O protocolo

A entrevista de agora há pouco, onde o governador João Dória disse que “é uma circunstância inaceitável que a melhor polícia do Brasil utilize de violência ou de força desproporcional, sobretudo quando não não há nenhuma reação de agressão” e na qual se disse “chocado” com os atos de violência registrados em diversos vídeos de ações de PMs sobre moradores de comunidades pobres tem mais do que a hipocrisia com que governantes se expressam nestas ocasiões.

Tem mais também do que ser a primeira volta, a assombrá-los, dos mortos de Paraisópolis e os de todos os outros lugares de onde, vivos, nunca importaram a quem estava no governo.

A questão essencial é outra, a de que isso só acontece porque as circunstâncias do caso tornaram cruamente exposta a fragilidade do discurso que a maioria deles, Doria incluído, aceita e usa para “vestir” o tratamento brutal que o estado dá aos pobres com a fantasia de que isso é “lei”, “ordem”, “segurança”, que não têm outra maneira de serem alcançadas senão pela força bruta.

E, a justificar tudo isso, a droga e a criminalidade para qual empurram geração após gerações de sem-escola, sem-emprego e sem-futuro.

Este é o “protocolo” que, faz tempo, se adotou por aqui e ai de quem quiser mudar isso (e nem de longe Doria quer).

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Sr.Fernando.A classe dominante,nos países onde a sociedade de classes é quem manda,os hoje,BURGUESES e noutras épocas,os DONOS DAS RIQUEZAS,sempre colocaram,para ADMINISTRAR SEUS PRIVILÉGIOS,esses tipos de CAPATAZES como,DORIAS,E ASSEMELHADOS,que fazem de tudo para garantir os PRIVILÉGIOS DE SEUS SENHORES.E invocam o que chamam de lei e ordem,que são e foram criadas,por eles mesmos.E quem não gostar,que mude o comportamento,ante essas ATROCIDADES.Ao meu juízo,somente com armas nas mãos e nas mentes.Fora isso,RESTAM SOMENTE,"SONHOS"!

  • O Funk veio das comunidades das periferias. Há um tempo chegou na elite tb. Quero ver a polícia invadir baile funk de rico... Vai nada.

    • Xará, na vila Madalena há festas com som no último volume, muita droga (principalmente crack e cocaína), carrões de luxo fechando a rua, garotas nuas na calçada, sexo na rua. E a PM não só não invade -- como você bem disse -- como há PMs que fazem bico como seguranças dessas festas, ganhando um bom dinheiro.

      • A polícia serve a elite e não há comunidade...
        Foda neh xará...

    • Hoje perseguem o funk, do mesmo modo que já perseguiram o samba, só que com muito mais violência. Mas o funk vai vencer.

  • Quem colocou lá os Dórias,witzels,bolsonaros ?
    Agora lamentamos as mortes anunciadas,concretadas porque as pessoas escolheram esse destino.Porque a preguiça.o egoísmo,a ignorância e seu desinteresse em elimina-la o fizeram possível.
    Talvez ,mais de 30 milhões de pessoas perderão o direito a remédios gratuitos ,porque o governo que a maioría deles escolheu assim o decidiú.
    Mas,alguém poderá sugerir que eles são vítimas e não culpados,é a teoría dos "coitadinhos" que volta e meia costuma ser erguida como desculpa a sua condição de suicidas permanentes na hora da escolha.
    Porque isto não é de hoje ,num país de miseráveis,sempre,sempre foram eles ,(os que ferram com as maiorías) os escolhidos por esses miseráveis.
    E se chegarmos a essa conclusão,deveremos pensar seriamente em qualificar o voto ,para que esses "coitadinhos" quebrem sua rotina de suicídio, e dessa forma não arruinem a vida daqueles que desejam evoluir e que para isso usam o que a natureza nos deu,o raciocínio,o questionamento.
    Se isso dá trabalho? dá sim!!! porque é muito mais fácil nadar a favor da corrente ou se deixar levar por ela.O que as maiorías neste país ,fazem.

    • Eu imagino que os troianos contrários a levar o cavalão para dentro da cidade se juntaram aos gregos e ajudaram a matar os tontos que colocaram o cavalo dentro da cidade. Deputados, senadores e até vereadores que ferram o povo foram eleitos com votos do próprio "povo". O "povo" é de terceira categoria, chega de passar a mão na cabeça dos ignorantes que são culpados pela própria desgraça e arrastam pessoas esclarecidas e conscientes para dentro dela. A democracia burguesa que os ricos inventaram para se manter no poder não funciona e é frágil, facilmente burlável com o uso do poder econômico. Pode ser posição antipática, fazer o que?

  • Algo fez o Dória recuar, e não foi sua consciência ou sua sensibilidade humana. Não é mais possível ser político funcional quem for escravo de seus instintos autoritários, e até o Bolsonaro está a aprender esta lição. Hoje as pressões brotam dos lugares menos esperados, e o jagunço que tiver um pouco de juízo não pode ficar à vontade para gritar pelas ruas "Vai morrer", como se ninguém mais pudesse vê-lo e escutá-lo, além dele mesmo e de quem vai mesmo morrer.

  • Enquanto isso, na sala de justiça o sub-procurador pede ao Supremo que não julgue o Moro por suspeição, já que ele tem bons antecedentes, embora tenha tido alguns problemas. Por que isso? Porque esta intervenção que não acrescenta nada que possa sobrepor-se ao que os ministros podem entender? Por que declarar-se deste modo solidário a quem comete flagrante injustiça e desvio de funções? Será mais importante o precário bom antecedente do Moro do que a reparação para com as vítimas de seus deslizes?

  • Oi Fernando,

    Uma pergunta: será que não dá para retirar esse pop-up do xarope Vic, da Dorgaria Raia, toda vez que a gente navega no seu site? Isso é esquizofrênico. Mesmo clicando no xis, o som continua e altíssimo. Sei que você ganha uns caraminguás com esses anúncios, mas nós, seus infelizes leitores, não. Só aborrecimentos. Grande abraço, A.

  • Então aqueles ataques que vi na TV pelo sádico prazer se atacar alguem, e aquelas mortes em Paraisópolis estavam no protocolo?
    Quem é o psicopata que organiza os protocolos da Policia da Morte?

  • As mulheres chilenas apontaram o dedo para Piñera e disseram com todas as letras: "O estuprador é você!"
    Aqui, igualmente, a sociedade tem que gritar na cara do governador: "O assassino é você!"
    Não se trata de mero "erro de protocolo", a ser escusado com um "desculpe a nossa falha". ISTO É CRIME! Pessoas foram brutalmente assassinadas. E os responsáveis tem que responder por isto na justiça, não no palanque midiático onde exibem o seu cinismo cara de pau.
    Genocidas têm que ser julgados, condenados e presos.
    Até quando vamos aceitar ser governados por criminosos cínicos e mercenários?

  • O que "choca" esse cretino não é a violência policial (que segue suas ordens), o que choca é o fato de existir essas imagens.

Related Post