O povo do Rio foi tolo ou nós é que o abandonamos?

mapaeleit

A apuração vai revelando uma vitória muito mais folgada do que os institutos de pesquisa haviam previsto para Marcello Crivella e ainda muito maior do que, na esquerda, em algum momentos muitos chegamos a sonhar.

O mapa aí em cima, mais do que qualquer discurso, explica para qualquer um que queira ver: faltou povo à candidatura Freixo.

Porque a Igreja Universal ou mesmo a soma de todas as denominações evangélicas não tem os 75% que o candidato Crivella obteve na Zona Oeste e o quase isso que teve na Zona da Leopoldina.

Lá, só se entra com sentido histórico ou com política e a Freixo, infelizmente, faltaram ambas.

Não (só) por culpa do PSOL ou dele, Freixo, a quem não conheço pessoalmente e não tenho razão alguma para duvidar das boas intenções, nem do talento que possui.

Mas, essencialmente, por alguns fatores que sua campanha conteve e que, em minha opinião, lhe foram fatais.

O primeiro deles foi a negação da política, acreditando nesta bobagem de que engrossar o coro da criminalização da política possa ter alguma serventia à esquerda.

Os criminosos da política vão muito bem, obrigado, e isso só “cola” na mídia quando atinge a esquerda.

O segundo erro é desconhecer que há uma história, que se assenta na memória profunda das comunidades, que não lhes soma negarem. O povão da periferia do Rio de Janeiro já foi Vargas, foi Brizola, foi Lula e ainda é. Se não é, seu pai é, seu avô é, a sua memória o chama para ser.

O terceiro erro explica os dois primeiros: aceitar a ideologia dominante e achar que vai pegar “carona” no discurso uníssono dos meios de comunicação. Pensar que a campanha da Globo contra Crivella era a chave da possibilidade de vitória.

Não: a Globo é imitada, repetida, assistida.

Mas não é amada e menos ainda tem a confiança do povão. E com toda a razão.

Tudo que a Globo disse ao povo que era bom, foi ruim. Tudo o que ela disse que era ruim, o povão sentiu como seu.

Faltou povo na candidatura “popular” ou faltou “popular”  na campanha da esquerda?

Politicamente correto sei que sobrou.

E ele não resolve a política real.

Quem quer lutar ao lado do povo não pode achar que ele é um todo e que só nós somos, perdão pela apropriação bíblica, o caminho, a verdade e a vida.

Ps. É bom frisar: a Globo perdeu a eleição onde acha ser seu quintal.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

56 respostas

  1. Ao invés de focalizar demais a questão religiosa, o Marcelo Freixo deveria ter abordado a questão da falência dos serviços públicos. Ela foi causada pela Operação Lava-Jato, que destruiu a cadeia produtiva do petróleo e gás na cidade. Acontece que, em uma tentativa ridícula de tomar do PT o protagonismo na esquerda, o PSOL apóia a Lava-Jato. Resultado: os “coxinhas” votaram no PSOL pela completa ojeriza que têm pelo “povão” , e também pela sua opção religiosa pois a cidade do Rio de Janeiro tem um “povão” evangélico e uma elite católica extremamente conservadora que tem como ídolo Dom Eugênio Sales. O fato do PSOL apoiar a Lava-Jato deixou os “coxinhas” ainda mais a vontade para votarem em Marcelo Freixo. Agora, o PT deve explorar a polarização IURD/Record contra Rede Globo para que Marcelo Crivella, que não tem ideologia, possa enfraquecer o Império midiático no âmbito municipal. Uma CPI sobre projetos da Fundação Roberto Marinho na cidade do Rio de Janeiro seria um bom começo.

      1. Adorei a derrota do Psol no Rio e em Belem. Pois os dirigentes do Psol ja estavam se achando a ultima bolacha do pacote, e a todo instantes estavam dizendo que iriam assumir o legado do PT.

        Não só o PT, mas a esquerda de um modo geral foi quase dizimada nestas eleições.

        Agora Ed Macedo vai enfrentar a toda poderosa Globo. Só pena que vão voar…

        Vai ser a Republica Pentecostal Brasileira Evangelica dos Macedos e Malafaias.

    1. Freixo, por sua inexperiência e oportunismo, foi envolvido por Genro, Erundina, H.Helena, Milton Temer, Chico Alencar, dentre outros.
      “Negar” apoio de Feghali, Lula, Dilma, PT, PCdoB, em pleno Rio de Janeiro ??
      Além disso, mostrou grande tibieza ideológica. Não abordar PEC 241, nada sobre o golpe, “apoio tácito da Globo”, perseguição à Lula ( lawfare), etc…..acabou por enfraquecer sua candidatura, e seu próprio nome. Eu, e dezenas de amigos e conhecidos votamos no Freixo, com pesadas ressalvas……
      Enfim, o PT e Cut fizeram até pior para derrubar o PDT e Brizola, nas décadas de 1980 e 1990, no Rio e RS. Perguntem ao próprio Fernando Brito —- que viveu o ataque do PT ao PDT e Brizola, bem de perto. Agora, é “bola prá frente” e aguardar o desgaste do golpe e de suas mediadas anti-povo, e buscar recuperar o poder em 2018. Agora, as classes C e D vão ter que se mexer.

  2. Pra mim um dos fatores é que a Esquerda não confia no PSOL que tem um discurso de duplos padrões (Luciana Genro apoiando lava jato, Jean Wyllys atacando Maduro, etc). O outro é que ao identificar Crivella como o candidato antiglobal muitos passaram de Freixo para Crivella exatamente por isso e talvez porquê achavam que Freixo seria facilmente cooptado pela globo.

  3. Olhando o mapa de votação, percebemos, alguma coisa está fora da ordem !!!! Freixo ganhando nos bairros “ricos” e Crivela nadando nas áreas mais populares, sinal clro que a intenção não se ajustou ao discurso.

    E BH, derrota absoluta de Aécio , tentando replicar a tática de Alckmin com um outsider se ferrou, atropelado pela própria perda de prestígio.

    No resto do País, lastimável tudo para as esquerdas, exceção honrosa a Fortaleza, onde o candidato de Ciro abateu mais um samango, embora não possamos compreender Ciro e o PDT atual propriamente como esquerda, mas pelo menos o primeiro possui um censo nacionalista.

    Fim de papo, agora é juntar os cacos e bola pra frente !!!

    1. Ainda acredito que a Igreja Católica foi determinante no RJ, pois fez campanha contra o Freixo em função da ideologia de gênero.
      A maioria que conheço anulou o voto.

      1. Pode ter sido, mas não creio, se a igreja católica tivesse força política a PEC 241 estaria fulminada.

        1. Mesmo a CNBB se posicionando contrária à PEC os arcebispos do Rio e de São Paulo foram à Brasília orar pela PEC junto com o Temer, o satanista.
          Quero ver agora como ficam, já que o arcebispo de Salvador se posicionou contrário, acompanhando a CNBB.

  4. Olha, Curitiba elegeu, afinal de contas, o que “vomitou quendo sentiu cheiro de pobre” Greca, mas o outro candidato Ney era um demagogo que apoia a lavajato e impichim mas queria o voto do pessoal que votou em Tadeu Veneri (Pt) no 1o turno, agora ele vem a público culpar quem pela sua derrota? O PeTe é claro, dizendo que a “orientação do partido” era de votar nulo/branco.
    Além de chamarem estudandes de doutrinados agora querem chamar eleitor que é alinhado com a esquerda de doutrinado também? Nada mais me surpreende: se não derem um jeito de acabar com o partido lá no TSE vão acabar criminalizando de uma vez as pessoas de votarem no Pt!

  5. A teimosia e a insistência de Eduardo Paes o fez jogar fora uma eleição que era barbada, tal a fragilidade de seus adversários. Com tantos nomes disponíveis para, talvez, ganhar até no 1º turno ele quis imitar Lula e se ferrou. Os postes de Lula (Haddad e Dilma) venceram porque tinham conteúdo de qualidades reconhecidas. Em direção contrária Paes trocou alguns postes de boa qualidade, por um pau de sebo que perdeu sua utilidade, tal era a quantidade de conteúdo negativo maquiado pelo sebo, que não deixava que saísse do chão. E foi nessa vendaval de incompetência, erros e trapalhadas, que Crivella decolou com sua bombardeada e indesejada nave universal.

  6. O povo acertando ou errando, tem o que merece…o que não significa que Freixo fosse um acerto. Obviamente que, por onde ele obteve vitória se depreende que de popular o PSOL e sua candidatura não têm nada. Pelo menos a Globo foi derrotada, para o bem ou para o não tão bem…para o mal, derrotar a globosta nunca é.

  7. Como tudo na vida tem o bom e o ruim e nada é perfeito,pelo menos nesse ano desastroso para a democracia do Brasil de meu povo a única coisa engraçada e divertida da política em 2016 foi Kalil x João Leite em Belo Horizonte.

    Os debates foram fantásticos(engraçados que foi possível ver graças ao maravilhoso youtube) e Kalil com seu jeitão simples e arrojado foi um verdadeiro tratamento para qualquer depressão e melhor que muitos programas de humor que se tem hoje em dia,sem contar a derrota do mega delatado na Farça Jato & Farça Tarefa Aécio Neves.

  8. Agora vai!
    Pastor de ovelhas no Rio e pastor de empresas em São Paulo.
    Um ordenha almas, o outro lucro.
    Não ria que não é tudo, em 2018, havendo ainda Brasil, querem o “Santo Provinciano” na presidência.
    Não é filme de terror, é a mais pura realidade brasileira, rumo a vereança internacional.
    E não dá para mudar de cinema ou canal.

    1. ano que vem,Serra eleito via Eleição indireta! e no de 2018 o santo Alkimin. só vão devolver o brasil e o povo só vai acrdar em 2021,quanfo humilhado por sua imprensa e falido!

  9. ideologia de genero… pena dos cretinos que a combatem em um mundo globalizado… gays nao podem adotar viajam pra pais que pode e voltam com o filho adotado no exterior que pode ser um brasileirinho pobre que goi passear no exterior

  10. Uma coisa ficou muito clara nesta eleição e que bom que foi assim. O Aécio Naves terá que montar em uma nave e tentar ser presidente em outro planeta. Aqui pra ele deu. O povo não o quer nem pintado de dourado. Eterno perdedor em Minas perdeu mais uma em BH. O inconformado da direita e mentor número um do impeachment foi pro pau. O Serra vai ter que se explicar com a justiça. Só sobrou o Santo, que
    de Santo nada tem. O PSDB também terá que se reinventar para chegar ao poder. 2018 promete e muito!

    1. Sem contar que este governo do Temer com a assessoria do PSDB não disse a que veio. A julgar pelos primeiros sete meses, a impressão que tenho é que estamos a deriva em mar revolto, necessitando urgente de um comandante que saiba manobrar convenientemente o leme na direção certa. O PSDB pagará caro pelo insucesso do governo do interino. O povo logo entenderá que só há uma saída. Lula 2018 até 2022. Esta será de barbada.

          1. Não entendi se você quer o Trampa presidente ! De qualquer forma , seria muito bom para o mundo que Hillary perdesse, inclusive a pose.

  11. É senhores,parece que agora está tudo dominado,não é que o povo do Rio sejam tolos,a escolha do carioca,sempre foi isso mesmo,o que diferencia o eleitor que elegeu Romário ao que votou hoje em Marcelo Crivella,não vejo falta de coerência,muito pelo o contrario,o carioca sempre votou assim,de vez em quando,eles elegem um candidato do PC do B ou do PSol para deputado,mas para os cargos majoritário é isso mesmo,mas não fiquem tristes,porque a Igreja Universal irá orar por vocês,aleluia irmãos.

  12. “Os criminosos da política vão muito bem, obrigado, e isso só “cola” na mídia quando atinge a esquerda.”
    Curiosa essa frase, primeiro porque o Cunha não é de esquerda e está preso, segundo porque o nobre blogueiro defende um bandido que não é de esquerda, o Renan.
    E por último, porque nunca dá nomes dos bandidos do PT, sempre fica no campo do “Erramos”, que levou o PT pro buraco que se encontra.

    1. É ótimo quando o técnico adversário não percebe que seus zagueiros não sabem cabacear, pois significa que ele vai mantê-los e continuará perdendo. Na mesma linha, eu adoro análises como essa do Tijolaço, que se resumem a dizer que eles são bons, mas o eleitor não consegue perceber. Na verdade, a candidata do PT era o Jandirão, que afundou humilhantemente ao ser apoiada pela dupla Dilma-Lula. E a grande maioria foi da centro-esquerda a centro-direita, dividindo-se entre PSDB, PMDB, Índio e Bolsonaro. Se quaisquer dois desses tivessem se unido teriam ido para o segundo turno e vencido. Como o pessoal se dividiu, restaram o Bispo e o sub-PT, o que gerou muita abstenção e uma vitória apertada do Freixo em alguns poucos bairros onde muita gente, mesmo quando mais à direita, tem horror à religião (exceto se for budista ou similar, porque aí parece chique).

  13. :
    : * * * * 22:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.

    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:

    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;

    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;

    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;

    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;

    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)

    .


    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    Ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  14. As pessoas sérias das correntes de pensamento de Esquerda que conheço ninguém confia no PSOL e muitos nem o consideram socialista, apesar de estar no nome da sigla. O PT foi menos pretensioso pois se propôs a ser apenas um partido trabalhista sem se comprometer com nenhuma revolução socialista, embora eu mesmo considere que essa revolução é a única solução para o mundo com o grau de desigualdade que atingimos.

    1. Bravo, infelizmente os idiotas sequer sabem diferenciar um partido socialista ( o que é um absurdo burguês ) de um partido reformista como o PT.
      Ficam falando abobrinhas como bolivarianismo, Cuba, soviéitco ( Gilmar Merdes ) e outras babaquices.
      Agora vamos assisitir a guerra santa entre gloebels e record tv !

    2. Imagino que toda a esquerda brasilera, inclusive os que adotam o ‘S’ol na sua sigla, deveriam abadonar(O PT nunca foi) a vertente Socialista Marxista. Ja’ esta mais do que provado, que, sem uma sociedade tolhida(China, Coreia, etc) estes regimes nao funcionam. O mundo e’ essencialmente capitalista. O ser humano e’ essencialmente individualista. Quando ficar claro, que a intençao da esquerda e’ de reforma apenas, esta tera’ mais chances, ou recobrara’ a sua força politica.
      Isto esta’ claro para alguns, mas nao para a sociedade.
      Comunismo/socialism nao cola mais, nem como regime, nem como marketing.

      1. Discordo abertamente, penso que onde foi implantado cumpriu e muito bem os desafios históricos de cada tempo e lugar, tanto que a pressão externa , ideológica, militar, econômica e de propaganda foram extensas e devassas.

        O que se enxerga hoje e de muito tempo é a total insuficiência do capitalismo como forma de construção social duradoura e viável.
        Não há caminhos no capitalismo, nem no tradicional e nem na nova fase ( muito pior ) financeira.

        1. Bem, vamos concordar que, com capitalismo ou nao, o Estado deve ser abrangedor. E isto o PT estava fazendo. E por isso foi removido do poder e linchado em publico.

  15. O PT não fez nenhum prefeito nesse segundo turno, e virou o décimo partido em número de prefeituras. Culpar o povo, a Rede Globo ou mesmo torcer para que Temer faça um mau governo, e acreditar que a esquerda voltará ao poder em 2018 nos braços do povo, me parece uma estratégia equivocada. Espero que algum partido de esquerda (seja ele qual for) consiga fazer uma revisão, principalmente, da agenda econômica e trazer uma pauta mais interessante para 2018.

  16. O mal do Freixo e do PSOL foram ter entrado nessa questão de falar de religião. Deveriam ter falado mais dos problemas da cidade. Entraram no joguinho da mídia e se ferraram. Triste!

  17. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:

    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;

    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;

    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;

    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;

    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    Ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  18. Freixo, um comunista e defensor de bandidos, consegue ficar em terceiro em uma disputa eleitoral entre dois candidatos. Isso foi maravilhoso, pois demonstrou que o povo não está nem aí para os “intelectuais” de esquerda e para os artistas rouanetizados. Além disso, o resultado final das eleições só prova que a robustez do PT vinha das empreiteiras, do propinoduto. Avança, Lava Jato! Falta o xeque-mate!

    1. Aecio, Serra e O Santo não entram neste xadrez? Porque a demora em aprofundar a investigação destes senhores,poderias me responder,?

    2. Onde que eu vomito nos seus comentários?

      Quem te paga – e quanto te paga – pra vc escrever tanto lixo?

  19. Fernando: perderam todos do Povão. Em São Paulo foi vitória massacrante do Pessoal do Jardim Botânico sobre o Templo de Salomão. No Rio as posições se inverteram e o Templo de Salomão passeou pelo Jardim Botânico. Agora, é só ver quem abocanha mais verba lícita (aquele tiquinho) e ilícita (um trem inteirinho). Que eleição no Brasil só presta pra isto.

  20. … E falando um pouco mais sobre o nosso fascismo que vitimiza José Dirceu, João Vaccari Neto, Henrique Pizzolato, Antonio Palocci, o eterno e honrado presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

    ***

    (…)
    O que não significa que o fascismo italiano fosse tolerante. Gramsci foi mantido na prisão até a morte, Matteotti e os irmãos Rosselli foram assassinados, a liberdade de imprensa suspensa, os sindicatos desmantelados, os dissidentes políticos confinados em ilhas remotas, o poder legislativo tornou-se pura ficção e o executivo (que controlava o judiciário, assim como a mídia) emanava diretamente as novas leis, entre as quais a da defesa da raça (apoio formal italiano ao Holocausto).
    (…)

    em
    ‘Umberto Eco: 14 lições para identificar o neofascismo e o fascismo eterno’

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/umberto-eco-14-licoes-para-identificar-o-neofascismo-e-o-fascismo-eterno

  21. … Num contexto de um golpe de Estado nada mais plausível do que o pulular de medíocres!
    PSDBostas, PMDBostas &$ assemelhados têm muito o que comemorar!

    Viva o ‘braZ$&l’ na era da ‘merdiocridade’ &$ da TEMERidade!

  22. Esquerda soft, caviar. Não tem base na luta de classes, no que realmente interessa. Ganhou no Leblon, perdeu na Central do Brasil.

  23. Bom, fazendo apenas uma análise direta dos acontecimentos no Rio, sem levar em conta a velha fogueira de vaidades que reina na esquerda, para ver quem é que vai assumir o lugar de quem, ou se um é supostamente mais “puro e limpo” do que o outro:

    Não adianta ter ótima ideias, com um considerável projeto de cidade, se não consegue fazer a população confiar nesse programa ou candidato.

    Freixo sempre teve um discurso, que apesar de eloquente e inteligente, sempre foi direcionado para cativar uma parcela bem específica do eleitorado, que é a juventude estudantil e das redes sociais.

    Ele não se adequa à linguagem simples e mais objetiva do povão, e acaba não criando um sentimento de indentidade, tão comum com Lula, por exemplo.

    O PSOL precisa botar o pé na estrada e a mão na massa, pra conseguir fazer com que a parcela da população que dizem ser alvo de suas prováveis políticas públicas, compre seu discurso.

  24. Não é bobo não; é metido a malandro. Opina sobre tudo, sem saber coisa alguma. Esta tem sido a tônica do carioca. Tornam-se arrogantes e valentões. Fazer o quê? Interessante o que está se passando no Rio. Eu sempre vou a supermercado e tenho notado que não há mais pobres comprando. Uma lâmpada que custava, há um ano, 2 reais, hoje varia entre 9,50 e 30 reais. Os preços são elevadíssimos. Eu comentei com um cliente sobre os preços da carne(e outros itens). Uma peça de 3.5 quilos por 79 reais. Então eu falei: como o pobre pode comprar essas coisas? Ele arrematou: É assim mesmo. É… Estou preocupado.

    1. Amigão a verdade é uma só, enquanto tentamos enxugar gelo defendendo uma sociedade menos desigual as classes C, D e E , estão pouco se lixando para a vida deles mesmos ( obviamente num sentido amplo ).
      Estive no Riiiiiiiiiio como falam os cariocas, tudo caro, absurdamente desorganizado e aquela velha e “boa” mania de querer levar vantagem em tuuuuuuudo, de garçon a flanelinha. Um Deus nos livre.
      Então acho que o Rio teve o que precisa e merece, assim como o resto das capitais ( Salvador, Porto Alegre, São Paulo, curitiba , Manaus , enfim ). Mas imaginar que estas eleições vão influenciar o pleito de 2018 na presidencial é acreditar na propaganda do UOL, esses caras são assim, quando ganha a esquerda as eleições municipais e federais são coisas TOTALMENTE distintas, mas quando o staff de canalhas que eles apoiam saem na frente nas municipais, OPAAAA, passam a ser eleições bastante similares, representam uma conexão perfeita as questões locais e nacionais, ou seja , empulhação pura.

      Em 2018 o POVO vai estar sentindo fundo o ferro quente no lombo e se preferir os feitores de sempre, será por não ter sido o castigo ainda suficiente para o despertar ( da fé ? ).

      Já ando a ver muito coxinha arrependido, agora senta e chora. Quanto ao POVÃO, esse ainda vai purgar muito a omissão.

  25. O povo SEMPRE foi TOLO. Aliás, é o mesmo povo que elegeu o PT por tantos anos. O problema é que quando a onda estava a favor da esquerda, achavam que o povo sabia votar. Essa derrota humilhante é, principalmente, uma lição à arrogância petista…

    1. claro, vitor, por isso o savonarola globalesco está tentando impedir o povo tolo de escolher Lula de novo. E a partir das informaçoes da NSA, investindo zilhões nessa tentativa!!
      Explica-se: tolices aceitaveis precisam ter outras cores.

  26. Crivella vai deixar o CARNAVAL carioca a pão é água…
    Mulheres peladérrimamas na Sapucai é coisa do demonio.
    A alegoria mais balançante na avenida,depois das tetas demoníacas… será a pomba esvoaçante da universal.
    ô, plimplim: voces tem duas opçoes: nao transmite nada ou manda o Camera embaçar a pomba!!!!!!!!!!
    O Criva! V.Excia tem duas opçoes no reinado de Momo: turi$$mo ou calvinismo.
    E o de ontem do ze simão pos eleiçoes está mais impagável

  27. A rigor, toda crítica é destrutiva.

    No sentido de que, se estou criticando, é porque quero alguma outra coisa no lugar daquilo que é o objeto da minha crítica.

    Não acho inválido as várias correntes da esquerda se criticarem reciprocamente, como aliás elas já vêm fazendo, na condição de que isto seja frutífero.

    Será um erro maior, sim, é renunciar à busca daquilo que é consenso e que tenha a capacidade de unir nas ruas.

    Unir-se, a todo despeito, em torno de certas bandeiras. Mostrar essa união.

    Posso, neste palanque unitário, dizer que não estou com aquele(a) em tudo.

    Mas devo dar ênfase de que estou com aquele(a) nisso, nisso e naquilo.

    O povo saberá reconhecer as melhores lideranças ali em cima.

    E espera-se que elas estejam suportadas por um amplo trabalho de base, o qual a mais brilhante das retóricas simplesmente não substitui. Não mesmo.

    Não há uma lei quanto a isso e alguém pode entender que se deva ir no ‘cada um por si’. Não vejo como bom o resultado politico desta posição. Fragilizará a esquerda como um todo, acho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *