O que se vê quando a poeira começa a baixar

 

aroeirahelp

Terminada a apuração,  esfriada a decepção, é hora de pensar mais friamente no resultado das urnas, o que não é necessariamente o retrato da situação política.

Primeiro, porque as forças políticas se movem, hoje, pela judicialização e, pior, pela criminalização da política e não acho nada improvável que, sentindo-se “eleita”, a Lava Jato dê novos passos nos próximos dias. Afinal, o próprio Sérgio Moro não se cansa de destacar que o apoio da opinião pública (a opinião que se publica) é peça essencial de sua tosca construção jurídica, o impe´rio da “cognição sumária”.

Segundo, porque com o fim das eleições se inicia o processo de cassação dos direitos sociais do povo brasileiro, que será evidente, perverso e esclarecedor, para muita gente.

Finalmente, porque foi uma eleição municipal – ainda que debaixo deste clima de terror – e é temerário (com o perdão da palavra) tentar fazer leituras essencialmente nacionais, exceto – e olhe lá – nos maiores centros.

A derrota do PT – e da dita esquerda, em geral – foi extensa e intensa.

O prejuízo de sua divisão foi mais político que eleitoral:basta somar o resultado dos candidatos conservadores  e o dos progressistas (ou nem tanto, mas de eleitorado popular) e veremos que a proporção, nestes centros andou por aí.

Dória mais Russomano, mais os cacarecos somam 70; Haddad, Erundina e o que restou a Marta em regiões populares, 30.

No Rio, nem aí chega a soma Freixo, o que sobrou a Jandira e os votos de Alessandro Molon, porque Crivella não tem a marca elitista que o boneco de Alckmin ostenta.

A unidade entre eles poderia ter feito diferença no processo? Sim, alguma. Mas seria quase impossível que se tornasse “plebiscito” uma eleição de natureza local.

A derrota eleitoral – repito, imensa – não apenas era quase inexorável como se concretizou.

A derrota política, porém, poderia nos ensinar algo que, parece, não estamos dispostos a aprender: que qualquer projeto popular e progressista no país se perderá se não se tiver a capacidade de fazer alianças.

E alianças se fazem a partir de uma base popular forte, com forças que não são iguais, e  em geral, com vícios e posições com as quais não temos de concordar, desde que não nos entreguemos a eles ou elas.

Fazer alianças não significa,  óbvio, fazer o que os aliados fazem. Muito menos achar que desenvolverão amizade ou fidelidade.  Mas não pretendermos, em nome da pureza, nos fecharmos a eles e os mandarmos para o campo inimigo.

As bandeiras culturais e  de liberdades individuais são importantes, mas não são suficientes.

A classe média oscila como aquela bolha de ar da ferramenta de nível usada pelos pedreiros: foge do lado que está baixo, corre para o que está mais alto.

A base popular, sim, esta é sólida e não pode ser lida no resultado das eleições municipais porque tem um nome, um símbolo e, em processos eleitorais nacionais, um candidato: Lula.

O conservadorismo, o liquidacionismo deste país como Nação tem isso claro e não vão parar com a simples aniquilação do PT (o que não se conseguiu, aliás), porque o que precisa destruir é Lula, a referência popular que  vai muito além do petismo.

Reações de desânimo e “pare o mundo que eu quero descer” não funcionam, óbvio, porque o mundo da política não para.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

49 respostas

  1. E tem mais.Esquerdas em todo o mundo,significa entre outras coisas,coadjuvantes DEMOCRÁTICOS,essa ABSTRAÇÃO que desde sua implementação há milênios,não resolveu quase que nenhum dos problemas dos povos,senão,votar,e pra isso os brasileiros são razoavelmente valentes,e GRITAR ALTO,até que o poder,os mande calar as bocas.Quem se deu bem,sob as DEMOCRACIAS,foram as CLASSES DOMINANTES,pois acenam sempre,aos povos em geral,com essa abstração.A DEMOCRACIA,que pouco difere das RELIGIÕES, que reiteram sempre as mesmas coisas,e com prêmios futuros,como os reinos dos céus.O único dado notável nessas eleições passadas ontem,foram os VOTOS BRANCOS E NULOS E AS ABSTENÇÕES. O resto,La nave Va

  2. Perdemos uma pequena batalha, mas jamais a guerra. A luta continua companheirada. Os nossos maiores inimigos hoje, PMDB e PSDB não estão com todas estas armas não. Com todo o esconde-protela das investigacoes criminosas contra eles, praticamente se mantiveram os mesmos. Quem cresceu mesmo foram os partidos nanicos e estes aí nada interferem no pleito presidencial. Não esqueçamos que o PSOL, o PC do B e o PDT também cresceram e estes estiveram com a Dilma até o fim. Insisto, a perda é momentânea e como diz o Cunha, muita água vai rolar até 2018. E vocês sabem que águas ele está falando. Aposto que a correnteza vira e teremos novamente o poder em nossas mãos. Bora! Bora! Lula neles!

  3. Não concordo o texto, porque todo tava descendo a lenha na aliança do pt com o golpista do pmdb e agora estão dizendo que precisa fazer alianças? Vocês decidem o que querem. Tá mais que na cara que lava jato do golpe e o próprio golpe aniquilou o pt covarde e todos ditos de esquerda. Isso não precisa nem desenhar pra entender. O que nos dizíamos a muito tempo atrás se confirmou infelizmente , da campanha de aniquilação do pt se confirmou.

    1. Me desculpe! Mais o covarde não é o PT e sim os covardes que dele saíram,elegeram-se em vários lugares ou vão para o segundo turno.Marta Suplicy é o maior símbolo de cinismo e covardia.Dizem que o maior derrotado foi o PT(mentira!) mais o PSB, Marina Silva e o PMDB também não tem nada para festejar,sem contar que tem muita gente atrás do PT nessa semana pedindo pelo amor de Deus ajuda no segundo turno.

  4. Correto FB, é preciso fazer alianças sempre sem perder a ternura ! Ou seja, sem perder o foco e olhar bem o CV do elemente com quem se faz a aliança, vide Requião, Katia Abreu, etc. Eh preciso coerencia, seriedade, união e tb realismo pois a direita não se perde com problemas de moral e ética como a esquerda que se embasbaca toda… A luta continua e com certeza o PT esta saindo muito mais forte para poder reconstruir uma base mais solida junto aos outros partidos progressistas ou de centro. Temos que lutar por Lula e continuar a denunciar os golpistas, sem arrego !!

  5. SP é um capítulo a parte, tem que estudado pela psiquiatria. Não tem como um povo desgraçado é facistas como essa maioria de SP ,que gosta da elite que a mesma os odeia. Que apanha da polícia facista desse estado asqueroso e os mesmos aplaudem e vota na mesma. Eu sempre disse isso, pobre favelado miserável se sente um elitizado e pensa que melhor que o resto do brasil. Me desculpe os outros eleitores que é A minoria de vergonha na cara, mas o estado de SP com esse pensamento facista e golpista vai contaminar o resto do brasil silsilsilsilsilsil se já não contaminou. Hadad sai fora de SP pelo amor de Deus.

  6. Brito, eu tenho uma sugestão de campanha que vem bem a calhar nesse momento de trevas que estamos vivendo. Já que os fascistas lançaram a ideia tosca do “escola sem partido”, que não faz sentido nenhum, que tal um manifesto nacional exigindo um “judiciário sem partido” ? Isso sim faz sentido, pois a justiça deveria ser imparcial mas não é. É totalmente enviesada e parcial, exemplos não faltam como o Moro 80 mil, o Gilmau Mentes e tantos outros.

  7. Não dá para entender a surpresa como estão enxergando as perdas do PT nessas eleições , jornalista renomados e não , analistas , políticos , cientistas políticos , etc , etc . Desde o mensalão bate se diuturnamente nos governos Petistas , no partido e nos seus políticos , aumentou se a dose com a operação Lava Jato , chegando o recorde do Jornal Nacional de média de 12 minutos diários todo o santo dia na TV aberta , contando com suas afiliadas BAND , SBT , Record e outras menores como caixa de ressonância a mema coisa nos canais fechados , na globo news ultrapassa mais 2 horas diárias sem contar com a retransmissão de julgamentos , cpi ao vivo . Na rádio CBN , Jovem Pan , etc. , os maiores jornais brasileiros e revistas a bater diariamente , semanalmente , mensalmente , anualmente .
    Acredito que todas essas pessoas que achavam que o PT minimamente manteria o status atual de eleitores acreditam e Papai Noel , mula sem cabeça , saci perere . .

    1. Por essas razões que acho que o PT esta inteiro e so’ não vê quem não quer. Se fosse o lixo que a midia diariamente martela na cabeça das pessoas não teria sobrado nada. A verdade é que todos sabem perfeitamente o que acontece e esse jogo vai virar quando muita dessa poeira fascista assentar. Eh so’ esperar para ver … O PT esta sendo vitaminado e dara a volta por cima de maneira bem mais solida do que fez até agora. Um pouco assim: ja chegou no fundo do poço, agora precisa subir e nem tirando o Lula da parada vai conseguir modificar o backlash que esta sendo preparado la na frente.

  8. Ja disse: o povo ignorante (nao digo ignorante num sentido pejorativo) engoliu essa questao do comunismo difundida ja ha mais de decada pelos ignorantes (agora sim no sentido pejorativo). A esquerda nao se desvencilhou disso e nem parece se preocupar.

    Vejo amigos inteligentes meus xingando a esquerda e dizendo “viva meu iphone, viva o capitalismo”… inteigwnte, mas politicamente analfabeto.

    Quanto a perda da esquerda pra direita, isso tem significativo sim a nivel nacional.

    O psdb foi o grande vencedor das eleicoes municipais ate agora e isso eh quase um indicativo de q ele assumira a presidencia da republica em 2018.

    Eh um fenomeno parecido com 2000, quando o pt conquistou varias capitais e o Lula depois veio a ser eleito.

    Ou se trabalha melhor essa imagem da esquerda, ou o pessoal vai viver achando que olavo de carvalho estava certo e devem evitar o golpe comunista a qualquer custo

    1. Qual candidato teria o PSDB hoje para concorrer a Presidência. Não basta ter um partido forte, o que eles precisam pra vencer é de um candidato de peso e este eles estão e ficarão devendo. Alckmin só emociona em São Paulo, Serra tá gaga e Aécio, sem comentários. Sou mais Lula com todo o bombardeio midiático e jurídico que tentam o assolar. Que venham os opositores. Será um prazer enfrenta-los mais uma vez.

  9. Marta lá pelas tantas disse que nunca se considerou de esquerda e, agora, tornou se um zero a esquerda ou um zero a direita? Recolha se a sua insignificância. Bem feito pra ela. Traiu, levou.

  10. Concordo em partes. Sim, acredito que a divisão política existente entre as esquerdas (principalmente em períodos eleitorais), se dá mais por questões de vaidade, de egocentrismos desnecessários do lado de lideranças que se imaginam “puristas” moral e ideologicamente.

    E que, graças a isso, criam uma cisão que dificilmente fará o eleitorado se concentrar em um candidato viável nas urnas.

    Agora, as alianças nem sempre são condições por si só, suficientes para garantir bons resultados nas urnas. Exemplo é o próprio Rio de Janeiro em sua análise.

    Pedro Paulo, o candidato tendo como aliados, políticos provincianos que dominam os votos nos subúrbios, como mini currais eleitorais. O maior tempo de campanha na TV e nas rádios, bem como a maior máquina propagandista (PMDBista) na cidade.

    Foi simplesmente DESIDRATADO por Flavio Bolsonaro na corrida para o segundo turno, e amargou uma quase quarta colocação.
    Vejamos que, do Centro à Direita tradicionais, houve uma divisão considerável de votos também.

    Imagino que, o que falta para que candidaturas no campo progressista trilhem caminhos mais sólidos perante a população, é a falta de um diálogo que seja entendido de forma inteligente e fácil pelo povão.

    Freixo tem um discurso perfeitamente audível para a juventude politizada da Zona Sul e Norte, e no movimento estudantil, mas, não consegue fazer suas propostas/projeto de cidade sejam entendidos pela dona-de-casa ou pelo torneiro mecânico.

    Falta à essa esquerda, ter o espírito de um Lula, e deixar a discurso intelectualizado da Academia e assumir a “mão na massa”.

  11. O que a esquerda precisa aprender é que sem calar a mídia golpista, por bem ou por mal, não há democracia que sobreviva.

    1. Coloquemos a coisa sob a devida perspectiva: o pau mandado do alckmin foi eleito com cerca de 1/3 dos votos. Os paneleiros impuseram a todos a vontade da mídia. Por grandes cidades, inclusive capitais, o que se viu foram abstenções, brancos e nulos somando mais votos do que os primeiros colocados no primeiro turno. Este é um sinal de alerta: a maior parte disto aí é gente ignorante e despolitizada, massa de manobra perfeita para a ascenção final do fascismo. A coisa não será descarada, as eleições passarão a não valer nada. Servirão apenas para manter a fachada de democracia.

    2. No ponto, sem isso, NADA FEITO !!!!!

      Calar a globosta e reconstruir o Brasil para os BRASILEIROS !!!!!!

  12. Militância, militância, militância. Haddad, por mais contrassenso que isso seja, ganhou nos níveis altamente escolarizados e elitizados. Isso revela 2 coisas: Ele foi o candidato dos ricos; Sendo o candidato desta parcela, ele tem grandes probabilidades de virar o jogo em eleições vindouras, já que esse pessoal faz a cabeça da verdadeira classe média, e estes, por sua vez, são os formadores de opinião dos mais pobres. Se eu fosse o Rui Falcão estaria trabalhando fortemente o Hadadd, a partir de hoje mesmo, para o governo do Estado em 2018! Se o PT furar os 20 anos de governo estadual, será um feito que o credenciará para o futuro. Quanto às presidenciais, o retrato de hoje é Alckimin presidente pelos próximos 8 anos, a partir de 2018. É ruim? É! Mas poderia ser pior! Poderia ser o Serra!

    1. César, pelo amor de Deus, muita agua vai rolar e achar o chuchu candidatavel é de amargar. Além de Sampa o cara não implaca em lugar nenhum do Brasil. Como é que vai ganhar 2018 ? So’ se for no golpe !!! na continuação do golpe, é claro !! Cada uma ….

      1. Lenita, lembre-se que em 2006 ele foi para o segundo turno com o Lula, num momento que lhe era desfavorável! Só há uma hipótese de tirar o Alckimim ou outro do PSDB da jogada, colar o GOLPE e as suas consequências econômicas nos golpistas, isto é, no próprio PSDB! Essa narrativa a militância tem que ganhar no facebook, no whatsapp, nos sites, etc.

        1. Eh por ai então CezarR, todos à luta !!! Veja o xadrez do Nassif, o chuchu não passara jamais de São Paulo, reduto de fascistas da coxalândia… Até 2018 muita agua vai rolar e os progressistas terão nessa ocasião se unido para a luta, se não quiserem desaparecer, é certo.

        2. Em 2006 Lula estava muito mais fraco do que em 2010.

          A teoria em voga era a de que ele ia sangrar por causa do mensalao (ou da midia, o que da’ na mesma) ate’ morrer.

          Mas Lula venceu e fez um segundo mandato consagrador, deixando a presidencia para entrar na historia.

          Mesmo com todo o ataque da midia, elegeu Dilma em 2010 e a ajudou-a a se reeleger em 2014. Se tivesse sido candidato, teria vencido com facilidade.

          Lula nunca escondeu que nao queria voltar a ser presidente, porque sabia (e sabe) que jamais faria um mandato tao bom quanto o que consagrou.

          Por tudo isso — se ele quiser se candidatar, e se a Lava Jato deixar, ele tem uma grande chance de vitoria.

  13. Lula não conseguiu eleger o filho vereador.

    PT parte do 3º lugar, com 630 prefeituras, para o 10º lugar, com 256 prefeituras.

    Aleluia! O país está sendo despetizado!

    1. Quem também não se elegeu foi Marcelo Heitor, o sobrinho do Zeca do PT que fez aquele vídeo tirando sarro do “mimimi da direitinha” enquanto fungava em seu carro de alto padrão. Esse é o petista típico, arrogante e prepotente como o próprio Lula, que nunca soube se comportar como um presidente de todos e, confiante que sempre obteria o voto dos ignorantes e escaparia da Justiça, fazia questão de zombar “deles”, que era quem não tinha votado nele. Quero ver o deboche do cínico no dia em que o Moro o condenar.

      1. Só pra deixar o registro, dias se passaram e o dileto blogueiro não fez nenhum comentário sobre Paulo Bernardo e Gleisi.

        1. Nem sobre os milhões do “consultor” Paloffi e a montanha de provas contra ele, sobre os crimes imputados ao Mantega, sobre aquele que a Odebrecht chamava de “amigo” … aqui parece um mundo à parte, onde essas coisas não existem. Também não vi crítica alguma à agressão sofrida pela Andrea Sadi no comitê do PT, sob o olhar complacente de seus líderes. É como se os mortadelas tivessem direito de agredir.

          1. Todos os blogueiros petizados estão acusando a Lava Jato de ter “criminalizado a política”… Babaquice! Quer dizer que não se pode mais prender quem desvia dinheiro público? Quer dizer que se o cara é político, por mais que seja ladrão, é honesto?

          2. Segundo um sujeito que eu ouvi esse dias no interior do Ceará, se ele se candidatar é honesto sim.

    2. Ou temerizado! Esqueceu do Temer? Acorda Álisson, ei 2018 tá longe. Deixa pra fazer a festinha na hora certa, tá combinado?

  14. Resultado das Eleições nas capitais desses estados, na ótica de um petista:

    Acre: Democracia.
    Alagoas: Golpe.
    Amapá: Golpe.
    Amazonas: Golpe.
    Bahia: Golpe.
    Ceará: Golpe.
    Curitiba: Golpe.
    Distrito Federal: Golpe.
    Espírito Santo: Golpe.
    Goiás: Golpe.
    Maranhão: Golpe.
    Mato Grosso: Golpe.
    Mato Grosso do Sul: Golpe.
    Minas Gerais: Golpe.
    Pará: Golpe.
    Paraná: Golpe.
    Pernambuco: Golpe.
    Piauí: Golpe.
    Rio de Janeiro: Golpe.
    Rio Grande do Norte: Golpe.
    Rio Grande do Sul: Golpe.
    Rondônia: Golpe.
    Roraima: Golpe.
    Santa Catarina: Golpe.
    São Paulo: Golpe.
    Sergipe: Golpe.
    Tocantins: Golpe.

    1. Eles acharam que alguém estava levando a sério aquela bobagem de “golpe”. Mas a queda não foi só nas capitais. Em termos de arrecadação eles perderam 84% dos recursos que controlavam, o que é uma ótima notícia para as finanças nacionais. Em MS a gang lulopetista não elegeu nenhum prefeito. Em SP elegeu apenas sete. Sete!!! Dá para contar na mão e ainda sobram três dedos. Em alguns casos, dois.

      1. Naturalmente, a queda de receita é proporcional à de população. A partir do próximo ano, apenas 6 milhões de brasileiros (cerca de 3% da população) terão a infelicidade de viver num município controlado pelos lulopetistas.

  15. Nós progressistas, temos que estar cada vez mais unidos. O PT, foi, é, e continuará sendo um grande partido. Ele é um partido essencial a democracia brasileira. Isso que aconteceu, tem que se meditado. Mas, com o arrocho fiscal, política de desvalorização do salário mínimo, do salário dos aposentados, caídas de receitas dos entes federados e desemprego, redundará em muito sofrimento para população, ai a população pensará melhor, no presente o que foi o passado e o que poderá ser o futuro. Muitas vezes a correia do sofrimento é necessária. Não deveria ser, mas infelizmente é assim. É a Lei Natural. Só assim as pessoas e a sociedade aprendem e evoluem.

  16. > Dória mais Russomano, mais os cacarecos somam 70; Haddad, Erundina e o que restou a Marta em regiões populares, 30.

    Errado:

    34,8% dos eleitores ou nao compareceram, ou votaram branco ou nulo.

    Isto significa que Dória mais Russomano, mais os cacarecos somaram 45%. E’ muito, mas nao e’ 70%.

    E Haddad poderia ter aumentado sua votacao se tivesse igualdade de condicoes. (Mesmo tempo de radio e tv, e sem a midia atacando o PT dia sim outro tambem).

    Finalmente, nao podemos extrapolar os resultados dessa disputa para 2018, pois Lula e’ maior que o PT.

    (Mas se Lula estiver fora do pareo, seja por vontade propria ou da Lava Jato, a situacao ficara muito mais dificil para o PT).

  17. Ô senhor Rui Falcão:
    existe uma coisa chamada vergonha na cara.
    E outra chamada disposição para a luta.
    Nenhuma das duas tem eixo central que passe por V.Excia.
    Esperamos outra singela coisinha: grandeza.

  18. Os trouxinhas estão felizes, a direita venceu amplamente, no golpe e nas eleições municipais! Agora o Brasil vai virar “1º mundo”! Aguardemos…

  19. Qual é a cara do Brasil ? Esta eleição acaba de aumentar minha dúvida. Dom João VI ? Mal. Deodoro ? Getúlio Vargas ? Juscelino Kubitschek ? Gen. Médici ? FHC ? Lula ? me lembra a canção ” estes moços, pobres moços, ai se soubessem o que eu sei….”. Idas s vindas , paralisação e avanços, inclusão e exclusão, barbárie e civilização. Passamos por momento deprimente. Mas o jogo continua, então bola pra frente

  20. Engraçado, nenhum membro do PP, PMDB e PSDB preso pela vaza-jato do CANALHA de curitiba, então, não houve jogo, houve vício.

    Antes dos canalhinhas que aqui frequentam ficarem com seu cínico joguinho de palavras vazias, “falam demais por não terem nada a dizer”, deveriam dar uma pescada na quantidade de votos para o parlamento, mesmo com o massacre praticamente empatamos com os votos do partidinho de BOSTA do picolé de chuchu.

    Então negada, antes de brincar de vencedores pisando no pescoço do POVO, que embora cego não é insensível e saberá dar a resposta, vocês deveriam ter vergonha de todo o processo ter parido um escroque como o tal do holiday ( até o nome se espelha nos estasunido ) para o parlamento municipal e mais um bolsonazi no parlamento do Rio.

    Por fim, lembrem bem, todo aperto no pescoço do POVO se transformará na lâmina de um efeito bumerangue, haverá outra volta do parafuso !!!

  21. O blog é ótimo, mas peca em publicar os comentários dessa coxianhada sem noção. Eles já tem espaços de sobra para vomitar as suas asneiras. Chega de republicanismo!

  22. Não tenho dúvida de que o povo brasileiro vive um processo de abdução mental coletiva faz algum tempo. Globo e Moro são instrumentos para este processo que tem como metas: destruir o PT, incriminar Lula, roubar o pré-sal, destruir os setores estratégicos da economia brasileira, cortar as conquistas sociais e trabalhistas da população mais pobre, e transformar a democracia brasileira em mera disputa municipal esvaziada de essência – e a eleição de 2016 foi bem característica desse infeliz momento brasileiro. Todos aqueles que se colocarem no caminho desse diabólico plano serão afastados. Ou presos. Ou mortos. É assim que o império, associado aos vampiros locais, costuma agir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *