O preço do silêncio

dilmafolha

Era de se esperar o resultado da pesquisa Datafolha que registra o despencar da aprovação do Governo Dilma Rousseff.

Eu já havia sido avisado na rua e até mesmo em casa, agora que os (benditos) temporais sobre o Rio de Janeiro fizeram ser frequentes as interrupções no fornecimento de energia, pois ouço um vizinho esbravejar , nessas horas, contra a “maldita Dilma” , embora não seja ela quem faz caírem raios nem soprarem ventanias e a empresa de energia ser chilena, privatizada pelo PSDB (Marcello Alencar e Fernando Henrique).

É claro que parte deste desgaste foi produzida por fatos – aumentos de preços, tarifas, inflação –  mas boa parte dele é fruto de não-fatos.

Até porque, neste mês e pouco em que se registrou a queda de popularidade – com todas as reservas que se tenha aos números do  Datafolha – não aconteceram, como em maio-junho de 2013, fatos concretos de impacto semelhantes às manifestações de rua.

Perdeu-se-a na – expressão da Presidenta – “batalha da comunicação” – e não porque os exércitos inimigos, neste combate, tenham sido piores ou mais poderosos.  É que contra ele deixaram de se levantar palavras e atos.

É a mais grave violação que um representante da população pode fazer: deixar de comunicar-se com ela, de prestar contas dos seus atos, de explicar o que faz e porque faz.

Não posso sequer dizer que Dilma é como o Fernando Henrique do segundo mandato, para o qual se elegeu à base da estabilidade cambial (um dólar=um real, lembram-se) porque não há, ainda, atos concretos que  mostrem que Dilma vá assumir plenamente uma política “mercadista”, como a que o povo brasileiro recusou nas urnas.

Igualmente é cedo para dizer que é totalmente  irreversível a deterioração de seu prestígio, porque a política é um móbile que flutua aos ventos das conjunturas, quando se trata, sobretudo, das camadas médias mais suscetíveis ao que lhes diz a mídia.

Mas é possível dizer, sim, que Dilma quebrou o encanto que, em parte, o processo eleitoral lhe havia devolvido e que, agora, cada ponto de solidariedade popular lhe custará o dobro ou o triplo para conseguir.

Porque as perdas do amor não se revertem tão facilmente quanto as dos negócios, onde o lucro de hoje apaga o prejuízo de ontem.

Mas é ainda pior: não se trata apenas do sucesso de uma governante, é mais que isso.

É a continuidade de um projeto de libertação nacional.

É a própria democracia, porque o golpismo encontra no desprestígio da autoridade o campo para lançar seus esporos, que já contaminaram boa parte das instituições da República.

Travar o combate político não é mais uma opção, é um ato de sobrevivência.

E a primeira atitude dos que querem sobreviver é mudar.

A opção pelo silêncio e pelo acovardamento cobrou um altíssimo preço a Dilma.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

67 respostas

    1. Desabafo aberto à Dilma Rousseff: No aniversário do PT, Srª Dilma, você disse que “os golpistas tem medo da democracia” .. Essa frase não passa de hipocresia Dilma… Pois você é que tem medo da democracia… Você que não compartilha o poder que o PT te deu e quer presidir sozinha ao seu gosto.. Você é que é antidemocrática e contraria a maioria dos partidários ao manter esse câncer no MJ por puro capricho e teimosia… Todos já sabiam anos atrás que esse Zé é um inepto e tucano… Outra ordem hipócrita que beira o cinismo: “travar a guerra da comunicação”.. Como? Se você não faz a sua parte?? Você que tem a prerrogativa de convocar rádio e tv, poderia dar entrevista, criar programas de informação.. Você que tem a palavra fica muda, o que espera que nós façamos?? Quem foi que te disse que presidente é A POLÍTICO??? Isso é de uma ingenuidade es-tar-re-ce-do-ra..
      Você Dilma que tem medo da democracia e atropelou a convenção do PT que escolheria quem seria o candidato em 2014… Você não foi e não é democrática… Acima de tudo, você é ignorante, porém soberba. Tenha um pouco de humildade para o bem do Brasil. Deixe de ser uma presidente feminista e pare de forçar a barra nomeando e mantendo mulheres incompetente, como você fez com a torpe Graça Foster. Você que foi irracional, não democrática e contraditória ao nomear um LEVYBERAL para a fazenda e arrochar a economia. Vocé que não é democrática e sendo eleita pela maioria progressista, afrontou as esquerdas ao nomear a miss moto serra Kátia Abreu… Você tem agido como uma inepta, irresponsável, egoísta, inconsequente e arrogante presidente em face do partido e seus militantes e simpatizante, bem como dos movimentos sociais e dos brasileiros mais humildes.. Esses mesmos que estão nos pontos de ônibus, nos bares, nas feiras, nas praças chamando você e o PT de ladrões, corruptos… Tudo isso porque você não é democrática e pluraliza os meios de comunicação, fazendo a tão sonhada e necessária lei de mídias.. Você que não é democrática e despeja bilhões na Rede Golpista Globo… Seja democrática e humilde, aceite que política não é com você e ouça aqueles que te colocaram aonde você está.. Seja acima de tudo leal a quem te ajudou… Se não gostas de falar, seja democrática e coloque um porta voz para dividir informações com os que votaram em você e que já se sentem enganados, afinal, quem cala consente… Saiba Dilma que você ao manter esse cara no MJ poderá ser responsabilizada no futuro pela sua omissão em face da Guantânamo de Curitiba.. Paradoxal e surrealmente de TERRORISTA TORTURADA para PRESIDENTE TORTURADORA !!!??? Seja democrática, senhora Dilma Rousseff…

      1. Maravilhoso Santhiago, belas palavras.
        Isso é o que grande parte dos que votaram nessa senhora anda sentindo.
        Parabéns.

      2. O PIG tem poder! O poder de influenciar até quem se acha vacinado contra ele.
        Dilma é democrática e sua história e seu passado e presente provam isso. Dilma (e o ministro da Justiça)é do PT mas o governo é de composição, com políticas que democraticamente respeitam a posição dos diversos partidos que compõem o governo. Num país como o Brasil cuja elite é culturalmente atrasada e entreguista, e é historicamente dominante no Judiciário, MP, Congresso e mídia, e num governo que sofre espionagem e sabotagem patrocinadas por interesses poderosíssimos internacionais, as coisas tornam-se mais complexas do que se percebe na superfície das informações, ainda mais num momento de ataques furiosos por parte da mídia entreguista e golpista (e até mesmo de “fogo amigo”).
        Se Dilma fosse a figura pintada por você, certamente que ela seria enaltecida pela mídia podre brasileira. Mas o que se vê é exatamente o contrário disto: O oligopólio de mídia poucas vezes na história se empenhou tanto em combater um governo e um governante. Os interesses em jogo, tanto da mídia entreguista quanto os internacionais, são muitos e gigantescos, de proporções pré-sálicas. É o futuro do Brasil, da América do Sul, do Brics, o futuro do povo, da economia, da distribuição de renda, da educação, do SUS, dos trabalhadores, etc. Por que Dilma, Lula ou qualquer outro presidente anterior não acabou com tudo de errado no país, se o presidente da República foi eleito para fazer isso? A resposta é que o presidente, mesmo que tenha a intenção, não tem esse poder todo, as coisas não funcionam assim. Mas mesmo com todas as limitações que há, Lula e Dilma fizeram muitas coisas boas para o Brasil. A economia mundial está em crise desde 2008, enquanto no Brasil o emprego é recorde, os índices sociais melhoraram muitíssimo nos últimos 12 anos, o Brasil acabou de sair do mapa da fome da Onu, as crianças do Nordeste e outras regiões pobres não morrem mais de desnutrição.
        O PIG tem poder? O povo também tem, e venceu o PIG mais uma vez em 2014. Não podemos deixar o negativismo e o pessimismo planejado do PIG nos contaminar.

      3. Tenho muitas críticas a Dilma, mas desconfio que vc é um quinta coluna fdp que está aqui pra semear discórdia nas hostes governistas. Que topete de chamar a Graça Foster de torpe, vai te catar miserável!!!

    2. A opção pelo silêncio e pelo acovardamento.
      N primeiro mês Dilma se recolheu ao casulo. O PiG aproveitou para bater mais forte sem qualquer eração dela ou do PT. Deu no que deu. Questão de sobrevivencia, mesmo. Se continuar sem reagir a altura corre o risco de acabar na Papuda. Antes a PF do Zé das couves coloca abaixo as portas do planalto levando presa a presidenta. O PiGlobo transmitindo ao vivo. Coxinha, assistino, sem agua, mas babando de felicidade.

  1. “É curioso que acaba de ser publicada no jornal francês Le Monde uma matéria a respeito da empresa francesa Alstom, que atua no metrô brasileiro, e que, segundo o jornal, já em 1998 praticava corrupção no Brasil. Em 1998, o presidente era o Fernando Henrique Cardoso. Então (pela mesma lógica) ele deveria perder os direitos políticos. Ele deve ser considerado conivente. Foi omisso, permitiu que uma empresa estrangeira praticasse corrupção no Brasil. Isso mostra, também, o absurdo dessa tentativa de criar uma imagem de responsabilidade jurídica quando não há de fato nenhum fundamento para essa responsabilização.
    (…)
    Uma compilação de dados de agora mostra que, em 2014, a Petrobras obteve proveitos excepcionais. Ela cresceu muito. Não houve essa destruição que é expressamente referida no parecer de Ives Gandra. É mais um elemento para demonstrar que essa argumentação é inconsistente. Isso apenas revela uma tentativa de políticos inconformados porque perderam a eleição e não conseguem retornar ao poder. No caso do Ives Gandra, ele pura e simplesmente recebeu para fazer um parecer dizendo isso. Toda a carreira dele é no sentido de uma posição de estrema direita, ultraconservadora, de maneira que tudo isso faz com que seu parecer não tenha nenhuma importância jurídica.
    (…)

    Emérito jurista *Dalmo Dallari
    *Professor emérito da Faculdade de Direito da USP e especialista em Direito do Estado
    Trechos da entrevista concedida de Paris à assessoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24

  2. Por Favor querido jornalista, me responda uma coisa, é verdade que a Presidenta não pode ir a tv em rede nacional dar esclarecimentos sobre a lava jato, tipo que ela não sabia dos ilícitos cometidos?
    Ora, se for aí realmente fica complicado. Ora, ao meu ver, um governante deve ter o direito de ir a tv em rede nacional para dar esclarecimentos inclusive se for para se defender de uma acusação. Será que ela então tem que pedir na justiça esse direito. É isso que dar não termos o direito de resposta garantido.

    Me responda por favor. Li isso no blog do Edu.

    Abraços!

    1. Eu te respondo, Jackson (não sou blogueiro mas fui radialista): A Presidenta – ou qualquer um dos seus ministros – pode pedir pronunciamento em rede nacional a hora e na quantida de vezes que quizer, diuturnamente – para esclarecer qualquer, qualquer assunto de relevância nacionao, ou até mesmo internacional. Está na Constituição Brasileira, devidamente aprtovada pelo MINICOM, com a ANATEL como fizalizadora e reguladora. Não pede porque é cagona, não tem nada de valente. Se valente fosse, já tinha cortado as verbas publicitárias que as estatais e o governo federal colocam nos grandes meios de comunicação só para levar porrada deles. Votei na Dilma pensando que ela ia mudar mas já devia ter me convencido que idiotas até marqueteiam que vão mudar mas não mudam, seguem sempre sendo idiotas.

      1. Caro Claudio Pereira, talvez seja até um pouco pior do que ser uma reles cagona ao invés de um coração valente, cada dia que passa vou formando a convicção que ela própria faz parte do Golpe Paraguaio em andamento(para salvar a própria pele e o resto que se dane, incluindo nós o povo brasileiro), senão como explicaríamos que lutou com unhas e dentes para se reeleger inclusive alijando o maior líder popular deste país, simplesmente para eleita permanecer muda, calada, INEXISTENTE? Dela saberemos que no Carnaval irá toda lépida passar na Bahia, também sabemos que esta fazendo a Dieta de Ravena, convenhamos é muito pouco para um coração valente, é coisa mesmo de uma cagona, ou seria uma “Cabo Anselmo”?

        1. Cabo Anselmo é o que não falta por aí… Infiltram-se na internet, comentam disfarçados de eleitores arrependidos… Dilma venceu em 2014 e o Brasil vence a cada dia… Os cães ladram, os pigs chafurdam e a caravana, a caravana que desenvolve o Brasil, reduz a concentração de renda, faz a Petrobrás bater recordes diários de produção de petróleo (o Pré-sal já atingiu 800 mil barris diários…), a caravana segue…

  3. Ontem, depois do trabalho, sentado em um bar, onde passava o JN, bar de periferia não tem TV a cabo e sempre está na maldita Globo, um homem a meu lado disse ao dono do bar: o cerco está se fechando.
    É assim que o povão vê e acredita nas mentiras da velha e perigosa mídia.
    Estão infalamndo o povo, em sua maioria trabalhadores, chefes de família.
    Hoje em cas por acaso procurando o SPORTV, passei pela Globo News, e lá estava a reportagem da Lava Jato, mostrado uma pacoteira de dinheiro encontrado em uma empresa de Santa Catarina Arxo. Pode significar muitas coisas esse dinheiro encontrado no cofre da empresa e terão de explicar, mas a reportagem dava a entender que era dinheiro da Petrobrás para o PT.
    Sinceramente, ou se faz um=a grande ofensiva contra essa inprensa golpista ou toma-se o golpe.
    O corte das verbas publicitárias seria um bom começo.

    1. O golpismo piguento que intensificou-se desde 2005, completa 10 anos de ataques violentos. Eles enganam parte da população, mas a maioria do povo tem percebido que a midia mente, e que os telejornais não são confiáveis como pensavam no passado. As vendas de jornais e revistas despencam, a audiência dos telejornais é muito menor do que há alguns anos, então, o que ocorre, é que a mídia tem dado é muito tiro no próprio pé, perdendo sua credibilidade. As pessoas até assistem, comentam, mas desconfiam do que é noticiado. O povo é bem mais esperto do que os golpistas entreguistas imaginavam. O desespero da imprensa golpista é que sabem que a coisa vai ficar feia para o lado do “oposição”, do PSDB, com o racionamento drástico de água que a irresponsabilidade e incompetência do consórcio PSDB-Imprensa levará SP a adotar em breve, por não terem iniciado um racionamento moderado já em 2013, quando a sabesp já sabia sobre a gravidade da falta d’água. O desespero do PIG também se deve a saber que Dilma fará um excelente segundo mandato, obras importantes serão inauguradas, o pré-sal em breve atingirá 1 milhão de barris diários, vai começar a ter dinheiro para melhorar a Educação, o Brasil vai progredir socialmente ainda mais, e essa cambada entreguista ligada à mídia vai roer osso. Por isso a fúria contra o governo Dilma.

  4. Bateu, levou!

    Esquentando os tamboris pré-carnavalescos!

    ######################

    Deputado diz que empresas da Lava Jato atuaram com Aécio em Minas

    fevereiro 6, 2015 12:49

    O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Durval Angelo, se reúne nesta sexta-feira (6) com o Diretório Nacional da sigla para discutir os rumos do partido e comemorar os 35 anos de sua fundação; o parlamentar comentou as denúncias de corrupção na Petrobras e aproveitou para falar sobre a auditoria que está sendo feita no estado em relação às gestões tucanas: “elas são estarrecedoras”

    Por Ivan Longo, de Belo Horizonte

    (…)

    FONTE: http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/02/empresas-lava-jato-atuaram-governo-aecio-em-mg-afirma-deputado/

    ou aqui:

    http://jornalggn.com.br/noticia/deputado-diz-que-empresas-da-lava-jato-atuaram-com-aecio-em-minas

  5. Bateu, levou!

    Esquentando os tamboris pré-carnavalescos!

    ######################

    Deputado diz que empresas da Lava Jato atuaram com Aécio em Minas

    fevereiro 6, 2015 12:49

    O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Durval Angelo, se reúne nesta sexta-feira (6) com o Diretório Nacional da sigla para discutir os rumos do partido e comemorar os 35 anos de sua fundação; o parlamentar comentou as denúncias de corrupção na Petrobras e aproveitou para falar sobre a auditoria que está sendo feita no estado em relação às gestões tucanas: “elas são estarrecedoras”

    Por Ivan Longo, de Belo Horizonte

    (…)

    FONTE: http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/02/empresas-lava-jato-atuaram-governo-aecio-em-mg-afirma-deputado/

  6. … Ainda sobre o preço do silêncio!

    “Quem cala, consente!”

    … Mesmo porque, cada vez mais, o PIG (DES)trata o governo do PT como inimigo figadal!

    Que tem de ser destronado, implacavelmente!

    E bate abaixo da linha da cintura!

    Sem dó nem piedade!

    Sem escrúpulo e sem beira!

    Ostensiva e explicitamente!

    Descaradamente!

    Aí, o governo teria de mandar para a Conchinchina:

    o tal ‘critério técnico’ para a distribuição de verbas publicitárias!

    Jornalismo técnico uma ova!

    Somos ou não somos “um lote” de ‘bananas?!

  7. A Dilma tem que aguardar passar essa especulação da falta de luz que está misturada com a falta de agua!

  8. rei posto , rei morto , ser que é o caso dessa morta viva, nem de perto podemos pensar isso. mas o golpe onde a maioria nao acreditava infelizmente esta chegando a nossa porta. e ela é culpada sim disso tudo, ela e o pt nesse primeiro mandato se acovardou demais e nao polemizou o debate e coisa ficou pior agora , com a eleiçao desse monstro pau mandado da elite. e essa morta viva, porque ta dando raiva de falar o nome dela, ta no mundo da lua. e sobre as pesquisas , quem nao esta revoltado com ela, essa mulher no move um dedo para combater o golpe e ainda acham que vamos confiar nela. so uma pergunta, porque essa que diz ser pres.do brasil ainda mantem no governo o ze cardoso? alguem pelo amor de deus me responda. porque nao tem como um sujeito desses ainda fazer parte do governo , ai quer o impeachment mesmo.

    1. Mineiro, boa, muito boa a sua definição, temos uma UMA “MORTA VIVA” na presidência do país.
      ( um dia gostaria de saber porque a morta viva quis se reeleger, porque ai está a chave de todo o mistério, para mim ela faz parte do golpe paraguaio para acabar com o PT).

  9. Artilheiro, quando não faz gol, é intensamente hostilizado pela mesma torcida que o queria no time. Basta fazer apenas um, de canela que seja, então será, novamente, levado às alturas, tratado como um deus.

    Não sei se a analogia é perfeita. Mas sei que os conceitos nela inferidos são. A diferença — a grande diferença — é que, quando a mídia critica um jogador, não o faz com tanta ferocidade. Aliás, em alguns momentos, parece até torcer para que o ídolo não desapareça.

    Já com Dilma, os barões da comunicação desejam vê-la morta, depois de ser humilhada e esculachada. Quando a criticam, nunca transmitem os gols que fez ou que faz; somente os erros, mesmo que eles nem sejam dela.

    Ainda assim, mesmo de baixo de uma torrente de incansáveis vaias, eu sei que a presidenta sabe o que fazer. Pode não tocar na bola na maior parte do tempo; mas quando tocar, a vitória será nossa.

  10. A Folha não fez o serviço completo ao não perguntar o entrevistado se apoiaria o impedimento da Dilma.

    Notável também o instituto não perguntar qual o melhor candidato para 2018.

    Talvez porque a resposta seria óbvia.

    E o PT não pode ter nenhuma notícia positiva vinculada ao seu nome.

    Não é só a presidente que erra na hora de se comunicar.

    Os parlamentares do PT simplesmente não fazem uso inteligente do que é lhes de direito elementar: falar.

    Há uma covardia, um medo de desagradar a opinião pública, enquanto isso o partido perdeu 20% dos seus deputados federais.

    Quando o partido não se explica, não tem um discurso único, aí mesmo que desagrada, inclusive àqueles que o veem com simpatia.

    Necessário coragem para desagradar uma parte da sociedade e ter um discurso que mantenha os filiados, militantes e simpatizantes dispostos a defenderem o governo.

    O que não pode é o imobilismo que faz perder e não conquistar.

    Perde os que sempre apoiaram e jamais conquistará a parte mais sensível ao discurso hipócrita da imprensa.

    Por que não combater os desmandos da Lava Jato na Tribuna? Por que não combater os abusos do Dr. Moro na tribuna? Por que não deixar claro que o juiz hoje é o principal inimigo dos trabalhadores?

    Porque tem coisa que o cargo de Presidente da República impede, mas deputados e senadores têm a obrigação funcional de falar.

    Que a Dilma também aprenda que controle remoto não resolve.

  11. …como se não bastasse, procuradores da república, incluindo o Dr Janot, estão partindo para os EEUU, pedir ajuda às autoridades americanas na pesquisa e solução das fraudes da Petrobrás.
    Parece mentira; porém, é verdade. O Janot viajou ontem, dia 6 de fevereiro.
    Incrível; procuradores vão pedir ajuda aos, talvez, maiores responsáveis pela ocorrência. Se não responsáveis, maiores beneficiários das mazelas da Petrobrás.
    Como se não bastasse, tbm, o Juiz Moro ter feito cursilho nos EEUU… O cara fez pós-graduação em entidade americana. Igual aos militares brasileiros: cabeça feita nos “esteites”.
    Noooooooossa! O negócio está feio. As ruas, os sindicatos e os partidos de esquerda precisam se manifestar, urgente. Impossível se perder mais tempo. Vão triturar a Petrobrás. O PT e seus governos vão para o espaço. O futuro do Brasil, com seu povo é negro. Desta vez, vão pegar pra capar, direto…

    1. E quando o Aécio assumir o governo no lugar da Dilma (derrubada pela extrema-direita e grande mídia) a primeira coisa que ele fará será criar uma espécie de secretaria com status de ministério chamada C.C.P. – Comando de Caça aos Petistas – a partir dai será uma verdadeira caça as bruxas para eliminar os quase 54 milhões que votaram na Dilma, será uma Ditadura sangrenta, se hoje temos quase 200 milhões de habitantes daqui a talvez 30 ou 40 anos, teremos no máximo 50 milhões de habitantes, será algo que dará inveja a Hitler, a história do Século 21 contará que houve num país sulamericano chamado Brasil a maior Ditadura já vista no mundo desde o Nazismo alemão de Hitler. Calma isso que escrevo acima pode ser só uma ficção ou… não!!

  12. Estamos reclamando deste silêncio não é de hoje. É certo que não há popularidade que resista à manchetagem manipuladora dos PIGbulls. O pior, é a ameaça à democracia e ao estado de direito.
    Quando resolverem reagir de fato pode ser tarde demais.

  13. ESTOU COM LULA E O PT PRA O QUE DER E VIER… E MAIS, VEJA, ESTA REVISTA ANTI-BRASIL, REVELA JUSTAMENTE A ESTRATÉGIA DAS FORÇAS MALIGNAS DE OPOSIÇÃO AO PT, QUE ERA TENTAR OFUSCAR O BRILHO DAS COMEMORAÇÕES DOS 35 ANOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES. MAS COM CERTEZA OS TRABALHADORES NÃO VÃO CAIR NO CANTO DELES ATÉ PORQUE SABEM QUE OS PARTIDOS POLÍTICOS SÃO CONSTITUÍDOS POR PESSOAS E PESSOAS ERRAM, E AQUELAS QUE ERRAM TEM QUE SER PUNIDAS PELOS SEUS ERROS, A REGRA DEVERIA SERVIR TAMBÉM PARA O PSDB, QUE VEJA E TODO PIG DEFENDE. PELO MENOS NO PT QUEM ERRA É DENUNCIADO E PAGA CARO, E O PARTIDO, O PT, CONTINUA A SUA LUTA EM DEFESA DOS TRABALHADORES E DOS BRASILEIROS. VIVA O PT! A PETROBRAS! E O BRASIL!

  14. Grande parte da desaprovação do Governo de Dilma é oriunda da ausência de comunicação do próprio Governo, mas, principalmente, da desinformação de parte considerável da nossa população.
    Engana-se quem, inocentemente, imagina que o PT e a sua militância estejam acabados. Quem assim conjectura, não conhece os princípios elementares de um bom estrategista.

    1. Se comunicar, tudo bem. Mas, quem daria repercussão? Percebam que pra derrubá-la tem a mídia, o ministério público, a justiça, a PF, sem mencionar um congresso hostil, conservador, apinhado de golpistas que os brasileiros elegeram. Ora, neste momento, o Procurador Geral da República vai aos EUA com uma força tarefa, à cata de orientação para o processo contra a Petrobras, a Lava Jato. E o governo dos EUA move ação criminal contra a empresa brasileira. Isso é um descalabro, um absurdo. Um órgão do Estado brasileiro, a PGR, que não tem competência para representar o Brasil no exterior, vai fazer o quê naquele país?
      Ajudar no processo que os “states” movem contra uma empresa brasileira, controlada pela União? Não vão ajudar na defesa da estatal, pois não é sua função. Isso é da competência da Advocacia Geral da União. Vão entregar o ouro pros bandidos, ajudar a detonar uma empresa nacional e o Brasil.
      Com todos esses ingredientes, nesse ambiente de ampla e geral hostilidade, DUVIDO, que a melhor equipe de comunicação do planeta conseguisse um resultado tão diferente do que se tem.

      1. Onde é que esta escrito na CF DE 88 que a PGR e o que os procuradores da República do Paraná tem que ir ao estrangeiros? pagos com o dinheiro dos nossos impostos para litigar contra seu pais.

  15. É realmente incompreensível este silêncio. Eu e outros que somos eleitores da Dilma, que não apoiamos e nem acreditamos no Pig, que somos contra o golpe de FHC, de Moro, de Janot e dos vários Gilmares só não desistimos de responder aos ataques como pedem Lula e Dilma, porque é o Brasil que está ameaçado.
    Imagine quem fica à mercê dos PIGbulls.
    O golpe já se consumou, porque a meu ver, passou da hora de reagir. Deixaram juntar assuntos demais para esclarecer.

  16. :
    Poema (Acróstico) para o blogueiro progressista Brizola Neto:

    Bom de luta como o avô honrado
    Raiz de tudo o que é melhor
    Ilustre democrata já provado
    Zelando pelo bem maior
    O povo ao seu lado
    Lutando livre mas não só:
    A realidade nos tem irmanado.

    Nobre guerreiro do melhor debate
    Este poema é um agradecimento
    Te louvando pelo bom combate
    Orientado por humano pensamento.

    Poema (acróstico) para o blogueiro progressista Fernando Brito:

    Feliz quem pode te ler
    Espectador do melhor pensamento
    Resgatando o próprio prazer
    Natural de também pensar o momento
    Ampliando a visão sobre a realidade
    Nas críticas e reflexões
    De um país em busca da verdade
    Ou da própria humanidade, sem ilusões.

    Brasileiro com muito orgulho e amor
    Registro vivo de pia humanidade
    Igual, livre e fraterna, multicor
    Tentando sempre de tudo a verdade
    Onde (h)aja a comum-união de vida e labor.

    …………………………………………….

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    “Em retrospectiva, não ter tratado da democratização dos meios de comunicação terá sido o maior dos imensos erros do PT e de suas lideranças. Chávez fez. Evo fez. Correia fez. Cristina fez. Mujica fez. Lula, Dilma e o PT não fizeram. Agora pagam a consequência política.”…

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  17. Desta vez, uma parcela significativa da esquerda sem paciência contribuiu e muito. A Presidenta saiu de uma campanha sem trégua do ponto de vista da ética. A oposição não aceitou a derrota das urnas e até hoje juntamente com a mídia do atraso assolam a Presidenta dia e noite. Dilma começou seu governo há exatos 37 dias e no primeiro mês ela teve que se preocupar com os novos ministros e outras mudanças, além de continuar com seu programa de governo. Foi muito “covarde” a atitute dos aliados de Dilma se juntarem ao coro dos descontentes, descontentes de direita, descontestes de esquerda somados fazem este resultado negativo desta pesquisa. Até parece que governar um Pais complexo como o Brasil sendo perseguido a aterrorisado pela mídia venal todos os dias, somando as dificuldades da economia mundial, é uma tarefa fácil e de resultados rápidos. O que querem nossos progressistas, que o programa de Dilma apresentado para quatro anos seja entregue em 40 dias ? Me parece um bando de crianças mimadas, como se o PT tivesse o luxo de ter a maioria do congresso. Não sou contra as críticas do próprio PT a Presidenta, mas pelos menos de a ela, os esperados CEM DIAS de governo antes de atirarem tantas pedras. Ou querem a direita de volta? Na verdade a mídia venal conseguiu mais uma vez seu intento, até os blogs progressistas aderiram ao bate-bate por razões diferentes, mas em hora errada. Na hora que a Presidenta precisava de mais apoio, pois a direita prepara o golpe, todos sabemos que o Golpe está armado pelos herdeiros das capitanias hereditárias, pelos coronéis de togas, pelos tucanos, pela mídia selvagem e medieval. A Presidenta sentiu o golpe, e a esquerda em vez de atende-la, ajudou a bater mais forte. Não reclamem só do PIG. Em vez, vão as ruas defender o modelo do governo popular ou se juntem ao PIG e tragam de volta os 13 milhões de desempregados da era FHC. Tudo tem sua hora, esta foi e é a hora errada ds esquerda cobrar da Presidenta com apenas 40 dias de governo. Uma atitute prematura, imatura. Já esqueceram como era este País em 2002?

    1. “É preciso reagir aos boatos e travar a batalha da comunicação”, aí o sujeito vem aqui no Tijolaço discutir com os militantes. Deste jeito vais perder a boquinha meu amigo.

      1. Junior concordo com você, é a batalha da comunicação, que eles do PT não querem fazer, depois de toda esta omissão quando chegar a hora H , que já está se aproximando, eles acham que nós vamos para as ruas morrer por estes omissos: Cambada de Walking Deads, frouxos….

    2. Voce está corretíssimo, S Rod. LAMENTÁVEL a postura desses “aliados” da blogosfera.
      Formaram o Batalhão do Fogo Amigo, uma contribuição valiosa ao exército de canalhas golpistas .

    3. Apoiadíssimo.
      Mas, se alguma sugestão eu devesse dar seria pedir à Presidenta Dilma para ser “menos” republicana. Além da oposição, do PIG, as próprias institições, inclusive algumas subordinadas diretamente a ela, não estão cumprindo o seu papel republicano. Então, Presidenta, nessas horas, seja mais incisiva e faça o que tem de ser feito.

    4. Concordo plenamente com seu comentário. Até a Carta Capital entrou no jogo. Ataca sem tréguas o Governo Dilma. Só de ver as manchetes da capa não tiro esta revista do plastico. Os blogs sujos, agora só entrovez ou outra. Dá vontade de não ver mais.

  18. *Bateu, levou?

    #######

    *Parece que desta vez o PT decidiu não apanhar calado
    Bateu, levou!

    Por jornalista Paulo Nogueira

    Postado em 07 fev 2015

    FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/parece-que-desta-vez-o-pt-decidiu-nao-apanhar-calado/

    ##########################

    É de doer o coração o padecimento do militante do Partido dos Trabalhadores. Entregue à própria sorte, em meio à arena dos leões, ele tenta resistir como pode ao massacre midiático contra o governo do seu partido. Mas a solidão é grande. Diante de toda sorte de ataques sórdidos, vilanias e infâmias, o governo da presidenta Dilma adota o silêncio como tática suicida de luta….
    (…)
    Enquanto isso, o militante do PT enfrenta o cunhado reacionário no almoço de família, sendo obrigado a ouvir da tia, do primo e dos amigos também a ladainha “só votei no PT e na Dilma porque você pediu, mas estou arrependido.” Ouvir na padaria e nos botequins da vida que o seu partido é sinônimo de corrupção já faz parte do calvário cotidiano do petista. Mas, ainda que de forma quixotesca, ele resiste. Com todo abandono, ainda marca presença nas redes sociais e até nas ruas.
    Só que paciência e abnegação têm limites. É visível o desânimo que vai tomando conta dessa galera. Pudera…
    (…)
    E se continuar com esse ar blasé, fingindo não ver que vivemos tempos de guerra, o governo será derrotado no parlamento, nos tribunais e, o que é pior, nas ruas.

    Por jornalista Bepe Damasco

    em

    ‘POBRE MILITANTE DO PT’

    7 DE FEVEREIRO DE 2015 ÀS 07:30

    FONTE: http://blogdobepe.blogspot.com.br/2015/02/pobre-militante-do-pt.html

  19. *Bateu, levou?

    #######

    *Parece que desta vez o PT decidiu não apanhar calado
    Bateu, levou!

    Por jornalista Paulo Nogueira

    Postado em 07 fev 2015

    FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/parece-que-desta-vez-o-pt-decidiu-nao-apanhar-calado/

    ##########################

    É de doer o coração o padecimento do militante do Partido dos Trabalhadores. Entregue à própria sorte, em meio à arena dos leões, ele tenta resistir como pode ao massacre midiático contra o governo do seu partido. Mas a solidão é grande. Diante de toda sorte de ataques sórdidos, vilanias e infâmias, o governo da presidenta Dilma adota o silêncio como tática suicida de luta….
    (…)
    Enquanto isso, o militante do PT enfrenta o cunhado reacionário no almoço de família, sendo obrigado a ouvir da tia, do primo e dos amigos também a ladainha “só votei no PT e na Dilma porque você pediu, mas estou arrependido.” Ouvir na padaria e nos botequins da vida que o seu partido é sinônimo de corrupção já faz parte do calvário cotidiano do petista. Mas, ainda que de forma quixotesca, ele resiste. Com todo abandono, ainda marca presença nas redes sociais e até nas ruas.
    Só que paciência e abnegação têm limites. É visível o desânimo que vai tomando conta dessa galera. Pudera…
    (…)
    E se continuar com esse ar blasé, fingindo não ver que vivemos tempos de guerra, o governo será derrotado no parlamento, nos tribunais e, o que é pior, nas ruas.

    Por jornalista Bepe Damasco

    em

    ‘POBRE MILITANTE DO PT’

    7 DE FEVEREIRO DE 2015 ÀS 07:30

  20. “O governo do PT não aprova a Lei de Medios porque “não quer””.
    Não é bem assim. E quem vai aprovar essa Lei de Medios? Ah sei: esse Congresso aí, onde a direita ocupa mais de 90% das cadeiras. Ora, ora. Quem diz isso? Geralmente são aqueles que ajudaram a eleger “qualquer um” para o Congresso que não seja do PT e/ou PCdoB (Agripino, Eduardo Cunha, Bolsonaro Pai, Bolsonaro Filho, Tiririca, Perrella, bancada evangélica, ruralistas etc), e depois vêm aqui dizer que o governo não aprova a Lei de Medios porque “não quer”.

  21. FHC ou FFHH?
    Gagá ou a Tese ‘Os canalhas também envelhecem’?
    É o cinismo delinquente, estúpido!
    ENTENDA…
    ###################
    FHC: ROUBO DE BARUSCO NÃO TEM NADA A VER COM ELE
    Teoria do ex-presidente tem dois pesos e duas medidas: roubalheira na época de seu governo é culpa exclusiva do ex-gerente da Petrobras; já os malfeitos ocorridos nas gestões petistas são de responsabilidade de Lula e de Dilma; em carta enviada ao Jornal Nacional, o ex-presidente tucano diz que o delator é explícito ao dizer que tratava-se de acordo direto entre ele e o representante de uma empresa; disse ainda desejar que a Justiça vá até o fim na investigação da Operação Lava Jato, embora tenha reforçado que as alegações de Barusco são sobre propinas pagas nos governo do PT
    8 DE FEVEREIRO DE 2015 ÀS 08:29
    (…)
    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/169393/FHC-roubo-de-Barusco-n%C3%A3o-tem-nada-a-ver-com-ele.htm
    #################
    … É a impunidade, estúpido!
    E a blindagem criminosa do PIG também!
    Só faltou o DEMoTucano FHC afirmar que “a plataforma P36 foi afundada durante o período Lula/Dilma…
    Privataria: Ano a ano, os estragos que FHC fez na Petrobras
    (…)
    FONTE:
    http://limpinhoecheiroso.com/2014/03/26/privataria-ano-a-ano-os-estragos-que-fhc-fez-na-petrobras/
    Viva a CPI da Petrobras!
    “Venha!”
    E tremeis fascigolpistas, entreguistas e antinacionalistas!
    CORRUPTOS e incompetentes!

  22. O Brasil é um barco em alto mar, sem comandante, a deriva, mas cercado de barcos inimigos ao seu lado, apenas esperando que afunde para começar a roubar os tesouros.
    Infelizmente nosso Brasil não tem mais quem comande, pois Dilma como presidenta é morta, não passa de uma zumbi.

  23. Prezado FB, estou entre os que acham que a Presidenta sabe o que está fazendo e está fazendo certo. O PT sim, poderia fazer mais – mas no geral penso que está fazendo o possível. Não é fácil navegar nestas águas e conter o impulso de partir para o confronto. Nos primeiros dias do primeiro mandato de Dilma ela disse aos seus ministros, lembro: com a mídia, há que se perder pouco tempo e energia, pois diga-se o que disser, a última manchete é ela quem faz.

    Contra o golpe em andamento o que ela pode fazer é o que ela faz no âmbito do governo – inclusive negociar apoios seja em troca do que for. Na rua é o PT e sua militância, e o povo brasileiro, se quiser, quem pode deter o golpe.

    Dilma já entendeu que o ataque ao seu governo é internacional em conluio com os parceiros nacionais. Tudo se resume ao Regime de Partilha e ao Conteúdo Nacional. O ataque é preventivo a um Brasil Potência daqui a 40 anos. Se Dilma ceder nisso a vida de todos melhora instantaneamente: vão investir mais aqui, vão comprar mais nossos produtos, etc. Porque vão provar que isso é bom. É fácil melhorar o presente vendendo a soberania futura. E eles pagam bem por isso. No futuro, quando quiser ter voz, sem chance. Mas o Coração Valente não cederá. Essa peleja será durante os quatro anos – não haverá um dia leve. Garantir a soberania futura exigirá permanente sacrifício da nação – como é exigido de todas, veja a Rússia.

  24. BLOG DO PLANALTO – FALE COM A PRESIDENTA
    BLOG DO PLANALTO – FALE COM A PRESIDENTA

    Pessoal,
    vamos ser proativos e fazer o que já fiz na semana passada, independentemente de resultados de pesquisa: entrei no Blog do Planalto, aba Fale com a Presidenta e escrevi pedindo para ela, uma vez por semana ou quinzena, entrar em cadeia de rádio e tv aberta para falar dos feitos do governo, dos planos futuros e, principalmente, rebater as falsas acusações contra ela e o governo.
    Não parece nada mas já é uma pequena demonstração da democratização da informação, já que toda a população teria acesso às informações do governo dadas pelo próprio governo, podendo, então, compará-las com as versões falsas que a grande mídia propaga no dia-a-dia.

  25. Votei nessa senhora por absoluta falta de opção. Para uma guerrilheira, espanta tamanha covardia no enfrentamento à mídia e à oposição.

  26. Não é o preço do silêncio, é o preço da incompetência, da gasolina, da energia, dos impostos. Você quer mais?

  27. A moça que trabalha aqui em casa está furiosa com a Dilma por causa do péssimo atendimento no posto de saúde da prefeitura.
    Já tentei explicar pra ela que o responsável é o prefeito. E que o dinheiro do SUS chega mas ele não aplica.
    Não adianta. Ela está convencida de que se a Dilma não rouba então quem rouba é outro petista mais abaixo.
    “Esse PT foi a pior coisa que já teve no Brasil”.
    A filha dela aprendeu na aula de história que o PT chegou ao poder pra roubar.
    Tá muito difícil.

  28. Não há governo, personalidade, líder capaz de reverter uma campanha diária, há anos, contra um projeto de país. Ainda mais um governo que erra feio em se acovardar diante de quem está destruindo a possibilidade de um Brasil melhor. E, um governo que já fez tudo o que fez de bom ao país. É inexplicável tal covardia. É inexplicável e inaceitável a postura do Governo.

  29. O silêncio deve ter sido interpretado por alguns como vergonha pelas atitudes tomadas desde a eleição, exatamente, opostas ao que tinha criticado e prometido na campanha eleitoral. Neste caso, mais do que o silêncio, as medidas adotadas tiraram grande parte do apoio que Dilma teve na sua eleição. Apoio de militantes e de apenas eleitores.
    Por outros, igualmente decepcionados e irritados com as medidas econômicas adotadas e com a composição do ministério, deve ter sido o silêncio interpretado como desprezo a eles próprios, eleitores ou da militância. Mais apoio perdido no meio destes.
    Já entre os que ela só tem feito tentar agradar com as medidas impopulares nenhum apoio conseguiu. Eles eram-lhe oposição explícita e continuaram sendo, agora dissimuladamente.
    Em resumo, ou Dilma muda, ou a “vaca não sai mais do brejo”, onde já se encontra, como a pesquisa confirma.

  30. Votei, com minha família, nesta impostora acreditando que daria continuidade ao governo trabalhista iniciado por Lula. Ora! Um governo que não se merece não deve ser respeitado e tampouco mantido. Compensarei meu arrependimento com meu protesto nas ruas – Fora Covarde, fora medíocre. Que venha Michel Temer, que assim como Itamar Franco, resgatará a esperança dos brasileiros.

    1. Desculpe amigo, tenho pena da sua ingenuidade, Michel Temer resgatar o quê mesmo??? Ah, tenha piedade, e se, por acaso, você estiver realmente interessado no Brasil e no povo brasileiro, pára de falar bobagens e vá para a rua defender as suas ideias, sem golpismo; quem tem que defender a democracia é o povo, ou então, já era… Acorda, meu povo, ve se enxerga, pelo menos uma vez, quem são os seus verdadeiros inimigos!

  31. A minha opinião e de várias pessoas que conheço, é de que a presidenta Dilma Rousseff deva usar imediatamente a rede nacional para alertar a população a respeito da imensa divulgação de falsas informações contra o governo, na rede, e sobre a grave e maciça ilação de fatos e notícias praticadas quase diariamente pelo oligopólio da mídia no Brasil. O alarmismo praticado pela mídia, com a parceria da policia federal e de setores do judiciário brasileiro, atinge a um alto grau de irresponsabilidade cívica e jurídica. Por essa razão, a presidência da república deve usar de seus direitos e praticar o seu dever maior, que é o de levar a verdade de fato para conhecimento da população e, consequentemente, oferecer as condições reais para que cada cidadão e cidadã possam fazer a sua avaliação, depois de comparar as duas informações. O governo não pode deixar de se defender, quando tentam colocá-lo como o principal responsável pelo escândalo de corrupção que envolve a Petrobras. Ao mesmo tempo, repudiar e desfazer o alarmismo que fazem sobre a correção do combustível e da energia elétrica. O governo deve mostrar que o único programa e discurso que os opositores possuem são o da inverdade, do ódio, do abuso de poder e o da chantagem emocional com a população. Dentro do tempo usado nessa rede nacional, o governo tem que divulgar e mostrar suas boas notícias e todos os fatos positivos que produziram para a população, que os sabotadores oposicionistas não divulgam. Tem que denunciar o golpismo e os escândalos produzidos pela oposição, que são escondidos e camuflados de forma impune e vergonhosa pela mídia e pelo judiciário. O governo tem obrigação com os seus eleitores de falar, dentro desse mesmo tempo de rede nacional, sobre o respeito, as evoluções e as conquistas que a grande maioria da população obteve dos governos de Lula e Dilma. Tem que demonstrar, em linguagem popular, as comparações entre 1994 até 2002 sobre a evolução do salário mínimo, sobre a redução da fome e da pobreza, sobre as grandes oportunidades de acesso a educação, a tecnologia e aos bens de consumo básicos, sobre a facilidade de uso do transportes rodoviário, aéreo e marítimo, sobre o acesso a habitação própria, etc…
    Enfim, o governo tem que corresponder as expectativas de seus eleitores.

  32. Aos candidatos a vira-casaca, a história lhes cobrará o preço.
    Quem não tem convicção na condução do Pais pela presidenta Dilma, que tivessem votado logo no play boy, na marineca. Para vcs seria mais confortável.
    Ninguém disse que o embate pós eleição seria fácil. Nunca foi e não será, porém, por um projeto de Brasil com mais oportunidade para a população que mais precisa (mesmo que sofra de alienação em grande parte provocada pela PIG), apoiarei e defenderei o Governo DILMA.

  33. Enquanto a Dilma se esconde e o PT se cala, o whatsapp tá bombando de convocações para o impedimento de Dilma no dia 15… Acorda Dilma letárgica.. :-/

  34. Silêncio, seu nome é SOBERBA! Dilma é uma burocrata. E tola, por ver no resultado eleitoral uma vitória política. Movimentos erráticos, escolhas primárias e silêncio covarde estão minando as energias dos militantes, que tornaram-se alvos fáceis dos adversários. O resultado eleitoral foi conseguido pelos militantes, que estão exaustos e desorientados na planície, enquanto ela, tola, crê que tem votos e vencerá a guerra nos gabinetes, junto a seus cordeiros generais.

  35. Brito, pelos comentários e pelos posts aqui e nos outros blogs progressistas é que a gente ve que o preço do silencio é mesmo muito alto.

    Equivale a quebra do encanto, a ruptura da confiança depositada ou qualquer coisa nesse sentido, e o sentimento que fica do “vazio” destrói expectativas e todo o resto.

    Concordo quando voce diz que a solidariedade popular lhe custará o dobro ou o triplo para ser restabelecida […] porque as perdas do amor não se revertem facilmente.

    É uma pena e uma perda, tudo ao mesmo tempo, tudo junto e misturado.

    Com os sentimentos do povo nao se brinca.

    Entao era vidro e se quebrou?

    ?

  36. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-golpismo-e-a-ultima-pesquisa-datafolha/
    O golpismo e a última pesquisa Datafolha
    por : Mauro Donato
    O impeachment é um processo que qualquer deputado pode pedir à Mesa da Câmara baseado em parecer jurídico? Sim. Porém, como o próprio Ives Gandra Martins reconheceu no parecer que fez sob encomenda de um dos diretores do Instituto FHC, publicado na Folha de S.Paulo e responsável por levar o tema novamente para o fogo alto, a conclusão é sempre muito mais política do que jurídica.

    E é com essa perspectiva que todo um cenário favorável ao pedido da derrubada de Dilma se articula através de um golpe travestido de impeachment. É um golpe dado no tapetão. Se depois absolvido, como foi Collor, daí paciência. O objetivo terá sido alcançado.

    Como se cria esse cenário, quem é o principal estimulador e proprietário do tapete? É complexo, mas o maior responsável é aquilo que se chama “grande mídia”.

    Uma pesquisa divulgada neste domingo, revelou o estrago que a forma de informar praticada por esses oligopólios faz na cabeça do cidadão comum.

    Segundo a pesquisa, 81% dos entrevistados acredita que a inflação irá subir. De onde vem essa percepção profética e catastrofista? Todo mundo agora é versado em economia e futurologia? Não. Quem fomenta esse clima de pessimismo é a grande mídia. A campanha alarmista da subida de taxas, tarifas e impostos é intensa, porém nem sempre verdadeira e completa.

    O IPTU não iria subir para todos em São Paulo (só para uma minoria privilegiada ao passo que para outros haveria até redução) mas isso nunca era informado nos telejornais. Criar pânico é uma forma de terrorismo executado à perfeição por esses veículos. Vide os Datenas da vida e suas bem sucedidas carreiras.

    Martelar o tema corrupção exaustivamente associando-o exclusivamente a um único partido e à estatal fazendo com que o problema seja visto, ao lado da saúde, como o que mais preocupa os brasileiros e que quase a metade (47%) das pessoas avaliem Dilma como “desonesta” sem haver ainda nenhuma prova de que ela seja mentora ou mesmo beneficiária é resultado dessa maquinação.

    Não estou defendendo Dilma, o PT, ou alegando inocência total no caso. Há fortes indícios de que os desvios se confirmem. Mas a disparidade de tratamento é absurda e visivelmente manipuladora. A “formadora de opinião do brasileiro médio” tem veiculado obsessivamente apenas o que atinge a presidente. Nada se vê ou ouve acerca da Alstom, do cartel do metrô paulista, da irresponsabilidade na Sabesp. Neste último exemplo, a massa foi levada a acreditar que a culpa é da falta de chuvas.

    Por tratar-se de um recurso natural e vital para a sobrevivência, penso que a maneira como governo do estado de São Paulo e a Sabesp trataram a questão da água deveria ser considerada crime contra a humanidade. Isso é muito mais sério e de consequências muito mais graves do que ficar noticiando que o dólar subiu, a bolsa de valores caiu, as ações X desvalorizaram. Quem tem esses investimentos? Que implicação isso tem na vida da imensa maioria? Nenhuma, só aduba o solo propiciamente ao que se quer plantar.

    Ainda segundo a pesquisa, 60% dos paulistas concordam com a implantação do rodízio no abastecimento de água. Mas antes do povo acatar bovinamente e se submeter a mais um sacrifício, foi informado qual o percentual de água potável é destinada ao consumo direto e quanto é direcionada para o agronegócio, a indústria e a mineração? Ou preparou-se um terreno de modo a não causar uma revolta popular contra quem é do time da mídia?

    Dirão que exagero, mas a chamada grande mídia exerce hoje um papel idêntico àquele que a igreja católica teve durante o fascismo na Italia. Deseja manter tudo como está de modo a ser a reconhecida como “religião única” e ganhar seu “estado” em forma de concessões.

    Ela sente-se ameaçada pela possibilidade de uma regulação que irá minar sua força e por isso hoje articula a saída da atual governante. Ninguém quer perder o que já tem e é isso que é explorado através dessa prática. O povo sentir-se sob ameaça facilita que personagens como Mussolini se sobressaiam e ganhem voz.

    Será portanto abastecido desse tipo de desinformação que muito provavelmente milhares de pessoas tomem as ruas no próximo dia 15 de março para pedir o impeachment de Dilma Roussef. A dúvida que fica é se querem entregar o posto a Michel Temer ou se nem pensaram sobre isso.

  37. Lavei as mãos.

    Depois das narrativas, denunciadas pelo Conversa Afiada, do que está acontecendo com os detentos do caso Lava Jato, amarrei minhas trouxas e vou tocar a minha vidinha. Não há o porquê de continuar a lutar. Os poderosos estão vencendo e dentro em breve estarão ditando normas no Planalto. O povo, ora o povo…..

    Sou idoso, pouco tempo, péssima esperança de um país livre e democrático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *