Era de se esperar o resultado da pesquisa Datafolha que registra o despencar da aprovação do Governo Dilma Rousseff.
Eu já havia sido avisado na rua e até mesmo em casa, agora que os (benditos) temporais sobre o Rio de Janeiro fizeram ser frequentes as interrupções no fornecimento de energia, pois ouço um vizinho esbravejar , nessas horas, contra a “maldita Dilma” , embora não seja ela quem faz caírem raios nem soprarem ventanias e a empresa de energia ser chilena, privatizada pelo PSDB (Marcello Alencar e Fernando Henrique).
É claro que parte deste desgaste foi produzida por fatos – aumentos de preços, tarifas, inflação – mas boa parte dele é fruto de não-fatos.
Até porque, neste mês e pouco em que se registrou a queda de popularidade – com todas as reservas que se tenha aos números do Datafolha – não aconteceram, como em maio-junho de 2013, fatos concretos de impacto semelhantes às manifestações de rua.
Perdeu-se-a na – expressão da Presidenta – “batalha da comunicação” – e não porque os exércitos inimigos, neste combate, tenham sido piores ou mais poderosos. É que contra ele deixaram de se levantar palavras e atos.
É a mais grave violação que um representante da população pode fazer: deixar de comunicar-se com ela, de prestar contas dos seus atos, de explicar o que faz e porque faz.
Não posso sequer dizer que Dilma é como o Fernando Henrique do segundo mandato, para o qual se elegeu à base da estabilidade cambial (um dólar=um real, lembram-se) porque não há, ainda, atos concretos que mostrem que Dilma vá assumir plenamente uma política “mercadista”, como a que o povo brasileiro recusou nas urnas.
Igualmente é cedo para dizer que é totalmente irreversível a deterioração de seu prestígio, porque a política é um móbile que flutua aos ventos das conjunturas, quando se trata, sobretudo, das camadas médias mais suscetíveis ao que lhes diz a mídia.
Mas é possível dizer, sim, que Dilma quebrou o encanto que, em parte, o processo eleitoral lhe havia devolvido e que, agora, cada ponto de solidariedade popular lhe custará o dobro ou o triplo para conseguir.
Porque as perdas do amor não se revertem tão facilmente quanto as dos negócios, onde o lucro de hoje apaga o prejuízo de ontem.
Mas é ainda pior: não se trata apenas do sucesso de uma governante, é mais que isso.
É a continuidade de um projeto de libertação nacional.
É a própria democracia, porque o golpismo encontra no desprestígio da autoridade o campo para lançar seus esporos, que já contaminaram boa parte das instituições da República.
Travar o combate político não é mais uma opção, é um ato de sobrevivência.
E a primeira atitude dos que querem sobreviver é mudar.
A opção pelo silêncio e pelo acovardamento cobrou um altíssimo preço a Dilma.
View Comments (64)
Dilma Acordaaaaaaaa......
coloca um porta voz a altura. cadê o Berzoinii?
Desabafo aberto à Dilma Rousseff: No aniversário do PT, Srª Dilma, você disse que “os golpistas tem medo da democracia” .. Essa frase não passa de hipocresia Dilma… Pois você é que tem medo da democracia… Você que não compartilha o poder que o PT te deu e quer presidir sozinha ao seu gosto.. Você é que é antidemocrática e contraria a maioria dos partidários ao manter esse câncer no MJ por puro capricho e teimosia… Todos já sabiam anos atrás que esse Zé é um inepto e tucano… Outra ordem hipócrita que beira o cinismo: “travar a guerra da comunicação”.. Como? Se você não faz a sua parte?? Você que tem a prerrogativa de convocar rádio e tv, poderia dar entrevista, criar programas de informação.. Você que tem a palavra fica muda, o que espera que nós façamos?? Quem foi que te disse que presidente é A POLÍTICO??? Isso é de uma ingenuidade es-tar-re-ce-do-ra..
Você Dilma que tem medo da democracia e atropelou a convenção do PT que escolheria quem seria o candidato em 2014… Você não foi e não é democrática… Acima de tudo, você é ignorante, porém soberba. Tenha um pouco de humildade para o bem do Brasil. Deixe de ser uma presidente feminista e pare de forçar a barra nomeando e mantendo mulheres incompetente, como você fez com a torpe Graça Foster. Você que foi irracional, não democrática e contraditória ao nomear um LEVYBERAL para a fazenda e arrochar a economia. Vocé que não é democrática e sendo eleita pela maioria progressista, afrontou as esquerdas ao nomear a miss moto serra Kátia Abreu… Você tem agido como uma inepta, irresponsável, egoísta, inconsequente e arrogante presidente em face do partido e seus militantes e simpatizante, bem como dos movimentos sociais e dos brasileiros mais humildes.. Esses mesmos que estão nos pontos de ônibus, nos bares, nas feiras, nas praças chamando você e o PT de ladrões, corruptos… Tudo isso porque você não é democrática e pluraliza os meios de comunicação, fazendo a tão sonhada e necessária lei de mídias.. Você que não é democrática e despeja bilhões na Rede Golpista Globo… Seja democrática e humilde, aceite que política não é com você e ouça aqueles que te colocaram aonde você está.. Seja acima de tudo leal a quem te ajudou… Se não gostas de falar, seja democrática e coloque um porta voz para dividir informações com os que votaram em você e que já se sentem enganados, afinal, quem cala consente… Saiba Dilma que você ao manter esse cara no MJ poderá ser responsabilizada no futuro pela sua omissão em face da Guantânamo de Curitiba.. Paradoxal e surrealmente de TERRORISTA TORTURADA para PRESIDENTE TORTURADORA !!!??? Seja democrática, senhora Dilma Rousseff…
Boa
Maravilhoso Santhiago, belas palavras.
Isso é o que grande parte dos que votaram nessa senhora anda sentindo.
Parabéns.
O PIG tem poder! O poder de influenciar até quem se acha vacinado contra ele.
Dilma é democrática e sua história e seu passado e presente provam isso. Dilma (e o ministro da Justiça)é do PT mas o governo é de composição, com políticas que democraticamente respeitam a posição dos diversos partidos que compõem o governo. Num país como o Brasil cuja elite é culturalmente atrasada e entreguista, e é historicamente dominante no Judiciário, MP, Congresso e mídia, e num governo que sofre espionagem e sabotagem patrocinadas por interesses poderosíssimos internacionais, as coisas tornam-se mais complexas do que se percebe na superfície das informações, ainda mais num momento de ataques furiosos por parte da mídia entreguista e golpista (e até mesmo de "fogo amigo").
Se Dilma fosse a figura pintada por você, certamente que ela seria enaltecida pela mídia podre brasileira. Mas o que se vê é exatamente o contrário disto: O oligopólio de mídia poucas vezes na história se empenhou tanto em combater um governo e um governante. Os interesses em jogo, tanto da mídia entreguista quanto os internacionais, são muitos e gigantescos, de proporções pré-sálicas. É o futuro do Brasil, da América do Sul, do Brics, o futuro do povo, da economia, da distribuição de renda, da educação, do SUS, dos trabalhadores, etc. Por que Dilma, Lula ou qualquer outro presidente anterior não acabou com tudo de errado no país, se o presidente da República foi eleito para fazer isso? A resposta é que o presidente, mesmo que tenha a intenção, não tem esse poder todo, as coisas não funcionam assim. Mas mesmo com todas as limitações que há, Lula e Dilma fizeram muitas coisas boas para o Brasil. A economia mundial está em crise desde 2008, enquanto no Brasil o emprego é recorde, os índices sociais melhoraram muitíssimo nos últimos 12 anos, o Brasil acabou de sair do mapa da fome da Onu, as crianças do Nordeste e outras regiões pobres não morrem mais de desnutrição.
O PIG tem poder? O povo também tem, e venceu o PIG mais uma vez em 2014. Não podemos deixar o negativismo e o pessimismo planejado do PIG nos contaminar.
Tenho muitas críticas a Dilma, mas desconfio que vc é um quinta coluna fdp que está aqui pra semear discórdia nas hostes governistas. Que topete de chamar a Graça Foster de torpe, vai te catar miserável!!!
A opção pelo silêncio e pelo acovardamento.
N primeiro mês Dilma se recolheu ao casulo. O PiG aproveitou para bater mais forte sem qualquer eração dela ou do PT. Deu no que deu. Questão de sobrevivencia, mesmo. Se continuar sem reagir a altura corre o risco de acabar na Papuda. Antes a PF do Zé das couves coloca abaixo as portas do planalto levando presa a presidenta. O PiGlobo transmitindo ao vivo. Coxinha, assistino, sem agua, mas babando de felicidade.
"É curioso que acaba de ser publicada no jornal francês Le Monde uma matéria a respeito da empresa francesa Alstom, que atua no metrô brasileiro, e que, segundo o jornal, já em 1998 praticava corrupção no Brasil. Em 1998, o presidente era o Fernando Henrique Cardoso. Então (pela mesma lógica) ele deveria perder os direitos políticos. Ele deve ser considerado conivente. Foi omisso, permitiu que uma empresa estrangeira praticasse corrupção no Brasil. Isso mostra, também, o absurdo dessa tentativa de criar uma imagem de responsabilidade jurídica quando não há de fato nenhum fundamento para essa responsabilização.
(...)
Uma compilação de dados de agora mostra que, em 2014, a Petrobras obteve proveitos excepcionais. Ela cresceu muito. Não houve essa destruição que é expressamente referida no parecer de Ives Gandra. É mais um elemento para demonstrar que essa argumentação é inconsistente. Isso apenas revela uma tentativa de políticos inconformados porque perderam a eleição e não conseguem retornar ao poder. No caso do Ives Gandra, ele pura e simplesmente recebeu para fazer um parecer dizendo isso. Toda a carreira dele é no sentido de uma posição de estrema direita, ultraconservadora, de maneira que tudo isso faz com que seu parecer não tenha nenhuma importância jurídica.
(...)
"
Emérito jurista *Dalmo Dallari
*Professor emérito da Faculdade de Direito da USP e especialista em Direito do Estado
Trechos da entrevista concedida de Paris à assessoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24...
Por Favor querido jornalista, me responda uma coisa, é verdade que a Presidenta não pode ir a tv em rede nacional dar esclarecimentos sobre a lava jato, tipo que ela não sabia dos ilícitos cometidos?
Ora, se for aí realmente fica complicado. Ora, ao meu ver, um governante deve ter o direito de ir a tv em rede nacional para dar esclarecimentos inclusive se for para se defender de uma acusação. Será que ela então tem que pedir na justiça esse direito. É isso que dar não termos o direito de resposta garantido.
Me responda por favor. Li isso no blog do Edu.
Abraços!
Eu te respondo, Jackson (não sou blogueiro mas fui radialista): A Presidenta - ou qualquer um dos seus ministros - pode pedir pronunciamento em rede nacional a hora e na quantida de vezes que quizer, diuturnamente - para esclarecer qualquer, qualquer assunto de relevância nacionao, ou até mesmo internacional. Está na Constituição Brasileira, devidamente aprtovada pelo MINICOM, com a ANATEL como fizalizadora e reguladora. Não pede porque é cagona, não tem nada de valente. Se valente fosse, já tinha cortado as verbas publicitárias que as estatais e o governo federal colocam nos grandes meios de comunicação só para levar porrada deles. Votei na Dilma pensando que ela ia mudar mas já devia ter me convencido que idiotas até marqueteiam que vão mudar mas não mudam, seguem sempre sendo idiotas.
Caro Claudio Pereira, talvez seja até um pouco pior do que ser uma reles cagona ao invés de um coração valente, cada dia que passa vou formando a convicção que ela própria faz parte do Golpe Paraguaio em andamento(para salvar a própria pele e o resto que se dane, incluindo nós o povo brasileiro), senão como explicaríamos que lutou com unhas e dentes para se reeleger inclusive alijando o maior líder popular deste país, simplesmente para eleita permanecer muda, calada, INEXISTENTE? Dela saberemos que no Carnaval irá toda lépida passar na Bahia, também sabemos que esta fazendo a Dieta de Ravena, convenhamos é muito pouco para um coração valente, é coisa mesmo de uma cagona, ou seria uma "Cabo Anselmo"?
Cabo Anselmo é o que não falta por aí... Infiltram-se na internet, comentam disfarçados de eleitores arrependidos... Dilma venceu em 2014 e o Brasil vence a cada dia... Os cães ladram, os pigs chafurdam e a caravana, a caravana que desenvolve o Brasil, reduz a concentração de renda, faz a Petrobrás bater recordes diários de produção de petróleo (o Pré-sal já atingiu 800 mil barris diários...), a caravana segue...
Ontem, depois do trabalho, sentado em um bar, onde passava o JN, bar de periferia não tem TV a cabo e sempre está na maldita Globo, um homem a meu lado disse ao dono do bar: o cerco está se fechando.
É assim que o povão vê e acredita nas mentiras da velha e perigosa mídia.
Estão infalamndo o povo, em sua maioria trabalhadores, chefes de família.
Hoje em cas por acaso procurando o SPORTV, passei pela Globo News, e lá estava a reportagem da Lava Jato, mostrado uma pacoteira de dinheiro encontrado em uma empresa de Santa Catarina Arxo. Pode significar muitas coisas esse dinheiro encontrado no cofre da empresa e terão de explicar, mas a reportagem dava a entender que era dinheiro da Petrobrás para o PT.
Sinceramente, ou se faz um=a grande ofensiva contra essa inprensa golpista ou toma-se o golpe.
O corte das verbas publicitárias seria um bom começo.
O golpismo piguento que intensificou-se desde 2005, completa 10 anos de ataques violentos. Eles enganam parte da população, mas a maioria do povo tem percebido que a midia mente, e que os telejornais não são confiáveis como pensavam no passado. As vendas de jornais e revistas despencam, a audiência dos telejornais é muito menor do que há alguns anos, então, o que ocorre, é que a mídia tem dado é muito tiro no próprio pé, perdendo sua credibilidade. As pessoas até assistem, comentam, mas desconfiam do que é noticiado. O povo é bem mais esperto do que os golpistas entreguistas imaginavam. O desespero da imprensa golpista é que sabem que a coisa vai ficar feia para o lado do "oposição", do PSDB, com o racionamento drástico de água que a irresponsabilidade e incompetência do consórcio PSDB-Imprensa levará SP a adotar em breve, por não terem iniciado um racionamento moderado já em 2013, quando a sabesp já sabia sobre a gravidade da falta d'água. O desespero do PIG também se deve a saber que Dilma fará um excelente segundo mandato, obras importantes serão inauguradas, o pré-sal em breve atingirá 1 milhão de barris diários, vai começar a ter dinheiro para melhorar a Educação, o Brasil vai progredir socialmente ainda mais, e essa cambada entreguista ligada à mídia vai roer osso. Por isso a fúria contra o governo Dilma.
Bateu, levou!
Esquentando os tamboris pré-carnavalescos!
######################
Deputado diz que empresas da Lava Jato atuaram com Aécio em Minas
fevereiro 6, 2015 12:49
O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Durval Angelo, se reúne nesta sexta-feira (6) com o Diretório Nacional da sigla para discutir os rumos do partido e comemorar os 35 anos de sua fundação; o parlamentar comentou as denúncias de corrupção na Petrobras e aproveitou para falar sobre a auditoria que está sendo feita no estado em relação às gestões tucanas: “elas são estarrecedoras”
Por Ivan Longo, de Belo Horizonte
(...)
FONTE: http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/02/empresas-lava-jato-atuaram-governo-aecio-em-mg-afirma-deputado/
ou aqui:
http://jornalggn.com.br/noticia/deputado-diz-que-empresas-da-lava-jato-atuaram-com-aecio-em-minas
Bateu, levou!
Esquentando os tamboris pré-carnavalescos!
######################
Deputado diz que empresas da Lava Jato atuaram com Aécio em Minas
fevereiro 6, 2015 12:49
O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Durval Angelo, se reúne nesta sexta-feira (6) com o Diretório Nacional da sigla para discutir os rumos do partido e comemorar os 35 anos de sua fundação; o parlamentar comentou as denúncias de corrupção na Petrobras e aproveitou para falar sobre a auditoria que está sendo feita no estado em relação às gestões tucanas: “elas são estarrecedoras”
Por Ivan Longo, de Belo Horizonte
(...)
FONTE: http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/02/empresas-lava-jato-atuaram-governo-aecio-em-mg-afirma-deputado/
ou aqui:
http://jornalggn.com.br/noticia/deputado-diz-que-empresas-da-lava-jato-atuaram-com-aecio-em-minas
... Ainda sobre o preço do silêncio!
"Quem cala, consente!"
... Mesmo porque, cada vez mais, o PIG (DES)trata o governo do PT como inimigo figadal!
Que tem de ser destronado, implacavelmente!
E bate abaixo da linha da cintura!
Sem dó nem piedade!
Sem escrúpulo e sem beira!
Ostensiva e explicitamente!
Descaradamente!
Aí, o governo teria de mandar para a Conchinchina:
o tal 'critério técnico' para a distribuição de verbas publicitárias!
Jornalismo técnico uma ova!
Somos ou não somos "um lote" de 'bananas?!
Ou o povo acaba com a Globo ou a Globo acaba com a democracia no Brasil.
A Dilma tem que aguardar passar essa especulação da falta de luz que está misturada com a falta de agua!
rei posto , rei morto , ser que é o caso dessa morta viva, nem de perto podemos pensar isso. mas o golpe onde a maioria nao acreditava infelizmente esta chegando a nossa porta. e ela é culpada sim disso tudo, ela e o pt nesse primeiro mandato se acovardou demais e nao polemizou o debate e coisa ficou pior agora , com a eleiçao desse monstro pau mandado da elite. e essa morta viva, porque ta dando raiva de falar o nome dela, ta no mundo da lua. e sobre as pesquisas , quem nao esta revoltado com ela, essa mulher no move um dedo para combater o golpe e ainda acham que vamos confiar nela. so uma pergunta, porque essa que diz ser pres.do brasil ainda mantem no governo o ze cardoso? alguem pelo amor de deus me responda. porque nao tem como um sujeito desses ainda fazer parte do governo , ai quer o impeachment mesmo.
Mineiro, boa, muito boa a sua definição, temos uma UMA "MORTA VIVA" na presidência do país.
( um dia gostaria de saber porque a morta viva quis se reeleger, porque ai está a chave de todo o mistério, para mim ela faz parte do golpe paraguaio para acabar com o PT).