Antecipação do 2° turno é faca de dois gumes para Bolsonaro

Como se disse aqui, ontem, logo após a divulgação do vídeo de Jair Bolsonaro denunciando uma mirabolante “fraude” que teria sido perpetrada por Lula e pelos que o impugnaram como candidato – incrível, um candidato com 40% dos votos combinando ir preso para ganhar com fraude! – e conclamando os militares para não aceitarem o resultado das urnas, é um ato de desespero que traz tantos sinais quanto perigos.

É evidente que a intenções do ex-capitão eram (e são) :

a) antecipar a polarização entre ele e  Lula/Fernando Haddad e tentar anular a estratégia do candidato petista de ignorá-lo e se fixar na absorção dos votos de Lula;

b) cristalizar sua posição de candidato da direita,  fechando a porta para crescimentos de Geraldo Alckmin e a turma nanica (Álvaro Dias, João Amoedo) sobre seus votos em potencial e

c) anular, radicalizando ainda mais seus apoiadores, seu obrigatório sumiço da propaganda eleitoral e dos debates presidenciais que tendem a chamar mais a atenção  à medida em que as eleições se aproximam.

Como toda manobra, seja política ou militar, tem seus efeitos colaterais. Neste caso, os de ter criado um espaço de crescimento no “outro anti” da política brasileira hoje, tão ou mais forte que o antipetismo: o antibolsonarismo.

Dificilmente, com três ou mais  pontos a menos que Haddad  nas próximas pesquisas será possível sustentar o discurso de que “só Ciro será capaz de derrotar Bolsonaro”,  independente de quanto se creia nisso. Porque o crescimento do petista na seara do voto lulista é forte, é rápido e tem espaço para gerar, em poucos dias, preferências suficientes para isolá-lo na 2ª posição e até encostar em Bolsonaro.

Isso não depende de Ciro para acontecer.

É tolice imaginar que possa haver lógica em estimar que pesquisas “de 2° turno”, agora, com a indefinição da rodada inicial, possam ter grande validade.

Em seguida comento os dados da pesquisa CNT/MDA que, conforme já se afirmava, isolam Fernando Haddad em segundo lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

19 respostas

  1. O Mercado e a Grande Imprensa não sabem para onde correr e o que fazer. E o tempo passa contra eles e a favor da gente. Se a época do Golpe contra Dilma todos os fatores conspiravam literalmente para o sucesso do Golpe de Estado, agora tudo parece conspirar contra. Dois eventos principais determinaram essa situação:
    1º o completo fracasso econômico e político do Governo ilegítimo de Temer e
    2º a resistência e resiliência política de Lula e do PT.

    Quando tudo conspirava a favor do Golpe, Bolsonaro era só mais um. Agora, dada a dimensão a que chegou, passa a ser disfuncional, mais um lastro muito pesado para a madeira cada vez mais fina do barco do Golpe, que faz água por todos os lados.

    Dado a inanição dos puros sangues, o cavalo xucro não pode mais ser tirado do páreo, mas as chances dele cruzar a linha de chegada à frente do cavalo petista é bastante reduzida. Isso apavora o Mercado e a Grande Imprensa.
    Tasso Jereissati bem ou mal intencionado, não importa, cravou na explicação do erro do agente político e organizador do Golpe: os tucanos, que agora “colhem o deserto que é todo seu”.

    Nossa preocupação não deveria agora o de focar a de 1º turno eleição presidencial que parece garantida. O foco deveria ser o de valorizar e chamar a atenção dos eleitores de Haddad agora para a importância dos Governadores e as Assembleias Estaduais e também do Congresso Federal. Essa deveria ser a nossa preocupação e para onde deveria estar voltado também os nossos esforços e nossa atenção.

  2. “Pesquisa” fake news:
    pesquisa que vale é toda e aquela que informa ao entrevistado que Haddad é LULA!
    E vice-versa!

    Ademais, todo o mundo já sabe que o próximo TRIpresidente do Brasil tem nome e sobrenome:
    Fernando LULA Haddad!
    E PenTa!
    É também sabido que a Manuela D’Ávila irá dedetizar do escurinho do Jaburu da Dodge o infame e vulgar nazigolpista &$ mega corrupto vampiro decorativo mimiSHELL!
    Resta saber os que estes pulhas e sem-vergonha golpistas de merda ainda irão aprontar!

    1. PARA EVITAR AÇODAMENTOS:
      para quem acredita nestes mulambos do tipo DataFRAUDE, Globope, CNT/MDA, “Paraná do ‘mor(T)o’ Pesquisa”, conclamo que aguardem até amanhã a próxima pesquisa com ‘P’ maiúsculo, leia-se, Vox Populi!
      O resto é o luar de Paquetá!
      .

      1. Pois é!
        Os nossos Sites Progressistas tem hora que pisam na bola em ficar comentando e dando credibilidade a essas pesquisas FAKE: datafalha, globope e que tais.

        1. Aqui na Bahia desde que Wagner desbancou o Coronel ACM em vida, O IBOPE, CNT/MDA e Data Folha só dava vitoria para os candidato do carlismo, Sempre com 70% inclusive na primeira eleição de Wagner.
          Estes institutos manipulam sempre e sempre são derrotados.
          O ACM Neto desistiu e jogou o idiota do Zé Ronaldo para o carlismo ser derrotado de novo. Conclamo os eleitores de LULA / HADDAD / PT / E ESQUERDAS a não acreditarem nestas pesquisas encomendadas.

  3. Haddad sempre visita LULA, Haddad tem orgulho de LULA e DILMA! LULA recebe visita de ex chefes de Estado, do Nobel da PAZ. Será se Aécio Neves fosse preso receberia visita de FHC, Geraldo Alckim, deTasso Jereissati, do Jogador Ronaldo?

  4. Está subida de HADDAD 13 !!!! Tem tudo a ver com o seu trabalho militante, trabalho árduo de porta em porta, como bem disse o nosso Presidente LULÃO em seu bilhete para nós….então , VAMOS EM FRENTE AINDA COM MAIS FORÇA !!!! Vamos continuar a dizer P ara T odos , que HADDAD É LULÃO !!!! É 13 !!!!! É 13 !!!!!
    Voto a voto , até a VITÓRIA de HADDAD 13!

  5. Bolsonaro já viu a derrota e chama apoio militar para sua guerra contra as minorias, que somadas são maioria absoluta. Fora os raivosos e os adélios da direita, a turma de alienados de boa fé tem limites. Já foram longe demais.

  6. O que o Fernando Brito está analisando é a REAL possibilidade de Bolsonaro vencer a eleição. Além dos votos daqueles que têm valores fascistas introjetados por séculos de relações escravocratas, Bolsonaro também recebe votos dos que de boa-fé são antipetista, vítimas da manipulação de suas consciências, principalmente pela Globo. Isto demonstra que estavam certos os que defendiam uma Frente Democrática para enfrentar os golpistas e hoje os fascistas. Frente Democrática que foi IMPEDIDA pelo PT. Teremos fortes emoções nas próximas três semanas… O futuro do povo brasileiro está ameaçado.

      1. ARI: o Nassif fez uma entrevista com os dirigentes do PT. Leia a entrevista e você verá que o objetivo dos dirigentes era manter o protagonismo futuro do PT e manter a hegemonia no campo da chamada esquerda. Valter Pomar (dirigente nacional do PT) escreveu um artigo no blog 247 afirmando que a aliança era difícil, porque o outro partido teria que aceitar que o candidato a presidente teria que ser Lula e o vice teria que ser do PT !!! Está escrito. O PT só aceitaria uma frente se ele desse a direção. Refutou a chapa Ciro-Haddad (apesar de defendida por Jaques Wagner, Flávio Dino e outros). Leia a entrevista do Nassif e você compreenderá melhor os bastidores dessa eleição.

  7. Na remota hipótese de Boçal Nato ganhar a presidência, espero que ele não seja “tancredizado” lá no Albert Einstein, para assumir o Mourão.

    1. Já pensou numa alternativa dessas, em que Bolsonaro passasse a ser “menos pior” do que a alternativa a ele, seu vice Mourão?
      Pelo menos, uma coisa estaria garantida: o Inferno como único e obrigatório destino!

      1. Vou fazer uma errata aqui: onde se lê “espero que ele não seja”, leia-se “só falta ele ser”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.