Nada poderia ser mais vergonhoso para as instituições brasileiras do que o artigo de Eduardo Cunha na Folha de S. Paulo.
Porque não há vergonha maior do que ver mãos gatunas defendendo o respeito ao processo legal diante de “mãos limpas” que só fazem agredi-lo.
Cunha reclama que está preso indevidamente, porque não existem as condições para que ele destrua provas e se valha de seu poder para representar ameaça à ordem pública, porque não tem mais pode algum.
É tão verdadeiro quanto dizer que esteve solto por um ano inteiro em que pôde fazer isso: como presidente da Câmara, tinha poder para isto e para muito mais, como provou deflagrando e conduzindo o processo de impeachment que, depois, pela inércia da manada parlamentar em marcha, tornou-se irreversível.
Pode ter toda a razão legal a nossa Corte Suprema em querer agir com muita prudência, não prendendo ou cassando mandatos sem que haja outra alternativa.
Não há, porém, nenhuma razão moral para que se aja assim quando ela tolera, permite e homologa o “prende todo mundo e enfia na cadeia até que diga o que a gente quer” praticado em Curitiba, nas duas barbas.
É como a santidade daquela imagem de Nossa Senhora, banhada de luz mortiça, que se punha nas pilastras e paredes dos bordéis do passado: desde que se preserve a sacralidade do nicho supremo, faça-se a reverência da vela acesa, do copo d’água e da rosa posta a seus pés, estão abençoadas todas as trampolinagens em torno dele.
Vergonha suprema para nosso país e para a sua Justiça que a razoável e equilibrada aplicação da lei tenha de ser defendida por um bandido como Eduardo Cunha, enquanto os santos homens violam, profanam e façam mofar no cárcere – o de grades e o da humilhação pública a outros que, segundo seus próprios critérios ou desejos, possam ser matéria prima para sua volúpia de poder e de vingança política.
A verdade, mesmo quando ela sai de uma boca imunda como a de Cunha, é sempre clara e luzidia em sua crua nudez.
Quem pode discordar do que ele diz ao escrever que a legalidade “tornou-se mero detalhe em Curitiba, já que basta prender para tornar o fato ilegal em consumado”?
Ou que que a pressão exercida pelas “alongadas prisões”, do dizer de Gilmar Mendes são o azeite da confissão dirigida, inclusive com a transferência a um presídio daqueles “que não aceitam se tornar delatores, transformando a carceragem da Polícia Federal em um hotel da delação”.?
Eduardo Cunha pode ser um rato nos desvãos da corrupção, uma serpente peçonhenta nas salas do poder, mas quando a verdade sai da boca de um porco e não da dos homens de toga, só os cúmplices ou imbecis podem dizer que ela é mentira pela lama do seu focinho.
A prisão de Eduardo Cunha, meses atrás, quando foi pedida pela Procuradoria, já diante do mesmo rol de provas que se tem hoje, poderia ter evitado a destruição de provas e, com toda certeza, preservaria a ordem pública de nada menos que um golpe de Estado e a entrega da Nação a uma camarilha de reús, denunciados e investigados por corrupção, o que Dilma Rousseff nunca foi.
Agora, porém, ela se presta apenas a atender ao compreensível clamor público por punição a um ladravaz cínico. E, sobretudo, para dar ao país a impressão pública de que temos uma Justiça “erga omnes”, igual para todos.
Há esperança para Cunha. Os porcos são muitos e estão no poder. Com direito, inclusive, a colocar no nicho a imagem que quiserem.
16 respostas
Boa tarde,
concordo com ele! Ele deveria tá é morto, com mulher e filhos. Mas como o Brasil só têm brasileiros medianos ele sairá e viverá uma bela vida aposentado em algum lugar no Brasil o no mundo. Enquanto os idiotas dos brasileiros trabalharão 49 anos para comprar sua cova em algum cemitério no Brasil.
Libertem José Dirceu e almirante Othon!
A CIA não deixa.
Brito.
Como foi na Mãos Limpas? Não é nesta operação italiana que Moro e seus “colegas” do MPF se baseiam?
– Só para lembrar: na AP-470, com todas as suas distorções, todos responderam e liberdade. E acabaram presos.
Excelente artigo, prezado Brito. É daqueles de se imprimir, emoldurar e pendurar numa parede.
Este sujeito deveria ser estuprado na prisão e seria pouco, pelo que fez ao nosso país. Um verme, safado. Percebe-se que apesar de uma vida de falcatruas, roubo, pilhagem, chantagem, não se arrepende de nada, ao contrario se considera uma vitima e esta pronto para recomeçar a sua vida de gangster. Pessoa extremamente perigosa, um psicopata social, tipos como esses são irrecuperáveis nos USA seria condenado a prisão perpétua sem direito a condicional, mas igual a ele temos todo o governo Temer.
Ora,senhor Fernando.O aludido senhor,é mera peça de ficção para todos aqueles que acreditam em JUSTIÇA,promovida pelos PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO GOLPE DE ESTADO,Quais sejam,o JUDICIÁRIO,MIN.PÚBLICO,P.FEDERAL e adjacências,todos eles sob o comando de uma grande quantidade de cidadãos tão sujos,quanto eles próprios.Todos eles,como em muitas outras ocasiões históricas,gozam e gozaram de apoios cidadãos.Essa canalha tem nos silêncios tão barulhentos de hoje em dia,o combustível para levar seus propósitos mais adiante.E ,mesmo sabendo serem RATAZANAS,continuam sem nenhum pudor,apoiando os GOLPISTAS.São todos idênticos !
Notícia do Valor Econômico- Além de vender as nossas reservas do pre-sal esse governo Temer nos torna uma verdadeira república bananeira até o dinheiro que utilizaremos será importado. É o fim da picada.
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o texto decorrente da MP 745, que autoriza a importação de papel-moeda pelo Banco Central. A matéria vai à sanção presidencial. A oposição votou contra, por avaliar que a medida fere a produção nacional. Pela proposta, fica autorizado o Banco Central do Brasil a adquirir papel-moeda e moeda metálica
E mais.Saia às ruas e lugares públicos,claro que os ainda não invadidos pela bandidagem produzida pelo GOLPE DE ESTADO,e somente ouça.Ouça os silêncios da turba de cidadãos,e vai perceber que,em raras ocasiões,o assunto gira em torno de NADA.E quando alguém dos poucos que restaram,tenta incluir qualquer tese ao debate,recebe vaias de todo o lado.Os COXINHAS E OS PANELEIROS,estão CALADOS pois são todos cúmplices.É um SILÊNCIO que ensurdece.
Fiquei encantado com a fluidez e coesão do seu texto. Parabéns pela forma e pelo conteúdo moldados em fusão de ideia e elegância. A leitura de um bom texto dá prazer ao leitor, mas a abordagem e o conteúdo expressando verdades com visão histórica são letras de ouro.
A (p)ustiça levando rela de um ladrão!!!! A que ponto chegamos.. Não que não seja merecido o rela, muito pelo contrário. Mas nossas instituições estão funcionando normalmente , né Senadores do estado federativo do ES ?
“instituições brasileiras”. Quais?
Putin e Trump são dois fenômenos novíssimos da política mundial. Não me atreveria a analisar a política e as particularidades da Rússia e dos EUA (no Brasil, especialistas que se arvoram a conhecer o suficiente do assunto não deve encher uma Kombi), mas ambos foram eleitos pela maioria e, no caso do Putin, reeleito gozando de grande aceitação e popularidade. O fato é que ambos representam diretamente, sem intermediários e se lixando para a sempre nefasta opinião da imprensa, os povos de seus países. Dizem diretamente a que vieram, analisam sem metáforas e gongorismos os problemas dos países e agem de forma igualmente direta, cumprindo estritamente aquilo que prometeram no palanque quando pediram votos. Os respectivos povos vêm neles um dos seus, confiáveis, que expressam as suas necessidades e desejos e por isso mesmo o judiciário e a oposição os odeiam. Fora os dois, não conheço ninguém no mundo com estas características. Espero que vinguem dando uma banana para as convenções e acordos de conveniência política (isto é para o Lula e a Dilma) que sempre, sempre estão contra o povo e contra o país.
Depois do golpe, o caos. Os golpisas estão perdidos levando bronca correta dos cunhas da vida. Bandido delatando bandidagem dos
Moralistas imorais, da justiça inexistente e cúmplice.
Que vergonha para estes engravatados. Suprema vergonha.
Dilma avisou… Mas Cristovam e et caterva não a ouviram….NÃO VAI RESTAR PEDRA SOBRE PEDRA.
“Nada poderia ser mais vergonhoso para as instituições brasileiras do que o artigo de Eduardo Cunha na Folha de S. Paulo.”
.
QUÊ ?????? O PIG agora dá voz e espaço para que BANDIDO GOLPISTA se defenda???
E eu, que pensei q havíamos chegado ao fundo do poço!! Eles sempre acham um jeito de cavar mais um pouquinho!
Um mafioso preso e COMPROVADAMENTE ladrão (ao contrário do Lula, contra o Cunha HÁ provas – elas foram achadas lá na Suíça), agora tem espaço para escrever “artigos” nessa merda de imprensa!
Definitivamente, o Brasil se acabou como nação.