Toffoli é candidato a ser o Temer do STF

O ministro Dias Toffoli assumiu a Presidência do Supremo Tribunal Federal dizendo que iria “pacificar o STF” como, às vésperas do golpe, Michel Temer  pretendia ser o homem que “ia unir o Brasil”.

Pretensão e água benta, dizia a minha avó, cada um usa quanto quiser.

Toffoli já tinha começado mal, indicando um assessor militar que colaborou (ou colabora) na campanha de Jair Bolsonaro.

Nada tenho contra o general Fernando Azevedo e Silva, que está na reserva e pode exercer qualquer cargo de confiança.

Mas o mínimo de prudência recomendaria deixar que passassem estas eleições onde um capitão e um general, para lá de polêmicos dominam as atenções e pairam suspeitas, alimentadas pelo próprio Bolsonaro, de não aceitação dos resultados eleitorais.

Prudência que faria bem ao general indicado, ao presidente da Corte que indica e ao próprio STF. Afinal, mais do que ninguém, juízes devem prestar muita atenção àquela história da mulher de César, porque não têm poder originário como os eleitos, mas derivado.

A coisa, porém, desandou com o embate entre Luiz Fux e Ricardo Lewandowski.

Fux usou – e mal – poderes que não eram de sua investidura como simples ministro, mas como substituto de Toffoli em seus impedimentos. E Toffoli não estava impedido, estava apenas em São Paulo, o que é bem diferente de estar viajando num dos afluentes do Amazonas.

Convenhamos que, se o fez sem a transmissão do cargo, usurpou-o. Se avisou Toffoli do que iria decidir como presidente interino, pior: montou uma farsa.

Tenho certeza que Ricardo Lewandowski aceitaria, em nome da harmonia, uma retratação de Fux, desfazendo a própria decisão absurda.

Mas Toffoli não teve a capacidade (ou o interesse) em evitar esta crise – que já existia e agravou-se seriamente com o episódio.

Mas nada se compara ao que fez chamando de “movimento” o golpe militar de 1964 hoje, e justamente dentro da Universidade de São Paulo, já dilacerada por este confronto. De lá provinham 47 pessoas mortas ou desaparecidas no regime militar; de lá  veio  Luís Antônio da Gama e Silva, redator do AI-5.

Se queria evitar a palavra golpe, poderia, sem alarde, ter falado em “ruptura da ordem constitucional”, sem gerar o choque que gerou, relativizando a tomada do poder na pontados fuzis e canhões.

Não consigo imaginar que alguém que chega à presidência do Supremo não tenha essa elasticidade verbal, querendo.

Fez para dar um sinal de que é dócil e que eventuais aventureiros podem contar com sua flexibilidade.

E que sua coluna vertebral é dotada desta flexibilidade, ao ponto de lhe permitir, se necessário, beijar coturnos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. Para tucanar o Golpe Militar com esse eufemismo ridículo, o ministro Toffoli acovardou-se porque é um cagalhão puxa sacos ou porque a ameaça de golpe iminente seria real. Ou ambas as opções.

    1. … “‘Né, não'”!
      O canalha Dias Toffoli é outro supremo de merda detentor de um telhado de vidro capaz de cobrir o Maracanã &$ entorno!

  2. Ministro sem nenhuma personalidade e desenvoltura jurídica. Eu gostaria de saber que merda de pó tem nestas cadeiras do STF, principalmente a da presidência, que uma vez ocupadas, faz mudar o comportamento dos togados, pois viram verdadeiras Cinderelas deslumbradas com suas lindas carruagens a espera do Príncipe da Globo: o tal do prêmio “Faz Diferença”.

    1. … Este merda acovardado está saindo pior do que “a suprema bruxa do STFede”, a tal Cármen (IN)Lúcida!
      Mais um “charlatão de toga”!

  3. Estava esperançoso com o fim da presidência de Carmem Lucia, mas pelo visto me enganei com Tofolli.

    1. Tofolli será bem pior. Talvez seja o último presidente do STF. Pois, pelo andar da carruagem, vamos para uma guerra civil e o fim do STF será objetivo dos dois lados do conflito.

  4. Esse supremo está contribuindo com a maior canalhice já acontecido no Brasil e seus mais de quinhentos e sessenta anos de existência, Seus golpistas vc vão passar para história como moleques de togas ou bandidos da justiça, quem está dizendo isto é um cidadão comum, que não tem partido mas não é idiota. Ou vcs pensam que todos brasileram são idiotas.

  5. Saiu mais um DataFRAUDE do I-Golpe!
    E segue a pavimentação para a fraude anunciada nas urnas eletrônicas do TSE incrustado até o talo das togas imundas no golpe vagabundíssimo que está destruindo o Brasil!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Ibope: Bolsonaro tem 31%; Haddad, 21%; Ciro, 11%; Alckmin, 8%; e Marina, 4%

    01/10/201821h05

    (…)

    https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/01/pesquisa-ibope-presidente-bolsonaro-haddad-ciro-alckmin-marina-110.htm?cmpid=copiaecola

    1. Concordo. Já disse que Honduras é aqui. Para o império são países com a mesma relevância política. Tratados como quintal da casa deles.

    2. Concordo. Já disse que Honduras é aqui. Para o império são países com a mesma relevância política. Tratados como quintal da casa deles.

        1. To com vontade de comprar um terreninho no interior da Bahia e fazer uma plantação de subsistência, cercado por companheiros.
          Por outro lado, é sacanagem sair da cidade e largar a minoria, cujos votos são tão importantes quanto.

          1. … E eu estou pensando em desistir de vez desta merda rotunda de país!

  6. O Brasil está uma LIXEIRA gigante. Só muda se elegermos Haddad, um bom congresso e vier uma constituinte. Se não expulsar a “rataria” não tem governo que dê jeito.

  7. Não sei porque, mas Toffoli sempre me lembra aqueles gerentes de banco que só oferecem cafezinho a quem tem uma conta gorda.
    Talvez seja isso que esteja fazendo. Só não sei quem é o dono da conta.

  8. Caro Fernando Brito,
    Estou aguardando um comentário seu sobre as pesquisas de hoje do IBOPE. Posso dizer a você que fiquei muito preocupado com o crescimento de quatro pontos do Bolsonaro e a estagnação do Haddad, que vinha até então, subindo numa velocidade enorme, e de repente pára bruscamente; e no segundo turno, onde na pesquisa anterior ele levava uma certa vantagem, agora esta pesquisa aponta um empate entre ambos.

    1. A incrível “mudança” nos índices de pesquisa em menos de uma semana foi uma tentativa desesperada de abafar a repercussão mundial das manifestações de sábado, contra “ele”. Era preciso fazer alguma coisa que provocasse discussões (como essa aqui) e desse uma esperança aos fascistas. A coisa será dura, até domingo de madrugada a manipulação será GIGANTESCA, vamos nos preparar. Abraço Herbert.

  9. Não vou pegar leve. Não aguento mais essa merda. Desse jeito vão acabar elegendo o diabo nazista bostonaro presidente. É isso mesmo que esses caras querem? Tornar o pais um inferno? Quanto dinheiro esses caras estão ganhando para foder com tudo ?

  10. Fernando Brito, creio que já seja do seu conhecimento a informação que nos dá o Brasil247 de que Toffoli ajoelhou-se frente a um telefonema do Jungman que pediu (ou ordenou – não se sabe) que suspendesse as entrevistas tanto da Folha quanto da sucursal brasileira do ElPaís e claro, foi prontamente atendido. Estão suspensas quaisquer aparições ou falas do ex-Presidente Lula até que se derrube as masmorras de Curitiba…

  11. A pressão em Toffoli está enorme, desde a “sugestionada” indicação do general como seu assessor, o comentário abrandando o Golpe Militar.de 64 na maior universidade do país, e em seguida a função de “censurador”. Sei… Vamos aguardar, aí vem mais coisas, depois desta baderna toda. Cruz credo!!!

  12. Nossa! Quanta “otoridade” e quanta falta de autoridade e legitimidade. É uma “escuridão” de caráter exposta sem qualquer pudor. Melhor mudar o sobrenome para “noites toffoli”. Soaria bem melhor.

  13. Este tofin nunca passou de um monte de estrume. Ele tem o rabo preso como a maioria destes ministrecos do supremin.

  14. Ainda não atentarmos para o fato de que, quem senta naquela cadeira de presidente virá moço(a) de recados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *