O outro mundo de Lula

Quando a gente lembra da badalação que a elite brasileira fazia a Lula, no tempo das vacas gordas – para eles, obesíssimas – bem poderia vir à mente a ciranda infantil: O anel que tu me destes/Era vidro e se quebrou/O amor que tu me tinhas/Era pouco e se acabou.

Salvo raras exceções, a nata da imprensa brasileira – alguns deles, quando jovens, encantados com o “operário na política” – trata Lula com um desprezo e nojo que, no fundo, têm ao tempo em que eram, ou pensavam que eram, mosqueteiros da “esquerda”.

Mas quando a gente olha a coleção de pinturas – desculpem, não são fotografias – feitas pelo Ricardo Stuckert durante a peregrinação que Lula faz pelas lonjuras do Brasil, vê-se que existe um amor que não é pouco e sobreviveu à mais intensa e canalha campanha de propaganda que já se desenvolveu no Brasil contra um líder político desde a que se fez contra Vargas. Mesmo contra Brizola, tenho de reconhecer, os limites foram superados e olhe que não é fácil fazer contra alguém o que a Globo fez contra ele.

Só não é, aliás, maior do que aquela que se fez contra Getúlio porque a este se acusou de ser mandante de um assassinato, o de Rubens Vaz.

A mim, a emoção que transborda no rosto das pessoas impressiona mais que a visão dos montes de gente que se atrai a vê-lo, debaixo de  sol, neste Brasil que não é brilhante e azul como o mundo das elites, mas encardido das poeiras da terra castigada que somos.

Fico com pena de quem tem de escrever o pouco que sai desta marcha na imprensa e nas redes sociais. Como descrever com palavras o que está na imagens do “Stuquinha”? Como provocar um entendimento  igual com um ” a lavradora Maria de Souza, 72 anos, se emocionou quando Lula…” diante da visão do rosto esculpido pelo tempo, pelo sol e pela pobreza?

Os intelectuais de pretensão grande e coração pequeno chamam logo de “populista” o que veem. O povo brasileiro, para eles, é uma terceira pessoa, alguém distante do que ele próprio é que, no máximo, precisa ser “ajudado”, quando muito.

O que vejo ali, creiam-me, é um Lula que só não está plenamente feliz porque tem um medo, que não é de Moro.

É do tempo.

De  novo peço a bondade, senão a de me acreditarem, a de ouvirem quem acompanhou um personagem da história das lutas sociais do povo brasileiro: não é retórica quando Lula diz que gostaria de não ser candidato, mas tem o dever de sê-lo.

Essa é a força que anima a sua candidatura.

Ela não vem de dentro para fora, mas de fora para dentro do mundo político.

Geraldo Alckmin definiu “Preparado para o Brasil” como slogan de sua campanha.

Quase igual e completamente diferente do que é Lula, que é muito maior do que suas qualidades e defeitos pessoais, como todos temos.

Lula é preparado pelo Brasil, o fruto inevitável de um povo.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • As fotos que este fotógrafo tem feito são excepcionais mesmo, carregadas de um sentimento fora de série, propícias para despertar a emoção dentro de cada um de nós. Gostei muito do texto Brito!

  • Fernando Brito, não me canso de admirá-lo. Você fala de coração, tudo que queremos falar. O LULA está no coração e nos braços do povo, muito bem guardado.

  • Ricardo Stuckert na fotografia e Fernando Brito no texto. Emocianante.

  • quem semeia vento, colhe tempestade.
    o Brasil, por pouco, não se incendiou no velório do Gegê.
    é, não sou tão novinho assim, não ouví contar, eu ví.
    a maré que está crescendo, e pelas imagens é parecida, vai virar um tsunami.
    essa turma ainda não viu um povo com raiva.

    • Perfeito, sou também testemunha dos sucessivos golpes de 1954, 1964 e do atual. O DNA golpista da antiga UDN transitou pela ARENA, PDS, PFL e finalmente sobrevive no DEM e em parte no PSDB.

      • Do MAM de SP:
        o DEFECAR ARTÍSTICO Minas Gerais à fora: A Caravana do Lula está chegando!
        7:00 berrar: 1ªmente “Fora Temer”
        7:15 a Cagona-da-Paulista, a Mulher-Fezes, Priscila Toscano [irá cagar em performance]. Amiga de Haddad o porralouca-de-SP. Cagará em Minas, mineiros! Será uma performance artística. (Pesquisar no GOOGLE).
        7:30 Café com pão & mortadela
        8:30 Berrar «Lula, guerreiro do povo brasileiro»
        8:45 Oficina c/ Boulos: como queimar pneus, em 13 lições
        9:00 Show caviar Tico Santa Cruz [show anti-elite]
        9:30 Queimarpneu na rua
        11:30 Atos de vandalismo
        11:45 Inalar gás lacrimogêneo
        12:30 Marmitex
        13:30 Oficina USP: “política macroeconómica pra América Latrina” (dilmanta-Pasadena, a «Baranga-de-BH»): Maletta!
        14:30 Correr pra todo lado da PM, quebrando tudo à frente
        15:30 Show brega: Anitta
        16:30 Mesa redonda: convidado UFMG: “Rui Falsão”
        17:00 benzer placas barangas “Fora Temer”
        17:30 Gritar: “Fora elite branca”
        18:00 Arruaça e apanhar da PM
        18:15 berrar “Moro é do PSDB”, fora PLJ!
        18:30 Palestra com Gaytano Meloso: desmunhecar eternamente.
        19:00 pausa para descanso
        19:30 palestra da USP: «Como boicotar o UBER» [com o advogado petista JEC].
        20:00 apanhar da PM na rua.
        20:30 comício Chico-Bruaca-Rachada, o velhaco da Barra.
        21:00 Berrar “Defecar artístico Minas Gerais a fora: a Caravana do Lula chegou”

  • Se fosse Michelangelo diria a essa FOTO: PARLA!!! Mas ela FALA e É a expressão máxima de um POVO.

  • Caro FB
    Meusdeuses.
    Quem não se emociona com essa foto???
    Maravilhosa.

    • Como diz a letra da música: " ... poeira, poeira, levantou poeira".

  • EX-SECRETÁRIO DO PAC: 2018 SERÁ CATASTRÓFICO PARA INFRAESTRUTURA DO PAÍS

    Secretário do PAC no governo Dilma Rousseff, Maurício Muniz prevê uma situação catastrófica para a infraestrutura do Brasil em 2018; o Projeto de Lei Orçamentária enviado por Michel Temer ao Congresso não permitirá a execução de praticamente nenhuma obra nova no País, além de paralisar aquelas que já foram iniciadas; para o Minha Casa Minha Vida o recurso previso é zero; "O que fica explícito é o desmonte do Estado brasileiro e de sua capacidade de planejar e executar obras imprescindíveis ao desenvolvimento do País, e de sua capacidade de gerar benefícios para a população, como moradias, emprego e renda. Esse é o resultado, ainda que parcial, do golpe de maio de 2016", diz Muniz

    28/10/2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/324579/Ex-secret%C3%A1rio-do-PAC-2018-ser%C3%A1-catastr%C3%B3fico-para-infraestrutura-do-Pa%C3%ADs.htm

    • ENGENHEIROS DA PETROBRAS DENUNCIAM: ‘BRASIL ENTREGA TRILHÕES EM RESERVAS’

      “O Brasil vai receber US$ 6 bilhões, mas está entregando alguns trilhões em reservas”, afirma o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, em entrevista à Sputnik Brasil sobre o leilão de oito áreas do pré-sal realizado nesta sexta-feira 27 pelo governo Temer; para ele, tirar da Petrobras a obrigação de ser operadora dos blocos, permitindo a participação de empresas estrangeiras, foi um erro; e afirma que o petróleo é o energético mais eficiente, mais estratégico hoje no mundo, e os países que precisam dele não têm reserva; "Isso dava ao Brasil um poder de barganha imenso e que está perdendo agora com esse leilão. Pelo edital, a parte que cabe ao governo fica entre 10% e 20%, mas os países no mundo ficam com pelo menos 80% do petróleo produzido. É um entreguismo absurdo"

      28/10/2017

      (...)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/324634/Engenheiros-da-Petrobras-denunciam-%E2%80%98Brasil-entrega-trilh%C3%B5es-em-reservas%E2%80%99.htm

      • LEILÃO DO PRÉ-SAL É UM DESASTRE NACIONAL, DIZ GILBERTO BERCOVICI

        Em entrevista à TV 247, o professor de direito da USP e especialista na legislação que regula o setor de petróleo no Brasil, Gilberto Bercovici, disse que venda de campos do pré-sal feito à multinacionais pelo governo Michel Temer a preços irrisórios fere a soberania do País; "Ele consuma o processo de entrega das reservas petrolíferas do Brasil", disse Bercovici aos jornalistas Leonardo Attuch e Paulo Moreira Leite; ele lembra que o leilão do pré-sal já sem o regime de partilha, pelo qual a Petrobras deixa de ser a operadora única dos campos, quebra uma tradição de mais de 70 anos em relação à soberania brasileira sobre o petróleo; "É um fato inédito no mundo um país abrir da exploração de suas próprias reservas"; assista à entrevista na íntegra

        28 DE OUTUBRO DE 2017

        (...)

        FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/324708/Leil%C3%A3o-do-pr%C3%A9-sal-%C3%A9-um-desastre-nacional-diz-Gilberto-Bercovici.htm

          • ... Ou... Eterno e honrado presidente Luiz Inácio Lula da Silva, TRI TRI TRIPRESIDENTE!
            E em primeiríssimo turno!
            Viva o [verdadeiro] Brasil!
            Viva o [verdadeiro] honesto, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro!

    • As rodovias federais estavam em excelente estado, mas já estão descuidando da conservação. A maior delas, a BR 101 que corta o Brasil de Norte a Sul, estava sendo duplicada a partir do km 0 em Toros(RN) e já ultrapassando Sergipe. Acabo de percorrer seus primeiros 600 km e nota-se muitas máquinas paradas e mato invadindo vários trechos que já poderiam ser utilizados mas está faltando conclusão de alguns boeiros cujos materiais depositados à margem da rodovia já estão sendo tomados por matos e outros trechos prontos para receber o asfalto se deteriorando. Verbas para investimentos são cortados e bilhões para comprar votos liberados. Os prejuízos vão se acumulando. Muito triste o que está acontecendo.

    • ... O emérito e intimorato jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim tem razão:
      "No Brasil, os jornalistas [do *PiMG] são piores do que os patrões."
      *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)

      "Na veia!"

    • Resultado: 300 mil pessoas a menos na lista.

      300 mil pessoas ou 300 mil famílias?

  • Que imagem, essa foto é para colocar na Bandeira do PT, nenhum presidente tem essa admiração, e tenho profundo respeito pela Dilma, mas Lula não pertence a esse mundo.

Related Post