A palavra “China”, em chinês, é zhōngguó e quer basicamente dizer “terra do meio” ou “terra do equilíbrio”, onde zhōng quer dizer “meio” ou “equilíbrio”.
Era isso que o PMDB, oportunisticamente, procurou ser nos últimos anos na política brasileira.
Digo oportunisticamente porque não procurava o poder direto, mas, sim, o indireto, através de aliança com cada partido vencedor em eleições diretas para a Presidência da República.
O PMDB sempre garantiu a maioria para os governos dentro da Câmara e do Senado. Os “agrados” que recebia acabavam agradando a todos, dentro desse sistema alimentado nos seus fundamentos por uma legislação eleitoral construída em torno do financiamento privado de campanhas e em votação nominal (ao invés do voto em lista).
Isso caminhou razoavelmente bem até que Dilma começou a achar que esse “equilíbrio” estava indo longe demais.
O resultado foi que o PMDB decidiu largar o meio de campo para tornar-se centroavante, trocando passes com os tucanos que avançavam pela direita.
Foi um resultado desastroso, totalmente desequilibrado. Os tucanos não querem o papel auxiliar, secundário. Quiseram assumir o comando e correr para o ataque, em busca do gol financeiro. Acabaram se dando mal, com seu principal jogador tropeçando no excesso de poeira da pequena área.
O PMDB, sem pai nem mãe, meteu os pés pelas mãos. Os juízes, acostumados a fazer vista grossa para algumas faltas, não sabem mais o que fazer com os apitos.
Enquanto isso o PT e toda a esquerda voltam a ser mais aplaudidos pela torcida, mesmo sem receber e ainda com a ameaça de que seu craque seja expulso do jogo na hora em que está chegando na cara do gol.
Enquanto a galera grita: zhíjiē xuǎnjǔ xiànzài! (Diretas Já!)
9 respostas
Feolas do PSDB e PMDB se reuniram para montar o esquema de como Garrincha jogaria. Até tentaram combinar com os russos mas os russos não combinaram com eles.
Há anos.. sempre disse pra amigos próximos que parte o PMDB era uma câncer adormecido, que quando acordasse o estrago seria grande pro País….dito e feito.
Os tucanos acabaram se dando mal, com seu principal jogador tropeçando no excesso de poeira da pequena área.
Essa, pra mim, foi a melhor. Kkkkkk
De “meio” o PMDB no seu programa, só engendra “meios” para roubar. Esse partidos nasceu oriundo do MDB na época da revolução de 64, ali se abrigou os grandes caciques da política brasileira cujo o único objetivo é a rapinagem, conta-se nos dedos os políticos honestos nessa legenda, como é o caso do Oreste Quercia, sempre teve grande número de parlamentares, nesse processo corrompido de eleição financiada por empresários, no qual o PMDB é um dos grandes interessados em manter a corrupção.
permita-nos, Brito, reproduzir nosso comentário no youtube a propósito de um vídeo do deputado paulo pimenta/PT-RS com o título “temer é suspeito e não é de hoje”.
“é mesmo sr.deputado? se não fossem as instâncias que blindaram o ilegítimo o mesmo não teria chegado a vice-presidente? o que vossas excelências fazem, vale dizer, não fazem em relação ao que sabem antes de nós que estamos “aqui embaixo” trabalhando honestamente? com que autoridade vêm a público agora para denunciar o verme que sempre foi (reconhecidamente) um rato moral mas foi colocado “na linha sucessória” como diz Ciro (que não tem nossa confiança, diga-se)? vossas excelências vão continuar a agir sem estratégias ou vão se manter satisfeitos com os arranjos chamados de “coalizão” desde que tais arranjos garantam na aparência “governabilidade”? aprenderam algo com a desgraça que se tornou o país? vão defender constituinte exclusiva e TRIBUNAL CONSTITUCIONAL (Jorge Folena) para julgar os crimes destes desgraçados ou vão continuar defendendo apenas seus próprios mandatos? e as nomeações para o STF/MTF vão continuar “republicanas” ou serão sim ideológicas? vão para o confronto unidos nas esquerdas ou novamente Lulinha-paz-e-amor? farão carta aos brasileiros em geral ou uma nova carta para o “mercado”? eleição da esquerda na Inglaterra agora é uma lição ou apenas uma crônica europeia? leem Piketty ou ficam vendo Netflix. como vê, excelência, as perguntas são muitas (e muitas mais) e depreende-se que apostamos em nova eleição da esquerda mas agora com vergonha na cara e enfrentamento de verdade, principalmente ao rentismo e à mídia familiar golpista. saudações.”?
Bela analogia. O que queremos agora é que os juízes tomam vergonha na cara e sejam menos parciais. O Brasil espera que as regras do jogo sejam cumprida, simples assim
Como diria o Tio Briza, ecoando J. C. Braum: “… e a CHINA?! a CHINA nunca mais vi… neste meu vagar andejo… somente em sonhos a vejo, em bárbaro frenesi… talvez ande por aí, no rodeio das alçadas, ou talvez, nas madrugadas, seja uma estrela charrua, dessas que se banham nuas, no espelho das aguadas…”
Nos últimos 30 anos o PMDB não elegeu nenhum presidente, mas teve 3 presidentes que assumiram sem serem eleitos.
O PSDB achou ter feito um “negocio da china” com seu jogo sujo, mas marcou gol contra. Seu principal jogador o aecio “never” levou um carrinho por trás, e foi uma entrada dura…”game over!”