O outro mundo de Lula

stuquinha3

Quando a gente lembra da badalação que a elite brasileira fazia a Lula, no tempo das vacas gordas – para eles, obesíssimas – bem poderia vir à mente a ciranda infantil: O anel que tu me destes/Era vidro e se quebrou/O amor que tu me tinhas/Era pouco e se acabou.

Salvo raras exceções, a nata da imprensa brasileira – alguns deles, quando jovens, encantados com o “operário na política” – trata Lula com um desprezo e nojo que, no fundo, têm ao tempo em que eram, ou pensavam que eram, mosqueteiros da “esquerda”.

Mas quando a gente olha a coleção de pinturas – desculpem, não são fotografias – feitas pelo Ricardo Stuckert durante a peregrinação que Lula faz pelas lonjuras do Brasil, vê-se que existe um amor que não é pouco e sobreviveu à mais intensa e canalha campanha de propaganda que já se desenvolveu no Brasil contra um líder político desde a que se fez contra Vargas. Mesmo contra Brizola, tenho de reconhecer, os limites foram superados e olhe que não é fácil fazer contra alguém o que a Globo fez contra ele.

Só não é, aliás, maior do que aquela que se fez contra Getúlio porque a este se acusou de ser mandante de um assassinato, o de Rubens Vaz.

A mim, a emoção que transborda no rosto das pessoas impressiona mais que a visão dos montes de gente que se atrai a vê-lo, debaixo de  sol, neste Brasil que não é brilhante e azul como o mundo das elites, mas encardido das poeiras da terra castigada que somos.

Fico com pena de quem tem de escrever o pouco que sai desta marcha na imprensa e nas redes sociais. Como descrever com palavras o que está na imagens do “Stuquinha”? Como provocar um entendimento  igual com um ” a lavradora Maria de Souza, 72 anos, se emocionou quando Lula…” diante da visão do rosto esculpido pelo tempo, pelo sol e pela pobreza?

Os intelectuais de pretensão grande e coração pequeno chamam logo de “populista” o que veem. O povo brasileiro, para eles, é uma terceira pessoa, alguém distante do que ele próprio é que, no máximo, precisa ser “ajudado”, quando muito.

O que vejo ali, creiam-me, é um Lula que só não está plenamente feliz porque tem um medo, que não é de Moro.

É do tempo.

De  novo peço a bondade, senão a de me acreditarem, a de ouvirem quem acompanhou um personagem da história das lutas sociais do povo brasileiro: não é retórica quando Lula diz que gostaria de não ser candidato, mas tem o dever de sê-lo.

Essa é a força que anima a sua candidatura.

Ela não vem de dentro para fora, mas de fora para dentro do mundo político.

Geraldo Alckmin definiu “Preparado para o Brasil” como slogan de sua campanha.

Quase igual e completamente diferente do que é Lula, que é muito maior do que suas qualidades e defeitos pessoais, como todos temos.

Lula é preparado pelo Brasil, o fruto inevitável de um povo.

stu

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

45 respostas

  1. As fotos que este fotógrafo tem feito são excepcionais mesmo, carregadas de um sentimento fora de série, propícias para despertar a emoção dentro de cada um de nós. Gostei muito do texto Brito!

  2. quem semeia vento, colhe tempestade.
    o Brasil, por pouco, não se incendiou no velório do Gegê.
    é, não sou tão novinho assim, não ouví contar, eu ví.
    a maré que está crescendo, e pelas imagens é parecida, vai virar um tsunami.
    essa turma ainda não viu um povo com raiva.

      1. Do MAM de SP:
        o DEFECAR ARTÍSTICO Minas Gerais à fora: A Caravana do Lula está chegando!
        7:00 berrar: 1ªmente “Fora Temer”
        7:15 a Cagona-da-Paulista, a Mulher-Fezes, Priscila Toscano [irá cagar em performance]. Amiga de Haddad o porralouca-de-SP. Cagará em Minas, mineiros! Será uma performance artística. (Pesquisar no GOOGLE).
        7:30 Café com pão & mortadela
        8:30 Berrar «Lula, guerreiro do povo brasileiro»
        8:45 Oficina c/ Boulos: como queimar pneus, em 13 lições
        9:00 Show caviar Tico Santa Cruz [show anti-elite]
        9:30 Queimarpneu na rua
        11:30 Atos de vandalismo
        11:45 Inalar gás lacrimogêneo
        12:30 Marmitex
        13:30 Oficina USP: “política macroeconómica pra América Latrina” (dilmanta-Pasadena, a «Baranga-de-BH»): Maletta!
        14:30 Correr pra todo lado da PM, quebrando tudo à frente
        15:30 Show brega: Anitta
        16:30 Mesa redonda: convidado UFMG: “Rui Falsão”
        17:00 benzer placas barangas “Fora Temer”
        17:30 Gritar: “Fora elite branca”
        18:00 Arruaça e apanhar da PM
        18:15 berrar “Moro é do PSDB”, fora PLJ!
        18:30 Palestra com Gaytano Meloso: desmunhecar eternamente.
        19:00 pausa para descanso
        19:30 palestra da USP: «Como boicotar o UBER» [com o advogado petista JEC].
        20:00 apanhar da PM na rua.
        20:30 comício Chico-Bruaca-Rachada, o velhaco da Barra.
        21:00 Berrar “Defecar artístico Minas Gerais a fora: a Caravana do Lula chegou”

  3. EX-SECRETÁRIO DO PAC: 2018 SERÁ CATASTRÓFICO PARA INFRAESTRUTURA DO PAÍS

    Secretário do PAC no governo Dilma Rousseff, Maurício Muniz prevê uma situação catastrófica para a infraestrutura do Brasil em 2018; o Projeto de Lei Orçamentária enviado por Michel Temer ao Congresso não permitirá a execução de praticamente nenhuma obra nova no País, além de paralisar aquelas que já foram iniciadas; para o Minha Casa Minha Vida o recurso previso é zero; “O que fica explícito é o desmonte do Estado brasileiro e de sua capacidade de planejar e executar obras imprescindíveis ao desenvolvimento do País, e de sua capacidade de gerar benefícios para a população, como moradias, emprego e renda. Esse é o resultado, ainda que parcial, do golpe de maio de 2016”, diz Muniz

    28/10/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/324579/Ex-secret%C3%A1rio-do-PAC-2018-ser%C3%A1-catastr%C3%B3fico-para-infraestrutura-do-Pa%C3%ADs.htm

    1. ENGENHEIROS DA PETROBRAS DENUNCIAM: ‘BRASIL ENTREGA TRILHÕES EM RESERVAS’

      “O Brasil vai receber US$ 6 bilhões, mas está entregando alguns trilhões em reservas”, afirma o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, em entrevista à Sputnik Brasil sobre o leilão de oito áreas do pré-sal realizado nesta sexta-feira 27 pelo governo Temer; para ele, tirar da Petrobras a obrigação de ser operadora dos blocos, permitindo a participação de empresas estrangeiras, foi um erro; e afirma que o petróleo é o energético mais eficiente, mais estratégico hoje no mundo, e os países que precisam dele não têm reserva; “Isso dava ao Brasil um poder de barganha imenso e que está perdendo agora com esse leilão. Pelo edital, a parte que cabe ao governo fica entre 10% e 20%, mas os países no mundo ficam com pelo menos 80% do petróleo produzido. É um entreguismo absurdo”

      28/10/2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/324634/Engenheiros-da-Petrobras-denunciam-%E2%80%98Brasil-entrega-trilh%C3%B5es-em-reservas%E2%80%99.htm

      1. LEILÃO DO PRÉ-SAL É UM DESASTRE NACIONAL, DIZ GILBERTO BERCOVICI

        Em entrevista à TV 247, o professor de direito da USP e especialista na legislação que regula o setor de petróleo no Brasil, Gilberto Bercovici, disse que venda de campos do pré-sal feito à multinacionais pelo governo Michel Temer a preços irrisórios fere a soberania do País; “Ele consuma o processo de entrega das reservas petrolíferas do Brasil”, disse Bercovici aos jornalistas Leonardo Attuch e Paulo Moreira Leite; ele lembra que o leilão do pré-sal já sem o regime de partilha, pelo qual a Petrobras deixa de ser a operadora única dos campos, quebra uma tradição de mais de 70 anos em relação à soberania brasileira sobre o petróleo; “É um fato inédito no mundo um país abrir da exploração de suas próprias reservas”; assista à entrevista na íntegra

        28 DE OUTUBRO DE 2017

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/324708/Leil%C3%A3o-do-pr%C3%A9-sal-%C3%A9-um-desastre-nacional-diz-Gilberto-Bercovici.htm

          1. … Ou… Eterno e honrado presidente Luiz Inácio Lula da Silva, TRI TRI TRIPRESIDENTE!
            E em primeiríssimo turno!
            Viva o [verdadeiro] Brasil!
            Viva o [verdadeiro] honesto, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro!

    2. As rodovias federais estavam em excelente estado, mas já estão descuidando da conservação. A maior delas, a BR 101 que corta o Brasil de Norte a Sul, estava sendo duplicada a partir do km 0 em Toros(RN) e já ultrapassando Sergipe. Acabo de percorrer seus primeiros 600 km e nota-se muitas máquinas paradas e mato invadindo vários trechos que já poderiam ser utilizados mas está faltando conclusão de alguns boeiros cujos materiais depositados à margem da rodovia já estão sendo tomados por matos e outros trechos prontos para receber o asfalto se deteriorando. Verbas para investimentos são cortados e bilhões para comprar votos liberados. Os prejuízos vão se acumulando. Muito triste o que está acontecendo.

    1. … O emérito e intimorato jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim tem razão:
      “No Brasil, os jornalistas [do *PiMG] são piores do que os patrões.”
      *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)

      “Na veia!”

  4. Que imagem, essa foto é para colocar na Bandeira do PT, nenhum presidente tem essa admiração, e tenho profundo respeito pela Dilma, mas Lula não pertence a esse mundo.

  5. Fernando Brito, quando vc fala que a canalhice contra Lula só não foi maior do que contra Getulio, porque este foi acusado de ser o mandante do assassinato de Rubens Vaz, vc se esquece que também tentaram ligar Lula, de todas as formas, ao assassinato de Celso Daniel.
    Ao meu ver a canalhice é a mesma desde a chegada dos portugueses ao Brasil.

  6. Obrigado Sr Fernando Brito belíssimo texto aliás o seu sentimento estão cravados nessas letras para as guardar como um poema de Pablo Neruda clássico pungente e acima de tudo espetacularmente brasileiro.

  7. As rodovias federais estavam em excelente estado, mas já estão descuidando da conservação. A maior delas, a BR 101 que corta o Brasil de Norte a Sul, estava sendo duplicada a partir do km 0 em Toros(RN) e já ultrapassando Sergipe. Acabo de percorrer seus primeiros 600 km e nota-se muitas máquinas paradas e mato invadindo vários trechos que já poderiam ser utilizados mas está faltando conclusão de alguns boeiros cujos materiais depositados à margem da rodovia já estão sendo tomados por matos e outros trechos prontos para receber o asfalto se deteriorando. Verbas para investimentos são cortados e bilhões para comprar votos liberados. Os prejuízos vão se acumulando. Muito triste o que está acontecendo. As rodovias federais estavam em excelente estado, mas já estão descuidando da conservação. A maior delas, a BR 101 que corta o Brasil de Norte a Sul, estava sendo duplicada a partir do km 0 em Toros(RN) e já ultrapassando Sergipe. Acabo de percorrer seus primeiros 600 km e nota-se muitas máquinas paradas e mato invadindo vários trechos que já poderiam ser utilizados mas está faltando conclusão de alguns boeiros cujos materiais depositados à margem da rodovia já estão sendo tomados por matos e outros trechos prontos para receber o asfalto se deteriorando. Verbas para investimentos são cortados e bilhões para comprar votos liberados. Os prejuízos vão se acumulando. Muito triste o que está acontecendo.

  8. E hoje em Monte Claros novo mar de gente nos fundões das Gerais, segunda-feira, Bel’orizonte e o encerramento de mais uma etapa da caravana que chegará a Brasília em 2018, com o FILHO DO BRASIL consagrado presidente.

  9. a nossa desgraça é que, ao contrário dos alto custo que a corrupção custa ao corruptos, por aqui se compra voto por uma camisa de R$ 2 , a elite empresarial ganha bilhões prometendo ajudar em pedalinhos, terreno de segunda, aluguel de apertamento, etc

  10. A canalhice é PIOR Fernando !!

    Fico enojado com uma turba de “jornalistas” que pouco tiram o rabo de seus assentos paulistanos virem falar que LULA só é idolatrado nos fundões. Esqueceram o comício na Paulista do dia em que o CANALHA gilmar mendes , rasgando a Constituição Brasileira, liminarmente, suspendeu a nomeação de LULA.

    Esquecem , estes mesmos canalhas as diversas vezes que se lotou a Praça da Sé, quando o picolé de merda , mandou sempre, fechar as estações de metrô.

    Falam ( bostejam ) como se seus marionetes pudessem juntar mais que meia dúzia de celerados, com palavras de ordem esquizofrênicas e com cérebros globotomizados.

    Vão ter que se picar como cobras umas as outras , pois LULA , com o voto soberano do POVO vai ser eleito PRESIDENTE DO BRASIL em 2018, queiram os canalhas ou não.

    Dessa vez não será como foi…..apanhamos muito, mas o couro ta grosso o suficiente para não perceber as macias mãos do afago dessa elite medieval.

    LUTAREMOS !!!!

  11. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria, com dois c(h)ifrões, de $$ neonazista) de canalha$$ direitista$$…
    .

    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressimo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    ,

    E MAIS :

    Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

    O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

    O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

    Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

    A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

    O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    .:.

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    U m homem simples como as coisas boas da vida
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira
    I magem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    L uz de nossa gente, lutador incansável
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro

    D igno e sincero, fraterno e muito humano
    A migo do povo, honesto e sempre lhano

    S eja o meu/nosso canto para te louvar
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
    V itória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

    .:.

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.

    .:.

    L ula livrou 36 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

    .:.

    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    .:.

    .:.

    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    ………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

    .:.

    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

    .:.

    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    .
    …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

    .:.

    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    .
    …………………..………………………………. ( Malcolm X )

    .:.

    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    .
    …………………………………………….( Paulo Leminski )

    .:.

    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    .
    …………………………………………….( Salamah Mussa )

    .:.

    A existência precede a essência.
    .
    …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  12. DÁ-LHE LULÃO!!!
    O Brasil se (re)encontrou na figura do Lula, o mito possuído pela alma brasileira.

    1. Deve preferir as do serra beijando a própria mão !! Ou do seu governador fantasiado de piloto de stock car !!! Evolua rapaz….para de passar vergonha.

  13. Brito, publique seus textos em livro. De material para os estudantes de jornalismo, para terem exemplo de jornalismo ético e verdadeiro.

  14. Parabéns Brito pelo belíssimo texto.

    Em todas as fotos de Lula com o povo é evidente a alegria e emoção das pessoas por estarem ao seu lado. A alegria é um sentimento indisfarçável, mais do que a tristeza.

    O Lula é realmente O CARA!

  15. A síntese perfeita cabe na frase: Lula é preparado pelo Brasil, o fruto inevitável de um povo. No meu coração apertado de tantos atentados, volta a esperança, ainda possível. Obrigada, Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.