O quarto D de Temer. Por Bernardo Mello Franco

trilhos

Resumo sem retoques de Bernardo Mello Franco, na Folha:

Delatado, desmentido, denunciado. Michel Temer levou 40 dias para completar a cadeia dos três Ds. O ciclo se fechou nesta segunda com um fato histórico. Ele se tornou o primeiro presidente brasileiro a ser formalmente acusado de corrupção durante o exercício do cargo.

A delação de Joesley Batista veio à tona em 17 de maio. Além de acusar Temer de pedir propina, o empresário entregou uma fita em que os dois tratavam de assuntos espúrios no porão da residência oficial. Pouco depois da conversa, a polícia flagrou um assessor do presidente recebendo R$ 500 mil em espécie. Ele devolveu o dinheiro e foi preso.

Num país mais sério, o chefe do governo não teria se mantido mais um dia no cargo. Como estamos no Brasil, Temer bateu pé e já resistiu outros 39. Ele chamou o patrocinador que frequentava sua casa de “bandido notório”, desafiou o procurador-geral da República e disse ter sido vítima de uma “armação”.

Ao se agarrar à cadeira, o presidente passou ao segundo D. Passou a sofrer desmentidos em série, a cada nota oficial atropelada pelos fatos. Num dos episódios, Temer negou ter viajado com a família no jatinho de Joesley. A Aeronáutica se recusou a endossar a falsa versão, e ele foi forçado a admitir a carona.

Na sexta, foi a Polícia Federal quem desmontou o discurso do presidente. Ele repetia que a gravação da JBS era “fraudulenta”, e a perícia atestou que o áudio não foi editado.

Com a denúncia da Procuradoria, Temer avança outra casa e passa à fase da guerra total pelo mandato. Agora ele fará de tudo para tentar escapar do quarto D, de derrubado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Isso é uma investigação com provas.
    Triste Brasil que aceita outras investigações em que a “força-tarefa” imaginou a história, não investigou e só aceita delação que corrobore a teoria pré-definida.

  2. Cunha já tinha insinuado ao Moro o envolvimento de Temer com a JBS e a concessão do Porto de Santos. Joeslesy confessou a propina dada ao Temer. Agora o MP vai investigar os “negócios” de Temer com o Porto de Santos. Com quase um ano de atraso, já que para o Moro, o assunto “não vinha ao caso”. Ainda falta o Joesley dar nome ao boi, digo, ao juiz, que ele comprou para atuar a favor de Temer e da JBS. Será que teremos alguma surpresa ou “todos os caminhos levam à Roma”? É esperar para ver se o STF terá coragem para buscar o tal juiz ou permanecerá acovardado.

  3. Mas quem deveria ser derrubado além do Temer ou responsabilizados, são os atores dessa aventura de detonar a democracia, porque o governo que tinha sido eleito não atendia suas demandas. São eles a Globo e seus satélites-Congresso e o judiciário. Eles são irmãos siameses do governo Temer, tem o mesmos gens, a mesma ambição e o mesmo projeto, desprezam o Brasil e seu povo, são inimigos das conquistas sociais do nosso povo , é um tumor que devem ser extirpado, qual um câncer ,pois só assim poderemos nos tornarmos uma nação.

  4. A preocupação dos brasileiros pouco a pouco vai deixando Temer e se fixando em Rodrigo Maia. Rodrigo Maia foi oficialmente acusado pela Polícia Federal de corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo propina de 1.000 000 de reais pela OAS. Só falta o Ministério Público analisar os documentos da polícia e decidir se e quando oferece denúncia contra ele ao STF. Também, com as novas tendências de investigar a Lista de Furnas por conta das investigações sobre Aécio Neves, abre-se nova frente de denúncias contra Maia, que consta daquela lista como tendo recebido propina de 200.000 reais. Isto é só o que sabe por enquanto.

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/02/rodrigo-maia-e-acusado-de-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-pela-pf.html
    .
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/rogerio-correia-rodrigo-maia-recebeu-propina-de-furnas-rosso-do-mensalao-do-dem-sao-farinha-do-mesmo-saco-golpistas-e-moralistas-sem-moral.html

  5. e porque Lula foi dar entrevista para a popular rádio itatiaia BH, hoje? tentem ouvir (sem náusea) um minuto das considerações dos “donos das vozes” daquela emissora agora (claro, sem o entrevistado que não está mais presente). podem imaginar o pior. alguém nos diga se isso é favorável, se lhe/nos ajuda ou se isso não é um gol contra. taxistas, bares, oficinas de carros, todo local de trabalho que se imaginar ouve a rádio em BH. são, diríamos, pobres coitados à procura de uma voz para se guiarem no meio de tanto tiroteio e o que encontram? (claro, excetuando os pilantras de sempre, também ouvintes.) hipócritas e cínicos comandando a comunicação social, mentindo impunemente há anos, silenciando quando o bandido é o preferido, como no caso do senador recém desmascarado. ou alguém nos convence que conceder entrevista a bandidos da mídia traz dividendos, ou o ex-presidente não aprendeu nada, NADA! ‘tá difícil, desgraça.

  6. Salvo engano meu, a gravação nao foi OUTRA ‘açao controlada’ mas sim uma arapongagem habitual dos canais competentes (sic): PF, NSA e consórcio…

  7. Bom dia,

    Faz um DDD via BrOI ( a empresa formada pela patranha da privatização das teles). Caso não consiga fazer a ligação (tem muito deputado que ainda nao conseguiu fazer a conexão, apesar de uma vasta lista de provas), usa o WiFi-BROI…foi ” o inferno de “dantas”!” Será que gilmar mendes já fez a ligação pro senador Flecha?! “Trim, Trim”… Notícias sobre prisao de Aecio só em Agosto: ao longe se escuta os brindes Tim-Tim, Tim-Tim, Tim-Tim!

    O povo tem que “se ligar”…se perdeu a chave da ignição, talvez uma das soluções seja fazer “uma ligação direta” e já!! ( Gss)

  8. Num país sério, como diz o articulista, talvez o presidente já tivesse caído. E o que aconteceria, também num país sério, com um jornal como a folha de são paulo, onde trabalha bernardo de melo franco? Ele agem como se não tivessem feito nada para derrubar Dilma e colocar o golpista. E como se não tivessem feito nada para manter o golpista, como no caso da perícia fajuta contatada pela folha para desacreditar a gravação de joesley batista.

  9. Uma coisa é certa, temer cairá, não porque é um corrupto chefe de quadrilha, mas porque se tornou INÚTIL a classe dominante. Não tem mais condições políticas e morais para aprovar as reformas q beneciarão a classe dominante. Assim como Collor foi abandonado porque se tornou inútil. Temer vacilou ao se deixar pegar negociando propina com um criminoso investigado. Temer vacilão q perdeu a serventia. Estão atrás de outro Temer.

  10. Materia interessante dos quatro D. Nao falta palavras com D para classificar temer além dos citados na materia como Delatado, Desmentido, Denunciado, Derrubado e das sugestão do Demitido e Detido.

    Parece nao ser Demais Demandar Dez D’s do Dicionario: Desmemoriado, Demagogo, Destruidor, Demode^, Delinquente, Deprimente, Difuso, Deploravel, Desesperado, Dúbio!

    E quem sabe em breve ele receba um novo D de Derrotado!!

  11. Tá ruim demais, tanto, que até mudou uma frase que já marcou tantos políticos. Agora vale o ” foi dando que ele se danou’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *