Sem chamar a atenção da imprensa, o Governo Temer praticou um absurdo de submissão do Brasil ao mundo poderoso da ciência nuclear, ao assinar – o que se recusava a fazer desde 1996, o chamado “Protocolo Adicional ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares”.
O tratado, que era rechaçado pelo país desde 1968, quando foi criado, até a adesão, com FHC, em 1996, dá direito a Agência Internacional de Energia Atômica a inspecionar instalações nucleares para verificar se há atividade “ilegal” de produção de armas nucleares.
Daí o Brasil ter, até agora, um acordo de salvaguardas com a AIEA, que permite à agência inspecionar instalações brasileiras, mas com respeito à soberania nacional e a nossos interesses econômicos.
Agora, não mais.
No ano seguinte à adesão brasileia, a AIEA, por proposta americana e a pretexto do programa nuclear do Iraque, elaborou protocolo adicional aos acordos de salvaguardas. Nele, se fanqueia a visita de inspetores, sem aviso prévio, a qualquer local do território dos países não nucleares para verificar suspeitas sobre qualquer atividade nuclear.
Isso, claro, inclui as nossas pesquisas, até agora com reservas de sigilo tecnológicos, com ultracentrífugas de tecnologia brasileira, diferente da iraniana, desenvolvidas pela Marinha. Hoje, essa tecnologia é tratada como segredo industrial, até mesmo para os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica.
Com o protocolo adicional, estas defesas caem e até mesmo a pesquisa acadêmica pode ser “investigada”, sem aviso prévio e sem reservas.
Diz o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário-geral das Relações Exteriores do Itamarati, que “o Protocolo Adicional constituiria uma violação inaceitável da soberania diante da natureza pacífica das atividades nucleares no Brasil, uma suspeita injustificada sobre nossos compromissos constitucionais e internacionais e uma intromissão em atividades brasileiras na área nuclear”.
Um colega, cujo nome preservo por razões profissionais – pensar virou crime nas redações – escreve-me: ” O Brasil fez enormes sacrifícios e resistiu a imensas pressões internacionais para dominar a cadeia de enriquecimento do urânio e, agora, essa iniciativa é um duro golpe na soberania nuclear do Brasil. Feita praticamente às escondidas, sem discussão prévia na comunidade diplomática, tecnológica e acadêmica. Foram falar disso apenas lá, nos EUA e em troca de… nada”.
Nada mesmo, apenas fazer temer ficar no papel de bom-moço e nosso país mostrar que abana o rabinho mesmo que não lhes deem nem um pedacinho do osso.
PS. Induzido pela fraca cobertura do assunto na mídia brasileira, errei, corrijo e mantenho as informações do post sobre a abertura de nossa tecnologia. Trata-se, ao contrário do que informei, do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, não da assinatura – por enquanto – do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. O texto assinado pelo Brasil, porém, nos submete, no item dois (Salvaguardas) a “pôr em vigor um acordo de salvaguardas abrangente (INFCIRC / 153 (corrigida)). E este documento, segundo o site oficial da AEIA ,explicita que por ele um ” Estado compromete-se a aceitar as Salvaguardas da AIEA sobre todos os materiais nucleares em todas as atividades nucleares pacíficas dentro do seu território, sob sua jurisdição ou realizadas sob seu controle em qualquer lugar”.
View Comments (35)
Golpe de estado cometido pela Câmara dos deputados em abril/2016 foi prejudicial aos brasileiros e as Nações (países) de todo mundo viram com mais clareza que o povo Brasileiro o golpe com traição comandado pelo chefão "Michel Temer" com (coluio de políticos e empresários) comandando uma quadrilha de "corruptores e corruptos que ninguém aceita. Portanto fora já toda quadrilha e o chefão Michel Temer.
Esse golpe não prejudicou só o BR e sim toda à America do Sul. Quanto a venda da nossa tecnologia à ONU já estava premeditado com a condenação do Vice-Alm. Silva. Isso é tudo uma estratégia de destruição da SOBERANIA de uma NAÇÃO, a identificaçaõ de um POVO.
AONDE VAI CHEGAR ISSO???
Que desgraça! Quando acabaremos com todas essas afrontas, que acontecem impunemente??!!! AS riquezas do Brasil pertencem a todos nós que contribuímos sobre tudo que consumimos! Não entanto, nos roubam na maior cara dura! Um cara que nos humilha, um suposto presidente que merece o destino dos traidores da pátria! Ser trevoso e burro!!
Que Cachorros Sarnosos compõe esta MATILHA no poder??? Só o que fazem é TRAIR E ROUBAR O BRASIL...E pagamos a Corte $uprema mais cara do mundo pra termos lá 11 VAGABUNDOS QUE NADA...NADA FAZEM PRA DEFENDER NOSSO PAÍS...QUE REVOLTA !!!
Tudo culpa dos coxa que dão respaldo para esse governo corrupto e apátrida.
Fizeram com o brasil o mesmo que fizeram com o Iraque, Líbia e tentaram na Síria, mas não precisaram mobilizar um único soldado,nem disparar um único míssil ou financiar e armar um ISIS da vida. Bastou cooptar um bando de tapados do judiciário, alguns safados da mídia mais alguns políticos corruptos e pronto. A guerra contra o brasil para tomar suas riquezas e assumir seu controle foi feita por mercenários traidores, inclusive vermes que o fazem em troca de migalhas ou por pura burrice. Vai dar muito trabalho retomar a soberania e vai custar muito sangue, se isto ainda for possível.
Aos poucos o golpe está ficando muito claro. Juiz que esconde documentos, procuradores que forjam e alteram datas e dados de documentos originais, advogados (indicados pela "porca tarefa") que "cobram por fora" dos delatores, padrinho de casamento de juiz envolvido, desvio na APAE, esposa de juiz recebendo honorários de advogado que defende delator... o que mais vamos descobrir nesse dramalhão mexicano? Nem a Globosta conseguiria fazer um enredo tão nojento em suas novelas chinfrins.
Luis Carlos, o pior disso tudo é ficarmos como a Carolina (Chico Buarque) - vendo da janela,o tempo passar...O Temer não é nascido no Brasil, não tem nenhum sentimento pela pátria. O povo que é o proprietário desses recursos que lute, que defenda seu futuro, que lute e defenda seu país.Não há outra alternativa para reconquistar sua soberania.
E apenas pra mostrar que nos tornamos realmente uma republiqueta de bananas. Mais uma realizacao do golpe judicial-policial-midiatico.
cada país tem o herói que merece. os americanos cultuam Werner Von Braun, nazista acolhido que desenvolveu os misseis e foguetes americanos. os brazucas cultuam o juiz que prende o herói.
Um túnel no fim da luz!
***
Subprocuradora elenca nove razões para STJ analisar pedido de suspeição de Moro; defesa de Lula diz que juiz permite “provas secretas” e quer perícia
20 de setembro de 2017
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/para-stj-analisar-pedido-de-suspeicao-de-sergio-moro-defesa-quer-pericia-de-documentos-secretos-veja-entrevista.html
Jurista Cristiano Martins Zanin: A defesa do presidente Lula
https://vimeo.com/234767212