Irretocável artigo de Joana Monteleone e Adriano Diogo, hoje, no Painel Acadêmico, do Uol, para ver se alguns ingênuos ainda acham que há algo de moral e cívico nas manifestações golpistas. Como disse Brizola sobre 64:os militares serviram para amarrar a vaquinha para muita gente mamar…
A Fiesp e a revolução dos patos
Joana Monteleone e Adriano Diogo
Hoje, na avenida Paulista, alguns poucos paulistanos carregavam um gigantesco pato de borracha. O Pato faz parte de uma campanha da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) contra a volta da CPMF sobre as transações financeiras. Nos últimos meses ele tem frequentado não apenas a avenida Paulista, mas também as praias cariocas, a esplanada dos ministérios e outros cenários turísticos do país. Apesar do apoio massivo de publicidade e assessoria de imprensa, ninguém estava dando a menor bola para o Pato de borracha cego dos olhos.
Nas manifestações deste dia 13 de dezembro de 2015, no entanto, o pato da Fiesp acabou por se tornar símbolo do pedido de impeachment da presidenta Dilma.
Esse movimento não tem nada de ocasional. Da mesma maneira que o ato convocado para hoje, 13 de dezembro, rememora o Ato Institucional número 5 que prendeu, torturou e assassinou os que se opunham ao regime ditatorial, o Pato símbolo do impeachment lembra a todos o papel da Fiesp no golpe militar – um papel do qual a Fiesp, pode-se ver hoje, se orgulha, quando deveria envergonhar-se.
Da mesma maneira que em 1964 a Fiesp pagou para que os golpistas se organizassem e derrubassem o presidente eleito João Goulart – comprando armas, alugando petroleiros, pagando viagens de oficiais das forças armadas –, hoje a Federação das Indústrias de São Paulo está aliada ao ainda presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na tentativa de derrubar a presidente Dilma Rousseff.
Com o Pato na rua, a aliança da Fiesp com os golpistas ficou mais do que clara – ficou evidente, óbvia, escancarada. Só não vê quem não quer. As poucas pessoas que rodeavam o Pato não apenas sabiam dessa ligação espúria, mas a apoiavam e aplaudiam os feitos e o dinheiro gasto para planejar o golpe hoje curso.
O Pato da Fiesp é o nosso Cavalo de Troia, traz dentro de si o que há de pior na política brasileira. Um Pato que não é só um Pato: todos os dias a Fiesp, contrariando a lei da cidade limpa, faz propaganda contra o governo federal, num show de luzes brega montado no próprio prédio pelo senhor Paulo Skaff. Prédio este, aliás, erguido com muitas facilidades governamentais na década de 1970, os anos mais sanguinários do regime militar.
Um dos aspectos menos conhecidos do golpe de 1964 foi a participação civil na derrubada do regime e a instauração da ditadura. O apoio de empresários, de boa parte do judiciário e da grande parte da classe média – sem falar da elite reunida em diversas entidades empresariais e institutos “de pesquisa” – e da mídia foi fundamental para dar legitimidade aos golpistas de então.
Foi a Fiesp, através do anticomunista descontrolado Henning Boilesen, quem montou o Centro de Integração Empresa/Escola em 1964, para domesticar ideologicamente trabalhadores. Em 1968, mais uma vez, foi o então presidente da Fiesp, Theobaldo de Nigris, ao lado de Luis Eulálio Bueno Vidigal, dono da Cobrasma, quem mandou a ditadura reprimir violentamente os trabalhadores em greve em Osasco, dando início ao clima político que desembocaria no AI-5.
Como em 1964, a tentativa de um golpe, ou de impeachment paraguaio da presidente Dilma, não se improvisa. E custa caro, muito caro. Também não custa lembrar que foi a Fiesp quem pagou um dos maiores centros de repressão e tortura do país – a Operação Bandeirantes, a Oban.
De inocente o Pato da Fiesp não tem nada.
22 respostas
CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO
…….. QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO ……..
Convocação para mobilização nacional no dia 16/12, quarta-feira
Em São Paulo, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
NÃO VAI TER GOLPE!
CONTRA O IMPEACHMENT!
EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
FORA CUNHA!
…
CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO
…….. QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO ……..
Convocação para mobilização nacional no dia 16/12, quarta-feira
Em São Paulo, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
NÃO VAI TER GOLPE!
CONTRA O IMPEACHMENT!
EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
FORA CUNHA!
…
Passando pela manifestação na Paulista, minha neta me perguntou:
Porque não dão este ABADÁ amarelo para os negros?
Eu respondi, NÃO SEI!!!
Muita coincidencia….
Parece que tudo comecou com a vinda do joe em 2013 quando Dilma negou
acesso ao presal… ela tinha 70% de aprovacao!
duas semanas depois….protestos se iniciaram…..algo de colorido
mesmo….
(Sergio Fernando Moro
Harvard Law School em 1998 conhecida como captadora de agentes(servico
de inteligencia)
Departamento de Estado dos Estados Unidos(agregador de assets))
treason….
the offense of acting to overthrow one’s government or to harm or kill
its sovereign.
a violation of allegiance to one’s sovereign or to one’s state.
the betrayal of a trust or confidence; breach of faith; treachery.
Traicao……
O Brasil ja perdeu quase um trilhao com a lavajato …..
e o que recuperou migalhas: os mais afetados nuclebras petrobras
defesa….. porque sera!
e muito conveniente, pra quem sera?
PAULO SÉRGIO PINHEIRO: PROVAS PARA IMPEACHMENT SÃO ‘BIZARRAS’
Ex-ministro de Direitos Humanos no governo FHC, o diplomata e cientista político Paulo Sérgio Pinheiro engrossou o coro de pensadores brasileiros que condenam o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff; Pinheiro lembra que Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade e chama o processo de impeachment de embuste; “Você não pode ir avante com uma proposta de impeachment com ‘provas’ bizarras como as chamadas pedaladas”, afirmou
(…)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/209456/Paulo-S%C3%A9rgio-Pinheiro-provas-para-impeachment-s%C3%A3o-'bizarras‘.htm
VÍDEO HISTÓRICO E PEDAGÓGICO – Impeachment é completamente ilegal, diz Paulo Sérgio Pinheiro
https://www.facebook.com/jornadapelademocracia/videos/1106394829379701/
Galinha que acompanha Pato acaba morrendo afogada.
Viva Dilma
E o Zé? O que será que ele pensa a respeito?
Provavelmente nada. Ele é republicano.
Se for para a Dilma sobreviver ao impeachmente e contiuar com o Levy, o COPOM do BC, o Zé e esta politica econômica, é melhor que ela caia fora de vez.
FIESP, golpista ontem, golpista hoje. FIESP, sempre golpista. Ganhou incentivos, levou todo o lucro lá para o exterior. Ah, se a Zelotes falasse… Ah, se ela fosse séria. O Brasil já seria uma superpotência. São os anões da indústria que não deixam o gigante despertar. Em tempo, Dilma fica!
Com esse processo grotesco liderado pelo picareta Cunha sob inspiração do PSDB- Mídia- Fiesp, está atingindo a saturação com as pessoas percebendo que se trata de um golpe de vigaristas que querem manter seus privilégios o movimento vai esmorecendo, por isso querem o recesso e voltar após março de 2016 com a mesma cantilena, não importa que a economia pare, que haja desemprego p/os golpista o importante é ocupar a presidência, que não conseguem por meio do voto, para que a corrupção que sempre os beneficiou volte com força total mas dessa vez sob silencio da Midia, como ocorria no governo FHC.
É um bando de patéticos patos patetas. Os que estavam na rua e os que o seguem via redes sociais.
Ahh , eu acho que vi um patinho ,um pato amarelinho com nariz de tucano certo ?
As forças ocultas as quais Jânio se referia estão bem às claras atualmente.
Passeatas da direita é golpe.
Passeatas da esquerda é patriótica?
É isto que entendi.
A FIESP é quem paga os impostos que o PT paga as bolsas que paga a compra de votos do PT
Parece que é uma praga, os presidentes da Fiesp ao longo da historia, em sua grande maioria, são sempre muito boçais, cheios de razão e irresponsáveis!
a boçalidade é requisito indispensável para o medíocre.
Para quem nao conhece, fisicamente, a Fiesp nao perde nada. Ela ja foi muito importante.Hoje em tempos de economia de sERVIÇOS + Bancos-derivativo-midiatico-titulopublico+Consultorizadas, ela não é mais.
Um predio cinza, e nao se perca pelo palavrao ou sua geometria: em forma de cunha!!!
Ali centenas de corredores e mil e uma salinhas: cada uma é um sindicato patronal.
E cada um paga um ‘bom xis’ por ano para manter os pelegões tipo skaf. E como conseguem isso?
Facil: multiplicando ao infinito o numero de sindicatos patronais especificos por area, sub área e sub sub segmento do segmento. Exemplo, placa numa porta de salinha: “”Sindicato dos fabricantes de vassoura do Est. de Sao Paulo”. Em outra porta: “Sindicato dos Fabricantes de vassoura de Piaçaba do Est. de Sao Paulo”. E os de vassoura de pêlo disso e daquilo. Todos bons contribuintes do velho esquema cartorário patronal.
Amo a DILMA, amo PT, FORA CUNHA.
Se as pessoas filtrassem as noticias e falassem do q realmente conhecem, sem fazer o papel de papagaios da mídia, certamente estaríamos num país melhor.
nDesde quando empresário paga imposto. Quem paga imposto são as pessoas físicas, os consumidores finais dos produtos.
Empresário só recolhe imposto, nada mais.
em novembro, andando ali pela Paulista, fui abordado por jovens que pediam assinatura para o “pato da Fiesp”. Além de não assinar, disse a eles que bastaria que os patos parassem de sonegar que estaria tudo pago, inclusive o pato.
Empresariado covarde e golpista. Este senhores depois de receber anos e anos de baixos juros, tarifas baixas, desoneração da folha e tantas outras benesse trairam a Dilma e embolsaram alegremente este dinheirão que seria para investir. Algo com 200 bi e nem defenderam a Dilma quando ela foi atacada por estes mesmos motivos. Gostam de falar em crise e de mandar empregados ao desemprego mal se fala dela.
São golpistas declarados e não se envergonham de ser um dos braços do golpe de 64. Vários deles com incentivo à tortura e do pior que se poderia fazer.
Empresariado covarde, golpista e gastador de dinheiro público.
Minha admiração pelos poucos que são sérios. Mas esta turma dos fiesp da vida são bandidos.
“Um dos aspectos menos conhecidos do golpe de 1964…” (FIESP foi e é o golpe)
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/02/fiesp-subornou-general-para-apoiar-golpe-de-estado-em-1964-diz-coronel-reformado-6067.html