O que a Folha não disse do Datafolha.

poregiao

Fui ver os dados detalhados da pesquisa Datafolha.

E chamou-me a atenção a agregação regional das intenções de voto.

Dilma vence na região Sudeste (43,2% dos votos do país), onde o Rio de Janeiro é menos de  um quinto do total de votos (8,4% do eleitorado nacional), enquanto São Paulo pesa quase o triplo (22,2% do eleitorado brasileiro) e Minas Gerais tem um quarto (10,6% dos votos brasileiros).

Uma conta simples diz que Minas e São Paulo pesam 80% do eleitorado do Sudeste e o Rio, 18%.

E Dilma, embora “apertado” ganha?

Sinal que as coisas estão complicadas para os tucanos em São Paulo e Minas.

Mas é curiosíssimo que o maior nível de indefinição esteja , justamente, na região mais bem informada do país.

E, portanto, onde a mídia acaba tendo tanta influência no voto quanto o estômago.

Ou, talvez, por isso mesmo,  aquela onde se dê a batalha por corações e mentes.

Justo aquela que mais o governo vem negligenciando.

PS. Eduardo Campos tem 10% no Nordeste porque tem 40% em Pernambuco, que é um quinto do eleitorado da região. No resto, seu índice não chega a 3%.  A campanha em Pernambuco é uma das que mais rapidamente pode sofrer influência da polarização nacional.

PS2. Na Região  Sul, no primeiro turno de 2010, Dilma perdeu para Serra. Agopra ganha, com boa folga, por enquanto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. Um detalhe que todos esquecemos. Todos os estádios que existiam no Brasil, foram construídos com 100% de recursos PÚBLICOS. Exatamente TODOS eles.
    A única vez que os estádios no Brasil nao foram construídos TOTALMENTE, com recursos PÚBLICOS, foi agora com a copa, quando a iniciativa privada entrou com a MAIOR parte dos recursos.
    Vamos divulgar isso!!
    Isso merece um debate.

      1. Fernando, estou me referindo aos estádios públicos, nao os particulares. Pacaembú, Castelao, Fonte Nova, Maracana, Serra Dourada, Mineirao, Batistao, Rei Pelé,Pituaçú, Mangueirao,etc… todos os estádios das capitais do Brasil sempre foram construídos com 100% de recursos públicos, em todas as épocas.
        A presidenta Dilma tem que deixar isso bem claro para os inimigos do PT e do Brasil.

    1. Realmente, assim como o desmonte do estado por FHC, vendeu as empresas para particulares que USARAM DINHEIRO PÚBLICO.

      1. Roberto de Paulo, estou me referindo aos estádios públicos, nao os particulares. Pacaembú, Castelao, Fonte Nova, Maracana, Serra Dourada, Mineirao, Batistao, Rei Pelé,Pituaçú, Mangueirao,etc… todos os estádios das capitais do Brasil sempre foram construídos com 100% de recursos públicos, em todas as épocas.
        A presidenta Dilma tem que deixar isso bem claro para os inimigos do PT e do Brasil.

        1. Errou! Capitais do Sul, Porto Alegre: Olímpico, Arena e Beira Rio. Floripa: Ressacada e Orlando Scarpelli. Curitiba: Arena da Baixada e Couto Pereira. Então meu velho nem todas as capitais tem estadio com dinheiro público.

  2. Dilma ganha por goleada no norte e nordeste,perde por porcentagem mínima no sudeste e sul e ganha por pouco no centro-oeste
    esse é o meu prognóstico para as eleições

  3. Acho que é preciso analisar as coisas com mais racionalidade e com menos paixão.

    O cenário não é favorável para a presidente. Se a um ano atrás a sua reeleição era algo mais do que provável, hoje ela entra para o terreno das possibilidades.

    Vejo os blogues progressistas, em uníssono, tentarem tirar dados positivos para Dilma nessa pesquisa. MÁ NOTÍCIA: Não existe nenhum dado positivo para a presidente nessa pesquisa. Não é assim que a tendência será revertida. Não adianta tampar os olhos para a realidade.

    Mais do que qualquer pesquisa, é visível nas ruas o sentimento de mudança. O povo não quer mais esse governo. O povo está sendo justo? Em minha opinião não está. Porque o povo não quer mais esse governo? Porque o país, infelizmente, não vai bem como ele gostaria. Não adianta tentar convencer o povo que o país está como ele gostaria, quando ele sente que não vai. Tá, o PIG tem sua enorme parcela de culpa para a situação estar aonde está. Mas continuaremos a gritar nos blogues progressistas contra o PIG, continuaremos a gritar que a Dilma é perseguida, que é injustiçada, que esse é o caminho mais fácil para perder a eleição. Mas do que entender o porque chegamos até aqui, temos que entender o que podemos fazer para mudar a tendência. Porque a tendência é de queda livre de Dilma

    1. Perfeita análise Daniel.
      O problema que eu vejo não só aqui no tijolaço mas em outros blogs é meio que um jornalismos “soberbo”. Explicando: Na maioria dos casos o conteúdo apresentado é verdadeiro, apenas acredito que a forma que as coisas são colocadas não é a melhor. Do jeito que é feito, embora quem é pro Dilma vai achar o máximo, quem é oposição vai menosprezar, pelo fato do texto ter sempre esse ar de superioridade, de ser perseguido e tudo mais.
      Repito, não estou dizendo que isso é mentira, mas acredito que a abordagem poderia ser de um jeito um pouco mais “imparcial” talvez, de modo a leitores neutros ou até opositores perceberem a realidade.

    2. Daniel, não é possível que não se veja “nenhum dado positivo” numa pesquisa em que uma candidata tem praticamente a soma de todos os seus principais adversários, em meio a um temporal e campanha de mídia contra ela e um clima de tumulto e agitação pré-Copa. Eu critico o tempo todo a abulia do PT e de Dilma na campanha, mas não posso deixar de ver o óbvio, que ela tem, ainda e apesar de tudo, uma posição sólida. Eu tenho muitas frustrações e críticas em relação à campanha e à postura do governo, mas não posso deixar de ver estes fatos.

      1. Fernando, eles nao entendem porque eles querem que aqui sejamos “imparciais” no que tange ao que eles pensam. Na realidade, nao tem havido “imparcialidade” nos sites dos que eles nao sao apenas visitantes.

    3. Estamos no auge da campanha do PiG, com Copa se aproximando e Dilma sem horário eleitoral para mostrar as realizações do seu governo, já que a mídia opositora não mostra. Após a Copa, com a campanha liberada, a coisa vai mudar. O que eu vi nessa última pesquisa é a manutenção da distância entre os principais adversários e o aumento de indecisos, ou seja, a maioria quer deixar a política para depois da Copa. Vai dar Dilma no 1o turno.

  4. Alô Brasil, os do não vai ter copa, os envergonhados, serão derrotados, se fu…. Sentirão vergonha do papel que fizeram, sentirão vergonha de estarem tão distante do povo brasileiro, sentirão vergonha de terem conspirado contra este povo maravilhoso. Sexta-feira, fria, chuvosa, com greve no transporte coletivo, o Grande Morumbá está repleto, esbanjando alegria e felicidade, são mais de 60.000 torcedores. Valeu Dilma!!!!!!! Esta será a copa das copas!!!!!! VIVA O BRASIL!!!! ABAIXO AOS VIRA-LATAS!!!!! ABAIXO AOS BORRA BOSTAS!!!!! ABAIXO AOS VENDIDOS!!!!!

  5. É incrível que necessitemos de um ótimo “blog sujo” para dissecar uma pesquisa feita com dinheiro público dos paulistas (publicidade direta e indireta dos tucanos).
    Tomara que no próximo governo Dilma tenhamos um Ministro das Comunicações.
    Parabéns, Fernando, pelo seu trabalho e continue firme no bom combate!

  6. O que nao pode acontecer de maneira nenhuma(mas na minha percepcao esta acontecendo) e ficarmos nessa doenca de “coitadinho”. Porra meus amigos, se nao tivermos condicoes de enfrentar e derrotar o PIG, e melhor pedir uma chupeta e ir chorar embaixo da cama da mamae. A realidade, nao importa muito os motivos(que sao varios) e que a Dilma esta de ladeira abaixo. O PT nao.(e so dar uma olhada nas pesquisas nos estados).Se o Governo Dilma continuar achando que levar o jogo para os penaltis e uma boa estrategia, sinto que vamos nos fuder de verde amarelo. Deixar essa sacanagem que o PIG fez com a Petrobras sem uma resposta a altura, foi ducha de agua gelada na militancia. Espero fervorosamente que apos a Copa(outra vergonha em se tratando de comunicacao do Governo Dilma com o Povao), o verdadeiro gigante acorde e parta para o confronto. Afinal, que monstro e esse? Aecio Neves???Brincadeira.

  7. testando comentário no PHA, não sai.
    Espero que o Fernando não me tire daqui, pelo menos
    até as eleições da Dilma!!

  8. O que eu estou sentindo aqui em Minas é que, pessoas que não estão satisfeitas com o governo do PT (Dilma), estão esperando uma definição até as eleições, caso tenha possibilidade do Aécio ganhar aí elas votam em Dilma. Acho que esses são os indecisos, que não querem ver o Aécio lá de jeito nenhum, no final vão de Dilma.

    1. É importante notar que o Aécio Neves é um candidato Roda Presa, não cresce e agora tá caindo.

  9. grande observação! Vai ver o pessoal da pesquisa deu uma ajeitadinha só no resultado final, esquecendo de ajustar as partes que acabam revelando a verdade. Eu, como “sudestiano” fico satisfeito em saber que aqui a DPA (Dilminha Paz e Amor) tb vence.

  10. Fernando
    O que me inquieta é esta repercussão toda, especialmente por parte de nós progressistas, à pesquisa de um instituto ligado ao que de mais retrógrado e manipulador existe em matéria de mídia escrita, o jornal Folha de São Paulo.
    Ando muito preocupado com esta eleição mas esta pesquisa é para tucano se encher de esperanças, encomendada, nada mais que isto.
    Não acredito nestes números do Datafolha, pelo simples fato de serem divulgados previamente à realização da Copa, ou seja, para serem esquecidos.

    1. Alessandro, nao diria isso. A Datafolha tem uma estrutura que precisa ter credibilidade com seus clientes do ano todo, e nao so com os das pesquisas eleitorais, para ficar jogando seu nome na lama , mesmo que os interesses sejam muito maiores, a principio, em relacao a ter de volta no governo o PSDB. Em fim, entendo que eles jogam sujo na margem de erro, mas, tenho acompanhado , desde 2002, as pesquisas para presidente , e eles, principalmente quando vai se aproximando o dia das eleicoes, tem acertado. Prefiro ficar alerta com os ”erros” deles e nao me acomodar com as previsoes do PHM. ELES NAO VAO GANHAR NUNCA, MAS NOS E QUE PODEMOS PERDER.

      1. Eduardo Jorge, q questão, como vc mesmo a coloca, é a margem de erros. É através dela que as manchetes são realizadas. POr exemplo: se Dilma caisse 2 pontos e não 3 e Aécio 2 e não 1, qual seria a manchete no JN, no Globo, na Folha?? Entende a manobra? Fica claro p mim que Aécio caiu mais e Dilma menos, o que me conforta, mas ao mesmo tempo deixa claro o poder da manipulação midiática. Nos bares de hj, a disussão política será em torno da queda de DILMA!

    2. Os institutos de pesquisa manipulam e derrubam os candidatos da esquerda nas pesquisas até perto das eleições, depois que conseguem, ajustam as verdadeiras intenções de votos dos eleitores. Manipulam demais. Para não perderem muito a credibilidade, perto da eleição eles até “sobem” os adversários de sempre, Lula, Dilma, Brizola, Jango….mas o estrago já foi feito. Pelo menos eles tentam!

  11. O risco é a Dilma ter uma votação muito baixa e os da Oposição muito menos ainda. Ai a eleição não espelhará o que pensa os eleitores. Vejamos esta possibilidade:
    Dilma 30%
    Aécio Pozinho 11%
    Pastor Everaldo 6%
    Dudú Camprilies 4,5%
    Nanicos 2%
    Total Oposição 23,5%
    Dilma 30%
    Infelizmente estamos caminhando para este tipo de resultado.
    Pois vejamos: não dá para acreditar que esta Oposição mixuruca tenha mais do que esta nesta lista. O certo mesmo seria o Lula sair candidato e liquidar com a fatura antes das eleições.
    Observem que esta é uma possibilidade

  12. O PT Sempre teve 25 a 30 prcento de votos em SP. Tem que chegar a 41 no primeiro turno. Se não ganga.

  13. “Mas é curiosíssimo que o maior nível de indefinição esteja , justamente, na região mais bem informada do país.”: mais bem informada ou mais deformada pela informação dirigida?

  14. Pelo visto o Dudu deve estar amargamente arrependido de sua trairagem, passada as eleições, provavelmente ficará até sem Pernambuco e poderá caminhar para o ostracismo.

  15. Em Pernambuco a maioria dos políticos é formada de traíras. Jarbas Vasconcelos, Roberto Freire, Raul Jungman, Dudú Traíra…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *