Tanto cuidado quanto se deve ter com estas pesquisas ibopeanas – que vão, dentro das margens de erro, criando um clima de dissolução contínua do prestígio do Governo, o que as pesquisas eleitorais não confirmam inquestionavelmente – deve ter com os que consideram tranquila a posição da presidenta Dilma na campanha pela reeleição e contam em “chegar lá” apenas sem fazer marola.
Este raciocínio preguiçoso – e nada raro para quem se acostuma a viver nas franjas do poder, com seus confortos – esbarra num grave problema de avaliação eleitoral.
O da satisfação com a percepção que a presidenta tem por parte dos seus eleitores de 2010, cuja tendência a repetir o voto deve ser o centro de toda a contabilidade eleitoral.
E os eleitores de Dilma a sufragaram por dois motivos essenciais.
O primeiro, o depoimento de Lula de que ela iria dar continuidade aos seus programas sociais e desenvolvimentistas, e não há dúvidas de que as diferenças essenciais que se sentem na economia vêm mais de fatores externos – um mundo econômico de incertezas, onde nem se está num aprofundamento explícito da crise nem se está numa recuperação – e das dificuldades diante da tarefa nada fácil – às vezes quase impossível – de fazer o empresariado nacional – ou estrangeiro com produção local – acreditar e apostar em uma visão estratégica de Brasil.
O outro, o perfil pessoal de Dilma. Sim, a “gerentona”, dura, eficaz, capaz de tocar a administração com energia, austeridade, coerência com princípios e, sobretudo, entregar resultados. Mas também a da ex-guerrilheira, da mulher independente, dona de seu nariz, capaz de enfrentar e vencer qualquer cara feia.
Se é, como qualquer raciocínio eleitoral elementar indicaria, importante, antes de tudo, “tocar reunir” às suas próprias forças é, evidentemente, necessário que o que está disperso possa orientar seu caminho a essa reunião por uma referência indispensável, que é ver e ouvir aquela que, junto com Lula, estará à testa da batalha.
E Dilma, que ameaçou ter uma maior visibilidade após os protestos do ano passado, voltou a desaparecer.
Tem, até, uma agenda muito intensa de eventos – inaugurações e entrega de obras – e atividades administrativas.
Mas, afora os grupos muito restritos que estão nestes lugares, certamente o país não a vê ou a ouve.
Dela, só tem notícias onde sua administração está um caos e a economia do país, um desastre.
E, como não está – nem poderia, debaixo do temporal de pessimismo- estar ótima vai se solidificando em setores cada vez maiores a ideia de que está mesmo.
Se isso não atinge a intenção de voto – Dilma, com os 37% do Ibope, tem os mesmos 60,6% dos votos válidos registrados na pesquisa de ontem do Vox Populi – atinge o ânimo de seus eleitores mais aguerridos e fiéis e a mantém distante da paixão popular que, ninguém duvide, será decisiva na reta final da campanha.
O que é mais necessário para Dilma, tão necessário como Lula?
É simples: é Dilma.
É dela, de Dilma, da Dilma que o eleitor identificou como a sucessora de Lula, que sua campanha está sentindo falta.
22 respostas
Hoje o jornal mente nacional disse que o desemprego baixo é porque os jovens ma faixa dos 24 anos estão estudando mais (fazendo mestrado e etc) e não estão procurando emprego. As mulheres optaram não trabalhar porque não compensa devido o gasto e etc e assim é melhor serem sustentadas pelos maridos. Gente isso é ridículo, jornalismo sujo.
Sempre foi assim. Por essas espocas eles tentam derrubar nas pesquisas o candidato de esquerda, no caso sempre do PT e alavancar o da direita, no caso sempre o PSDB. A Globo faz campanha antecipada dos tucanos. E o TSE nada faz. Mas sabemos pelo capitão do mato que no Judiciário está TUDO DOMINADO. Quanto ao Globope, não é aquele instituto em que o dono, Montenegro, cravou em entrevista para a Veja, sujíssima, que Lula não faria seu sucessor em 2010? E que serra seria eleito no primeiro turno em 2010? Pois é.
Não dá para confiar porque eles não respeitam o distinto publico. Tratam todos como potenciais coxinhas portadores no máximo de um neurônio, como o augusto nunes um dos esgotos da veja e com defeito.
Eu continuo sem acreditar nas pesquisas eleitorais, muito menos desses institutos.
O desespero tomou conta pois 5% de desemprego significa pleno emprego … e que país do mundo tem isso? Na Globo News a resposta pra queda do desemprego foi que muitas pessoas que tinham carteira assinada pararam de procurar emprego. De 5 minutos de reportagem só 30 segundos sobre a queda de desemprego, o resto foi explicando que baixa de desemprego não é bom.
Dilma está na berlinda. Se fizer campanha agora será multada por campanha antecipada, acusada ferozmente e, se puderem, crucificada. Todo mundo vê Eduardo Campos em campanha, Aécio em campanha,mas Dilma é PT e PT…bem, sabe né? Onde ela vai, tem feito declarações diretas, respondido a provocações. Por que não surtem efeitos? Porque a estratégia é desclassificá-la em tudo que fala, em tudo que expressa.Teve um tempo, o dos ataques aos ministros que iam caindo um a um, diziam que ela não falava muito e até ouvi que isso era bom.Mas essa é uma visão masculina, ‘a pessoa séria não fala muito’. Meu pai dizia apenas para nós, as mulheres, que não abríssemos a boca sem pensar, para não dizer besteiras. Ou seja chamava ‘sutilmente’ a gente de burra. E a gente era criança. E eu adorava meu pai, tinha uma cultura enorme. Isso me fez lembrar da pesquisa do IPEA sobre as mulheres. Mesmo pelos resultados corretos, em termos de números, a visão masculina ainda está muito longe de ser equilibrada. Ainda acho que tem um viés, não tão sutil assim, que pisa fundo contra uma mulher no poder, ainda mais se ela estiver cansada, vulnerável de alguma forma. Assim como Lula, foram três anos de ataques, com um processo contra seus companheiros de partido, com um desgaste além do que uma novata no poder poderia aguentar. Gerentona ela pode ser, séria ela é, mas política genial não se faz da noite para o dia. Lula tinha anos e anos de experiência como político.Hoje mesmo tinha uma nota dizendo que Dilma esteve num cardiologista.Ainda tem a história do Volta, Lula.Pode ser uma armadilha. Por que Dirceu ainda é o centro do malfadado mensalão, por que ele ainda não pode trabalhar, por que ainda é mantido em regime fechado? Vou votar em Dilma. Não sei se ela vai ganhar, não sei por quantos sobressaltos passaremos. Só tenho certeza de uma coisa:com essa porcaria dessa mídia não dá para prosseguir.A oposição mesmo não é nada, Aécio desceu para 14%. Lembremos da Marta em São Paulo, tinha boa avaliação de governo e perdeu a reeleição.Das políticas em cargos executivos, quantas foram reeleitas? Vou fazer uma pesquisa para comparar.
Massacre da Mídia.
Agora estão repercutindo o programa do PSDB. As baboseiras do Aécio viram notícia. Os dez minutos de propaganda viram 24 horas; mais análises, conjecturas e previsões, tudo repercutido incessantemente.
Derrubaram o Jango.
Derrubaram o Brizola, Darcy Ribeiro e a Marta via mídia.
Querem repetir a estratégia da propaganda massiva.
Ocorreu-me o quanto essas pesquisas devem estar desestabilizando o aetico. Acho que ele quebra antes da eleicao. Ele nao parece ter estrutura emocional pra segurar a ansiedade e o desepero que aumentarao exponencialmente com a proximidade da eleicao. Vou usar meus poderes divinatorios e chutar, digo, vaticinar que aebrio estara em um sanatorio suico ate outubro. Ele ja prometeu mundos e fundos para o 1%. So nao prometeu um programa de eugenia complementado por um programa de construcao a camaras de gas de baixo custo para resolver o problema da pobreza no Brasil porque, provavelmente, ninguem ainda sugeriu a ele ou ao marqueteiro dele. Mas nao percam as esperancas, pouco antes se internar na suica ele sai com uma dessa ou equivalente.
A oposição não aguenta a primeira semana do horário eleitoral.
Estão se esquecendo que ela começou lá embaixo e foi eleita.
O mesmo aconteceu com o Haddad.
E eles começaram do zero.
As pessoas vão se surpreender quando virem as coisas que foram e
estão sendo feitas.
Quem vir o video institucional da inauguração do píer do aeroporto de Brasília
vai perceber que num dos depoimentos, o cidadão fala: ” fiquei surpreso com a reforma
do aeroporto” .
A má comunicação do governo vai causar este efeito de surpresa.
Um erro que vai dar certo.
Como já dito , a responsabilidade é muito grande , nesta bifurcação histórica ( didaticamente desenhada pelo Saul Leblon/Carta Maior em claríssimo texto – ver em http://www.cartamaior.com.br/?/Editorial/Lenin-Aecio-e-a-coerencia-historica/30746) , para que se corra qualquer risco com o nosso futuro . A análise é corretíssima : Mais Dilma , menos marqueteiro.
Mais paixão , menos pragmatismo. A verdadees está aí , para quem tiver lado. E o povo brasileiro tem lado . Basta querer ver. O resto , é a viga da Casa-Grande ,escorada na senzala e teimando em não cair.
Até hoje ninguém entende!
Quem foi presa, torturada, quem viu amigos e amigas serem mortos, e hoje, com o poder que tem, total nas mãos, se acovardar, como se devesse qualquer coisa para essa canalha?
ABRA SEUS DOIS OLHOS MINHA PRESIDENTE!
Só assim você merecerá nosso voto novamente!
Eu tenho medo, muito medo!
Se você não resolver enfrentar toda essa canalha, estamos de fato derrotados.
Nada valeu a pena.
Nem os mortos.
Nem meus primos e irmãos! Nem amigos e companheiros.
TOMA CORAREM DE VEZ COMPANHEIRA MINHA PRESIDENTE!
chute o balde, mais uma vez na vida!
Desculpe “companheira”, mas a presidenta Dilma não pode e não deve chutar “balde algum”. Quem precisa fazer o enfrentamento com a PIG é o PT, os partidos aliados, seus militantes e simpatizantes, e os movimentos sociais e a blogosfera, como temos feito. Estamos por um triz de (re)eleger nosso projeto de país no primeiro turno e é para isso que temos que trabalhar dioturnamente.
Deve ter assessor q não assessora adequadamente, por incompetência ou premeditadamente. Afinal, o Dudu Capriles já mostrou q traíras existem em todos os lugares.
Conhecendo o PIG e suas artimanhas, creio que a Dilma não tenha perdido ponto algum, pelo contrário, ela subiu e está com 41%. Acompanhe o raciocínio: A pesquisa apresentada fala que ela está com 37%, “com margem de erro de 2% para mais ou para menos”, com base no modus operandi do PIG, com toda certeza consideraram a margem de erro para baixo, ou seja, na pesquisa deles a Dilma apareceria com 39%. Porém, como eles mesmo dizem que podem ter errado em 2%, creio que na realidade Dilma esteja com 41%…
Já temos as experiências de 2002, 2006 e 2010, quando acontecia exatamente da mesma forma que agora ocorre, a mídia com todo gás só divulgando problemas, escondendo notícias. Quer coisa mais ridícula de o Jornal Nacional não divulgar a pesquisa Vox Populi, quando, faltando pouco mais de quatro meses de tempo útil, esta mostra que Dilma será eleita já no primeiro turno, e a pesquisa IBOPE de ontem da qual não divulgam resultado praticamente idêntico, Dilma ganha no primeiro turno, e ressaltam apenas que seus índices de aprovação estão caindo, e gastam minutos preciosos analisando esse resultado nada péssimo, já que ótimo e bom não é rejeição, mas uma aprovação, mesmo que menos forte, e esta aceitação vai a mais de 70%? Como nas eleições anteriores, a mídia e a oposição estão com dificuldades de combater o Governo no campo dos programas e projetos, na visão da economia e o enfrentamento dos problemas. São tantos os programas e projetos exitosos, que se ligam às necessidades da população, que problemas de alguns, coisa normal e corriqueira, inclusive questões de desvios e improbidade de agentes públicos, estes que claramente devem ser combatidos com uma cantilena diária anunciando verdadeiros desastres com análises muitas mais do que estapafúrdias, que o bom, o bem que a população experimenta nem de longe é atingido por essa prática para atingir o adversário, no caso o Governo. Agora, o pior de tudo, embora não tenha funcionado nas outras eleições, não têm nem de longe um candidato com a história e o prestígio de um Serra, político de fortes tinturas de esquerda que passou a servir o grande capital, com aprovação beirando os 40%, quase garantidor de um segundo turno. Agora, juntos, Aécio, Eduardo, Marina (esta nem legenda conseguiu) e os nanicos que se apresentaram estão ainda muito longe desse patamar. A mídia continua sua ação de também tentar atingir a imagem de Lula, Dilma e do PT num afã diuturno, vinte e quatro horas por dia, tudo repetido na TV, jornais, rádios e portais que controlam, tudo repercutido por seus apoiadores, a imensa maioria nas classes médias altas e ricas, muitos ligados aos setores que deram apoio à ditadura, que participaram do serviço sujo realizado nos mais de vinte anos em que estiveram no poder. É um exercício de paciência receber as mesmas mensagens desde 2002, repercutindo tudo que a mídia divulgou, a imensa maioria já sabidamente mentirosas, outras desmentidas pela realidade, num palavreado recheado de baixo calão, com ameaças e anunciando o fim do mundo. O texto a meu ver um alerta, na realidade está mostrando que esse resultado pífio acontece sem que Lula, Dilma e o PT tem entrado para valer em campo. Por enquanto quem fala, fala, só ataca, nada vê de bom é a mídia e os opositores. O Governo mais escuta (incomoda, sim, e se não for como das outras vezes?, sou otimista nesse ponto) e o grande árbitro, o povão, não está nem aí, vê o que ocorre e está dito, percebe que há muita mentira, fica na sua e vai tocando sua vida que melhora, mesmo que os anjos do apocalipse estejam anunciando tragédias, que seriam evitadas somente se optarem por políticos que se aliam às práticas e políticas adotadas até 2002, cujos efeitos danosos ainda estão na memória de todos, do desemprego, da inflação, da entrega do patrimônio público, da baixíssima produção do pais, da desestruturação dos serviços públicos, da sujeição internacional do país (verdadeira renúncia de soberania que nos envergonhava). Ainda mais quando dizem que irão adotar medidas duras. Quais? Dá medo mudar, não? Com esses candidatos, esse mesmo discurso e prática, a mídia por mais esforço que faça, por mais que estique seu conceito de liberdade, quando usando recursos fiscais e um bem público, o espectro eletro magnético, apoia candidatos e partidos, tentando fazer a opinião pública, enfraquecendo o Governo e seus quadros, e em particular a Presidenta Dilma e o Lula que está ao seu lado, e tudo fazem para afastar até aqui sem sucesso. E olhe que, a depender do rumo, não será preciso partir para a baixaria de lançar pedras nos frágeis telhados da oposição. Aécio com seus problemas com drogas lícitas e dizem até ilícitas, Eduardo com os problemas no qual foi envolvido ainda na época de seu avô e, Marina, basta sua figura enfermiça e sua voz de professora de alfabetização, acriançada. Até aqui estou otimista.
alo PIG cade a pesquisa Vox Populi??????!!!!!!!!!!!!!!!!! rssssss
Pesquisa do Ibope dessa quinta-feira, 17, foi para diminuir o impacto da pesquisa Vox Populi na qual Dilma oscila 1% para menos, portanto, dentro da margem de erro. Na do Ibope, ela também oscila para menos (em 3%), praticamente dentro da margem de erro.
O que mais chama a atenção e com certeza deixar a oposição e a mídia anti-Brasil (o PIG) estarrecidas, frutadas e furiosa é que os adversários, apesar das inserções em TV e Rádio de Aécio e Eduardo, além do apoio maciço da própria da mídia anti-Brasil, permanecem estagnados.
O jogo psicológico do discurso da mídia anti-Brasil contra Dilma nessas pesquisas chega ser de proporções descomunais, covardes, sendo até uma afronta à inteligência dos brasileiros. Todas as manchetes, escondidas nas páginas dos jornalecos, em letras anêmicas, são sempre “Dilma Cai”, “Queda da Dilma, e assim por diante. E essa campanha se reflete também nos jornais em todos os estados brasileiros. Manter-se vivo diante desse arsenal é extremamente difícil, para não dizer impossível. Agora, imagine vivo e em pé, como se mantém Dilma e Lula.
Fosse os candidatos aliados dessa mídia anti-Brasil que “tivesse em queda” com certeza usaria: “FULANO DE TAL OSCILOU PARA MENOS, MAS DENTRO DA MARGEM DE ERRO”. Como essa mídia é nociva e impiedosa. Depois os barões dessa mídia não reclamem que estão, ai sim, vendo a audiência de suas TVs e as vendas dos seus jornais e revistas ‘em queda’.
Me perdoem, mas a coisa mais nojenta e repugnante é assistir ao programa partidário do PSDB. Não consigo ver…..desligo a TV.
Juba,
Eu fico imaginando que vota num cara desse, pois é um candidato que não passa nenhum credibilidade no que fala, não tem expressão e muito menos atitude nem para enganar o eleitorado. A direita está muito mal representada e nem o PIG conseguirá alavancar a candidatura dele.
Marcos Coimbra, divulgue as pesquisas do Vox depois do Globo-Ibope ou Datafalha
Exatamente. A Presidenta não pode falar porque vão desabar em cima dela com críticas e agressões. Muitas das falações dos Senhores da Casa Grande, não passam de provocações, para tentar um deslize da Dilma.
Mas o Rui Falcão, os Senadores e Deputados do PT, e nós todos não devemos parar de defender a ideologia que está construindo uma Nova Nação. Muitos não sabem porque estão empregados, porque melhoraram o padrão de vida da família, porque podem frequentar as universidades, porque o Pré Sal será brasileiro para redimir nosso Povo da miséria colonial.
“Período de campo: pesquisa realizada entre os dias 10 e 14 de março de 2014 Tamanho da amostra: foram entrevistados
2.002 eleitores Margem de erro: a margem de erro estimada é de 2 p.p. para mais ou para menos sobre os resultados
encontrados no total da amostra. Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Solicitante: pesquisa
contratada por IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA. Registro eleitoral: Registrada no Tribunal Regional
Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00078/2014. – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/04/18/integra-da-pesquisaibope-
sobre-eleicao-e-governo/#more-19065″
A pesquisa é de MARÇO?
A amostra de entrevistados precisa ser analisada: idade, renda, escolaridade, tamanho das cidades, região do país…
Eventos relevantes, inaugurações, o carinho do povo. Nada disso aparece nos “jornais nacionais” da vida. Evidentemente, não é culpa de Dilma porque ela não faz a edição desses programas. Quer dizer, até pode ser culpa dela em razão da ideologia do controle remoto, mas aí é outra história.
MUito provavelmente a grande esperança da campanha de Dilma é o horário eleitoral gratuito. Como bem disse o Nassif recentemente, mesmo governantes ruins, ao contrário de boa parte de candidatos oposicionistas, sempre têm alguma coisa para mostrar na TV. Imagina, então, Dilma, que faz um governo bem acima da média!
Um ponto que deveria começar a ser mais bem avaliado, no entanto, é se a TV ainda tem o mesmo fôlego de outros carnavais. Será que o horário gratuito vai ter a mesma visibilidade e audiência que teve em 2010, que, aparentemente, já foi um pouco menor do que de 2006?
Mais cedo ou mais tarde, a internet e as tais redes sociais vão decidir mais do que a TV. Provavelmente só saberemos quando acontecer. E, sem regras, tal campo não será espaço de quem tem obras pra mostrar, mas, talvez, o seja daqueles que souberem melhor usar as baixarias, ou seja…
Terça Feira, 22/04/2014, vou procurar o diretório do partido que escolhi pra me filiar e dali lutar pela reeleição do PROJETO HOJE DIRIGIDO PELA PRESIDENTA DILMA: PCdoB. Afinal, precisamos evitar “A VOLTA AOS ERROS DO PASSADO (Aético neves) E AS INCERTEZAS DO FUTURO (Dudu traíra). Aqueles “segundinhos” do PCdoB de ontem são a síntese do que deve ser a nossa luta até Outubro. A Presidenta tá certa, só deve falar em ocasiões OFICIAIS. Afinal, nada do que ela diga hoje a mídia se sente obrigada a por no ar. Editam tudo, tirando frases fora do contexto para dar base às críticas safadas que fazem diuturnamente. Quando a “COPA ACABAR”, começa o horário político “obrigatório” e aí todos poderemos ouvir o que a DILMA diz todo o tempo e a mídia esconde. Aí os “netinhos nanicos” AÉTICO NEVES e DUDU TRAIRA CAMPOS não poderão mais falar sozinhos como hoje. Vai ser, finalmente, BATEU, LEVOU. Na minha opinião, a Folha já tá reclamando mas ainda não viu da missa um terço. DILMA, finalmente, poderá falar aos brasileiros.