O “Putsch da Enfermaria”: Bolsonaro levantou o véu antes da hora

Ninguém estranhe se, amanhã, o Ibope mostrar um resultado mais definido das eleições, com Jair Bolsonaro em torno de 30% e Fernando Haddad já atingindo – ou chegando lá – os 20%, perto de o dobro de Ciro e com Marina Silva e Geraldo Alckmin baixando em direção à casa dos 5%.

É o que demonstram levantamentos telefônicos – por isso mesmo sempre distorcidos no recorte de renda – como este do banco BTG divulgado hoje cedo, que dá um terço dos votos ao ex-capitão (que passa de 30 para 33%) e coloca Fernando Haddad já com 16 pontos, o dobro do que tinha no levantamento anterior, de seis dias antes. Ciro se sustenta, mas  o peso do eleitorado mais pobre e isolado deve fazê-lo baixar, logo.

Não cabe discutir a precisão estatística e eventuais preferências do banco que já foi de Paulo Guedes, o “posto Ipiranga do ex-capitão: exatidão à parte, a tendência é clara.

Está aí, nítida, a estratégia do candidato de extrema-direita, à qual o empavonado “mercado” aderiu aos urros de prazer, na base do “agora acabaremos com eles”: antecipar o segundo turno para se valer do antipetismo furioso  que ele, a mídia e o Judiciário cevaram no país nos últimos anos.

O movimento de ontem de Bolsonaro, em sua apelativa “denúncia” de que Lula foi preso porque tem um acordo com a Justiça Eleitoral para fraudar as urnas e incitando militares a não reconhecerem resultados eleitorais, vai ter consequências que, paradoxalmente, são favoráveis eleitoralmente ao candidato petista, embora sejam uma ruína para o nosso país.

Vai provocar um “enxugamento” das demais candidaturas de feição popular em direção ao candidato da coligação do PT, em áreas de classe média e alta que conservam na disputa os demais candidatos e drenar para o capitão votos de Geraldo Alckmin, enquanto os demais, na faixa residual, podem oscilar migalhas.

No campo popular, Haddad avança e seguirá avançando, empurrado por Lula, mesmo com a sórdida confirmação, pelo TSE, de que ele não poderá pronunciar sequer uma palavra. Mas já é possível perceber que, diante do que foi o apelo zumbi de ontem, ele avançará entre os que relutavam em apoia-lo nos segmentos intermediários da sociedade.

O véu fascista de Bolsonaro, que sempre foi diáfano, foi levantado antes da hora e assustou quem ainda o achava um extravagância inofensiva.

Mas o apelo um “putsch da enfermaria” consegue ser mais chocante do que o famoso Putsch da Cervejaria da Baviera dos anos 20, alerta ao que viria 10 anos depois na Alemanha.

Pode, inclusive, sair pela culatra, por exalar o cheiro de derrota.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

37 respostas

  1. O candidato nazifascista, cujo nome devemos evitar escrever ou pronunciar, hoje “paciente” do hospital israelita-sionista, Albert Einstein, fez carreira política construindo sue feudo nas hostes militares, sobretudo os da reserva e os de baixa oficialidade; esse feudo garantiu a ele e aos filhos mandatos parlamentares, bons vencimentos, mordomias e regalias, além de meios para acumularem patrimônio milionário, difícil de comprovar cmo oriundo apenas das rendas líquidas que recebem do erário público. Para esse candidato e sua família seria mito mais confortável a renovação de mandatos parlamentares, pois nenhum deles demonstra o mínimo preparo para o exercício de cargos executivos (prefeito de uma grande cidade, governador de estado ou presidente da república). Embora não seja “maluco” e não rasgue dinheiro, esse candidato nazifascista e filhos não parecem estrategistas dessa aventura presidencial, pois se tivessem esse propósito o ex-capitão do exército já teria postulado sua candidatura à presidência da república em outras eleições. A leitura que faço é de que o generalato é que o compeliu a lançar-se candidato ao Palácio do Planalto justamente agora, na esteira do golpe midiático-policial-judicial-parlamentar de 2016, que se no início dissimulou, escancarou já neste ano seu caráter também militar.

    Aquilo que pareciam iniciativas atrapalhadas em “arranjar um candidato a vice na chapa do nazifascista” era, na verdade, uma estratégia para confundir os adversários dos campos democráticos e progressistas, para que o candidato “de si mesmo” fosse visto apenas como uma aberração da extrema direita nazifascista e não o que de fato é: um candidato forjado pelos generais de pijama e da ativa, para chegar ao poder por meio de uma eleição farsesca e fraudulenta, da qual eles alijaram o maior líder político brasileiro e franco favorito a vencer a disputa, até mesmo no 1º turno, o Ex-Presidente Lula. Nessa eleição farsesca e fraudulenta, eles e o poder judiciário (golpista como eles e agora já devidamente ‘domesticado’ e subjugado às fardas e coturnos) impuseram até mesmo o candidato oficial do PT, preparado para derrota ou, se vencer a eleição, implantar o projeto do golpe, que é o desmonte, o entreguismo, a privatifaria, a criminalização dos movimentos sociais, a retirada de direitos dos trabalhadores e tudo o que se vê nesse (des)governo golpista e quadrilheiro que tem Michel Temer e sua camarilha como ‘testas de ferro’.

    Outras pesquisas dos institutos golpistas (IBOPE e DataFolha) devem atribuir ao candidato nazifascista 30% a 1/3 das intenções de voto. Tudo isso já está devidamente “contratado” e “precificado”. Mas muitos blogs que se dizem progressistas continuam enganando seus leitores com vãs expectativas de que o “plano B” imposto pelos golpistas (os de fora e os de dentro) como o candidato do PT tem chances de equilibrar a “disputa”, ir ao 2º turno e vencer eleição presidencial contra o generais de coturno, que usam o ex-capitão, o nazifascista desqualificado, como testa de ferro, pra legitimar o golpe de Estado. Por que este e outros blogs não discutem e não colocam em evidência as possibilidades reais e fraude nas urnas eletrônicas inauditáveis usadas no Brasil? Quem desenvolveu hardware e software dessas urnas? Qual a empresa responsável e e qual o sobrenome dos seus controladores? E no TSE, quem são os técnicos responsáveis pelo sistema de votação? (Dica: os mais experientes são oriundos da SEI, do SNI e da ABIN e serviram aos governos ditatoriais chefiados por generais do exército) E com que projeto estão alinhados os atuais “ministros ” do TSE? Precisa desenhar?

    1. ELES TENTARÃO VIRAR A MESA É JUSTO O POVO SAIR AS RUAS PARA LEGITIMAR A VITÓRIA DO HADDAD.

      1. Mais que justo; lendo as notícias de hoje percebo que também é imperioso.
        É muito general falando e muita mídia repercutindo; Há sim nuvens negras.

      2. Os milicos preparam um novo golpe, disso não há dúvida. As hostes inferiores da farda exigem, são bolsonazis de carteirinha. E o alto oficialato não tem vontade suficiente para contrariar a tropa…ou não tem competência para isso. Exército de país subdesenvolvido é sempre uma grande m…

    2. Boçal Nato, que começou sua carreira política com ambições modestas (reivindicações salariais da categoria militar) e assim se manteve por longo período, foi se unindo nos últimos tempos a forças obscurantistas, porém de grande poder tático-operacional.

      Pela ordem cronológica: 1) corja de “evangélicos” manipuladores tipo Malafaia; 2) Sionistas; 3) Especuladores, manipuladores de mercado e anarco-capitalistas; 4) alto oficialato e ex-comandantes militares.

  2. O DESESPERO JÁ BATER NA PORTA DA GLOBO., ELA PODE JOGAR TODA SUA FORÇA NO CANDIDATO ALCKMIM OU FICAR COM O MAIS GOLPISTA QUE O PRÓPRIO BOZONARO. A GLOBO VAI PERDER DE NOVO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Dr, Moro , Dr. Delllanhol e os demais golpista já estão de malas prontas para os EUA. Haddad vai reverter e trazer do seu lado os generais democratas que ainda existe nas forças armadas.

  4. Haddad eleito em 2018 os generais Mourão e seus asseclas inclusive o bozonaro vão curtir umas férias na cadeia.
    Vai haver cadeia para juízes golpista , ministério público golpista e generais golpista e jornalismo golpista. COLOCA TUDO NA MESMA CADEIA E MESMA CELA. CHORA TUCANADA GOLPISTA !

  5. OS JORNALISTAS LEGALISTAS FARIAM UM BEM IMENSO
    SE AO ALERTAREM O PERIGO EXPUSESSEM SUAS IDEIAS DE COMO COMBATE-LO.SE O MAL TENTAR SE SOBREPOR SERÁ COMBATIDO COM MAIS FORÇA QUE ANTES,ATEMORIZAR UM POVO QUE NASCEU ATEMORIZADO A NADA LEVA,PORTANTO ;CADA DESGRAÇA AO SEU DIA,SOFRER POR ANTECIPAÇÃO ENFRAQUECE OS ÂNIMOS.

  6. O ex-capitão manda Justiça Eleitoral se virar pra lhe dar a vitória. Em Honduras fraudaram Atas das urnas. Na totalização digital bastará logaritmo do supremo de merda.

  7. Pesquisa por telefone encomendada pelo banco fundado por Paulo Guedes, titereiro do traste… Pra mim, tem é especulador lucrando ou planejando lucros com a eleição e as pesquisas.

  8. a História teima em se repetir…agora um século depois e abaixo do equador…mas feições a parte o gene é o mesmo !! O barbudo não fala da boca pra fora mas com a realidade da crise capitalista.

  9. “O filho do candidato à presidência usou seu Facebook no último sábado (15) para desqualificar a formação do grupo “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”. O político afirmou que a página inicialmente era de teor cômico e teve o seu nome alterado contra o pai, Jair Bolsonaro. No entanto, a informação foi desmentida pelo próprio porta-voz do Facebook, que atestou o fato dela ter sido iniciada do “zero”, no dia 30 de agosto. A publicação de Eduardo Bolsonaro reuniu diversas mulheres nos comentários, que ressaltaram a deturpação dos fatos feitas por ele, que chegou a citar pejorativamente o conceituado jornal britânico “The Guardian”.”

    https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/16/mulheres-recuperam-grupo-contra-bolsonaro-no-facebook-apos-ataque-de-hacker.htm

  10. É a primeira vez que vejo um candidato reconhecer a própria derrota já no primeiro turno!

    #HaddadEManuela

  11. O espaço na globosta para mais um golpe já está bem desenhado ! Agora não se fala outra coisa é a fraude da eleição que ainda não aconteceu ! O espaço para os generais ja começou ! A globosta é mestre nisso , tem cultura e documentos como se faz um golpe! É só ligar a TV ta os generais dando entrevista ! Que Deus tenha piedade do Povao brasileiro ! Vem aí novamente os desaparecimentos de pessoas ! Maus dúvido de um globosta !

  12. É A “PAÚRA” (PAVOR !) DE QUEM SABE QUE JÁ PERDEU…
    TENTA SUJAR A ELEIÇÃO DE HADDAD!
    COMO DIRIA O SAUDOSO BRIZOLA, BOSÓNARO É UM TÍPICO “PESCADOR DE ÁGUAS TURVAS”, EXPRESSÃO UTILIZADA PARA EXPLICAR O HÁBITO DE SE PESCAR APÓS AS ENCHENTES, QUANDO A ÁGUA DOS RIOS SE TORNA SUJA… AQUI NO SUL, É COMUM SE JOGAR TERRA DA BARRANCA DO RIO PARA DEPOIS PESCAR….KKKKKKKKK!
    BOSÓZINHO, JÁ PERDEU E PENSA TIRAR ALGUM LUCRO ELEITORAL ENQUANTO É TEMPO!
    NÃO ADIANTA… A ONDA VERMELHA ESTÁ CHEGANDO, E É UM TSUNAMI IMENSO DE VOTOS VERMELHOS!
    POBRE DA GLOBO… TENTOU… TENTOU E SE FERROU…kkkk!
    EM 2019, O POVO VAI IR ATÉ A COZINHA DA GLOBO…

  13. Não tenham duvidas!! É uma cópia do Esquema Hitleriano da década de 20 do século passado. Já devem estar montando os grupos de sabotadores e as “milicias” NAZIFASCISTAS. E com a vantagem de obter apoio dos MILICOS, em armas e homens. O próprio vice sugeriu isto.

  14. Está claro como a luz solar . Instituto Millenium, General Mourão , Bozonaro . TUDO VIRA BOSTA !

    O BRASIL VAI VOLTAR SER FELIZ NOVAMENTE. COM HADDAH E LULA. CHORA FASCISTAS E TUCANOS GOLPISTAS.

  15. Vejo o porque não confiar muito nessas pesquisas quando se compara os resultados estaduais com os federais. Dilma, Suplicy e Jacques Wagner, todos liderando para o Senado em estados populosos, com votos acima da casa dos 30%, mas Haddad não junta pra isso? Um eleitor de Dilma, vai votar em Bolsonaro, ou Marina, ou Alckmin? O PT é tão demonizado, mas consegue que tenha gente que vote em senadores do partido mas não no presidente? Por isso não dá pra confiar muito no que dizem essas pesquisas. A da BTG já sabia que ia ser por aí, afinal é do Paulo Guedes. Acredito ainda que as do Ibope e do Datafolha dêem uma subida de uns 4% pro Haddad depois dessa.

  16. Fui dar uma olhada no Wikpédia sobre a biografia do coiso. Se fez um curso de educação física e outro de paraquedista como os únicos de sua vida, no meio dos militares, e não em escolas convencionais, está aí a prova de sua falta de estudo, de desenvolvimento intelectual para partir para os mecanismos de defesa quando indagado sobre o que realmente fez na sua vida pregressa, desde os anos oitenta, quando foi quase empurrado pra fora do Exército, isso depois de passar u tempinho preso por indisciplina. Mas, como vimos, um homem como Haddad, com três diplomas de cursos e mais dois extras, de mestrado numa coisa e doutorado em outra, é tratado por uns borra-bostas como Bonner e Renatinha como se eles, sim, fossem os doutores, só se for sem-causas.
    Por que não querem saber de sua vidinha de soldado?
    Meu alento é saber, com certeza, de que, tal como nos anos de chumbo, os militares não são unânimes em favor desse capitão do mato. Na Internet mesmo sobram depoimentos de militares dizendo por que não votam do Bozo. Ontem mesmo ouvi o depoimento de um polícia civil do RS esculhambando com ele, sobretudo por não ter movido uma palha, como deputado carioca, para um dia sequer ter abraçado a causa dessa categoria, tantos meses sem salário a depender de esmolas do povo. Como esses, a gente ainda verá outros tantos, de patentes altas, respeitáveis, declarando-se contra o coiso.

  17. A mídia alternativa e de esquerda.precisa mostrar ao público q nossas eleições são as mais transparentes do mundo.precisamos criar antídotos contra o novo golpe!

  18. O que é dito sem prova deve ser retribuído sem prova. Então, as pesquisas estão inflando os verdadeiros números do “Bolso”, de Geraldo, de Álvaro Dias, de Meirelles e de Amoedo. As mesmas pesquisas estão reprimindo os números de Haddad e Ciro. Por fim, se Bolso ganhar também terá sido fraude nas urnas fruto de uma armação dos militares golpistas, da globo e do mercado com o TSE.

  19. TSE e MP

    Onde estão os membros advogados públicos para defender a legalidade do pleito? Já pipocam há muito tempo, aqui e acolá, reações de violência do público bolsonarista, baseando-se em pesquisas não registradas no TSE, sem metodologia comprovada ou em mesmo simples boatos de whatsapp, de que o candidato dos fascistas ganharia de lavada no 1º turno. Ou seja, qualquer coisa diferente disso, é razão para comportamentos sociais de vitimização e de ódio perante “o sistema”, como racionalização, culpabilização e finalmente, “justificativa” para a barbárie. Em outras palavras, a OMISSÃO dos senhores advogados públicos diante dessa campanha completamente irresponsável cobrará seu preço e haverá mais vítimas nas ruas. Pode não ocorrer uma manifestação de violência política explícita, mas esse tipo de declaração e comportamento criminoso de líderes, que deveriam dar o exemplo, leva a pipocar a revolta no comportamento do dia a dia, não necessariamente organizada. São casos isolados de violência que se multiplicam exponencialmente como resultado de atitudes criminosas, irresponsáveis e covardes de quem deveria liderar o processo democrático.

    1. O próprio bozo foi vítima dessa violência (ainda verbal, na maioria) que ele prega. Pelo visto, não aprendeu!

      1. Ele não aprendeu porque não tem ligações suficientes entre seus neurônios (síndrome da falta de sinapses…eheheh)…

  20. Interessante nesta história é que foi só o Haddadd subir, então o Bolsomerda apelou para este tipo de coisa de que o Lula vai fraudar as eleições. O Cidadão antes já estava de caganeira, agora então, ele está se borrando pelas pernas abaixo. Afinal u q o Lula tem com Justiça eleitoral . Se fosse inverso poderia ter lógica, mas, pelo visto começaram a se borrar pelas perrnas abaixo. Haddad é Lula e Lula é Haddad. Não adianta os golpista ameaçarem a Democracia. Esta turma ai de pijama serão recolhidos em uma unidade do exercito logo, logo.

  21. Vai ser no primeiro turno,e eles ja estão sentindo o cheiro da derrota…O desespero que tomava conta só do PSDB,agora toma conta do Bozo também…

  22. Bolsonaro calado é um gênio, sua enfernidsde o ajuda no que afasta ele dos debates das ideias e o restringe à divulgação de burrices como essa e algumas bravatas como os cães que latem mas não morde. Adequado para deleite de sua turma de bad-boys tupiniquins. Curioso, a família é toda é candidata a alguma coisa bem paga, senado, camara federal, camara estadusl, vereadores, igualzinho aos Renans, Magalhães, Sarneys e muitos clãs por aí. Picaretas é o nome.

  23. O general Paiva já disse que exército não aceitará vitória do PT. Por que estamos subestimando isso?

  24. Os que estão alimentando as pesquisas pensam que o Bolsa é apenas um sujeito conservador e determinado. Pouca gente está informada de que se trata de um fascista perigoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.