O jornalismo da Candinha e o direito da quinquilharia

candinha

 

O amor de nossa imprensa pelas irrelevâncias é o maior combustível das vaidades jurídico-policiais das subcelebridades da lei em nosso país.

 

Hoje de manhã, dois “assuntos” foram ímãs para  curiosidade fútil dos leitores dos sites da Folha e do Estadão: a “investigação” do Ministério Público sobre “os objetos que teriam sido levados” pelos últimos quatro ex-presidentes (Collor, Itamar, FHC e Lula) e uma carta precatória para que Lula seja ouvido sobre uma menção sobre um suposto favor que  teria feito a um empresário italiano amigo de Silvio Berlusconi.

 

Começo pela segunda nota. Brizola depôs não uma, mas dúzias de vezes nos anos em que eu o acompanhei diariamente como seu assessor de imprensa. Tendo ou não tendo a ver com casos, todo mundo o citava, aqui e ali e ele cumpria o seu dever de dar esclarecimentos, a maior parte das vezes para dizer que nada sabia sobre o assunto.

 

A coisa mais comum na política é algum esperto dizer que é amigo, faz ou recebe favores de alguém importante. Lembro-me que, no início dos anos 90, quando o Governo do Estado fazia uma licitação para a escolha de agências de publicidade, um certo cidadão me ligou pedindo que eu ajudasse uma agência tal, porque seria do interesse do General Figueiredo (ele mesmo, o João Batista de Oliveira).

 

Óbvio que era cascata. Mas em lugar de arranjar uma encrenca ou dizer desaforos, simplesmente falei: “Claro, fulano, sem nenhum problema, é só o general me ligar que vou ter o máximo prazer de atendê-lo”.

 

Nem é preciso dizer que jamais houve um telefonema, porque o General não estava pedindo coisa alguma, mas tinha um esperto usando o nome dele.

 

Dito isto, à primeira notícia. A nota é tão “sensacional” que nem sequer diz o que teria “sumido”.

 

Será que os nobres integrantes do Ministério Público não têm o que fazer? Por acaso os ex-presidentes levaram alguma estátua do Victor Brecheret, lindas, lá do Salão Nobre? Ou levaram os quadros do Di Cavalcanti para pendurar na parede de casa?

 

Francamente, não seria melhor pedir-se logo que os doutos procuradores, na hora das mudanças de presidente, ficassem lá, na porta, igual àquelas patroas escravocratas que revistam a bolsa da empregada na saída do trabalho e vissem se não está indo um cinzeiro, um par de talheres, um jogo de fronhas de linho?

 

É obvio que ex-presidentes são, perante a lei, cidadãos iguais a todos. Mas, politicamente, não são, porque – pelo menos em relação a alguns, mas nem tanto àquele que os mandava engavetar tudo, há uma multidão de procuradores e delegados que sabem que isso vai “render” na mídia, pouco lhes importando a exposição asquerosa de pessoas ou da memória de pessoas. Para que sejam iguais a todos, ser discreto é um dever da autoridade pública que com eles tenha de lidar, porque esclarecimentos pedidos a qualquer qualquer pessoa o são sem que isso vire chamada nos jornais, porque absolutamente normais.

 

Digamos que são como aquele “delegado do bombom” sem ridículo midiático, porque a mídia aceita, sobretudo em relação a Lula o “fulano disse que o beltrano lhe contou que o Lula…”.

 

Nunca achei que ia ficar com saudade do tempo em que abobrinha se comprava na feira e os Mexericos da Candinha eram só uma seção da Revista do Rádio.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Pois eu prefiro,não que isso vá fazer muita diferença,as fofocas das viúvas,sobre seus infiéis maridos.Quanto aos PROCURADORES e aos POLICIAIS,e membros do JUDICIÁRIO,o sentimento que tenho,é de PROFUNDO MEDO,até como vizinhos.São altamente perigosos e QUASE QUE TODOS,IMPUNES.Também tenho ” MUITO MEDO “,de JORNALISTA NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES,já que podem,quando querem, EDITAR QUALQUER COISA EM DETRIMENTO DE QUALQUER COISA,e após exporem a VITIMA,ao DOMÍNIO PÚBLICO,não resta nada mais,que processa-los,nos ILUMINADOS E BARULHENTOS CORREDORES DOS TRIBUNAIS,de onde o povo sabe tudo,pois informam-nos dos seus atos,tudo é feito às claras,não existindo ali,nenhuma hipótese de qualquer injustiça,e como exemplo sito nossos PRESÍDIOS,onde estão confinados os inimigos da sociedade,os POBRES E OS PRETOS,para que não pairem dúvidas.Eu sinto medo.

  2. Caro Fernando,

    Peço sua licença para publicar aqui um comentário feito no blog do Nassif, pelo internauta que se identifica como Junior50, sobre o que o Ministério Público tem feito contra o Brasil.
    Como o autor afirma, se nada for feito, esta turma de funcionários públicos concursados vão jogar na lama um esforço colossal empreendido pelo governo Lula para internacionalizar nossa economia e área de influência. Não passam de um bando de advogadozinhos deslumbrados.
    Não podemos esquecer a ajuda dada pelo governo Roussef.

    ” Em certo sentido, sempre tive discordâncias com a política dos “campeões nacionais “, até mesmo com o suposto “conteúdo nacional” na indústria de construção naval, a qual apenas agregou trabalho, mas nada de tecnologia ( tipo o absurdo de adquirir motores prontos da MAN – Doosan, e não exigir deste fornecedor uma planta industrial local ).

    Mas meu filho, o trabalho desenvolvido, tanto pelo BNDES, APEX-Brasil, as próprias empreiteiras, em relação a investidas no exterior , Africa, Estados Unidos, América Latina, estão sendo destruidas, aliás já o foram, a quebra de confiança é patente, até em negócios latino americanos, como no Perú e Panamá, promotoeres brasileiros, funcionarios publicos, incentivando processos investigativos sobre nossas empresas que atuam nestes paises, porra os caras foram encher o saco até do legislativo da Flórida e do Dade County ( Miami ). Nunca isto ocorreu na história, é até ridiculo, ter que contratar um lobista local – americano – para contrapor uma tentativa de investigação brasileira, não é apenas ridiculo, é esquizofrenico.

    Cara, esta tentativa de internacionalização, não custou barato, viajamos para caralho, relações foram construidas, empregos aqui foram gerados, influenciamos geopoliticamente em Africa, batemos em chineses ( que despejam grana como se fosse capim ), europeus ( que formaram estados , e ainda possuem influência ), americanos ( que esgrimem poder e suborno ), utlizamos mesmo nosso maior “garoto propaganda”, o Sr. Luis Inacio, como todos paises tambem o fazem, em negócios, um lider respeitado pode e DEVE colocar as empresas de seu País nas concorrências, contribuir para a internacionalização das empresas nacionais, TODOS fazem isto, é geopolitica pura.

    Agora todo este trabalho, que não foi facil, esta indo para o “saco”, é inimaginavel que procuradores brasileiros, este revividos catões curitibanos, instem outros paises a verificarem o que lá ocorreu em relação a nossos investimentos – é burrice, todo país tem uma oposição, que como as nossas quer procurar “pelo em ovo ” – mas se eles, os de lá, resolvem fazer isto, é problema deles, não que nossos forneçam motivos/suspeições, sem BASE, a eles.

    Estes porras de advogadinhos concursados, 5 anos de direito + 5 anos de cursinho para procuradoria, incensados por uma midia de canalhas, aliás, todo formado em “comunicação social” não passa de um sabujo obediente, a quem o paga – mal , com nenhuma visão do todo, estão, junto com o Levy, acabaram com a gente, nossa estrada foi aberta, eles estão a fechando, nem o coitado do Adams conseguiu ainda formatar um possivel “Acordo de Leniência ” ( algo bem factivel, desde que a Sra. Roussef e o Dr. Cardoso, peitassem – porra, os advogados da ABIMAQ já possuem as minutas deste acordo ).

    Tem pior : Sem me comprometer, nem identificar, posso comentar, com certa base externa ( americana ), que em relação a Africa ( Comunidade dos Povos de Lingua Portuguesa ), era interesse do Dept of State, nosso protagonismo, pois contrabalançaria a inserção chinesa ( eles “dominam” Moçambique e Angola ), em paises que os Estados Unidos não possuem tanta influência – são considerados “imperialistas”, mas nós brasileiros, somos, eramos, “legais” – mas até isto perdemos.

    Itamaraty, com a Sra. Rousseff, pode esquecer, focou em consular, desidratou, o Samuel P. Guimarães não é mais o Norte de ação, nem Celsinho Cineasta conta, voltou a ser um departamento de “despachos”. Com a Sra. Rousseff, nossa geopolitica retornou a anterior a FHC, a “Tia” do Planalto não é chegada em relações internacionais, Marco Aurélio virou decoração.

  3. Delegado da PF é delegado de furto de bombom.
    Chamem o ladrão ou a policia suíça será mais eficaz.

  4. Com grandes desafios de corrupção, inclusive no MP, acharam de investigar se algum Presidente não teria levado um cinzeiro do Palácio? Vai trabalhar mané…

  5. só gostaria de saber por que os salários dos do MP e tbem dos juízes são tão altos só para lerem jornais e revistas que inclusive nem compram pois são contratados(as) sem licitação pelo governo???

  6. já passou da hora da sociedade fazer um expurgo geral na magistratura, procuradoria e promotorias.
    esses néo-nababos, caríssimos, os mais caros do mundo, revelam-se, a cada dia, da mais completa e absoluta inutilidade ao país.
    isso é fruto do aparelhamento dessas instituições pelo que há de mais reacionário em função de concursos públicos cujo “perfil do aprovado” é determinado por alguma entidade desconhecida e sem nenhum controle da sociedade.
    até quando?

  7. “Será que os nobres integrantes do Ministério Público não têm o que fazer? ”
    Tem sim, eles estão atrás de financiadores do Psol. Tem gente processada por doar R$60,00. Segundo o MP eles não declararam renda e doaram, não importando se a lei diz que se pode doar 10% do limite de isenção.
    Eles querem acabar com a democracia. É isto o que estão tentando fazer.

  8. Sr.Fernando Britto e editores deste BLOG,com letras maiúsculas.Quero me utilizar desse espaço,e fazer dois comentários à matérias que foram publicizadas pelo CONVERSA AFIADA,uma delas um artigo VIGOROSO DO SR.MARCOS COIMBRA E OUTRO,UMA MATÉRIA RELATIVO A MANIFESTAÇÃO DO Dep.Paulo Pimenta.Com relação a ambos quero registrar aqui o que lá,me é impossível,pois desde que sofreu mudanças o Caf,as instruções para internautas não muito afeito às manhas da computação,e que não entendem nada de instruções em INGLÊS, ficou impossível para mim,lá postar meus comentários.Não que eles sejam muito importantes,mas são os meus,o que consigo produzir,e mesmo com ressalvas,ainda os tolero.Portanto,me utilizo deste BLOG,por constatar que ele continua com seus métodos simples para o entendimento de ANALFAS.MEUS AGRADECIMENTOS E SAUDAÇÕES…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *