O que a imprensa não disse sobre o “arquivamento” de Aécio? O “por enquanto”

aeciolava

O Dr. Rodrigo Janot arquivou a acusação contra Aécio Neves na Operação Lava-Jato, porque só o que diz Alberto Youssef não é prova para investigar ninguém.

Coisa que a imprensa ignora solenemente quando explora a fala de Paulo Roberto Costa, outro bandido, que diz ter mandado dar dinheiro a Antonio Palloci via Youssef, sem qualquer objetividade, até porque o doleiro nega ter recebido esta ordem.

Mas o Dr. Janot teve o cuidado de dizer: tragam-me provas sobre Aécio e ele será investigado, como se lê na sua promoção, espertamente transcrita pelo Ministro Teoria Zavascki e ignorada pela imprensa, onde os grifos são meus:

“É que as afirmativas de Alberto Youssef são muito vagas e, sobretudo, assentadas em circunstâncias de ter ouvido os supostos fatos por intermédio de terceiros (um deles, inclusive, já falecido: José Janene). Outro detalhe relevante: a referência de que existia uma suposta ‘divisão’ na diretoria de Furnas entre o PP e o PSDB – o que poderia ensejar a suposição de uma ilegítima repartição de valores entre as duas agremiações – não conta com nenhuma indicação, na presente investigação, de outro elemento que a corrobore. Dessarte, sem que se tire a credibilidade de todo o mais que foi dito – com elementos mais detalhados e seguros – pelo colaborador em relação aos demais pontos (daí a necessidade de análise individualizada de cada um dos fatos e dos supostos envolvidos), fato é que, no entender do Procurador-Geral da República, tal como realizado em detrimento a outros indicados nas delações que estão sob análise, não há como, neste momento, em face do que se tem concretamente nos autos, dar andamento a investigação formal em detrimento do parlamentar. De qualquer modo, nunca é demais se frisar que não se está fazendo nenhum juízo insuperável acerca da procedência ou não de eventual participação do parlamentar referido no suposto fato relacionado a Furnas. O que se impõe assentar é que, diante do que há de concreto nos autos até o presente, não há sustentação mínima para requerimento de formal investigação. É importante acentuar que tais conclusões prefaciais não inviabilizam que, caso surjam ulteriormente dados minimamente objetivos que justifiquem e permitam uma apuração em relação ao parlamentar, se retorne o procedimento próprio para tal fim.”

Que tal, então, reunir a farta documentação existente sobre a Lista de Furnas e depositá-la, outra vez, nas mãos do Dr. Janot?

A citação de Youssef, se sozinha não é o bastante, agora faz parte do conjunto de indícios que, embora haja perícia indicando ser verdadeira a lista, produz um conjunto de sinais de que Janot possa ser levado a investigá-lo.

Porque, da leitura de sua promoção, está claro que ele diz: por enquanto, por enquanto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Gilberto
    Então a tarefa é envidar todos esforços para que esse conjunto de indícios chegue formalmente e com a maior divulgação possível as mãos do Dr. Janot.

  2. Ora, Janot tem em mãos toda a documentação de que necessita para aprofundar a investigação da corrupção em Furnas. Tanto aquela que lhe foi entregue pelos 4 deputados mineiros Adelmo Leão, Padre João, Rogério Correia e Pompílio Canavez, já faz mais de ano (precisamente em 13 de Fevereiro de 2014). Quanto à denúncia preparada pela promotora Andréa Bayão Pereira há mais de 3 anos (precisamente em 25 de Janeiro de 2012).
    Ignorar esta denúncia documentada configura crime de prevaricação por parte de Janot.

    1. Ora, Lauri, já conseguiram nesse “complexo investigatvo/judicial” “desmaterializar” um helicóptero com meia tonelada de pasta de documentos.
      Documentos de furnas? De pronto, foi pra gaveta. A esta altura, NÃO TEM MAIS NEM GAVETA.
      Tudo tá com jeito de que vai sobrar pra chapa Dilma/Temer (o Vacari é a chave) e o AÉCIO, O IMACULADO vai ser diplomado Presidente da República.
      Os graúdos investigados (Renan, Cunha, Anastasia e outros) serão inocentados. O Dr. Moro, da República do Paraná, somente encerrará a Lava Jato qdo conseguir chegar na “jóia”, o LULA.
      TORÇO para que assim não seja, que isso tudo seja especulação de maluco.

      1. Se o Dr, Moro conseguir chegar na ‘jóia’, fica desvendado o mistério: Dr. Moro é a pantera Cor-de-rosa, a serviço da CIA.

      2. Só o que eu digo, diante do exposto é que o povo com sua força, tem condições de derrubar …Moro, Jano, Renan, Cunha, MPF. Não mexam com quem tá quieto…depois não adianta fugir pras Oropa ou pros States…

  3. Prezado Jornalista Fernando Brito,

    PP – PSDB – Furnas Centrais Elétricas S.A, esta última, desde sempre, uma Empresa mineira até a medula, não seria um belo enredo de novela, com o já utilizado e romântico nome de “Laços de Famiglia”?

    Na política para bem ou para o mal, Minas übber alles!

  4. Aécio, por enquanto, não será noticia no fantástico, nem na Veja, nem no JN,nem
    no Jornal da noite..
    Mas será noticia na TVT…ah será..
    Nos moldes do Bonner..
    Que ontem ficaram a maior parte do tempo falando com os advogados dos acusados por telefone, quase não sobra tempo de acusarem o LULA e a DILMA..
    Mas acusaram.
    E ainda falaram que Dilma, só se safava devido a Constituição..
    MAS…que poderia ser revista…
    E a DILMA e o PT em silencio, POR ENQUANTO…..

  5. Acho desesperador o que acontece e nada se faz !!
    Agora ainda o Lula diz que não vai á manifestação da CUT no dia 13 – por que?
    Está saindo de fininho como o psdb?
    Alguem tem uma resposta para me acalmar??
    Aqui em Brasilia, recebi comunicação que o encontro será na Rodoviária , quando inicialmente seria no Congresso ; por que mudaram? no Congresso seria muito fácil ir até o palácio do Planalto e gritar pra Dilma vir falar com a gente, não acham?
    A cada dia fica mais dificil lutar por ela e o partido dos trabalhadores …

    1. Já escrevi aqui, ali, alhures e algures: Dilma desistiu da luta política. Ela quer levar um chute e ir cuidar do neto Gabriel.

      1. O fato de não nomear um secretário de imprensa e um porta-voz que fale grosso com a cachorrada é a maior prova do que escrevi. Há momentos em que o porta-voz é mais importante que o ministro da Fazenda.

  6. Ou Janot está com medo por terem invadido a casa dele, ou vai ganhar alguma grana por baixo do pano.

  7. ESTOU COMEÇANDO ACHAR QUE O BRASIL (BRASILEIRO) ESTÁ PRECISANDO DESSE RECUO NO TEMPO POLÍTICO E TER UM GOVERNO TUCANO NOVAMENTE…DIFICILMENTE ALGUMA COISA OU PAÍS FICA ANOS SÓ AVANÇANDO EM SUAS POLÍTICAS SOCIAIS SEM TER SEU PERÍODO DE RETROCESSO. O POVÃO ESTA COM NECESSIDADE DE VOLTAR A DÉCADA DE NOVENTA E SER COLOCADA EM SEU DEVIDO LUGAR, ESTE O ACREDITADO PELO DIREITA GOLPISTA…

  8. Não sei nem tenho a mínima ideia de como tudo isso vai acabar.Tenho apenas a convicção que a presidente está cercada e cerceada, enclausurada no palácio de onde sai para ir ao palácio residencial.
    Onde está a mulher e a candidata que em campanha se mostrava capaz de dirigir o país, mostrava conhecimento e apresentava metas claras?
    Até que ponto a medicação que deve ter tomado para ajudar no regime que fez, alteraram sua personalidade levando-a a um estado de prostração e depressão?
    As medidas que tomou eram e são necessárias, por que não convocou uma cadeia nacional de rádio e TV para expor as necessidades e os motivos das ações no início do segundo mandato?
    Em campanha, no episódio Veja, foi a TV e usou o horário eleitoral para afirmar peremptoriamente que iria tomar medidas para que a editora da Veja e os demais envolvidos respondessem na justiça pelo que fizeram. Quando o processo foi aberto?
    Por que manteve no cargo o Ministro da Justiça que ao longo do primeiro mandato se mostrou inútil e apagado.
    Que falta faz um Almino Afonso e outros da mesma estatura em um ministério tão importante para qualquer governo!
    O país está parando e muitos setores já estão em compasso de espera.
    Houve alguma ameaça clara à integridade física da presidente ou a algum de seus familiares, principalmente sua filha e neto?
    O PT, infelizmente, se mostra pior, muito pior do que qualquer outro partido.
    Infelizmente seus membros se deixaram picar pela mosca da vaidade e do interesse próprio colocados acima do projeto político.
    Um episódio conhecido, a condenação do deputado João Paulo Cunha.
    Se o mensalão foi um escárnio à justiça, pelo menos esse por vias indiretas acabou na cadeia.
    Não admito que alguém na presidência da câmara federal receba um trocado de R$ 50 mil e ainda tem o desplante de mentir desavergonhadamente ao afirmar que sua mulher fora pagar um carne de TV a cabo.
    Lá atrás, no episódio Renan/amante, o Senador Mercadante foi o responsável por livrar Renan Calheiros da cassação e agora o governo e o país pagam por isso.
    A sociedade esclarecida deste país pede desde o primeiro mandato uma reforma política e uma Lei de Médios.
    Por que Lula e a própria Dilma não mobilizaram a sociedade quando obtiveram vitórias incontestáveis e tinham apoio da maioria da população, parte da classe média inclusive.
    A mesma classe média que sairá as ruas no próximo dia 15 de março. Olhando os sites que convocam, há milhares de adesões.
    O que vai acontecer se em São Paulo por exemplo, saírem às ruas 20 ou 25 mil pessoas? Teremos uma nova manifestação a cada semana, insuflada pela imprensa.
    O governo não se sustentará!
    Um governo se mantém no poder quando tem apoio da população, apoio daqueles que o elegeram.
    A presidente perde apoio diariamente e nada faz para se comunicar.
    Que falta fazem homens com a estatura de um Leonel Brizola que enfrentariam com galhardia uma situação como essa que vivemos.
    Está claro para mim que essa investigação tem um único objetivo, imobilizar e se possível derrubar o governo, abrindo caminho para a privatização da Petrobras, reduzindo-a a uma pequena empresa sem expressão e sem poder.
    A última oportunidade deste país atingir e chegar ao que conhecemos como soberania.
    Há um claro movimento para isso e, ao que parece, o governo está imóvel.
    As vezes tenho a impressão de que as pessoas que compõe o que chamamos de núcleos progressistas estão mais preocupados em salvar a própria pele.

  9. Prezado jornalista Fernando Brito,

    Leio o seu blog diariamente desde a época do Brizola Neto e creio que ele e mais uma meia dúzia são a única trincheira eficaz na luta pela democracia e contra o golpe.

    Por isso estou lhe escrevendo e enviando-lhe, nas esperança de que faça deste vídeo um post, pois muitos cidadãos se informam pelo seu blog e outros que tais.

    Quem sabe o refresque a memória das autoridades investigativas?

    Deputado mineiro Rogerio Correa afirma que entregou provas de Furnas a Janot:

    https://www.youtube.com/watch?v=G6kJWAx8uJE

  10. Fernando, janot deixou, sim, a porta aberta para que “SE” houvesse “minimamente dados objetivos de indícios” haveria, por parte dele, a abertura de procedimento investigatório. Ele, mais do que ninguém, sabe que denúncia sem fundamento termina em arquivamento, por isso nao quis arriscar com informaçoes fornecidas na lava jato. Até aí tudo bem..

    Só que gora, depois que os deputados petistas Adelmo Leão, Padre João, Rogério Correia e Pompílio Canavez entregaram pessoalmente no seu gabinete as provas do envolvimento de Aécio no caixa 2 de Furnas, aí a coisa muda de figura porque ou o troço anda ou desanda de vez!

    E é isso é o que veremos nos próximos dias, porque há, sim, elementos de sobra, inclusive os trabalhos feitos pela Polícia Federal e pela procuradora federal Andrea Bayão[hoje ela trabalha na PGR em Brasília] Aliás, a denúncia que ela fez é antiga – foi feita em janeiro de 2012.

    A tal Lista de Furnas, que é de 2002, possui o nome de 156 políticos que operavam no Brasil inteiro, a partir de Minas. Favoreceram pro Serra, Alckmin, Aécio… Mas, nao só estes, pois o desvio de recursos públicos de Furnas foi para campanha tucana e aliados em todos os níveis: deputados, senadores e governador.

    Resta saber, agora, se janot de posse das provas fará a denúncia para apurar toda essa imundice do psdb,a começar pelo aécio, e nao se apequenar, ser forte. Espero que ele tenha caráter suficiente e honradez para fazer a coisa certa e nao compactuar com essa gente suja, hipócrita e sem escrúpulos. Quero ver aécio denunciado e todos dessa lista punidos[ao seu tempo].

    A esperança é a última que morre, nao é assim?

    Apesar de pessimista, ainda vou dar um voto de confiança para janot, e esquecer aquele seu deslize de segurar um cartaz com os dizeres de que “ele era a esperança do Brasil”, afinal, errar é humano.

    Se eu pudesse dizer algo para janot, eu diria: “janot, seja honesto e mostre ao seus pares o que é “honradez” e a importancia de se ter a consciencia limpa.

    Vamos aguardar os próximos dias para saber se janot é trigo ou joio.

  11. Quem manda no Brasil é a justiça e a Globo, o STF divulgar a lista do Janot praticamente ao vivo no JN é chamar o povo de idiota,a lista de Furnas,periciada pela PF e entregue por 4 deputados não tem a mínima importância,a palavra de um bandido acuado é prova legal,só estão esquecendo que nós somos 99% da população contra os coxinhas,vamos pra rua contra a Globo,judiciário e a direita covarde que se esconde na mídia.

  12. Mas o pgr só investiga a lava jato? Foi citado outro esquema crimonoso, mesmo não colocando os nomes na tal lista é obrigação pedir investigação pelo outro crime citado, ou estamos sob outro regime juridico?

  13. A foto de Aécio, o perdedor enfurnado, mostra uma mechinha do implante de cabelos caída, denudando junto com as demais o alcance de careca tancredina.
    Da mesma forma, detalhes não noticiados pelos PIGbulls e PIGpets desnudam a montagem de Naná e Nené, a caipiríssima dupla.
    Tudo aparece um dia tal como é.
    Vidros blindados também se espatifam e deixam ver o que tentavam esconder.

  14. Por que não inundamos a caixa postal do Janot exigindo que ele ofereça uma denúncia contra o playboy e seus comparsas que roubaram Furnas?

  15. Há poucos dias foi noticiado que , além da residência de Janot ter sido invadida , sua segurança pessoal ( e creio de familiares ) apresentava maiores riscos , conforme orientação de setores da ” inteligência ” do governo federal.
    Diante do grave fato , não seria o caso de uma investigação mais séria , seguindo-se os beneficiários da criminosa pressão ? Em Minas , as nuvens ainda estão cinzas e no céu , somente os helicópteros . O jogo e o ar estão pesados.
    Será que os do Leblon ainda são tão inocentes hoje em dia , como disse Drummond ?

  16. Prevendo a manchete da Folha num futuro não muito distante: “Para dar exemplo de economia nos gastos do erário público, Aécio Neves decide passar férias na Papuda”.

  17. Não há delação de irregularidade contra Lindberg Farias, e mesmo assim Janot e Teori abriram investigação para sujar-lhe o nome. Já contra Aécio há delação de caixa 2 e fartura de provas referentes a lista de Furnas (corrupção engavetada desde o fim do século passado).
    “Aécio e Lindberg: dois pesos diferentes de Rodrigo Janot
    … (Na denúncia contra Aécio Neves,) “o delator informa a existência de sistema IRREGULAR de caixa 2 em Furnas;
    (Na denúncia contra Lindberg Farias, senador do PT,) “o delator diz que iria atrás de contribuições OFICIAIS de campanha.
    Isenta-se o primeiro acusado, sob o argumento de que os dados são insuficientes; e abre-se o inquérito sobre o segundo.
    Os dois pesos e duas medidas utilizados por Janot não ajudam na imagem de isenção da Lava Jato”.
    http://jornalggn.com.br/noticia/aecio-e-lindberg-dois-pesos-diferentes-de-rodrigo-janot

  18. Luciana genro falou para todo Brasil “Aecio tu es corrupto e cara-de-pau”, todo Brasil viu.

  19. Acho que Fernando Brito está sendo ingênuo, achando que Janot ou qualquer outro vá investigar Aécio. Por que o procurador exige prova ou algo concreto para investigar o tucano se vai investigar Palloci baseado apenas numa frase de Paulo Roberto Costa, desmentida por Youssef?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *