O latifúndio está na pista. “Ilegalidade” é só para os petroleiros.

Patrick Camporez, em O Globo, joga um balde de água lúcida e fria sobre quem se ilude com as história do “espontaneísmo” dos bloqueios que paralisaram o país. E em seguida (veja ao final do texto), vem outra decisão para mostrar que o que vale para o patronato não vale para os trabalhadores, embora alguns se iludam e achem que o clima de simpatia com que os caminhoneiros foi tratado valha para os petroleiros.

Camporez nos conta:

Fazendeiros e associações rurais de pelos menos três estados do país colocaram seus funcionários para “trabalhar e servir” à greve dos caminhoneiros. O GLOBO conversou, sob a condição de manter o anonimato, com produtores e lideranças dissidentes da Confederação da Agricultura e Pecuária que têm atuado no apoio à greve nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Todos admitem que fazendeiros desses três estados “liberaram” os funcionários para servir churrasco e levar comida para os caminhoneiros, além de terem retirado os trabalhadores do campo e os colocado para conduzir tratores e maquinários em direção a pontos de bloqueio de rodovias, com o objetivo de engrossar o tamanho dos engarrafamentos e fortalecer o “movimento”.

Ouvindo produtores que, assustados com os prejuízos, abandonaram a aventura, o repórter conta que eles admitem que “quem permanece apoiando é quem quer a intervenção (militar)”

Ontem, Maria Cristina Fernandes, do Valor,  mostrou o caso do megatransportador Emílio Dalçochio, dono de nada menos de 600 caminhões dizendo a caminhoneiros que, se um dos motoristas de sua imensa frota furasse os bloqueios, estavam autorizados a atear fogo no veículo.

Todos os dias, dúzias de fotos de faixas e pichações no asfalto pedindo intervenção militar estão sendo mostrados e percebe-se claramente que, embora o estopim do movimento fossem os 16 aumentos decretados em um mês pela desastrosa política de preços de Pedro Parente na Petrobras, o foco sempre esteve nos impostos, afinal sangrados pela “gambiarra” tributária a que apelou o Governo Temer para resolver tanto a sua falta de capacidade em gerir a política energética do país quanto a falta de autoridade em restabelecer o mínimo de fluxo de carga nas rodovias.

Tudo correu frouxo, bem diferente do que está acontecendo com a anunciada greve dos petroleiros, que acaba de ser declarada ilegal pelo Tribunal Superior do Trabalho, mesmo antes de ser deflagrada. E já ameaçados por multas de R$ 500 mil por dia, caso não obedeçam.

Será que o agronegócio vai mandar tratores e carne para churrasco para os petroleiros?

Locaute pode, greve, não.

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Tava na cara que um esquema de bloqueio desse porte tinha de ser "coisa grande". E o Globo também noticia isso agora que está contra a greve. Acho até que houve outras colaborações clandestinas de "outros setores".

    • Pois é. Desculpem-me alguns companheiros, mas quem de esquerda entrou nessa ou foi por iludir-se ou pelo 'quanto pior melhor', o que é algo perigoso, pois incontrolável. Até compreensível dado o sentimento de vingança contra esse desgoverno. Mas impensado.

      PETROLEIROS - APOIADOS !!!

  • Nesse caso, a desobediência civil vem a calhar, pois ainda não foi votada a Lei de greve, podem multar até o "Chico Binga", que não cola!

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poema(s) acróstico(s) de autoria do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  • Entao o f d p do marum (esse cara deveria ter vivido na França do seculo XVIII, é o que ele merecia) liga para os deputados do PT, para pedir uma intervençao junto aos petroleiros? Paulo Pimenta nao deveria ter sido republicano. Ele deveria ter respondido com uma pergunta e uma resposta : ‘Sabe o que temer deveria ter dito(sem dar referencia temporal, que viria na resposta), marrum? Temer deveria ter ditto:
    Voces congressistas querem tirar uma presidenta legitima, contra a qual, nao ha’ nada constitucional, que justifique o seu impeachment? Entao voces tratem de achar alguém, para entrar no lugar dela. Pois eu, temer, seu vice-presidente, nao irei me prestar a este papel’. Mas temer nao disse isso, marum. Boa sorte com os petroleiros, seu mulando. E se lembre, marum, tudo estara’ no seu lugar, graças a deus, graças a deus.

  • A regra das manifestações é clara, se a polícia não desceu a mão é porque não incomodou o poder.

    A greve dos petroleiros sendo recebida com essa hostilidade antes mesmo de começar? Isso é um sinal transparente de tão claro, não querem a esquerda disputando caminhoneiros pois sabem que ela pode sim "perverter" as paralisações.

  • Estava bem clara a facilidade com que as coisas estavam acontecendo nas estradas, sem retaliações da PRF ou polícias estaduais por exemplo. Quando se vê empresários do transporte atiçando seus funcionários ou terceirizados a engrossar as fileiras " grevistas' percebe-se que o que queriam era jogar lenha na fogueira para baixar o preço do diesel e favorecer a companha intervencionista que pede a volta dos militares. Como estes já demonstraram que não estão dispostos a uma nova aventura, o assunto esvaziou e agora os ' patrocinadores da greve-locaute", coincidentemente os mesmos do golpe, estão buscando alguns culpados para ficar bem com a população.
    Percebe-se assim que a participação pequena de setores da esquerda fez sentido, restringindo-se ao fato óbvio dos constantes e abusivos aumentos do preço e expondo a utilização dos caminhoneiros autônomos como " bucha de canhão" . O diabo tantas faz que uma hora faz uma contra ele mesmo.

  • Esses "produtores rurais" criaram asas, acham que podem tudo, revogar a imunidade tributária estabelecida pela Lei Kandir para produtos primários exportados pode cortar as asinhas deles definitivamente.

    Pau nessa cambada !!!!

  • existe vídeo nas redes sociais deste citado empresário esculhambando com o judiciário e a classe política. no caso do judiciário o representante do psdb é citado nominal e diretamente como ladrão. adjetivos iguais são dirigidos ao usurpador do cargo de presidente da república. ninguém nem mesmo o dono de uma frota com 600 veículos faz isso sem cobertura. quem acoberta este cidadão?

Related Post