O rato que ruge. Por Francisco Carlos Teixeira

Do professor Francisco Carlos Teixeira,  titular da cadeira de História Moderna e Contemporânea da  UFRJ:

Eu já ouvi muito sobre corrupção, incluindo “modelos” fotogênicos. Se fosse assim tão fácil de “desenhar”, como querem nossos juristas que inventam leis e interpretações mirabolantes, tudo estaria resolvido. Na verdade há um “habitus”. Continuo achando melhor ler com cuidado Raymundo Faoro, Victor Nunes Leal e Eli Diniz. Buscar as formas e representações desse “habitus” que é a própria cultura brasileira e, por isso, não e reformável.

Temos que mudar de baixo para cima. Sistemas se montam, se estruturam na história e se reproduzem através de grupos sociais. Valores não vivem de brisa. Economistas, cientistas políticos e juristas adoram grandes “sistemas abstratos” que não se sustentam sobre um solo e sob um céu, e assim desmancham no ar como nas cenas do STF ou nos planos econômicos.

Nós historiadores, como os Senhores militares, não gostamos de castelos abstratos e brilhantes – embora alguns se deixem seduzir. Queremos a materialidade da vida, do peso das coisas e avaliamos os riscos e as ameaças. Não vivemos de blefes ou frases ocas. Quarta, quinta e nesta última sexta-feira – o dia mais longo da República – os homens da toga blefaram, tomaram a bola e exigiram cobrar pênalti. Mas não sabiam sequer onde era o gol.

Não se blefa com adversário – é preciso acumular meios e aí não é blefe, é dissuasão. O outro time acumulou meios e fez uma boa concentração: o time da toga levou uma lavada. Os que apostaram em tais mágicos de Mac Donalds – os militares, políticos e parcela da Nação – quedou aturdida. Embaixo da toga não havia nada. O que vier agora é lucro. Forjou-se uma narrativa “do povo” contra “os poderosos”, incluindo os que não precisavam falar e falaram.

Nós historiadores, e os Senhores militares, sabemos: blefar não é dissuadir.

6 de abril de 2018, para uns o Dia do Blefe, para outros o Dia que o Rato rugiu!

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • NÃO TE ENTREGA !!!! ACABARÃO CONTIGO !!!! MANDA ELES PRA PQP !!!MANDA OS BANDIDOS GOLPISTAS PRO INFERNO!!!!!
    UM MÁRTIR NÃO SERVE PRA NINGUÉM ,SÓ PRA ELES !!!!
    OS BONZINHOS HABITAM O PARAÍSO ,NÃO O MUNDO REAL,NELE SÃO EXTERMINADOS.
    QUANTA INGENUIDADE !!!!!QUANDO É QUE DEIXAREMOS DE SER ADOLESCENTES E PARTIREMOS PRA CIMA DOS FASCISTAS ????
    UM MÁRTIR GUIARIA UM POVO COM CONSCIÊNCIA ,NÃO A MASSA ALIENADA QUE É MAIORIA NESTE PAÍS.

    • Como a ida para a cela já é um fato consumado, sugiro que seja formada uma comissão de direitos humanos para visitar as instalações de Curitiba.

      Rola na internet denúncia de que a cela é igual a uma solitária.

      • sejamos tão exigentes quanto as autoridades italianas no episódio da deportação do pizzolato

  • Na real,o que eles querem,e achar um pretexto para que morras.Vão inventar qualquer tipo de ardil,para tentar justificar seus atos.São um bando de MERDAS,junto com mais um tanto de ENTREGA O OURO PRA OS ESTADUNIDENSES,mas na sua maioria,são POBRES DE ORIGEM E DE FATO,cuidando do GALINHEIRO DOS BURGUESES.Como sempre fizerem na história.O que eles querem mesmo,e mandar te matar e botar a culpa em DEUS.Não te entrega!Pequeno Burgues,somente á BALA.

    • URGENTE
      O chefe da equipe de custódia e escolta da PF, Jorge Chastalo Filho mentiu sobre as condições da cela.
      A 'tranca' é feita para maltratar a pessoa, tudo precário.
      Moro escreveu que “o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.
      É o oposto.
      A "tranca" é isolada do resto do edifício. Os elevadores vão apenas até o terceiro andar e é preciso subir um lance de escada para chegar até lá.
      Seria melhor que ele ficasse com mais gente porque isso, sim, garantiria sua segurança.
      “A ‘tranca’ deixa o cara muito mais vulnerável”, diz uma fonte. “Ele corre muitos riscos”.

  • Não estou conseguindo acessar a TVT, as páginas de esquerda estão quase todas indispoiníveis. Boicote total. É preciso reagir contra todos.

  • Sinceramente não estou aceitando discursos épicos, textos bonitos, etc. Getúlio disse há 64 ANOS "O povo de quem fui escravo não será mais escravo de ninguém", e hoje continuamos escravos.
    O momento era de luta com TODAS as armas, de resistir fosse como fosse, inclusive num asilo temporário. Espero estar errado, mas a impressão e de que eles não soltarão Lula mais, nem mesmo depois das eleições como dizem alguns.

    • ... O PT terá que inscrever o nome do presidente Lula no TSE!
      O vice da chapa: Roberto Requião, Guilherme Boulos, Celso Amorim ou João Pedro Stédile!
      O presidente Lula sendo cassado pelo puteiro do "galo vermelho fux", votar em Lula significa votar no vice!

      • ... Egrégia e destemida Gleisi Hoffman não esqueça de exigir que todos os representantes do PT [todos] não deem mais nenhuma *entrevista a estes(as) bandidos(as) da Globo... Da TV BAND(IDA), do SBT, da Record, da Folha, do Estadão, 'veja'... Emissoras de rádio Brasil afora que replicam a Globo Organizações MafioCriminosas!...
        *entrevista coletiva e, muito menos, exclusiva
        Guerra absoluta e sem trégua ao PiMG [Partido da impressa Mafiosa &$ (nazi)Golpista]
        ... Ainda tem o senhor Luiz Marinho que afirmou: "o presidente Lula é o primeiro preso político após a 'redemocratização' do Brasil"!
        Senhor Luiz Marinho, o senhor "esqueceu" dos grandes líderes José Genoino, José Dirceu, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, Delúbio Soares, João Vaccari Neto...?
        Ah este '[tíbio] PT da Governança'!

    • ... A saída honrosa e legítima seria resistir em um asilo no interior de uma embaixada de um país confiável no Brasil!
      Provavelmente, *"os conselheiros" do presidente Lula usaram o seguinte argumento principal:
      "Ó Lula, o que a Globo vai dizer caso o senhor se refugie numa embaixada! O merval, hein, vai descascar em nosso lombo a pecha de fugitivos! (...) Portanto, se entregue Lula, não ouça a militância que quer o contrário!"
      *"o conselheiro Tucano" José Eduardo Cardozo à frente!

      • ... E se o presidente Lula estiver se preparando para iniciar uma greve de fome?
        Mesmo porque os nazistas lavajateiros irão colocar veneno na refeição e na água do eterno presidente Lula!

  • URGENTE

    ... Ao que parece o presidente Lula viajará de São Paulo a Curitiba num avião monomotor!
    Lembram do "acidente" que vitimou o "Teori(a) da Conspiração Zavascki"?...

Related Post