Ministério não define governo, isso é certo…
Porque quem define governo é quem escolhe e comanda os ministros.
Mesmo assim, vale a pena ver o que cada um dos indicados por Dilma para o “meio” Ministério anunciado hoje representa.
Há os inexpressivos na macropolítica- o que tanto pode ser fonte de problemas quanto de boas surpresas – mas que correspondem à necessidade de representar a base e apoio no Congresso e à reafirmação de compromissos com movimentos sociais. É o caso de George Hilton, deputado do PRB, ligado ao fiel senador Marcelo Crivella, de Vinícius Lajes, do Turismo, de Nilma Lino Gomes (elogiada intelectual do movimento negro) e Valdir Simão, um auditor da Receita com fama de “durão” (que ótimo!) em matéria de regularidade administrativa e que já apagou incêndios).
Também temos os nem tão inexpressivos, mas que correspondem a “cotas”, como Edinho Araújo, escolha pessoal de Michel Temer para a Secretaria de Portos. Helder Barbalho, jovem cotista do velho Senado e José Feijóo, sindicalista próximo a Lula e a Gilberto Carvalho, para trazer a CUT para o Governo e reaproximar o Ministério do Trabalho do movimento sindical.
Daí em diante, cada ministro tem um papel pré-definido.
Eliseu Padilha será o Secretário de Aviação Civil com destino certo: aproximar a bancada do PMDB. E o PMDB gaúcho, especialmente, seção que não tem um governador peeemedebista, como outros, com qualquer interlocução com o governo.
Sua importância será definida por dois fatores: o primeiro é se haverá enfrentamento a Eduardo Cunha; o segundo, se houver, o quanto ele será capaz de anular a máquina do deputado fluminense.
Pepe Vargas compõe de vários lados: é bom formulador legislativo, representa o PT gaúcho e compõe as “tendências” internas do PT.
Kátia Abreu é o quinhão do agronegócio e responsável por zelar para que não seja total a guerra da bancada ruralista ao Governo, até porque rivaliza com Ronaldo Caiado.
Gilberto Kassab, a tentativa de manter com o Governo os 37 deputados do PSD.
Aldo Rebelo, a composição histórica com o PC do B e um nome que não cria problemas nem é dado a radicalizar.
Daí em diante, as novidades:
Miguel Rosseto mantém a nitidez ideológica na Secretaria Geral da Presidência, embora vá assumir um papel de coordenação mais intenso que o destinado a Gilberto Carvalho no primeiro mandato. Será, na prática, um segundo chefe da Casa Civil.
Cid Gomes parecer ser a cota de enfrentamento, fonte de polêmicas e, na prática, a volta do Ministério da Educação para o plano do debate. Não haverá “mar tranquilo” para o Governo Dilma nesta área. Ainda bem, porque de gente de fala mansa e bons modos a Educação foi ficando para trás.
Jacques Wagner na Defesa é uma equação que só se poderá resolver quando se souber o destino de Celso Amorim, cuja volta ao Ministério das Relações Exteriores é especulada.
Se ele voltar, o Brasil retoma a tradição de ter um chanceler politicamente forte e de posições publicamente claras, recolocando o peso no Itamaraty nas suas devidas proporções.
Resta saber se – com todo o respeito e sem comparações de caráter – Jaques Wagner será um ministro da Defesa com semelhanças com Nelson Jobim: político, capaz tanto de conversas parlamentares como de polêmicas públicas.
O meio Ministério anunciado por Dilma é, portanto, assim, meio…
Corresponde – com limitações na própria realidade – à urgência da Presidenta de compor uma maioria parlamentar necessária, e muito, no peeríodo difícil que está criado.
Mas é, como dizia um antigo locutor esportivo, pouco, muito pouco, pouco mesmo para assegurar que este seja um governo novo, de ideias novas, o que corre por conta, quase que exclusivamente, da capacidade da própria Dilma de ser o governo.
Porque a política, no Brasil, ficou velha, muito velha, velha mesmo, na pior acepção que pode ter o envelhecer: tornar-se mesquinho, cheio de vícios e em nada aberto para absorver o novo.
60 respostas
Eu queria saber quem vai assumir a previdência…
E eu quem vai assumir a preSidência…
s a c a n e o u!
O Aécio Magda.
Aécio Neves! Tá bom ?
Nessa encruzilhada grave do país , o Brasil merecia muito mais . Mais ousadia e visão de estadista .Muito mais política e comunicação . Para quem quer avançar , o projeto progressista continua sob enorme risco. E essa culpa é da Dilma.
Decepção…..
Enquanto o povo não souber votar em parlamentares minimamente comprometidos com seu bem estar vai ser assim. Veja que o Congresso em termos de parlamentares eleitos comprometidos com as necessidades do povo – o que parecia impossível – piorou. Infelizmente vai ser assim até que um dia se consiga promover uma real mudança. Duvido muito. tenho esperança em pelo menos aprovar uma lei da midia nos mesmos moldes da Argentina. Já seria muito.
Não houve uma única campanha de moralização do voto em 2014, nem poderia haver. O esforço de mídia que rolou, em muitos casos estava claramente contaminado pela defesa de hipócritas e por “lavagem de caráter” em favor de pessoas públicamente desmoralizadas. Pessoas candidatas aos mais altos postos, comprometidas até com crimes pesados, tentaram ser vendidas ao povo como se fossem santos e heróis. A culpa da piora do Congresso na próxima legislatura está diretamente relacionada com a campanha da mídia oposicionista nas eleições passadas. “Qualquer um serveria”, fosse ladrão, traficante ou assassino, contanto que estivesse contra o Partido dos Trabalhadores. Temos sorte de que alguns nomes dignos ainda teham conseguido se eleger.
Decepção? Vai tú escolher ministros com esses partidos e esse Congresso! A vida pode ser construída a partir de sonos, mas a realidade é bem dura e pragmática.
Vejo a máxima: o governo toma-se com a esquerda e se toca com a direita, como violino.
FFBB, com você explicando tim tim por tim fica menos difícil engolir! Hoje nós temos uma Mensagem de Fim de Ano em http://refazenda2010.blogspot.com.br/
O ministerio das comunicacoes é que define quem será a Dilma. O resto é governabilidade.
O time foi escalado para jogos do primeiro ano de governo, no qual a oposição está bicando na canela e dando carrinhos por trás com apoio descarado do árbitro da grande midia, durante tempestades da economia mundial.
Vencida a primeira fase, novos ministros serão escalados para jogos com mais técnica em condições menos difíceis.
Precisava manter aquele canalha vagabundo e 5º coluna do Zé na Justiça?
A Dilma pelo visto não aprendeu nada com o câncer.
…por hora, é o q basta. A tal da justiça não seria a questão do momento; existem outros problemas, maiores e q, me parecem, equacionados… no prelo pra serem devidamente atacados.
Depois, este seu nome, é bom q fique “pelaê”, como figurante, mesmo; ocupado em fazer nada. Caso contrário, vai articular pra ser nomeado, não sei pra onde…
Boas Festas! Q nosso Ano Novo seja realmente novo. E vai ser.
Calma, Brito!
Há uma reforma política pra ser feita!
E a direita “saiu pra fora da casinha”!
Tô calmo, cara. Como disse, não acho que ministério defina Governo
… Isso é um ‘miniSTÉRIO’!
(Um acinte à militância histórica!
Ideologia para quê?!)
###########################
FIM DE LINHA! E boa sorte!
Um esforço hercúleo – capcioso e desleal – poderia produzir a postura de manutenção de defesa em relação ao segundo mandato do governo Dilma Rousseff, assim como está sendo delineado, Joaquim Levy etc. & tal…
No entanto, não há atitude rocambolesca que justifique tal insistência e devoção ao tomarmos conhecimento de que Kátia ‘aBREU’, um filho do Jader Barbalho, *Eliseu Padilha et caterva serão indicados ‘miniSTROS’ de Estado sob os auspícios do Partido dos Trabalhadores!
[*(uma das falcatruas) Eliseu Padilha (PMDB-RS) –
Ex-Ministro de FHC, Eliseu Padilha volta a ser réu no escândalo dos precatórios
(…)
FONTE: http://jornalggn.com.br/notici…]
Os nossos votos vilipendiados!
As nossas esperanças ludibriadas!
Uma bússola sem os símbolos de navegação!
Um termômetro sem os indicadores numéricos!
Um relógio sem ponteiros!
Fim de linha!
Chega de comer poeira!
Meus ouvidos não serão mais agredidos pelo furor oral da DIREITONA!
Mesmo porque a vida é curta!
Fim de linha!
E boa sorte ao governo da presidente Dilma Rousseff do ‘[tíbio] PT da Governança’!
Tíbio e ingrato!
Adeus!
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Que isso, Messias?
Tá uma porcaria (pra não dizer coisa pior)? Sem dúvida, mas é o melhor que temos.
A alternativa é o outro lado…
Não tem nada de “adeus” não, companheiro!
Ou acha que eu não tapei o nariz pra votar nela?
Quando a expectativa é baixa qualquer coisa serve, se a alternativa é o lixão do outro lado.
Mas não imaginava que teria que assistir a Graça Foster na Globo.
Que o Zé continuaria onde está.
Que ganharíamos, mas não levaríamos.
Enfim, está feito!
Quando a presidente (?) do país é covarde, quando o presidente (?) do Partido é um mero Rui Falcão da vida, não há muito o que esperar.
Principalmente se não sabemos rezar.
Fica um forte abraço e a certeza de que continuaremos juntos. Apesar dos pesares.
Scan,
“a certeza de que continuaremos juntos”
em direção à esquerda do horizonte!
“Caminhante, não há caminho! O caminho se faz ao caminhar!” Antonio Machado – poeta espanhol
Abraço fraternal,
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias e nacionalistas!
(O golpe parece que aconteceu às avessas!)
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Posso concordar com tudo que disseram, mas creio que a Graça Foster não devia nem podia desperdiçar a oportunidade de falar na Globo. Com certas precausões contra as edições de vídeo, claro. Também ficou claro que o pitbul que destacaram para acuá-la não a intimidou nem um pouquinho. Se o inimigo quer se fazer de imparcial, devemos pegá-lo pela palavra e arrancar dele o espaço que nos cabe para que seu compromisso, pelo menos na aparência, se efetive. Aproveitar toda brecha que se nos abra nesta encarniçada Guerra de Informação.
FIM DE LINHA II
felizes somos ‘nois’ do anonimato sagrado!
A nossa consciência pousa – serena – no travesseiro!
############################
“pessoas que se entregaram de corpo e alma por uma esperança. A vocês todos meu obrigado, o meu respeito, valeu conhecê-los.”
Comentário postado por Jotabe – em ‘Dilma anuncia 13 ministros’
em 23 de dezembro de 2014 às 7:38 pm
FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/dilma-anuncia-13-ministros/
###############################
E a luta contra o fascismo continua porquanto é eterna!
Mudam-se, apenas, os atalhos!
UM ALENTO: o horizonte da humanidade continua à esquerda!
Um dia, quiçá, encontraremos o caminho para alcançá-lo!
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas
(…)
No mínimo, é não acreditar na militância!
No mínimo, é sepultar a esquerda enquanto sujeito do poder!
“Nada vale a pena quando a alma é pequena!”
Perdão, Fernando Pessoa!
Messias Macedo
… Nunca tive tanto medo dos twitters do Bostonaro e do MalaFALSA!…
… Do jeito que a distensão vai, esse ‘miniSTÉRIO’ acabará por “acomodar” o Aécio ‘Never’!
E não me venham falar nesta cabruca tal de ‘governabilidade’!
Falou tudo Messias. Cansa procurar justificativas para tanta subserviência ao atraso!
Prezada e consciente Vivianne,
parece que a presidente Dilma Rousseff não tem outra receita de omelete!
Somente a do omelete que sacia o apetite da turma da Ana Maria ‘Brega’!
Ousar, essa palavra!
‘Ideias novas’: tão desprezadas!
Como estamos inferindo!
Vivianne, felicidades!
Messias Macedo
República de ‘Nois’ Bananas
Messias, na melhor das hipóteses, Dilma (e o PT) sofre de pusilanimidade crônica. Com outras acepções seriam traidores, safados. É impressionante como a maturidade trás covardia e acomodação às pessoas. E o pior é que temos a história política recente para nos ensinar (Jango, por exemplo). Uma pena que Dilma tenha se tornado tão Lula. Mas, convenhamos, Lula, inteligente que é, a teria colocado no poder se fosse de outra maneira? Sabemos que não. O sonho deles deve ser andar de mãos dadas com a corja reacionária e direitista de nosso país. Mas…será que já não o fazem?
… A burocracia no sentido mais ‘burrocrático’ da palavra!…
Prezado e consciente Ricardo Lima,
não me permitirei “sair atacando o PT”!
Mas, não há mais o que defender!
Meu voto é ideológico!
Detesto mesas de jogo!
Felicidades ao amigo!
[Pelo menos, não infartarei inopinadamente se – sob alguma próxima crise que virá – o DEMoTucano Carlos Sampaio foi alçado ao cargo de ‘miniSTRO’ da Justiça do ‘(tíbio) PT da Governança’!
Te cuida ‘Zé Tucano’, atual detentor da pasta!]
Messias Macedo
República de ‘Nois’ Bananas
Brito, chega a ser comovente seu empenho em apresentar justificativas para esse decepcionante elenco. Mas dessa vez não deu. Indigesto… e bem no Natal…!!!! Fica difícil de engolir esse perú viu….
Indigesto vai ser o Eduardo Cunha na Presidência do Congresso Nacional. Qualquer manobra para impeachment de Dilma e Temer, com base em irregularidades na campanha eleitoral, ficaremos diante de Eduardo Cunha presidente do país… Temer presidente seria péssimo, Eduardo Cunha é melhor nem avaliar! No momento, estou preferindo a governabilidade, por pior que seja, ainda me parece melhor que as alternativas. Com esse Ministério e esse Congresso, talvez possamos conseguir uma melhoria ou outra, com muita luta e engajamento. Com as alternativas perderemos o que foi conquistado e mais o que conseguimos conservar nos governos FHC.
Lula chama o Boulos – MTST já!, vamos ter que desapropriar o CONGRESSO.
Depois dessas indicações não podemos esperar nada melhor. O compromisso com a Lei de Medios vai ficar por conta de algum inimigo, possivelmente alguém da globo…
Francamente decepcionante. Parece brincadeira de mau gosto…
Em 2018 o Lula que se empenhe pois muitos desistirão.
Nossa que decepção! Essa foi a última vez que voto certo no PT. Próxima eleição, meu voto, no primeiro turno, será seguramente em algum candidato do Psol, mesmo que seja o Lula o candidato do Pt. Esse negócio de agradar gregos e troianos já cansou.
Alô Dilma o povo brasileiro quer do seu ministério o diz na letra do Gonzaguinha
É!
A gente quer valer o nosso amor
A gente quer valer nosso suor
A gente quer valer o nosso humor
A gente quer do bom e do melhor…
A gente quer carinho e atenção
A gente quer calor no coração
A gente quer suar, mas de prazer
A gente quer é ter muita saúde
A gente quer viver a liberdade
A gente quer viver felicidade…
É!
A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está
Com a bunda exposta na janela
Prá passar a mão nela…
É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação…
Para Rodrigo Medeiros Gabriel. Ditto. Agreed. Não dá pra fazer melhor com este congresso. Que a esquerda elega mais Deputados Federais e Senadores, senão como você disse, a Presidenta dança conforme a música.
Odeio essa palavra “governabilidade”. Em nome dela, a CPI da Privataria Tucana foi engavetada pelo deputado Marco Maia (PT-RS) e a consulta popular sobre a “doação” da Vale foi jogada no lixo (e a privatização defendida pelo deputado cearense petista irmão de Genoíno em parecer da câmara que enterrou a consulta). Agora em nome da tal governabilidade temos como ministros de um governo do Partido dos Trabalhadores nomes como Katia Abreu (ruralista), Eliseu Padilha (linha de frente de FHC), Helder Barbalho (filho de Jader Barbalho), Gilberto Kassab (o PT fazia oposição diária a ele em SP e que vai ter nas mãos o Ministério das Cidades), um ministro da fazenda ligado ao Bradesco e outros. E, ainda, provavelmente, vamos ter que aguentar mais 4 anos de Zé da Justiça. É para tirar os tubos. Como o leitor Messias escreveu: só faltou acomodar nesse ministério o Aécio.
Calma pessoal:
As previsões para este mandato são as melhores. meu Orixa me disse:
A Globo vai acabar.
O FHC, vai sair de cena ( vai acertar as contas com o chefe).
O Aécio nascido aposentado vai continuar nas carreiras da vida.
O Barbosa vai ficar tuitando já foi usado e descartado, pois a direitona brasileira não vota em negro.
O Boner, bem o Boner este vai chorar, chorar, chorar até morrer.
Acho que todo mundo está muito equivocado e não podemos julgar antes de ver esse time em campo.
O que eu posso dizer? Acho que foram escolhas certas exceto Jaques Vagner que daria um excelente Ministro da Casa Civil.
Edinho Araújo eu conheço bem pq é da minha cidade. Apesar de ser um sangue-suga que só fica do lado do poder, ele teve a decência de promover um encontro aqui no interior de SP pra rivalizar com os Pmdebistas que apoiaram Aécio. No fim ela privilegiou a fidelidade, nada mais justo.
esperemos a casa civil então. E como diria o Paulo Henrique Amorim … o ministério mais importt é o de comunicações!
Porque você outros que escreveram neste blog pensam que são donos da verdade e que podem dar palpite sobre tudo, inclusive, sobre a escolha de um ministério (parte). Quantos aí, seriam capazes de assumir uma presidência da república de qualquer país do mundo?
Ora! Se todos dão palpite na escalação do time, como se fossem especialistas em futebol, por que não podemos dar palpite na escolha dos Ministros, coisa muito mais relevante do que futebol? Por enquanto, temos direito de falar todas as bobagens que quisermos, nem sempre foi assim pelo que eu me lembro…Então, aproveitemos. A recente lei aprovada na Espanha me assusta.
Por isso insisti tanto com os amigos que a escolha do congresso seria essencial para o 2o mandato da Dilma. Se tivéssemos escolhido um congresso mais progressista a liberdade de composição do ministério seria maior, um ministério mais ideológico e posicionado que pudesse fazer as reformas. Quem sabe na próxima aprendemos a eleger. Por enquanto é o que temos e é o que faz a Dilma ficar com uma saia justa, um fio de navalha, para compor o governo.
Quem sabe na próxima o PT volte a fazer política de base, nas portas das fábricas (o PT nas últimas eleições foi derrotado no ABC Paulista), nas universidades, nos sindicatos. Quem sabe na próxima o governo tenta pelo menos politizar os avanços para os trabalhadores, em vez de deixar esse papel para a mídia golpista. Quem sabe na próxima o PT lembre de seus militantes não somente na hora da eleição para que eles saiam a rua e defendam o governo, e depois de eleito nomeie um ministério de direita. Quem sabe na próxima…a culpa não é do povo pela ignorância política, e sim do governo e de seus quadros principais que muitas vezes se preocuparam apenas em desfrutar de suas confortáveis poltronas palacianas…
Tem gente que acha que o Ministro da Justiça manda no Judiciário. Num tem nada a ver. Imagina uma coisa ridícula como essa e tome pau no Zé Cardozo.
Isso, ai, Almir. À justiça, um figurante.
Agora, q se pince nomes corretos, dignos pra cargos com finalidades de execução e controle; heim?…
Buenas!
Vamos tentar analisar de outra maneira: pelo menos a velha mídia vai nos mostrar se Katia e Kassab são ou não o que ela sempre tentou nos vender.
Lembram do Sarney? dependendo da coligação que seu partido optou por fazer em eleições passadas, passou de heroi a vilão num piscar d’olhos.
Ou seja, ao menos os “podres” dos novos aliados estarão noturnamente na pauta do impoluto JN.
Gente, eu as vezes, assim como quase todos acima, também fico indignado, aborrecido com a Dilma, com o PT, querendo isto, querendo aquilo, mas será que o que queremos é realmente o certo?
Não tenho certeza da nossa força contra esta direita que está aí!
Eu não me preocupo com a oposição, eu me preocupo com o PIG, este sim, forte, respaldado por forças externas que não temos condições de enfrentar!
Sei que temos pressa, mas nosso tempo é bem diferente do tempo do país, temos que ter paciência, quem diria que vamos poder completar 16 anos no governo, parece uma eternidade, mas já fizemos muito, tanto que os brasileiros, a maioria, nos concedeu a renovação!
Mais uma vez, amigos, paciência!
Joel
Se a Dilma foi fiel aos que defenderam o Governo nas Eleições, como criticá-la, taxando como um Gov. de Direita? Coalisão é isto, composição de forças, para um Governo complexo, num País complexo, para um Congresso complexo, para um Judiciário complexo. Ela -a Dilma- é que não pode ser traíra com os que lutaram com ela e não o foi.E olhem que a luta foi árdua, pois foi enfrentado uma Mídia com apoio Internacional para tomar o Governo. Michel Temer é Vice-Presidente da República e do PMDB e portanto apresenta à Presidenta as opções do PMDB, assim como os outros Partidos. E é justo respeitar as indicações dos Partidos, pois eles conquistaram este direito. É preciso discernimento para compor um governo de coalisão. Lembrem a Chefe do escritório é do PT, mas a “empresa” não é só do PT…é também dos “acionistas”, e com direito a voto. Então, me parece que Dilma está sendo Dilma. Correta, leal e firme, mesmo desagradando à muitos de nós, que gostaríamos de outros nomes. Mas como muitos já falaram acima, o Congresso é este que está aí e o enfrentamento é inevitável, para que Dilma tente minimamente, as reformas empenhadas na campanha…tarefa difícil. Esperemos e torcemos pelo melhor, claro que com um pé atrás…
Bom, de fato, esse ministério tá um lixo mesmo. Mas há exceções!
Por exemplo: VALDIR SIMÃO na CGU, foi um GOL DE PLACA da presidenta! Conheço ele desde os tempos em que foi presidente do INSS. Foi ele quem colocou ordem na casa! Foi na Gestão dele, junto com o ex-ministro da previdência Nelson Machado, que se acabou com as vergonhosas filas no INSS, melhoraram-se os sistemas e nunca se combateram tanto as fraudes contra a Previdência. Foi ele quem começou a mudar a cara do INSS, todo dia vcs viram manchetes negativas contra o referido órgão na mídia, agora o INSS praticamente sumiu das manchetes dos jornais (digo as manchetes negativas, já que as positivas a favor do governo, o PIG não publica mesmo….).
Apesar da falta de manchetes positivas, não consigo esquecer que, em 1992, minha mãe pediu aposentadoria. Aposentadoria por idade. Levou DOIS ANOS para sair. E pagaram errado os atrasados. O pior é que isso era corriqueiro. Disse a ela para pedir o valor correto, mas ela não queria ouvir falar naquilo. Ficou por isso mesmo.
Uma reflexão bem crítica e sensata sobre os novos ministros:
Ministérios: cinco tapas, três absurdos e uma dura verdade.
http://inflexao.svbtle.com/cinco-tapas-trs-absurdos-e-uma-dura-verdade
Fernando Brito, o Tijolaço está virando um refúgio de detratores do Governo. Não é preciso frequentar os blogs da oposição, porque o PT, continua a tradição da esquerda: a autodestruição.
Dilma não queria ganhar.Isso estava obvio na campanha.Ela sabia o que viria.Esse seria um ponto.Outro e saber desde já o plano de governo.Se haverá manobra radical, exemplo Lei de Meios, pois se não haverá,nem pr
ecisa de radicais.Basta um Cid pra dizer “nada de aplicar o PNE pois não ha dinheiro.
Muitos eleitores “virtuais” continuam achando que ganharam as eleições de fato, mas ganharam somente de direito! Quem ganhou foi o Pig. O Pig ainda tem o poder de escolher o Congressistas e os Ministros. Inclusive no MP e Judiciário. Não subestimem este câncer, que destrói a democracia brasileira! A reforma mais importante é a das comunicações! O restante vem no vácuo!
Perfeito, Jacó. A Presidenta continua a não mandar, nada… Ganhou a eleição; mas, não levou o poder. Este, continua lá fora, não sei onde; no estrangeiro. Quem tem o controle, o poder, mesmo, é a mídia, maldita. Essa domina, humilhantemente, nossas Instituições… Subjuga, dobra as pessoas de caráter e competentes, como vemos, agora, com a Dona Graça Foster. Incrível; inimaginável. Eu entendo q o Ministério das Comunicações é posto importantíssimo, agora; e q o seu preenchimento espero ter sido correto. Vamos ver. Estou esperançoso.
Não foi surpresa nenhuma para mim, que fiz campanha aberta para a nossa presidenta Dilma, a escolha destes ministros. Explico-me: Dilma foi eleita com amplo leque de forças políticas e sociais. Ela não representa somente a esquerda, e precisará de grande apoio no congresso se não quiser ser derrubada em pouco tempo. Escolha de ministros, para mim, não é a coisa mais importante. O principal é ver as diretrizes que serão dadas ao governo e pelo governo como um todo. Em relação à Petrobras, ao pré-sal, às políticas sociais, aos investimentos na Educação e na Saúde públicas, ao pleno emprego, aos aumentos reais no salário mínimo, à política externa não-alinhada aos EUA, além, é claro, de alguma política voltada para se criar um mídia independente, popular e progressista. Se fizer isso, já está de bom tamanho. Mais do que isso, não depende da presidenta, mas de nós, os de baixo, de nos organizarmos, nos mobilizarmos e conquistarmos, nas lutas, nossos direitos.
Sem a reforma política, vamos seguir falando sozinhos ou chorando pelos cantos.
Está provado que a “governabilidade” é um improviso.
estou me sentindo um idiota ou “pagando de otário” por ter feito campanha e votado nesta senhora… esta senhora (incompetente, arrogante, burra) está acabando com o Brasil e com o PT… volta Lula!!!
É o tal negócio. No primeiro dia eu não gostei dessa… frouxidão, mesmo. Mas, agora, navegando mar revolto; entendo q tenho de segurar, firme, o timão… Por exemplo, no primeiro Gov Lula, aquele Ministério, primeiro, era só de gente comprometida. E deu no q deu; uma droga. Agora, sinto mais preocupação, com o comprometimento e o desempenho. Mas, entendo, tbm, por exemplo, a escolha de um Jacques Wagner pra Defesa, uma perfeita escolha; pq nada melhor de um nome, forte, do sindicalismo, pra chefiar os generais, os almirantes e brigadeiros… (já q essa turma continua a ser mal formada; q aprenda seu lugar, de direito, depois de velho e no fim de carreira).