de seu coração. O que esperar de escroque deste. Mas não vai adiantar. A resposta virá nas urnas. Se quiserem ganhar vai ter que dar golpe novamente. Paraguai é aqui!

  35. O Datafolha anunciou recentemente que publicará pesquisa a cada três dias. A ver o que vai rolar. Mas a coisa consegue ser pior que as eleições de 2014. A decadência da República foi escancarada loucamente no STF.

  36. Não se enganem… daqui pra frente o objetivo central, e final da Grobo, será colocar o candidato “engolido” por ela, sempre em uma situação de vantagem sobre Haddad, na clara tentativa de forçar um questionamento do resultado das urna, como aliás, já declarou o candidato fascista, “que não aceitará um resultado diferente da sua eleição”! Mas, agora teremos, graças a mídia alternativa, de denunciar e desmascarar pra o Brasil e o mundo esse apátridas golpistas! Como bem disse o Prof. Wanderley Guilherme dos Santos: “Globo e Democracia são incompatíveis!” Quem viver verá!!!

  37. Onde se lê pesquisa Ibope, leia-se pesquisa Globosta, então, não deve ser considerada.

  38. a GLOBO noticia que Bolsonaro cresce entre… as mulheres!!! Perguntaram pra patroa dele pela primeira vez e ignoraram que a filha dele só tem sete anos, deve ser isso.

  39. Acho que essas eleições já estão fraudadas a partir do momento em que Lula foi impedido de concorrer. A partir daí, vale tudo. E mais, acho que a fraude nas totalizações será gigantesca e eles vão colocar o Bozo e o Santo da Merenda no segundo turno.
    Se isso de fato ocorrer, não poderemos ficar prostrados. Ao contrário, deveremos organizar a Greve Geral com cerco a Brasília e formação de um governo provisório.

  40. As pesquisas só servem para um orientação aproximada …
    Mesmo que se entrevistasse 1.000.000 (hum milhão de eleitores), ainda faltaria entrevistar 147.000.000 (147 milhões), no Brasil.
    As pesquisas, geralmente, entrevistam de 1.000 a 10.000 eleitores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.