O rato que ruge. Por Francisco Carlos Teixeira

ruge

Do professor Francisco Carlos Teixeira,  titular da cadeira de História Moderna e Contemporânea da  UFRJ:

Eu já ouvi muito sobre corrupção, incluindo “modelos” fotogênicos. Se fosse assim tão fácil de “desenhar”, como querem nossos juristas que inventam leis e interpretações mirabolantes, tudo estaria resolvido. Na verdade há um “habitus”. Continuo achando melhor ler com cuidado Raymundo Faoro, Victor Nunes Leal e Eli Diniz. Buscar as formas e representações desse “habitus” que é a própria cultura brasileira e, por isso, não e reformável.

Temos que mudar de baixo para cima. Sistemas se montam, se estruturam na história e se reproduzem através de grupos sociais. Valores não vivem de brisa. Economistas, cientistas políticos e juristas adoram grandes “sistemas abstratos” que não se sustentam sobre um solo e sob um céu, e assim desmancham no ar como nas cenas do STF ou nos planos econômicos.

Nós historiadores, como os Senhores militares, não gostamos de castelos abstratos e brilhantes – embora alguns se deixem seduzir. Queremos a materialidade da vida, do peso das coisas e avaliamos os riscos e as ameaças. Não vivemos de blefes ou frases ocas. Quarta, quinta e nesta última sexta-feira – o dia mais longo da República – os homens da toga blefaram, tomaram a bola e exigiram cobrar pênalti. Mas não sabiam sequer onde era o gol.

Não se blefa com adversário – é preciso acumular meios e aí não é blefe, é dissuasão. O outro time acumulou meios e fez uma boa concentração: o time da toga levou uma lavada. Os que apostaram em tais mágicos de Mac Donalds – os militares, políticos e parcela da Nação – quedou aturdida. Embaixo da toga não havia nada. O que vier agora é lucro. Forjou-se uma narrativa “do povo” contra “os poderosos”, incluindo os que não precisavam falar e falaram.

Nós historiadores, e os Senhores militares, sabemos: blefar não é dissuadir.

6 de abril de 2018, para uns o Dia do Blefe, para outros o Dia que o Rato rugiu!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

38 respostas

    1. Não deixem ele ir…por favor eles, os golpistas não insistirão nessa sandice de um juiz desiquilibrado….eles não querem sangue nas mãos deles!!!! SALVEMLULA

      1. Façam eles reverem as decisões.. façam-nos respeitar a Constituição Federal!!!! Ela é do povo!!!!

  1. NÃO TE ENTREGA !!!! ACABARÃO CONTIGO !!!! MANDA ELES PRA PQP !!!MANDA OS BANDIDOS GOLPISTAS PRO INFERNO!!!!!
    UM MÁRTIR NÃO SERVE PRA NINGUÉM ,SÓ PRA ELES !!!!
    OS BONZINHOS HABITAM O PARAÍSO ,NÃO O MUNDO REAL,NELE SÃO EXTERMINADOS.
    QUANTA INGENUIDADE !!!!!QUANDO É QUE DEIXAREMOS DE SER ADOLESCENTES E PARTIREMOS PRA CIMA DOS FASCISTAS ????
    UM MÁRTIR GUIARIA UM POVO COM CONSCIÊNCIA ,NÃO A MASSA ALIENADA QUE É MAIORIA NESTE PAÍS.

    1. Como a ida para a cela já é um fato consumado, sugiro que seja formada uma comissão de direitos humanos para visitar as instalações de Curitiba.

      Rola na internet denúncia de que a cela é igual a uma solitária.

      1. sejamos tão exigentes quanto as autoridades italianas no episódio da deportação do pizzolato

  2. Na real,o que eles querem,e achar um pretexto para que morras.Vão inventar qualquer tipo de ardil,para tentar justificar seus atos.São um bando de MERDAS,junto com mais um tanto de ENTREGA O OURO PRA OS ESTADUNIDENSES,mas na sua maioria,são POBRES DE ORIGEM E DE FATO,cuidando do GALINHEIRO DOS BURGUESES.Como sempre fizerem na história.O que eles querem mesmo,e mandar te matar e botar a culpa em DEUS.Não te entrega!Pequeno Burgues,somente á BALA.

    1. URGENTE
      O chefe da equipe de custódia e escolta da PF, Jorge Chastalo Filho mentiu sobre as condições da cela.
      A ‘tranca’ é feita para maltratar a pessoa, tudo precário.
      Moro escreveu que “o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.
      É o oposto.
      A “tranca” é isolada do resto do edifício. Os elevadores vão apenas até o terceiro andar e é preciso subir um lance de escada para chegar até lá.
      Seria melhor que ele ficasse com mais gente porque isso, sim, garantiria sua segurança.
      “A ‘tranca’ deixa o cara muito mais vulnerável”, diz uma fonte. “Ele corre muitos riscos”.

  3. Não estou conseguindo acessar a TVT, as páginas de esquerda estão quase todas indispoiníveis. Boicote total. É preciso reagir contra todos.

  4. Sinceramente não estou aceitando discursos épicos, textos bonitos, etc. Getúlio disse há 64 ANOS “O povo de quem fui escravo não será mais escravo de ninguém”, e hoje continuamos escravos.
    O momento era de luta com TODAS as armas, de resistir fosse como fosse, inclusive num asilo temporário. Espero estar errado, mas a impressão e de que eles não soltarão Lula mais, nem mesmo depois das eleições como dizem alguns.

    1. … O PT terá que inscrever o nome do presidente Lula no TSE!
      O vice da chapa: Roberto Requião, Guilherme Boulos, Celso Amorim ou João Pedro Stédile!
      O presidente Lula sendo cassado pelo puteiro do “galo vermelho fux”, votar em Lula significa votar no vice!

      1. … Egrégia e destemida Gleisi Hoffman não esqueça de exigir que todos os representantes do PT [todos] não deem mais nenhuma *entrevista a estes(as) bandidos(as) da Globo… Da TV BAND(IDA), do SBT, da Record, da Folha, do Estadão, ‘veja’… Emissoras de rádio Brasil afora que replicam a Globo Organizações MafioCriminosas!…
        *entrevista coletiva e, muito menos, exclusiva
        Guerra absoluta e sem trégua ao PiMG [Partido da impressa Mafiosa &$ (nazi)Golpista]
        … Ainda tem o senhor Luiz Marinho que afirmou: “o presidente Lula é o primeiro preso político após a ‘redemocratização’ do Brasil”!
        Senhor Luiz Marinho, o senhor “esqueceu” dos grandes líderes José Genoino, José Dirceu, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, Delúbio Soares, João Vaccari Neto…?
        Ah este ‘[tíbio] PT da Governança’!

    2. … A saída honrosa e legítima seria resistir em um asilo no interior de uma embaixada de um país confiável no Brasil!
      Provavelmente, *”os conselheiros” do presidente Lula usaram o seguinte argumento principal:
      “Ó Lula, o que a Globo vai dizer caso o senhor se refugie numa embaixada! O merval, hein, vai descascar em nosso lombo a pecha de fugitivos! (…) Portanto, se entregue Lula, não ouça a militância que quer o contrário!”
      *”o conselheiro Tucano” José Eduardo Cardozo à frente!

      1. … E se o presidente Lula estiver se preparando para iniciar uma greve de fome?
        Mesmo porque os nazistas lavajateiros irão colocar veneno na refeição e na água do eterno presidente Lula!

  5. URGENTE

    … Ao que parece o presidente Lula viajará de São Paulo a Curitiba num avião monomotor!
    Lembram do “acidente” que vitimou o “Teori(a) da Conspiração Zavascki”?…

  6. Nada me convence que se entregar é uma saida para lutar em outro campo. Estamos lidando com inimigos. Inimigos são para se enfrentar.

  7. Moro se tornou o maior cabo eleitoral do PT e das esquerdas. Despertou a militância, o nacionalismo e sentimento de indignação. Se tornou clara para todos os cidadãos que não temos justiça, que a mesma se associou ,e sempre foi assim , a Mídia, e ao capital financeiro e que o golpe foi para voltarmos a ser uma nação de explorados. Moro foi Magistral na sua atuação, deixou bem claro como o sistema é canalha, perverso, cruel e selvagem, ele fez o povo se dar conta que só com luta e mobilização se poderá derrotar o opressor. E é isso que estamos assistindo.

  8. E, apesar de viver nos cafundós do Judas – sertão baiano – não posso deixar de abraçar a Senadora Gleisi. Seu crítico por seu desempenho como Chefe da Casa Civil da Dilma, não posso deixar de expressar minha admiração por essa mulher que tem se mostrado uma gigante na luta pela democracia e pelo brasil. Espero que o PT e as esquerdas saibam manter o rato rugindo.

  9. E nós não cansaremos de defender Lula e seus Ideais. Enganam-se os fascistas da sociedade civil e aqueles (outros fascistas) que interpretam a lei como bem entendem. Negaram um princípio constitucional básico para ver um líder adversário (para eles, inimigo) preso. Mas aqui embaixo estamos nós, o povo, sem querer mais calar. Lula livre já!!!!

  10. Talvez hoje seja um dia tão ou mais triste do que aquele do impeachment da Presidente Dilma… Não vejo muito futuro a este país… Enquanto o poder de decisão estiver nas mãos de uma rede de televisão, nada irá sair da mesmice dos últimos 30 anos!!!

  11. Entregar ou não se entregar???
    Eis a questão… Melhor seria lutar…
    Mas quem mais iria sofrer,
    Os poderosos que te querem prender,
    Ou povo que você quis tanto salvar???

  12. Posso estar bastante equivocado, mas ficou-me a impressão de que o Lula se entregou, realmente, para passar como um mito ou herói à nossa história, porque chances de pedir asilo político em países amigos ele teve… e muita. Afinal, trata-se de um processo, de fato, político, haja vista que a questão dos autos que o levaram à detenção é um nada jurídico. Por outro lado, percebe-se que as suas condições físicas para levar à frente um país como o Brasil já estão algo limitadas. Quiçá a saúde dele não piore em Curitiba. Em outubro, veremos o que nos espera. Deus nos livre e guarde dessa direita fascista – o PSDB aí também incluído.
    João A. Ribeiro

  13. Belíssima apreciação.

    #voto13*

    *se a direita desajuizada se meter a fazer eleições. tenho que fugirão do pau, como sempre.

    Razão ao Lula quando disse que, agora preso, o problema é dos outros, já que o condenaram por ser o “responsável” por tudo que aí está neste país de merrecas.

  14. Um texto que só tem metáfora se torna um texto enigmático.
    O texto fica estilisticamente lindo, mas semanticamente incompreensível.

  15. Se alguém recebe para executar uma tarefa é não a faz é corrupto. Ora se são pagos, e muito bem pagos, para defender a Constituição e não o fazem, logo…. Apenas um exercício de lógica, complete a frase a seu modo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *