O que eu sei sobre hoje? Só que nada será como antes, amanhã

meta

Pensei muito antes de escrever, neste dia de vergonha para o Brasil.

Vergonha, porque mesmo que se não haja os 342 votos necessários ao desfecho do golpe, estamos diante de uma situação inimaginável para um grande país, um dos maiores do mundo, em terra, em gente, em riqueza, em potencial.

E, ainda assim, a ponto de ser abocanhado por um quadrilheiro parlamentar da pior espécie, que chega a iminência de elevar ao governo uma nulidade, que só pode ser ter algum destaque nas malas artes da intriga, da perfídia, da traição.

A vergonha também é inevitável quando se vê um país, que tinha vivido a tola -embora doce – ilusão de que poderia ser um só, inapelavelmente dividido e mais ainda ficará se consumado o golpe.

É que o feroz e inevitável retrocesso social drenará o lado do golpe rapidamente dos ingênuos e nele só sobrarão as feras que já arreganham os dentes.

O incontrolado apetite de poder da direita lhes dará um prato cru e sangrento, próprio apenas para feras.

O monólito que se formou entre a mídia, o poder econômico e os políticos tem uma crosta – o golpe – ainda a cobrir-lhes as fissuras.

Do outro lado, não me recordo, desde a luta contra a ditadura, que se tenha encontrado em tanta sintonia o campo popular. Como dizia Otto Lara Resende dos mineiros e o câncer, somos solidários na dor.

Depois da tesoura da ditadura, que nos cortou o fio da História,  parece que os velhos métodos golpistas da direita nos relembram, também, que nossas lutas, as lutas políticas e sociais do povo brasileiro, vêm de longe.

Vencidos ou vencedores, teremos de mudar e a mudança está na natureza dos que evoluem, porque ela a metamorfose que nos eleva do rastejar ao vôo.

Escrevo, pois, antes da tarde, noite e possível madrugada da tentativa ou da consumação do golpe.

Com uma certeza tão grande quanto cantava, bem jovem, o “sei que nada será como antes, amanhã” do Mílton.

E confiante que ao grande e caudaloso rio que é o povo brasileiro não podem parar, ainda que o obriguem a dar voltas.

Mas que se lembrem: as águas que se represam, alguma hora verterão.

O único que importa, só o que é vital, é que estejamos mergulhados nelas.

Vamos em frente e, hoje ou depois, vamos vencer.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Começou o vale-tudo. Deputado Cabuçu Borges inventou e jogou nas redes sociais que teve conversa com “os chefes” do Ministério Público, a mando de Temer, e eles garantiram aos deputados que votarem em Temer (?) que a Lava jato não vai pegá-los, já que será extinta. Só que esta suposta conversa, além de crime evidente (são tantos crimes que já não dá mais para enumerar) deve ser uma deslavada mentira. Depois do golpe ser dado, não há possibilidade alguma de que os corruptos da Câmara escapem da degola geral. Corrupção pequena tira dinheiro e abala o prestígio da Grande Corrupção que comanda o golpe, isso é óbvio.

  2. cunha e um FULEIRO PENSE NUM FULEIRO. VERGONHA SO CONSIGO TER VERGONHA DESSE BIXO AI, COMANDANDO UM JOGO SUJO, POR MUITO MENOS PRENDEU SE EM CURITIBA MAS A MUIE DELE E A FILINHA TODOS SOLTOS ,PORQUE HEIM? NAO TERAO NADA A DELLATAR? DUVIDO.

  3. Avisem o governo sobre o gravíssimo terremoto que atingiu o equador de madrugada
    Rafael correa precisa de apoio. Pelo jeito , dois governos de esquerda estão enfrentando problemas graves hoje. Até parece que a natureza e da oposição .eu heimmmmmmm

  4. Se derem o golpe deixaremos este Pais ingovernável até que se restabeleça a legalidade.
    Entreguismo e conformismo são para quem nasceu escravizado e um POVO que não luta merece a escravidão o que não é o caso de quem LUTA E MORRE se preciso for pela legalidade.
    Minha geração se recusa a deixar como legado as futuras gerações dois golpes de estado.
    Isso desonraria por completo nossa história e deixaria a Nação a triste sina de ser eterna vítima de golpes.
    Golpe sem sangue?
    MIL vezes a morte!

  5. Agora já chega a 288 mortos e mais de 600 feridos no terremoto que atingiu o equador. Ate parece que a natureza simpatiza com a oposição. Eu heimmmmmmm

  6. Alguém assistiu ao jn ontem? Edição de vídeo contra Lula e propina para PMDB. Não consegui encontrar o assunto do vídeo na Internet.

  7. Texto de ESPERANÇA NO AMANHÃ! Só me atrevo a acrescentar um elemento fundamental -que talvez pelo cansaço- tenhas esquecido de acrescentar ao “monopólio do golpe”…o Poder JUDI$IÁRIO, em especial a Côrte Cara e suas 11 “MAJESTADES” QUE NÃO CUMPRIRAM E AINDA NÃO CUMPREM SUAS FUNÇÕES DE “REIS DO JUDICIÁRIO” e PERMITEM que um RÉU julgue uma Presidenta Honesta e Descente! Falta ao STF UM GRANDE ESPELHO, onde suas Majestades possam se olhar e tirarem um “selfie” para ver se encontram suas CONSCIÊNCIAS…os que pelo menos as TÊM!

  8. As duas maiores vergonhas para o Brasil hoje são: primeira, uma quadrilha de gângsteres querendo golpear uma Presidenta cuja integridade é reconhecida até pelos adversários e a vergonha é internacional porquê é justamente este absurdo que está sendo destacado pela mídia internacional; segunda vergonha é o engavetamento do processo contra CUnha no STF, sem qualquer explicação.

  9. O golpe é jurídico/midiático. Havendo, como espero uma guerra civil, sim, porque somente uma guerra civil poderá dar jeito nestas instituições podres. vis e profundamente corruptas que existem no Brasil, deverá focar estas duas instituições: o judiciário (STF, Ministério Público, PF, etc.) e a imprensa velha, também conhecida como PIG. Claro que numa revolução não se pode esperar lógica e procedimento linear. Tudo vira uma bagunça. Mas, o mundo conheceu de sobra revoluções que deram certo, dispensável está mencioná-las. É necessário no entanto, não perder o foco. A destruição do judiciário e da imprensa. As outras casas do poder caíram por gravidade, principalmente o legislativo, pois a sustentação deste poder que nunca foi tão apodrecido depende apenas da sustentação destes outros dois poderes. Caso contrário, o amanhã não será diferente daquilo que sempre foi.

  10. O Teori Zaralho passará para a história como sócio univitelino do eduRato Cunha na cassação da Presidente !!! Sua omissão ( na verdade COVARDIA ) levaram o País a ser novamente um pária na comunidade internacional.

  11. NAO PASSARAO ! NAO VAI TER GOLPE, VAI TER LUTA ! DILMA FICA ! LULA MINISTRO JA ! LULA PRESIDENTE 2018 ! Esse eh o unico roteiro para a democracia e as forcas progressistas. Golpe nunca mais; ratos e ratazanas serao trucidados e teremos uma longa luta pela frente para marcar de vez o protagonismo e o empoderamento do povo brasileiro de uma vez por todas ! A luta ! A Vitoria ! Viva a maravilhosa resistencia brasileira; movimentos sociais, artistas, intelectuais, blogs sujos, todos e todas que querem o melhor para o povo humilde e sofrido desse gigante Brasil.

  12. Olha Brito, você que escreve maravilhosamente bem, sugiro um “post” qualquer que seja o resultado, parabenizando o STF a deixar o Brasil passar por esse vexame
    mundial, sob a batuta de Eduardo Cunha.

  13. Placar do Estadão aponta 350 votos para o GOLPE, placar da FSP aponta 349 . Para eles a margem está estreita !!!! Se ocorrerem as defecções, abstenções ou ausências ……bang no coração do GOLPE.

    eduRato adia votação para às 17 horas, vai batendo o desespero do GOLPISMO.

  14. Artigo de Dilma Rousseff no Folha de Sao Paulo (copia no Azenha/Viomundo) do dia 16 de abril 2016.

    “DEMOCRACIA : O LADO CERTO DA HISTORIA”

  15. Eis que horas antes da votação do impecheanent se Dilma, a senhora ‘natureza’ simplesmente resolveu provocar um mega terremoto no equador

  16. O equador tem um dos governos de esquerda mais firmes da América latina
    A senhora ‘natureza’ não podia ser menos obvia não, minha querida. Pega leve porque senão a turma vai começar a desconfiar, viu.
    ..

  17. A melhor frase dita naquele circo foi de uma deputada(não me recordo o nome),que olhando ao seu redor disse que nunca tinha visto tanta hipocrisia por metro quadrado. Me lavou a alma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *