O jornalismo-lobo. Não importa o que você diga, importa o que eu quero que você diga

lobo

O Paulo Henrique Amorim apresenta, no seu Conversa Afiada, outro exemplo do jornalismo-salsicha que impera na imprensa brasileira.

Funciona assim.

Eu digo que você disse.

Você diz que não disse.

Eu digo que você desmente ter dito, mas que, entretanto, disse.

Mesmo que não tenha dito.

Veja como fui imparcial: dei a você o direito de dizer que eu estava mentindo.

O lobo da fábula ainda procurava dizer que tinha sido o tio ou o  avô quem tinha sujado a água.

Veja a história, resumida por PHA:

O ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli – clique aqui para ler “Gabrielli explica a compra de Pasadena” – enviou ao Estadão a seguinte nota-desmentido:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO

São inverídicas as declarações atribuídas nesta quarta-feira (26/03), pelo jornal Estado de São Paulo, ao ex-presidente da Petrobras e atual secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, na matéria intitulada “Comitê de Pasadena não era desconhecido, diz Gabrielli”. A matéria teve o claro objetivo de criar um conflito, que inexiste, entre o ex-presidente e a atual presidente da Petrobras, Graça Foster. O ex-presidente não conversou com nenhum jornalista do veículo e também não foi emitida nenhuma “nota” em nome de Gabrielli, conforme cita o trecho: “(…) Em nota, ex-presidente da Petrobras contradiz atual mandatária da estatal, Graça Foster, que afirmou desconhecer. grupo responsável por gerir refinaria”.

Aí, o Estadão, em comatoso estado, acometido de vileza metástica, deu a seguinte nota desmentido do desmentido.

‘COMITÊ DE PASADENA NÃO ERA DESCONHECIDO’, DIZ ASSESSORIA DE GABRIELLI

Assessoria de imprensa do ex-presidente da Petrobrás contradiz atual mandatária da estatal, Graça Foster, que afirmou desconhecer grupo responsável por gerir refinaria

Tiago Décimo – O Estado de S. Paulo

A assessoria do ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli contradisse, na tarde desta quarta-feira, 26, a atual presidente da estatal, Graça Foster e afirmou que “não era desconhecida” a informação de que havia um comitê para gerir a refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), e que sua criação constava no acordo de acionistas celebrado para a unidade.

Em nota divulgada na noite desta quarta, contudo, a assessoria de imprensa do ex-presidente da estatal e atual secretário de Planejamento da Bahia afirmou que ele não deu declarações neste sentido e que não existe conflito entre Gabrielli e a atual presidente da Petrobrás, Graça Foster.

(…)

Quer dizer, não houve a nota, mas houve a nota, compreenderam?

E PHA completa, com toda a razão, que tem gente que acha que pode haver arroubos de ingênua sinceridade com um jornalismo feito assim.

É pioro do que aquela frase dos filmes policiais: “tudo o que você disser poderá e será usado contra você”.

O que não disser, também.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Há uma história mais ou menos assim:
    Um jornal de uma cidade do interior publicou que 40% dos homens casados daquela cidade era corno.
    Diante dessa notícia houve um burburinho e o jornal foi obrigado a se retratar e retratou com a seguinte nota: 40% dos homens casados desta cidade não são cornos.

    Ou seja, a retratação piorou a situação.

  2. E LEI DE MÍDIAS que é bom, necessário e importante, nada…

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    1. A pergunta que não quer calar!

      Quando o PT, há 12 anos no comando do país, irá proporcionar uma imprensa decente ao povo brasileiro?

      O PT, não criando condições para que o cidadão fique informado e cobre os governos, é cúmplice desta situação.

      1. Como o governo vai mexer nessa latrina chamada mídia com esse congresso infestado de globistas ?
        Nós que temos de ir às ruas e exigir a lei de médio.
        Como voce acha que o governo agertino conseguiu aprovar lá a lei de mídia? foi o povo nas ruas que deu costa larga para a Cristina botar a mäo na latrina lá.
        Se nós näo fomos às ruas, näo terá lei de mídia.

  3. Não adianta ficar emitindo notinhas pois o povão que so le o (PIG), ta acreditando em todas essas coisas que ta saindo.eu sei porque eu frequento as ruas da minha cidade e posso dizer com certeza,que ta dificil dialogar com eles. se o governo não tomar uma atidude radical vai se lascar.
    Esse governo ta muito fraco politicamente.

  4. Falando en jornalismo-lobo, informação importante:

    “O subtenente músico do Exército Jeferson da Silva Figueiredo, marido da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, aquele que foi destratado pela revista VEJA por não ser um oficial do EB e ter integrado um grupo de trabalho que foi à Rússia conferir de perto as capacidades do sistema antiaéreo russo Pantsir-S1, não foi à Rússia simplesmente por ser marido da ministra. Ele foi à Rússia justamente por ajudar nos trabalhos, uma vez que ele morou na Rússia e é autodidata em língua russa.”

  5. Gostaria de fazer um comentario, mas meus neuronios nao conseguiram entender essa estoria. Estou complexado!

  6. Aqui mesmo no Tijolaço li outro dia, frase do “velho”, O Luiz Carlos Prestes: governo que não se defende merece cair.

  7. Eu acho que quem veicula informacoes inveridicas sobre a Petrobras, deveria ser processado por ela, por danos a sua imagem.

  8. Maurício, amei a tua sinceridade, porque tb não entendi muita coisa. Mas tem uma coisa que eu entendi: se a única coisa que esse bando de calhordas tem a dizer de ruim sobre o governo da minha querida presidente é um negócio não tão positivo para a Petrobrás lá de 2006, então significa que esse governo está sendo danado de bom. Fiquei com pena do Aécio na tv, com seus olhos finalmente brilhando de esperança (assim espero!), por ter finalmente encontrado algo para dizer de concreto contra a Dilma. Só que ainda não acredito que o povo brasileiro não esteja vendo o grande trabalho que está sendo feito e que precisa continuar. Por outro lado, também acho que o Governo precisa se defender melhor.

    1. Prezada Liana. A Petrobras e uma Empresa de negocios, de risco, sujeita as turbulencias do mercado. Que os candidatos a Presidente dela, apresentem suas propostas!

  9. “…o Fulano de tal disse que desconhecia não conhecer o desconhecimento de que Cicrano sabia do desconhecimento de que Beltrano não sabia que Fulano sabia desconhecer….”

    É notícia ou fofoca?

  10. Gostaria de saber do lula sua manifestacao ou tambem esta com medo, ja comeco a pensar que” quem cala concente”, pois os simpatizantes nao tem mais como defenderen-se, o governo esta sendo covarde.

  11. Será que o Gabrielli é tão ingênuo assim a ponto de dar uma entrevista a um membro de honra do PiG (Estadão) e achar que não vão distorcê-la para moldá-la ao gosto do paquim que é esse jornaleco? Não se pode dar entrevista a esta gentinha e ponto final

  12. Por isso que a comunicação do Governo Federal não deve ser pela via indireta – ou seja, via PIG. Ela deve ser direta, via declarações em blog’s oficiais, via pronunciamentos curtos na internet e pronunciamentos na TV e no rádio. Não adianta ter o PIG como interlocutor. Pois se o PIG não inventa, aumenta.

  13. Eu faria de uma forma mais simples. Falaria pessoalmente com o repórter responsável pela “matéria”. Diria que se ele não desmentir, o colocaria na cadeia por calúnia, difamação e falsidade. E se isso não resolvesse, botaria uma bala na cabeça dele.

    Pois a única linguagem que canalhas entendem é a linguagem do medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *