O milagre da multiplicação das guias

guias

Passamos a semana às voltas com o “escândalo” das guias que não se conseguia imprimir no esocial do Simples Doméstico, até que se prorrogasse o prazo do pagamento para o final do mês.

Mero palpite, mas tenho cá para mim que a ordem de prorrogar foi da própria Presidenta Dilma Roussef, irritada com as trapalhadas da Receita Federal-Serpro, ambos órgãos  subordinados ao Ministério da Fazenda.

O curioso é que foi só estender o prazo para que o sistema voltasse a funcionar. E em altíssima velocidade.

Quarta-feira à noite, às 19 horas, somente 22,9% das guias haviam sido emitidas, totalizando 265,5 mil documentos.

Hoje de manhã, 984 mil guias haviam sido impressas, ou 87,9% do total.

O sistema voltou a funcionar perfeitamente depois que se anunciou a extensão do prazo, e foi capaz de fazer em um dia quase quatro vezes mais do que pudera fazer em quatro dias, desde que se começou a permitir a impressão da guia!

Quatro vezes mais em um quarto do tempo representa 16 vezes mais eficiência. Espantoso.

Se ainda fosse o cadastramento, mais longo e complicado, que travasse, vá lá. Mas gerar um “boleto” de pagamento com os dados que já estão na base de dados?

É uma tristeza estar envelhecendo e não acreditar mais em simples coincidências.

Ah, os meritocratas, os “técnicos” e a imprensa que acaba com o mundo uma vez por semana…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. FB, pra mim tem demotucano infiltrado nesse Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)… Quer apostar?

  2. Fernando, quer exemplo maior do que esse da canalhice da grande imprensa brasileira? O popular PIG há anos martela que o país está na iminência de um apagão energético, por causa da “incompetência da Eletrobras que foi aparelhada por petistas”. Pois bem, além dos recordes em cima de recordes na produção do pré-sal pela Petrobras, agora temos um novo recorde de produção de energia eólica. A grande mídia, é claro, ignora as duas coisas. Enquanto isso protege o FHC, esse sim causador de um apagão tenebroso por incompetência, e o picolé de chuchu, que deixou SP no caos da insegurança, da educação e da falta de água. Durma-se com um barulho desses….

    http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2015/11/geracao-de-energia-eolica-bate-novo-recorde-1

  3. Ha funconários do gov federal, e muito bem pagos, boicotando a presidenta. Este parece um caso típico , ha. Arios destes. Rua com esta turma, demitaes todos.

    1. Depois das atuações politizadas da PF, frequentemente procurando estigmatizar o Governo e seus apoiadores, não duvido mais nada.
      E digo mais, certamente tem ‘inimigo na trincheira.’

  4. Bota a PF para investigar esta operação tartaruga ” tecnológica”… Bem , me esqueci…talvez não seja uma boa ideia, já que ao fim e ao cabo, vão descobrir que a culpa é da “engenheira de sistemas” Dilma. Já tá virando uma brincadeira, de mal gosto…

  5. Se esses entreguistas procuram entregar tudo, desde as riquezas do subsolo (pré-sal é o alvo do momento) até nossa maior companhia (petrobrás), passando pela base de Alcântara, um boicote do tipo evidenciado é café pequeno. Tudo serve para estabelecer o caos.

  6. O pior dessa história para mim foi não ter ficado claro que foi a presidenta Dilma que determinou o adiamento. Este é o problema dessa visão equivocada de república dos assessores da presidenta e da própria. A presidenta não pode interferir em nada: na PF, na Receita Federal, no Banco Central. Daqui a pouco vão proibi-la de dar palpite sobre os investimentos do BNDES, do BB, da CEF e da Petrobras. Ora, para quê ser governo então, hein? Só pelo status? Dilma tinha que ter convocado cadeia de rádio e TV e feito um pronunciamento curto e direto, dizendo que DETERMINOU o adiamento. Poderia inclusive aproveitar para dizer que, diante das especulações sobre cortes no Bolsa Família, ela vinha a público reafirmar o seu compromisso de campanha de não fazer qualquer corte em programas como o Bolsa Família, que são estratégicos para o combate à miséria, à fome, à geração de renda e de emprego.

    Por total incapacidade de avaliar a realidade política, este governo perde TODAS as oportunidades de se manifestar publicamente e de ganhar pontos junto à população, o que é fundamental inclusive para garantir a governabilidade. Muito mais, aliás, do que esses conchavos com golpistas comoTemer e outros.

  7. A imprensa esta cumprindo seu papel.Exemplo assemelhado,o ESCÁRNIO dos Franceses Livres da Imprensa,que mereceu aqui,um artigo.Imprensa Livre,é uma abstração usada pela canalha,que quer manter privilégios.O problema reside no DNA da ATIVIDADE JORNALÍSTICA,que quer preservar o PRINCÍPIO DE PODER ” EDITAR LIVREMENTE “,pois é a ÚNICA ATIVIDADE QUE EDITA.E querem fazer passar aos INCAUTOS,que editar é dar publicidade aos fatos,mas na realidade,editar para o jornalismo,é inventar FATOS.E cada um,inventa o que quiser,desde que possa faze-lo.O princípio LIBERDADE DE EXPRESSÃO,é uma beleza como princípio,mas cabe uma pergunta,quem o exerce,mesmo?Os censores que o digam!

  8. Bingo. É de palpites como esse seu que a mídia empresarial movida a vazamentos necessitaria para ser séria. Há muita infecção dentro do próprio governo, e talvez a cura para isso esteja com o ministro-chefe da casa civil.

  9. Este blog amenizou o problema no domingo. Durante a semana a inoperancia continuou. Cidadaos relatavam as dificuldades na imprensa.O governo, arrogante ,latia que nao iria postergar a data limite. Recuou, creio eu mais pela sensatez do Levy do q pela autoriedade da presidenta. O blog diante de mais uma patuscada do governo, mergulha fundo em delirios conspiratorios.

  10. O Serpro é a maior empresa pública de TI da América Latina e ópera milhares de sistemas do Governo Federal Brasileiro. Cada transação financeira, a gestão de milhares de contratos, emissão de passaporte, etc são alguns dos serviços prestados pelo Serpro. Poucos conhecem o papel desta empresa que é a das principais responsáveis pela qualidade dos processos da gestão pública em nosso país e que leva fama pelos erros mas jamais reconhecimento pelos acertos como o desenvolvimento e gestão do mais complexo sistema de declaração de imposto de renda do mundo.
    Lembro que o sistema que está falhando não recupera apenas informações de banco de dados mas integra vários outros serviços como informações mantidas pelo INSS. A aplicação eSocial roda sobre um servidor web proprietário da Microsoft, basta observar a mensagem de erro,ao contrário do que tem sido a política do Serpro em seus projetos que primam por soluções livres.

  11. Depois que permite-se que funcionário público da PF treine tiro ao alvo com desenho do rosto da presidente Dilma e nada acontece, estão abertas as portas para qualquer mané que possa sabotar o serviço público, faze-lo, ainda mais se protegido e/ou incentivado por mais gente graúda no departamento em que atua. Se tivesse sido dada ordem de restabelecer o serviço em 2 horas, senão cairiam todos os responsáveis pela implantação do serviço, mais duas horas e o diretor responsável também cairia e mais duas horas, o mais graduado de carreira responsável abaixo do ministro, levaria o pé no traseiro, garanto que na primeira hora, guias jorrariam tal qual a multiplicação dos pães da Bíblia. Acorda Dilma e fale com o povo brasileiro, através de cadeia de rádio e televisão, diárias se preciso for.

    1. Tanto a instituição Serpro quanto a sua diretoria tem compromisso com a gestão pública e certamente não mede esforços para prover serviço de qualidade ao cidadão. A escolha de plataforma proprietária foi provavelmente uma decisão da Receita Federal e não do Serpro que agora passa a ser responsabilizado por erros que fogem a sua alçada. O valor de seis milhões, dadas as dimensões do projeto, é um preço mais para o barato do que para caro. Apenas como comparação a CEF está limitando apenas em licenças de produtos Microsoft mais de 140 milhões. Devemos tomar muito cuidado em apontar o dedo para o Serpro sem conhecer o papel desta empresa e qual sua relação com a TI do Governo Federal Brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *