O PMDB vai seguir o seu Jim Jones?

jimjones

Vocês conhecem aquela história do chinês, sobre só haver duas coisas com que você deve se preocupar, se está doente ou não, e se está se vai se curar ou morrer, e se morrendo vai para o céu ou para o inferno…

Não é demais pensar nela quando se analisa a “rebelião” do PMDB.

Se, contrariamente à tradição histórica do PMDB, ela for para valer, paciência.

O efeito mais grave que terá será a perda dos cerca de quatro minutos de tempo do partido na propaganda eleitoral, pelos quais Aécio Neves já se agita e que também é cobiçado por Eduardo Campos.

Mas é difícil que consiga, porque são imensos os conflitos regionais entre tucanos e peemedebistas.

Neste caso, sem candidato a Presidente, o tempo do PMDB seria proporcionalmente repartido segundo o número de candidatos e as bancadas com candidato, o que manteria a imensa folga que tem a candidatura Dilma neste quesito eleitoral.

O apoio local dos candidatos peemedebistas a governador?

Bom, neste caso é preciso ver o que representa para eles a perda do apoio do Governo e de Lula.

Qual deles quer estar junto ao homem da foto aí de cima em pleno 2014?

No caso do Rio de Janeiro, não vejo em que vá ajudar Aécio Neves ter o apoio de Sérgio Cabral.

Certo que alguma coisa somará, no interior, ainda que eu duvide que isso vá ser significativo. Mas será arrasador para Aécio justamente no setor de onde lhe vem os votos: a Zona Sul e a classe média, onde o prestígio de Sérgio Cabral é muito abaixo de zero. Eduardo Cunha, para quem as coisas já estiveram melhores, está tão pendurado demais nos gastos federais com obras no Rio de Janeiro que irá se encolher, caso rompa com a eleição de Dilma.

É certo que será muito melhor para Dilma que aconteça o provável refluxo do PMDB.

Mas, se não ocorrer, são os peemedebistas que têm mais motivos de preocupação e, em véspera de eleição, estou para ver estes episódios de suicídio coletivo de candidatos a reeleição.

Uma coisa é aplaudir o Jim Jones peemedebista, Eduardo Cunha.

Outra é dividir o copo de veneno com  ele.

Até porque Cunha vai ter farto estoque de um antídoto muito eficiente contra fracasso eleitoral, guardados nos  guardanapos de Sérgio Cabral.

É isso o que hoje Lula começa a perguntar aos líderes, de fato, do PMDB.

Se vão mesmo fazer um brinde com Jim Jones.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

34 respostas

  1. É isso aí, Fernando, parabéns pela análise.
    Talvez essa rebelião seja um divisor de água na política do PMDB. O partido ficou 8 anos no colo de FHC. Em 2002, foi candidato a vice na chapa do Cerra (PHA). Com a vitória do Lula, pulou nos braços do PT e, em 2010, lançou o Temer candidato da Dilma. A pergunta é: quem perde mais, PT ou PMDB? Eles vão fazer as contas.

  2. Parabéns Fernando. Ótima analise.
    Uma coisa é certa, essa exposição desse partidinho de m… fará com que muitos eleitores revejam seus conceitos no momento do voto.

  3. O momento é de festa para aqueles que comemoraram no plenário, a mesma festa que já foi feita em situações semelhantes sem nenhum resultado prático (as fotos das “festas” mostram que são sempre os mesmos). Posso estar enganado, mas acho que, pelo menos num primeiro momento, Michel Temer perde muito. Mas, na sequência, acredito que quem mais vai perder é Eduardo Cunha. Quando o assunto é Eduardo Cunha não se pode falar coisas tipo “com o passado dele…”, porque simplesmente não é o passado, é toda a sua trajetória política. Assim, com o histórico dele e o histórico do PMDB é, no mínimo, muito, muito pouco provável que segurem isso. E mesmo não segurando, a postura que adotaram de forma tão escancara não passará em branco. O PT tem que saber tirar proveito disso, de tão grosseiro e grotesco que foi o episódio. É de se imaginar o custo que isso poderá ter para ambos, Cunha e PMDB, nas eleições de outubro.

  4. Já deveria ter acabado com essa mamata do PMDB, quando apoiaram Aécio Neves, na CPI do Carlinho Cacheira, para não convocar o Governador Sergio Cabral. o PMDB é a doença para qualquer Governo, vamos deixar de voto nos candidatos do PMDB. É um cancer.

  5. Hora de demitir o PMDB.
    Tá cheio de partido querendo convite da Dilma para promoverem seus crescimentos e participarem do novo mandato.
    Quem não quer estar com Lula e Dilma no palanque em 2014 ?

  6. Isto é pura pressão, os maiores perdedores são os pmdbistas, e eles sabem disso, o laço esta pronto, eles decidem, apertam ou afrouxam, tenho certeza que eles vão ser ” coerentes”!!!

  7. O PMDB pretende certamente manter uma boa bancada, por isso não pulará fora do barco do governo às portas da eleição. Seria suicídio político, vide Campos patinando nas pesquisas. Esta crise parece muito mais um acerto interno no partido, com o intuito de desalojar Temer da vaga de vice, o que parece vai dar certo. Vide análise ontem na RBA de Helena Sthephanowitz – http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/03/ao-insistir-em-agenda-negativa-pmdb-se-arrisca-a-nao-reeleger-sua-bancada-8073.html

    1. Dilma deve chutá-los do barco. Ou está comigo, ou está contra mim, eis a questão simples de resolver. O povo quer DILMA E LULA, fazendo a campanha para derrotar esses deputados traíras, tudo ficará bem melhor.

  8. Aquele PMDB ou MDB que levou o pais a lutar contra a ditadura já deixou de existir há muito tempo.Assim, transformou-se em um partido de carreiristas que esqueceu por completo que política tem que ter fundamentação ideológica e não pura e simplesmente a negociação material para a satisfação de alguns dos seus membros. Essa negociação de vantagens materiais deve ser em função do bem estar comum onde a maioria da população seja a mais beneficiada e não o núcleo do poder que representa o partido. Quem negocia nos moldes do PMDB, não apenas em relação ao PT mas tambem em relação aos outros presidentes que o PMDB “apoiava” para ter mais cargos deve ter em mente que há de chegar o dia em que alguem porá fim a esse jôgo de faca na goela. O atual PMDB lembra-me aquela esposa do imperador Tibério Cláudio Druso Cesar, conhecido como imperador Cláudio, que nascera no ano 10 A.C e casara com uma garota de apenas 14 anos conhecida como Messalina, que mais tarde toda a Roma viria a chamá-la de ” Meretrix Augusta”. Mas devemos tambem não esquecer o velho Mao Tsé Tung que dizia ” em política não há amigos para sempre nem eternos inimigos”. “Vamos prá frente, pois atras vem gente ” e na nossa frente tem as eleições.

  9. Agora só falta esse canalha conseguir com esse bando ante povo, derrubar o marco civil da internet e prejudicar o povo mais uma vez para privilegiar as teles, que já explora tanto seus usuários, ele que aguarde a resposta do povo nas urnas.

  10. O PMDB carioca morreu, só existiu enquanto foi um partido de apelo popular. Cunha lidera um grupo que não se restringe a deputados do PMDB. É um grupo multipartidário que oficialmente faz parte da base aliada mas que pensou que o governo não resistiria aos ataques golpistas de junho e do mensalão, e por isso se posicionou desde junho a costear o alambrado para o caso do mesmo desabar. Frustrados com a solidez do alambrado, estão sem uma liderança forte que os leve de volta ao pasto governamental. Sob a liderança errática de Cunha, ainda acreditam que se o alambrado não desabou, eles poderão talvez fazê-lo desabar com seus próprios gritos, como a muralha de Jericó. Os gritos no Congresso parece mostrá-los fortes e arrogantes, mas eles mesmos sabem que estes gritos não têm qualquer eco nas urnas. Que princípios une tal grupo? Que ética, que moral, que projetos? Cunha é lobista de interesses empresariais muitas vezes contrários aos interesses populares, como no caso do Marco da Internet. Seu grupo só teria vez se os golpes que procuraram fragilizar a Dilma houvessem tido sucesso. Ainda resta um último golpe, o da Copa, que tudo indica que não passará de uma ridícula vaia ensaiada por gente mal educada. Ou a turma deste grupo acorda e sai da influência de Cunha, ou porá em perigo seu futuro político.

  11. O meu Presidente, é Luis Inácio LULA da Silva,num braço tenho tatuado o nome de DILMA e no Outro o nome de Brizola.
    É isto, admiro demais o Requião, e só voto nele, se o LULA pedir.
    Eu e meus amigos, parentes, vizinhos e filhos e mulher e sogra e cunhados, e o pessoal da associação de pais e Mestres.
    E veja bem, não sou ainda filiado ao PT.
    É por paixão e agradecimento ao LULA e este partido, o PT.

  12. Este senhor não fala por si, é papagaio de Pirata do PARTIDO dele, é boi de Piranha, já estava acertado, por quem e com quem? esta é a duvida!
    dois mais dois igual a cinco..Neste mundo nínguem é BOBO.
    Muito menos meu Presidente.

  13. A situação nunca foi de PMDB com a faca e o queijo. Estou curioso para saber que bala(s) na agulha Dilma tem, mas muito aborrecido vendo algo fundamental para a sociadade brasileira como o Marco Civil da internet ser usado como arma apontada para a cabeça do PT. Já vios isso antes, E agora dou mais valor à capacidade de negociação de Lula. E chego a algumas conclusões – só se desmonta a “quadrilha do apoio” com uma reforma política. Eles sabem disso. Logo, só há duas formas de se fazer a reforma: comprando quem for comprável ou ‘na porrada’. E quem quiser bancar isso terá que sacrificar sua carreira política no altar da Nação. Para o bem de todos nós.

  14. Pronto! Tenho uma saída para essa crise com o pmdb que quer mais ministérios:

    Tira o Bernardo (tucano eleito pelo PT) e chama o Requião!! Senador do pmdb mas muito mais petista e brizolista que muitos petistas e pedetistas!

    Seria uma jogada e tanta da Dilma! O pig pararia rapidinho de alardear que o pmdb “derrota” Dilma, esta jogaria a responsabilidade para o pmdb, que não teria mais o que dizer, a menos que venha a público dizer que Requião não pode e, com certeza, causaria um alvoroço no pig.

    Imagina uma das primeiras ações do então futuro ministro ser cobrar a globo a dívida com a receita e acioná-la na justiça por calote e deixá-la a beira de perder a concessão?!

    Vai, Dilma! “Cede” ao pmdb!!! Chama o Requião para o Ministério das Comunicações!!

    1. Leonardo, parabéns, que baita sacada. Cai de maduro o melhor quadro para o PODEROSO E MAL USADO Ministério das Comunicações. Endosso a campanha:
      REQUIÃO NAS COMUNICAÇÕES JÁ !! Faria a Globobo mostrar o DARF! O PMDB a muito tempo não é um Partido na concepção da palavra, com programa etc… É sim uma mega agremiação fisiológia de poder instalada em todos os recantos do nosso imenso Pais. Por isso mesmo não pode e nem deve ser descartada -como muitos simplesmente pregam- Tem excelentes políticos em milhares de municípios Brasileiros, muitos deles gostariam de estar no PT e não se bandeiam de lado por questões locais compreensíveis. Tem os “vasilina” como o próprio PT tem…é do mau jogo político, infelizmente.
      Mas o que a “petezada” tem que entender, é que o PMDB localizado, pelos rincões do Brasil, tem muita independência e está muito fechado com Dilma e as benfeitorias do Governo nos seus Estados e Municípios. O poder deste lobista Cunha mequetrefe é localizado na Câmara, tanto é que nesta rebelião de bode, ele arrastou apenas o que é de mais podre na casa, basta ver a foto comemorativa espalhada pelo PIG. É igual que o falecido boca rica (60 mil) Simon aqui no RS. A própria Rede do Pig aqui o assassinou, depois de anos de casamento. É que agora ela -a Rede PIG-
      tem a Senadora lobista para defendê-la. É isso REQUIÃO NAS COMUNICAÇÕES JÁ, minha PRESIDENTA DILMA !!!

  15. A abordagem dada por este artigo é muito imediatista e sem a perspectiva de futuro e até histórica. O PMDB é mais que um partido símbolo da má política, a política do “é dando que se recebe”, do balcão de negócios. Ele é a síndrome, faz parte de sua natureza, o PMDB nunca foi e jamais será diferente daquilo que existe de pior na política brasileira: se encostar no poder e com astúcias pequenas e sórdidas, valendo-se da chantagem e da corrupção, tirar o maior proveito econômico e de poder do governo. O PMDB nunca pensou no povo e no Brasil, mas só em se locupletar. Está no seu DNA e não creio que existam exceções. Lula deveria há muito tempo iniciar a reformas das reformas políticas, que é dar um novo rumo à moralidade pública afastando este exemplo acabado de políticos desonestos que se abrigam na legenda do PMDB. Dilma parece que está agora, antes tarde do que nunca, disposta a não mais se deixar chantagear da maneira sórdida como faz o PMDB (e que ninguém se sinta exceção). Os pmdbistas estão desesperados porque sentem, principalmente no Rio, que estão à beira de uma derrota histórica. Se incomodam da insistência do PT em participar das eleições. Querem tirar as últimas casquinhas. Certo está Dilma. Errado está e sempre esteve Lula e o PT por terem permitido serem espoliados desta maneira que foram, com grandes prejuízos ao governo e ao país. Nada de complacência com esta corja. É hora de pegar o touro a unha e mudar a política deste país.

  16. Digam não ao PMDB nas eleições que se avizinham. Chega de fisiologismo! Chega de chantagem!

  17. Talvez seja o melhor risco já apresentado numa crise. E quem vencer a prova de fogo, a governabilidade será toda de quem ganhar. Sem Globo, sem grandes lobistas, sem atravessadores. Já que está tudo dividido, que vença o que apresentar melhores resultados, melhores programas.Agora, que não vai ser uma queda de braços comum, não vai mesmo. Vai ficar uma coisa parecida com as quedas de braços de duas centopeias. De qualquer maneira o Brasil já mudou e mudou para melhor.

  18. Chuuupa Cunha! Não foi consultado mesmo seu “traste”! Apesar de toda a sua arrogância e tentativa de exibição de poder, você Cunha foi solenemente i-g-n-o-r-a-d-o pela Presidente Dilma! E ela fez muitíssimo bem! Os nomes dos indicados foram “técnicos chancelados” pelos membros das bancadas do PMDB de Minas Gerais e do Mato Grosso. Você “paspalho” foi tratorado e devidamente isolado! Portanto, agora você cidadão-eleitor-contribuinte não deixe barato, não! Denuncie em todos os foros possíveis a atuação deste INIMIGO PÚBLICO NÚMERO UM da cidadania, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Se todos nós nos unirmos este ano esse “canalha”, “pilantra” e “mau-caráter” não se elege nem pra síndico de prédio! Nem com todo o “caixa dois” e tempo de televisão de seu partido e o apoio de sua poderosa igreja. Ei! Psiu! Cidadão! Conto com a ajuda e colaboração de vocês! Vamos todos juntos denunciá-lo de forma incansável em todos os fóruns! Eu estou fazendo a minha parte! Leia mais sobre o assunto em http://marcocivil.org.br/

  19. O PMDB esta perdido. Inflaram o papél do Eduardo Cunha. Excelente análise, agora que a esquerda tem que crescer e se fortalecer no congresso. O PMDB fez a corda, agora que se enforque!

  20. Ah, parabéns Fernando Brito (como sempre) pelo primoroso artigo. Vale lembrar que Eduardo Cunha é lobista das telefônicas – que não querem a aprovação do Marco Civil da Internet – e dos interesses de megaempresários. Portanto, trabalha contra o Brasil e os brasileiros. Fora, Eduardo Cunha! O povo não se curva às suas chantagens e fisiologismo. Venceremos com ou sem o PMDB.

  21. Que vergonha, um partido se vangloriar por defender o fisiologismo e o clientelismo. Espero, como eleitor da presidente Dilma, que ela não ceda ao apetite deste eduardo cunha e os demais anões que o cercam.

  22. Esse Cunha é o Roberto Jefferson do PMDB. Cafajeste mesmo.

    Mas, democracia é isso: Números. O PT não como trocar o PMDB por outro partido. Els ainda são o fiel da balança. Ou o PT dá ou desce.

  23. Nunca acreditei no refrão utilizado nas manifestações de junho, o famoso “Contra tudo que está aí”, porque vi uma miscelânea de insatisfações destacando as dos famosos coxinhas e blakblocs. Diante dessa nefasta figura carioca e pmedebista, confesso que reconheci direto a síntese do “tudo que está aí”.Eduardo Cunha é a síntese de tudo de ruim que acontece no país. Ele e os seus comparsas. Um basta para esses nefastos ainda é pouco.

  24. Parabéns Brito, por esta e outras é que contibuo e assino o teu blog!!! Pegou no cerne, os dois perdem mas se tem um que perde de forma quase desastrosa é PMDB. O Pt precisa pensar no que as ruas estao dizendo e sinalizando, ou paga.a conta que nao deve. ….e este me parece o caso….

  25. Reconheço que sou muito ingênuo, mas, prefiro a Dilma perdendo 4 minutos no programa eleitoral do que dignidade, cedendo às chantagens do PMDB comandado pelo Eduardo Cunha. Com honrosas exceções – Requião, por exemplo, e outros poucos – os políticos do PMDB não passam de uns desqualificados. Ulisses Guimarães, se vivo, estaria sentado na sarjeta, chorando.

  26. Sabendo-se que a partir de maio, até outubro, pouco ou nada se fará no congresso, despachar o fisiologismo mais exemplar e fechar com o anseio popular de que é preciso mudar a política, mais que compensarão os minutos perdidos na televisão, sem contar que o fisiologismo a caráter estará todo reunido na oposição, grudado como chiclete e sem tempo para perceberem e se desvencilharem do legado, mesmo com toda ajuda das forças da Casa Grande, a justiça parceira e a mídia amiga.
    O que Dilma, Lula e o PT esperam para dar um pé na bunda no Brasil do atraso e iniciar a reforma política de fato em outubro, para de direito completa-la no quarto mandato, com a ajuda efetiva de maioria empurrada pelo povo que quer mudança na política brasileira?
    É juntar a fome com a vontade de comer e apenas covardes e quem não possui olhos de ver, para deixar passar tamanha oportunidade. Chega de pensar no figurino antigo, o Brasil real mudou e mudará o Brasil da governabilidade, cedo ou tarde, mais cedo que tarde, portanto coragem!

  27. Diante disso é hora da Presidente apertar a corda retirando alguns cargos do PMDB e repassá-los aos aliados mais leais, a começar pelos cargos de influência do próprio Eduardo Cunha e deixe esse partidinho fisiologista chorar as pitangas com quem quiser. Chega de submissão!

  28. Esse Eduardo Cunha tem cara de Demóstenes, jeito de Demosténes e capacho de Dantas.

    O povo do Rio de Janeiro tem que tirar o Demóstenes Torres do Parlamento e enviá-lo para o mesmo lugar onde se encontra o herói do PIG, o delator que levou um soco democrático na fuça no dia em que promoveu a sua delação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *