O “Putsch da Enfermaria”: Bolsonaro levantou o véu antes da hora

Ninguém estranhe se, amanhã, o Ibope mostrar um resultado mais definido das eleições, com Jair Bolsonaro em torno de 30% e Fernando Haddad já atingindo – ou chegando lá – os 20%, perto de o dobro de Ciro e com Marina Silva e Geraldo Alckmin baixando em direção à casa dos 5%.

É o que demonstram levantamentos telefônicos – por isso mesmo sempre distorcidos no recorte de renda – como este do banco BTG divulgado hoje cedo, que dá um terço dos votos ao ex-capitão (que passa de 30 para 33%) e coloca Fernando Haddad já com 16 pontos, o dobro do que tinha no levantamento anterior, de seis dias antes. Ciro se sustenta, mas  o peso do eleitorado mais pobre e isolado deve fazê-lo baixar, logo.

Não cabe discutir a precisão estatística e eventuais preferências do banco que já foi de Paulo Guedes, o “posto Ipiranga do ex-capitão: exatidão à parte, a tendência é clara.

Está aí, nítida, a estratégia do candidato de extrema-direita, à qual o empavonado “mercado” aderiu aos urros de prazer, na base do “agora acabaremos com eles”: antecipar o segundo turno para se valer do antipetismo furioso  que ele, a mídia e o Judiciário cevaram no país nos últimos anos.

O movimento de ontem de Bolsonaro, em sua apelativa “denúncia” de que Lula foi preso porque tem um acordo com a Justiça Eleitoral para fraudar as urnas e incitando militares a não reconhecerem resultados eleitorais, vai ter consequências que, paradoxalmente, são favoráveis eleitoralmente ao candidato petista, embora sejam uma ruína para o nosso país.

Vai provocar um “enxugamento” das demais candidaturas de feição popular em direção ao candidato da coligação do PT, em áreas de classe média e alta que conservam na disputa os demais candidatos e drenar para o capitão votos de Geraldo Alckmin, enquanto os demais, na faixa residual, podem oscilar migalhas.

No campo popular, Haddad avança e seguirá avançando, empurrado por Lula, mesmo com a sórdida confirmação, pelo TSE, de que ele não poderá pronunciar sequer uma palavra. Mas já é possível perceber que, diante do que foi o apelo zumbi de ontem, ele avançará entre os que relutavam em apoia-lo nos segmentos intermediários da sociedade.

O véu fascista de Bolsonaro, que sempre foi diáfano, foi levantado antes da hora e assustou quem ainda o achava um extravagância inofensiva.

Mas o apelo um “putsch da enfermaria” consegue ser mais chocante do que o famoso Putsch da Cervejaria da Baviera dos anos 20, alerta ao que viria 10 anos depois na Alemanha.

Pode, inclusive, sair pela culatra, por exalar o cheiro de derrota.

 

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • O candidato nazifascista, cujo nome devemos evitar escrever ou pronunciar, hoje "paciente" do hospital israelita-sionista, Albert Einstein, fez carreira política construindo sue feudo nas hostes militares, sobretudo os da reserva e os de baixa oficialidade; esse feudo garantiu a ele e aos filhos mandatos parlamentares, bons vencimentos, mordomias e regalias, além de meios para acumularem patrimônio milionário, difícil de comprovar cmo oriundo apenas das rendas líquidas que recebem do erário público. Para esse candidato e sua família seria mito mais confortável a renovação de mandatos parlamentares, pois nenhum deles demonstra o mínimo preparo para o exercício de cargos executivos (prefeito de uma grande cidade, governador de estado ou presidente da república). Embora não seja "maluco" e não rasgue dinheiro, esse candidato nazifascista e filhos não parecem estrategistas dessa aventura presidencial, pois se tivessem esse propósito o ex-capitão do exército já teria postulado sua candidatura à presidência da república em outras eleições. A leitura que faço é de que o generalato é que o compeliu a lançar-se candidato ao Palácio do Planalto justamente agora, na esteira do golpe midiático-policial-judicial-parlamentar de 2016, que se no início dissimulou, escancarou já neste ano seu caráter também militar.

    Aquilo que pareciam iniciativas atrapalhadas em "arranjar um candidato a vice na chapa do nazifascista" era, na verdade, uma estratégia para confundir os adversários dos campos democráticos e progressistas, para que o candidato "de si mesmo" fosse visto apenas como uma aberração da extrema direita nazifascista e não o que de fato é: um candidato forjado pelos generais de pijama e da ativa, para chegar ao poder por meio de uma eleição farsesca e fraudulenta, da qual eles alijaram o maior líder político brasileiro e franco favorito a vencer a disputa, até mesmo no 1º turno, o Ex-Presidente Lula. Nessa eleição farsesca e fraudulenta, eles e o poder judiciário (golpista como eles e agora já devidamente 'domesticado' e subjugado às fardas e coturnos) impuseram até mesmo o candidato oficial do PT, preparado para derrota ou, se vencer a eleição, implantar o projeto do golpe, que é o desmonte, o entreguismo, a privatifaria, a criminalização dos movimentos sociais, a retirada de direitos dos trabalhadores e tudo o que se vê nesse (des)governo golpista e quadrilheiro que tem Michel Temer e sua camarilha como 'testas de ferro'.

    Outras pesquisas dos institutos golpistas (IBOPE e DataFolha) devem atribuir ao candidato nazifascista 30% a 1/3 das intenções de voto. Tudo isso já está devidamente "contratado" e "precificado". Mas muitos blogs que se dizem progressistas continuam enganando seus leitores com vãs expectativas de que o "plano B" imposto pelos golpistas (os de fora e os de dentro) como o candidato do PT tem chances de equilibrar a "disputa", ir ao 2º turno e vencer eleição presidencial contra o generais de coturno, que usam o ex-capitão, o nazifascista desqualificado, como testa de ferro, pra legitimar o golpe de Estado. Por que este e outros blogs não discutem e não colocam em evidência as possibilidades reais e fraude nas urnas eletrônicas inauditáveis usadas no Brasil? Quem desenvolveu hardware e software dessas urnas? Qual a empresa responsável e e qual o sobrenome dos seus controladores? E no TSE, quem são os técnicos responsáveis pelo sistema de votação? (Dica: os mais experientes são oriundos da SEI, do SNI e da ABIN e serviram aos governos ditatoriais chefiados por generais do exército) E com que projeto estão alinhados os atuais "ministros " do TSE? Precisa desenhar?

    • Este fascistóide é da camada ralé do Oficialato Nacional e baixo clero no congresso.

    • ELES TENTARÃO VIRAR A MESA É JUSTO O POVO SAIR AS RUAS PARA LEGITIMAR A VITÓRIA DO HADDAD.

      • Mais que justo; lendo as notícias de hoje percebo que também é imperioso.
        É muito general falando e muita mídia repercutindo; Há sim nuvens negras.

      • Os milicos preparam um novo golpe, disso não há dúvida. As hostes inferiores da farda exigem, são bolsonazis de carteirinha. E o alto oficialato não tem vontade suficiente para contrariar a tropa...ou não tem competência para isso. Exército de país subdesenvolvido é sempre uma grande m...

    • Boçal Nato, que começou sua carreira política com ambições modestas (reivindicações salariais da categoria militar) e assim se manteve por longo período, foi se unindo nos últimos tempos a forças obscurantistas, porém de grande poder tático-operacional.

      Pela ordem cronológica: 1) corja de "evangélicos" manipuladores tipo Malafaia; 2) Sionistas; 3) Especuladores, manipuladores de mercado e anarco-capitalistas; 4) alto oficialato e ex-comandantes militares.

  • O DESESPERO JÁ BATER NA PORTA DA GLOBO., ELA PODE JOGAR TODA SUA FORÇA NO CANDIDATO ALCKMIM OU FICAR COM O MAIS GOLPISTA QUE O PRÓPRIO BOZONARO. A GLOBO VAI PERDER DE NOVO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Dr, Moro , Dr. Delllanhol e os demais golpista já estão de malas prontas para os EUA. Haddad vai reverter e trazer do seu lado os generais democratas que ainda existe nas forças armadas.

  • Haddad eleito em 2018 os generais Mourão e seus asseclas inclusive o bozonaro vão curtir umas férias na cadeia.
    Vai haver cadeia para juízes golpista , ministério público golpista e generais golpista e jornalismo golpista. COLOCA TUDO NA MESMA CADEIA E MESMA CELA. CHORA TUCANADA GOLPISTA !

  • OS JORNALISTAS LEGALISTAS FARIAM UM BEM IMENSO
    SE AO ALERTAREM O PERIGO EXPUSESSEM SUAS IDEIAS DE COMO COMBATE-LO.SE O MAL TENTAR SE SOBREPOR SERÁ COMBATIDO COM MAIS FORÇA QUE ANTES,ATEMORIZAR UM POVO QUE NASCEU ATEMORIZADO A NADA LEVA,PORTANTO ;CADA DESGRAÇA AO SEU DIA,SOFRER POR ANTECIPAÇÃO ENFRAQUECE OS ÂNIMOS.

  • O ex-capitão manda Justiça Eleitoral se virar pra lhe dar a vitória. Em Honduras fraudaram Atas das urnas. Na totalização digital bastará logaritmo do supremo de merda.

  • Pesquisa por telefone encomendada pelo banco fundado por Paulo Guedes, titereiro do traste... Pra mim, tem é especulador lucrando ou planejando lucros com a eleição e as pesquisas.

  • a História teima em se repetir...agora um século depois e abaixo do equador...mas feições a parte o gene é o mesmo !! O barbudo não fala da boca pra fora mas com a realidade da crise capitalista.

  • "O filho do candidato à presidência usou seu Facebook no último sábado (15) para desqualificar a formação do grupo “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”. O político afirmou que a página inicialmente era de teor cômico e teve o seu nome alterado contra o pai, Jair Bolsonaro. No entanto, a informação foi desmentida pelo próprio porta-voz do Facebook, que atestou o fato dela ter sido iniciada do “zero”, no dia 30 de agosto. A publicação de Eduardo Bolsonaro reuniu diversas mulheres nos comentários, que ressaltaram a deturpação dos fatos feitas por ele, que chegou a citar pejorativamente o conceituado jornal britânico “The Guardian”."

    https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/16/mulheres-recuperam-grupo-contra-bolsonaro-no-facebook-apos-ataque-de-hacker.htm

  • É a primeira vez que vejo um candidato reconhecer a própria derrota já no primeiro turno!

    #HaddadEManuela

Related Post