Os jornais não disfarçam seu espanto com as doações públicas para que José Genoíno, primeiro, e agora Delúbio Soares paguem as multas que receberam do Supremo Tribunal Federal.
Claro que pode até haver alguma mutreta de algum depósito feito por gente “muy amiga” para desmoralizar a arrecadação de fundos, e é bom que se verifique isso.
Mas nenhuma eventual “armadilha” nesta “vaquinha” esconde o seu principal ensinamento.
Se o protagonismo de José Genoíno nas lutas contra a ditadura, seu drama pessoal de saúde e a comovente solidariedade de sua família – sua filha Miruna tornou-se um símbolo de integridade e amor filial – o que poderia explicar o apoio público de Delúbio Soares, um colaborador de segundo escalão do PT e o que mais foi vilanizado em toda essa história do chamado “mensalão”.
A lição preciosa deste episódio é algo que, ao longo do tempo, boa parte da direção do PT parece ter se esquecido.
A de que existe uma militância política que não precisa ser paga – e que até paga, ela própria, do jeito que pode – para apoiar um partido, porque apóia as ideias e o significado destas ideias sobre a vida dos brasileiros.
A de que existe, fora da mídia e do mercado, gente que tem opinião e valores, que entende que existe uma luta de afirmação deste país e que está aí, pronta e ansiosa por quem a mobilize por uma causa, mesmo que a espinhosa causa de apoiar quem foi condenado num processo que, embora político até a medula, foi sentenciado num tribunal.
A “vaquinha” não foi contra a justiça nem por piedade humana.
Foi um gesto político, mostrando que há milhares de pessoas prontas a deixar seu conforto, seus interesses pessoais e a se expor, corajosamente, por uma causa que não é a figura de Delúbio ou mesmo a de José Genoíno, com todo o brilho e respeito que ela merece.
A causa é o processo de transformação do Brasil.
Pela qual, meu deus, parece que muitos dirigentes políticos, acham inútil levantar orgulhosamente a bandeira.
Reduzem a política a acordos, posições, verbas, favores, influência e – sejamos sinceros – recursos para candidaturas.
É claro que na prevalência dantesca que o dinheiro assumiu na vida política brasileira, só um tolo teria a ilusão de que uma campanha – sobretudo as majoritárias – pudesse funcionar apenas com “vaquinhas”.
Os grandes doadores, com a impureza de intenções com que doam, continuarão a ser fonte essencial de financiamento de campanhas, enquanto não se adotar o financiamento público que a direita tanto combate.
As pequenas doações desta “vaquinha”, porém, revelam algo além de seu valor monetário e que não deve ser comemorado, mas ser, sim, objeto de reflexão.
Há quanto tempo o PT e o governo que, sob sua legenda, o povo brasileiro elegeu e reelegeu, não faz uma “vaquinha cívica” pelas causas que o levaram até lá?
Há quanto tempo não se dirigem à opinião pública para dizer que precisam da pequena mobilização que cada um pode dar para criar um caudal de vontade que sustente as mudanças?
Onde está a polêmica, a contestação ao que o coro da mídia diz – como disse dos acusados no “mensalão” – de que tudo está errado e o status quo é perverso, mau e contrário aos direitos do povo brasileiro?
Não é preciso ser radical ou furioso, mas é preciso ser firme e claro.
Os líderes políticos – e os governos que sob sua liderança se erigem – têm um papel didático e mobilizador a desempenhar para com o povo brasileiro.
Sem bandeiras, ele não se une, mas está pronto a unir-se quando estas se levantam, mesmo que absolutamente “contra a maré”, como ocorreu nestes casos.
Precisamos, urgentemente, de uma “vaquinha cívica” pelo Brasil.
Pelo projeto de afirmação que se expressa no desenvolvimento, onde o Estado – e apenas ele – é o fio condutor de políticas eficazes e justas, porque o “santo mercado” é, historicamente, incapaz e mesquinho para tudo o que não seja dinheiro rápido e cego para qualquer visão estratégica de Nação.
Assistimos o Estado brasileiro e suas ferramentas de progresso econômico – a Petrobras, o BNDES, a Caixa, a Eletrobras, o Banco Central – serem diariamente massacradas nos jornais e nas tevês e não vemos, quase nunca fora das campanhas eleitorais, buscar-se a solidariedade da população.
Uma solidariedade que existe e que vive adormecida pela incapacidade – ou opção errônea – de não ser anunciada aos quatro ventos, em lugar de serem gaguejadas explicações e “desculpas” aos senhores do poder real: o poder econômico.
Uma solidariedade que precisa ser despertada, sob pena de que também os nossos sonhos venham a ser condenados.
62 respostas
Como em uma ferida, a pele nova e regenerada, expulsa a casca grossa e sanguinolenta que fizeram em nossa Patria.
Brilhante visão.
Parabéns Fernando Brito.
Muitíssimo bem colocado, como sempre.
Você sabe o que anda circulando por aí e que ouvi na minha própria casa de meus convidados no último fim-de-semana? Que o PT entrou em contato com empresários e políticos de rabo preso e que os recursos vieram destes, e não da militância. Não adianta, tudo será sempre e eternamente distorcido… Eu só gostaria de ter uma prova de que sim, de que são os militantes do PT que estão mesmo doando para poder esfregar na cara de alguns!
Eu repudio este tipo de insinuação. Sou apenas um simples professor da rede pública estadual e contribuí, apesar das minhas limitações financeiras, com o Genuíno, com o Delúbio e com aquele humilde cidadão de São Paulo (via blog da cidadania)que teve seu fusquinha queimado pelos coxinhas mascarados. Quem assim insinua, com certeza costuma agir de acordo com aquilo que condena.
Oi Lilian
Eu contribui, como cidadão e militante.
Se você quiser, passo os comprovantes.
Tanto para Genoino como para Delúbio e pronto para Dirceu e João Paulo.
Eu também encontro esses tipo de coisa em família. A luta é muito grande.
Saudações
Eu também contribui tanto para o Genoino como para o Delúbio e estou pronta para contribuir com o Dirceu e João Paulo.
Posso enviar o comprovante tb.
Contribui com 150 reais. Ex- professora 70anos, guardarei o recibo. Não sei como postá-lo. Abraços.
Eu sou aposentada, tenho 62 anos. Com muito orgulho digo que contribuí para pagar as multas injustas impostas pelo STF a Genoíno e Delubio. E vou contribuir para pagar as outras, de João Paulo e Dirceu, mesmo que eles não precisem disso. Não sou filiada a nenhum partido e minha doação foi sim, um ato político. A Globo não mostra o Darf mas eu posso mostrar o comprovante de depósito.
Fiz minha modesta contribuição e se for preciso mostro o comprovante.
Confesso que fiquei irada com as acusações do pessoal desmoralizando a arrecadação que foi feita e me incomodou demais a ponto de fazer ficar com esta dúvida atrás da orelha, mas ao ler esses comentários sei que a militância do PT está viva e atuante muito além do que imagino. Acredito em vocês e, pensando bem, os votos que o PT conquista a cada eleição nas urnas mostram de que lado está a verdade.
Quero registrar que também contribui, com R$70,00. As pessoas que colocam esse movimento das “vaquinhas” em dúvida simplesmente revelam sua pequenez. Certos gestos de solidariedade estão muito acima da capacidade de compreensão de alguns indivíduos, cegos pelo ódio patológico ao PT.
Confirmo também minha humilde contribuição (Genoíno e Delúbio). Posso mostrar o comprovante. Aliás, xerocopiei para não desaparecer com o passar do tempo.
Lilian
como comentei, ao entrar no site do Delúbio na 4ª feira à tarde vi q faltava em torno de 90.000,00 p alcançar o valor da multa, fiquei pasma ao saber no fim da 5ª feira, último dia para a arrecadação, o valor alcançado. Na minha página do Faceburro, choveu comentários desqualificados, espero sinceramente q o advogado do Delúbio faça uma boa triagem dos depósitos, abçs
A minha dúvida é a seguinte: sabendo o STF que as multas estão sendo pagas religiosamente em dia – diferentemente da sonegação da platinada – é possível que este mesmo STF, talvez até por birra, aumente o valor das multas para Dirceu e João Paulo?
Perguntar não ofende, mas, vindo do nosso STF, tudo passa a ser possível.
Não conheço as regras do Direito, mas talvez isso se encaixa:
Excesso de exação. Crime pelo qual o funcionário público exige imposto, taxa ou emolumento que sabe indevido… ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza
Eu ajudei e o meu comprovante vai abrir portas, é como se fosse um acarteirinha do PT.
TÕ devendo meinha filiação ao PT…mas logo, logo.
Não seja burro.
O Direito Eleitoral é um ramo do Direito Público. Hoje temos várias frentes no sistemas jurídicos que cumprem novo papel perante aos problemas atuais. A reunião dos países latino-americanos em Cuba, cujos governos sofrem a mesma pressão contra seus titulares no âmbito interno e externo de seus territórios, mostra uma lacuna na defesa e garantia do exercício democrático. Depois da farsa do mensalão, vulgo AP 470 – deveria ser o contrário, urgente se faz a criação de um campo do direito com um braço forte latino-americano que estude e viabilize soluções jurídicas para impasses ou falsos impasses criados pelas oposições a reboque de interesses internacionais.O Dirceu, segundo o que li, está aprofundando seus estudos em Direito Constitucional. Mas, é preciso ir além.
CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP,… (DETALHE: ESTOU EM PÉ. Desculpem a caixa alta.
É tudo quanto eu gostaria de dizer, eu que não sou petista, mas admirador profundo de Lula e de Dilma, e de outros dirigentes petistas, movido, ao fazer minha contribuição para ambos, e a que farei para Dirceu João Paulo, ao fazê-las, por um sentimento de amor intenso à minha Pátria, que é a de meus filhos e netos, movido, ademais, pela crança arraigada de que vivemos hoje em um País diferente daquele em que vivi durante mais de cinquenta anos, que tem um destino glorioso e que assegurará aos milhões de brasileiros uma existência digna, em que a solidariedade, o companheirismo, a retidão de carater prevalescerão.
Eu não sou filiada ao PT. Admiro muito Dilma e Lula. Fiz minha doação de R$200,00 a Genoino, e farei para Dirceu, por entender que os brasileiros que lutam por um pais justo e democrático não podem esquecer o papel de Dirceu e Genoino na luta pela demoracia durante a ditadura.
Não sou filiada ao PT mas sempre votei no Lula e na Dilma, depois que o Brizola deixou de se candidatar massacrado pelo Globo, especialmente.
Quero contribuir sempre que for uma causa justa, porque os condenados (sic) do mensalão foram alvo de uma imprensa massacrante.
Que texto, Fernando. Você está inspirado.
Contribuí para o Genoíno e para o Delúbio. Não sou filiada, mas sou mais que simpatizante. Vou contribuir com quantos forem atingidos por essas multas, consequência direta do linchamento ocorrido na AP 470. Mas, é bom mesmo que se fique de olho, para ver se não teve contribuição bandida. Os sem voto são capazes de tudo e o julgamento dos réus da AP 470 ainda não acabou, no sentido de que qualquer coisinha fará vir à tona o jb e seus miquinhos amedrontados. Eles devem estar doidos, porque se esforçam ao máximo e não conseguem atender a encomenda dos patrões, num “padrão fifa”, vamos dizer assim. Todo cuidado é pouco mesmo.
Tenho profundo orgulho desse blog. O Brasil em 1º lugar!!
A falta de escrúpulo é tão grande por parte da elite inaceitável, que circulou um email, falando em “pedir esmolas”.
Respondi-lhe dizendo que não era esmolas, mas contribuição cívica, mostrando, ao máximo, que repugnamos a decisão injusta do STF e que não esquecemos, nunca mesmo, o heroísmo com que se mantiveram os petistas, atingidos pela mídia e pelo STF, que lutaram bravamente contra a ditadura, em favor da liberdade de expressão em nosso País, correndo risco de morte e expondo sua própria família, tudo em defesa da democracia.
O povo enxerga bem e longe. Desperta, Brasil! Não vamos deixar que os abutres da mídia e da oposição acabe com o nosso sonho de ter um País melhor.
Contribuí com os dois companheiros e contribuirei sempre que for necessário. Pouco, mas de coração e como cidadã brasileira que reconhece os aliados para a luta por uma causa maior: o Brasil e o povo brasileiro.
O Boechato que nao acreditava que o Delúbio iria conseguir o dinheiro fez mea culpa(do).
Logo em seguida apareceu com um papo que seus ouvintes duvidavam da qualidade do dinheiro.
Um pessoal mesquinho,ridículo… mas tem a arma do microfone nas maos,um horror, uma irresponsabilidade a servico da família Saad!
José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte
E tipo de artigo que deveria ser mandado imediatamente para o PT… Dirceu e genoino sao simbolos que a direita sonha em colocar no ostracismo, veja posicao do Barbosa… Repito um excelente artigo com uma visao e missao que o PT parece ter esquecido devido ao PODER ASSUMIDO
Parabéns Fernando Brito. Bela análise, como sempre.
Genoíno, Dirceu, Delúbio, João Paulo. Estes são o PT e não essa corja acovardada e deslumbrada com o poder e que só pensa naquilo: vencer as eleições para um 2º mandato da Dilma. Para que? Para continuar servindo à mídia familiar e ao mainstream da economia, o neoliberalismo econômico?
Maravilhoso artigo, Parabéns Fernando.
“Reduzem a política a acordos, posições, verbas, favores, influência e – sejamos sinceros – recursos para candidaturas.”
Pronto. Síntese brilhante!
UM BILHÃO!!!!! valor arrecadado por Delubio Soares!!!Parabens aos que contribuiram num gesto de aula cidadã!!!!agora ajuda ao Ministro Ze Dirceu e o deputado Joao Paulo!!!!!
Excelente análise! Acredito que a população que apoia o governo e suas propostas só não participa mais, como foi colocado no artigo, é porque seus líderes estão por demais envolvidos na rotina diária de suas funções, também importantes, mas que não dão aquele algo mais, aquela credibilidade e estímulo aos militantes, numa mensagem clara de: estamos aí, não perdemos o rumo e precisamos de vocês para consolidar o nosso projeto. Há percalços pelo caminho é verdade, mas não podemos perder aquilo que já foi conquistado e que não é pouca coisa. Creio que se fosse feito uma mobilização, não tão intensa é claro, como as feitas na época das campanhas eleitorais onde há uma tentativa de reduzir a diferença de exposição de idéias na mídia, havendo maior contraponto ao massacre que ela faz contra o governo diariamente, isso daria ânimo à militância para doar-se mais e defender mais abertamente suas idéias e as do governo.
Fico sempre muito impressionada com esse tipo de crítica ao PT. Mesmo nos momentos em que a militância dá um show, como agora, arrecadando o dinheiro para pagamento das multas (infames), as crítica pesadas, à esquerda e à direita, continuam insultando o partido e seus dirigentes. Em geral, precedidas de ressalvas como “não sou petista”, “nunca me filiei ao PT”, e outras mais, afirmando ainda que, apesar de tudo, votam em seus candidatos. Ao meu ver, o que esses belíssimos atos de solidariedade têm demonstrado é que, contrariando o senso comum, ou a vontade alheia, a militância petista segue, sim, acreditando em suas lideranças e confiando em sua condução do partido. Acredito que outros líderes políticos talvez pudessem ter feito ou ainda fazer muito mais e melhor. Mas, quem está dando a sua cara a tapa é a turma do PT. Quem está no comando, para o bem e para o mal, é ela. E foi a ela que a militância do partido apoiou com seu gesto. Pronto, falei!
Quando a gente diz que não é militante do PT é porque não é “de carteirinha”, por diversos motivos. Mas a crença no projeto que vem sendo vitorioso há 12 anos, a pronta resposta aos chamamentos do partido , a defesa intransigente dos princípios e objetivos do PT não exigem a tal carteirinha. E não acredito que haja muitos outros líderes políticos que pudessem fazer mais ou melhor, considerando o massacre diário da mídia antiga, a situação em que o país estava e todos os entraves jurídicos e normativos legados pelo modelo neoliberal. Porque o PT nasceu da luta dos trabalhadores, elegemos Lula. Elegemos Dilma, vinda da luta contra a ditadura. Uma guerreira. O PT tem um projeto de país, com a participaçao do povo. A ressalva, dizer que não é militante ou não filiado, é no sentido de deixar claro que apesar disso permanece a crença no projeto de um Brasil menos desigual.
Os próceres do PT acham que encher as burras da velha, carcomida mas ainda poderosa mídia, é o que basta para tornar pública as mudanças que vem empreendendo e para as quais foram eleitos. Parecem esquecer que o PT é um partido das massas, não tão cheirosas, já que veio das mãos de graxas, óleos, soldas, etc. antes de chegar aos punhos de renda, que hoje em parte se assenhoram do partido e tentam acordos com as elites, que apenas os toleram, enquanto nos bastidores tramam a melhor maneira de varrê-los do governo. Daí a fidalguia com que tentam emplacar os joaquins, edus, marinas, aécios e quejandos. Ainda não acharam, devido a indigência política das oposições, mas vão continuar tentando.
E exatamente esse sentimento Fernando, que milhares ou quem sabe milhões de brasileiros carregam dentro sí, faltando apenas a pólvora pra incendiar. Como foi bem dito pelo Camarada Gerson Carneiro, O PT é militância, o resto é cabo eleitoral.
É, mais o PT esqueceu disto. Só faz política tradicional de acordos partidários. Quanto à comunicação com o povo = zero. Vamos ver se muda agora com a saída da Helena Plin Plin Chagas. Deixam o PIG manipular a opinião pública e nada fazem, ou pior enchem os bolsos de $$ público para o PIG massacrar o governo e suas políticas todos os dias. É caso de estudo psicanalítico.
Ensina que lavar dinheiro é muito fácil no país dos corruptos.
Ensina também que reacionários raivosos não sabe o que é sentimento de solidariedade.
Os dirigentes do PT, num surto até hoje incompreensível, cometeram a loucura de renunciar ao maior patrimônio do partido, a militância, que nem de longe outro partido sequer sonhava possuir, e, em 2004, na reeleição da Marta (que deveria ter sido uma barbada, dado a excelência) devido aos abundantes recursos disponíveis então, resolveram “profissionalizar” o partido e a campanha, botarando a militância para assistir e aplaudir os “gelados” profissionais trabalharem e deu no que deu, com o PT só não ficando alma gêmea dos demais partidos, graças a militância doidona e teimosa, que mesmo encostada, não abandonou o partido que é seu e ocupou um novo espaço, o da internet, para continuar lutando e assim ajudar a salvar a lavoura nas ofensivas midiáticas de 2005 e 2006, e repetindo a dose em 2010 e 2012 e já anunciando nova sapatada na Casa Grande em 2014.
Se os que hoje são responsáveis organicamente pela direção do PT não aprenderem nada com a força dessa arrecadação para pagamento das multas, não escalarem Miruna Genoíno e Joana Saragoça, como candidatas a federal por São Paulo, para simbolicamente elegermos Genoíno e Dirceu e darmos resposta a essa gente da Casa Grande e não chamarem a militância para ocupar novamente o centro da batalha e as ruas, preparem-se que uma hora a militância cansa e eles derrubam o governo e aí serão mais quinhentos anos e de nada adiantarão lamentações tardias.
Elas precisam ser candidatas, para reforçar as chances de o PT fazer mais deputados. Somente assim o governo poderá se livrar desses acordos de “governabilidade”. Elas são a boa “nova geração”. Infelizmente não sou eleitora em SP, pois adoraria votar nelas.
LUCIDEZ, ESSA É A PALAVRA!
OBS: sou petista de carteirinha
Achei muito inteligente essa chamada, analisar esse fenômeno. Entretanto, essas doações equivalem A DIZER MUITO MAIS!Aí esta o povo, honrando a BANDEIRA DO BRASIL ansiando por ORDEM E PROGRESSO e…..Mais justiça! Legítima aspiração das massas, mostrando que continua sim, com o GOVERNO DOS TRABALHADORES, até que apareça algo melhor; os que querem derruba-lo não valem uma pipoca, estão desacreditados perante a NAÇÃO. DEVERIAM ENVERGONHAR-SE E ENFIAR O RABINHO ENTRE AS PERNAS. Agora, precisamos achar uma maneira de nos livrar do pmdb; ninguém merece esses tenebrosos chantagistas. No voto, gente, no voto….
Eu fiz minha doação, e farei quanto mais precisar. Essa é a resposta para o stf. Acreditamos neles, lutaremos por eles, que é uma forma de agradecer tudo que fizeram no passado, para que púdessemos ter um Brasil, mais justo, solidário e democrático. Hoje, mesmo sofrendo as privações e injustiça estão fazendo pelo povo brasileiro. Nos dá força e coragem para continuar a luta e não deixar esses abutres voltar a governar nosso país. Amo o PT, sou filiada e trabalho de graça para eleger nossos representantes, quantas vezes for preciso eu vou colaborar com o que eu puder,mas não deixarei passar em vão. eles podem contar comigo e o partido também.
Há pessoas que não só possuem convicções, mas as assumem com responsabilidade.
Se não tivessem acabado com os núcleos, este
Partido já teria feito as reforma, por nós, desejadas.
parabens foi na veia , falou tudo , é isso mesmo, o pt tragado , tucanado , deixou sim seus parceiros de longa data pelo meio do caminho. e nao fez nada , deixou eles serem massacrados por essa midia desgraçada, golpista , facista e mesmo eu digo do judiciario dos quintos dos infernos. errou feio e com essa arrecadaçao deixou isso mais claro ainda. é vergonhoso o que o pt fez e esta fazendo com os seus companheiros. é como diz o ditado , com um amigo desses quem precisa de inimigos. tudo em nome do conchavo , dos acordos imbecis , entao o pt fez acordo com a midia golpista. e agora vem a pres.morta viva fazer reforma nos ministerios em ano de campanha e resto do mandato correu frouxo. é piada.
Fernando.
Concordo com você em gênero, número e grau. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações:
O PT escolheu o PMDB como parceiro estratégico, com Sarney e tudo. Assim, ficou mais difícil confrontar a turma da ditadura (UDN, ARENA, GLOBO, PDS e Cia Ltda) e essa turma manda até hoje na BUROCRACIA DO ESTADO BRASILEIRO, do SESI a FEBRABAN, passando pelos TJs, STJ e STF, é MOLE.
O resto, falta mais coragem para REQUISITAR O HORÁRIOS DAS 20:00hs, uma vez por MÊS, para FALAR COM O POVO.
Na verdade, a multa não é contra o Genoino ou Delúbio; a multa é contra todos os petistas. ( principalmente ). por isso, pagamos.
Muito oportuna esta observação, cabe ao PT botar o bloco na rua e retomar o caminho do avanço, caminhos este que em certos momentos enveredou por outros tortuosos de direita que não o do avanço das verdadeiras transformações que tanto o povo brasileiro anceia.
O momento é propício a oposição agoniza no seu ostracismo odiado, a Mídia golpista se perdeu em meio a outros meios de comunicação o STF está em uma encruzilhada não consegue ser isento, cabe ao governo partir para o ataque e eliminar de vez o PIG com a lei dos medios e botar o bloco na rua e mobilizar a militância no sentido de defender o governo contra os ataques virulentos da direita. Vamos a luta.
Fernando, que texto primoroso. É como Zeus a incentivar Dionisio- Evoé. Sentir a mao do companheiro a nos apoiar sempre foi nossa marca. Isto sim é fazer politica diferente, com toda a utopia e o pragmatismo inerentes. Nao nos esqueçamos destas exortaçoes. Avante, Brasil de todos.
Não sou filiado a nenhum Partido Político, mas sempre votei no PT, e sempre votarei PT – tenho o LULA como meu Partido, assim como meu time de futebol é simplesmente a BOLA, e minha religião é DEUS. Para o GENOÍNO eu contribui com a venda de um vinil do TITÃNS-policia para quem precisa de policia, e um vinil do João do Vale-carcará. No caso do DELUBIO foi interessante, pois eu sempre vivi não entendendo como o Milton Nascimento, esse artista fenomenal(Travessia, Faca amolada, Maria Maria e etc) pode fazer uma música em homenagem ao Teotonio Vilela, o apelidado de menestrel das Alagoas, vivia eu um verdadeiro conflito, como pode o Milton, o “BITUCA” fazer uma asneira dessa, um Politico veaco, um coronel, um tapeador, nunca li em nenhum lugar algo que o enobreça, e olha que eu pesquisei, assim também é o Tancredo Neves, sempre viveu dos dois lados, como o ACM e tantos outros, que sempre satisfizeram os dois lados. Conclusão, desfiz dos meus vinil do Milton e contribui através de uns amigos aqui da Abolição para a parada do DELUBIO. Li em algum lugar que a Fafá de Belém chegou a ser Funcionária fantasma em Alagoas só como premio por ter gravado essa tal da Menestrel, não posso confirmar, mas se foi é realmente nojento, Alagoas, ainda a pouco estive lá, e continua a mesma coisa, de bom só o que a natureza lhe presenteou e o que o Governo Federal vem realizando, continua no ultimo lugar em todas as estatisticas, e continua sendo Governada, tanto no Estado como no Município por netos e filhos de Usineiros, e o Estado continua falido. Uma vergonha.
Contribuí para são genuíno (mas não tive minha doação confirmada, (aquele enguiço MOIP) , mas me apressei a contribuir para Delúbio e, no ato , arrastei duas irmãs e até minha mãe de 88anos quis tomar parte no movimento cívico…Isto depois de ouvirem o quê eu tinha a dizer sobre o mentirão e sobre Joaquim Barbosa. Por isto acredito que foi a militância adormecida que acordou de tanto levar porrada…
Hahahá! Aí a direita pira! Ontem apareceu o tucano Jutahy Magalhães(PSDB-BA) levantando suspeitas sobre as doações e chamando-as de “deboche”. Hoje, é o cara-de-pau do Eduardo Cunha(PMDB-RJ). Como pode? Ooooh! Os militantes do PT(ou não) sendo solidários aos supostos “quadrilheiros”? Não pode ser! Isso é dinheiro vindo de Cuba, URSS ou da Coréia do Norte. Ou melhor, vieram das FARC. Sim das FARC. É um plano diabólico do Foro de São Paulo. Eu sei! O “astrólogo” Olavo de Carvalho já havia nos alertado disso! Eles estão chegando! O mundo será tomado por esses “vermes comunistas”. Hehehe! Essa multa do Dirceu será paga com pé nas costas! Ok? E isso se chama tomada de consciência política! Entendeu papudo? Morram de inveja porque só o PT pode se dizer um verdadeiro Partido Político neste país! Entretanto, as contribuições advêm inclusive de pessoas que nem mesmo militantes ou simpatizantes do PT são, ou seja, apenas estão INDIGNADAS como se deu a condução e o desfecho deste julgamento. Portanto, podem auditar! As doações são identificadas, e pagam tributo a Receita Federal. Escutem bem isso! Mais cedo ou mais tarde nós vamos desmascarar esse Julgamento de Exceção de cabo a rabo! Pronto falei!
http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/128795/Tucano-sobre-doa%C3%A7%C3%B5es-a-petistas-%C3%89-um-deboche.htm?ls-acm0=100&acid=1018061
Hahahá! Mas vai faltar mesmo muito óleo de peroba pra tanta cara-de-pau do Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Não é mesmo? Esse pulha é simplesmente o MAIOR LOBISTA do Congresso Nacional. É o INIMIGO NÚMERO UM da cidadania. Defende abertamente o interesse de grandes conglomerados econômicos. A tal ponto do próprio Garotinho (PR-RJ), que já não é lá flor que se cheire, ter qualificado uma tentativa de emenda do Cunha a Lei dos Portos como “Emenda Tio Patinhas”. O último “grande feito” do Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi se posicionar no Congresso Nacional contra a aprovação do Marco Civil da Internet, relatado pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que privilegia o interesse dos usuários da Internet em detrimento das grandes corporações Operadoras de Telecomunicações, tais como OI, TIM, Vivo, Claro, Telefônica, Embratel, Net, etc. O projeto está parado trancando a pauta de votações desde o final de novembro de 2013! Quase sempre envolvido em inquéritos policiais, falcatruas e chantagens fisiológicas em troca de indicação para cargos na Administração Pública, o “cretino” do Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é o líder da bancada do PMDB. Em 2010 fez uma campanha milionária, na verdade, uma das mais caras campanhas políticas para deputado federal do Congresso Nacional, em gastos declarados de mais R$ 4,7 milhões recebidos de empresas privadas. Sua influência é tanta que alguns deputados temem contrariá-lo e não obterem mais essas “doações privadas” na próxima eleição. Daí adviria parte de seu poder e influência para além do próprio PMDB. Outra parte de sua influência advém do fato do mesmo ser líder da Igreja Presbiteriana, e compor a poderosa, conservadora e até reacionária bancada evangélica do Congresso Nacional, que inclusive elegeu o pastor “falastrão” e “oportunista” Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da emblemática Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Tudo isso compõe um quadro a ponto de, frequentemente, o petulante Eduardo Cunha (PMDB-RJ) assumir posições públicas desafiando a própria Presidente da República, Dilma Rousseff, que sabidamente o detesta. Por isso, a sua “revolta” com a possibilidade concreta do STF decidir pela inconstitucionalidade das doações de empresas privadas para campanhas políticas valendo já para as eleições de 2014. É de conhecimento público e notório que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e muitos de seu grupo político como o Presidente do Congresso, Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN) são radicalmente contra uma Reforma Política digna de nome e que reduza a influência do Poder Econômico sobre a classe política. Daí o seu “chilique” na Folha de São Paulo buscando pegar carona na crítica as “doações legais” de pessoas físicas militantes (ou não) aos condenados do Mensalão para tentar desmoralizar o julgamento da ADI 4650 que já conta com o voto de quatro dos onze ministros do Supremo. Portanto, você cidadão-eleitor-contribuinte não deixe barato, não! Denuncie em todos os foros possíveis a atuação deste INIMIGO NÚMERO UM da cidadania, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Se todos nós nos unirmos este ano esse “canalha” não se elege nem pra síndico de prédio! Nem com todo o “caixa dois” e tempo de televisão de seu partido e o apoio de sua poderosa igreja. Conto com a ajuda e colaboração de vocês! Eu estou fazendo a minha parte!
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/128825/Sucesso-de-vaquinhas-pode-influenciar-decis%C3%A3o-do-STF.htm
O que o PT fez pela Saúde e Educação em 10 anos de (des)governo?
Voces são cegos ou são burros?
Concordo com você Mario, quero ver fazer uma vaquinha pela Educação e Saúde, para os filiados e simpatizantes mostrar a sua força, acredito que a arrecadação seria monstruosa e acabaria de uma vez com essas feridas.
Os CFETs, o PROUNI, o aumento de vagas nas federais, a interiorização das universidades com a abertura de inumeros campus. Muito, muito mais que no tempo de FHC, quando não havia vagas para abertura de concurso para contratação de professores. Eu sou professora há 33 anos, vejo isto muito bem.
Somos ex-presos políticos e amigos pessoais do Genoino. Colaboramos sim, não apenas com ele, mas também com Delúbio. Temos os comprovantes. Lamentamos a campanha raivosa da mídia, mas concordamos com o artigo de Fernando Britto, quanto à ausência do próprio PT para mobilizar a militância.