Como fizeram Lula, contra sua vontade, ser um revolucionário

lulanyt2

Luís Inácio Lula da Silva não se dizia  um revolucionário, sempre foi um homem de reformas e de conciliação.

Ele mesmo o admitiu em seu discurso hoje, na frente do Sindicato dos Metalúrgicos, dizendo que se não acreditasse nas instituições, teria “proposto uma revolução nesse país”.

Não foi Lula quem desacreditou das instituições, foram elas que – em relação a ele – se mostraram apenas como garras e dentes de um corte social perverso que existe no Brasil.

Talvez, mais do que a prisão que se acaba de consumar, seja isso o que mais dói no peito do velho líder.

Que mal ele fez, o que ele tirou, do que privou aqueles senhores  ou à classe média batedora de panelas, que se compraz em ver um homem que em nada os prejudicou ser conduzido a uma cela?

Ou será que tocou no que lhe é mais caro, mais caro do que perder um filho, um amor, um emprego?

Tocou no que é o desenho de uma sociedade colonial, onde o povão é e deve ser desprezível, onde a favela, o nordeste, a periferia, os negros, os mestiços, os lavradores do interior o são e devem continuar a ser, mesmo que isso nos condene a viver num país de atraso, de violência, de sobressalto.

Tentamos algumas vezes o caminho de um encontro. Getúlio Vargas e João Goulart, dois fazendeiros, tentaram fazer este encontro e foram abatidos em seus planos e em suas vidas.

Pela ponta inversa, um metalúrgico, com seu “paz e amor”, tentou o mesmo e, apesar de ter, como Vargas, alcançado sucesso no desenvolvimento econômico e estrutural do país,  experimentou o mesmo ódio insano.

Talvez, por isso, ambos tenham sido revolucionários contra suas próprias atitudes e condutas políticas.

Getúlio e Lula foram ao limite e além dele em matéria de concessões políticas e o segundo nasceu gritando contra estas concessões do primeiro, até ter de encarnar, pessoalmente, o que era possível fazer na política

Vargas voltou de uma “prisão domiciliar” de seu exílio na Fazenda Itu com muito menos ilusões, o que o fez dizer, na sua posse , em 1950, ao povo que “hoje estais com o poder, amanhã sereis o poder”.

Lula voltará, também, de sua prisão política, com menos enganos.

Não que ab-rogue da paz e do amor. Mas do conceito, burguês e ilusório, de que o “republicanismo” seja capaz de garantir a ascensão do povo brasileiro ao poder de decidir seus caminhos.

As insitituições civis – muito mais que as militares, até – são a expressão de um domínio de classe e precisam funcionar sob o comando da população, e não como uma nobreza, com poderes absolutos e vitalícios, a decidir quem e como podem agir os eleitos da soberania popular exercida pelo voto.

Não são os de abaixo que concebem a ideia da revolução, são os de cima que a eles o obrigam.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

65 respostas

  1. Texto lindíssimo, obrigada, jornalista Brito. Gostaria de expressar mais a respeito do texto, mas estou muito emocionada.

  2. O Lula Histórico, líder popular nascido no sindicato, antes retirante nordestino que veio a SP vender sua força de trabalho, para fugir da miséria, da fome e da morte, pode até ter conseguido fixar seu nome e imagem nos livros e nos registros audiovisuais que serão dissecados pelos historiadores, sociólogos, cientistas políticos, filósofos e outros estudiosos. Mas o líder político capaz de levar ao topo do poder político um representante das classes populares trabalhadoras, ah, esse assinou sua sentença de morte hoje.

    Ao contrário dos ilusionistas que se alinham em algum ‘Plano B’ ou que ainda se mantêm no auto-engano, o Ex-Presidente Lula ficará no cárcere por muito tempo. Arrisco dizer que Lula não saia vivo da masmorra curitibana; um destino como o de Yasser Arafat talvez já está traçado para ele. E o envenenamento ou asfixia dele JAMAIS serão esclarecidos; basta ver que já colocaram caminhões de cal sobre o atentado que matou Teori Zavaski e também para a execução da vereadora Marielle Franco por milicianos, há pouco mais de duas semanas. Exceto nos blogs considerados de Esquerda, o assassinato da vereadora e de dezenas de outras pessoas em favelas do RJ já desapareceu do noticiário da mídia golpista, aliada dessas milícias.

    Como mostrado em bela reportagem do Intercept Brasil, as facções criminosas que lidam com tráfico de drogas, as quais dominavam a maioria das favelas cariocas e fluminenses têm sido desde o início deste século, substituídas pelas milícias, estas compostas por ex-policiais, ex-bombeiros, vigilantes e agentes da segurança privada. Na ZO carioca as milícias dominam quase todas as favelas. Importantíssimo notar que as tropas do Exército não ocuparam nem ocuparão NENHUMA favela controlada pelos milicianos. Eu, que moro perto de uma em que o blogueiro passou sua infância, vi desde a metade do ano passado e com mais intensidade, há cerca de três semanas, o CL ser ocupado por tropas do Exército e desde então o que observo é que não são mais as chamadas facções do tráfico que comandam o pedaço.

    A nomeação de Alexandre de Moraes para o MJ garantiu ao PCC o domínio quase completo dos presídios brasileiros, como ficou patente com as matanças ocorridas no AM, RR e RN no início de 2017. No RJ não havia um facção dominante. Desde que Kojak foi para o MJ, e mesmo antes disso, o PCC já havia lançado tentáculos para dominar as mais lucrativas BFs cariocas e fluminenses. Mas com a intervenção das tropas do Exército, o PCC pode dar lugar aos milicianos, mesmo nas áreas em que conseguiu se tornar forte ou dominante.

    Essa é outra face perversa do golpe de Estado, que levará o Brasil para o mesmo caminho do México.

    1. Concordo contigo. Achei um erro do Lula ir para o cárcere. Morrerá de algum jeito. Na minha modesta opinião deveria ter pedido asilo político em uma embaixada como a Russa ou Chinesa, do bRiOs as letras maiúsculas e minúsculas são propositado, nem sei se o b deveria estar lá. O nosso povo não irá acordar, acho que nunca, ademais tá chegando a copa, o nemmar, o perde lá, etc. Só estranho não estar cedendo, pois nosso país morreu. As pessoas que alcançaram alguma melhora retornarão a condição inicial e eles nunca entenderão que foi pior uma proposta de governo que conseguiram alguma melhora. Triste brasil.

  3. O STF precisa ser reformado, os meios de comunicação precisam ser fracionados para valorizar a multiplicidade de ideias, a Rede Globo destruída (pois é essa organização criminosa a nossa Bastilha). Espero que Lula ou outro candidato progressista aprenda ao tomar posse no Planalto Central.

  4. A luta de classes paradoxalmente é praticada a risca por aqueles que mais a criticam ,a elite,a casa grande.
    E os idiotas pensam ser uma prática do comunismo.
    Andei pela minha cidade a procura de protestos,reuniões,nada ,absolutamente nada.Massa ingrata que não merece o Lula ,e faz estéril o seu sacrifício,a prisão.
    Brasil afundou de vez ,e levará décadas até isso mudar ou como realmente estou convencido ,acabou.
    Se um político de centro que declarava” quero que os empresários ganhem muito dinheiro ,assim haverá emprego e os salários melhorarão” é combatido,perseguido e encarcerado ,que esperar de um outro realmente revolucionário??.
    Este povo ingrato merece seu destino,vi gente que recebeu casa ,faculdade,emprego,o 1° carro !!! graças a ação dos governos petistas ,e hoje torciam ardorosamente pela prisão.É necessário escola para ensinar as pessoas a serem gratas ? não ,né?

    1. Label, o ser humano é ingrato desde os tempos de Cristo: na hora H seus próprios discipulos deram no pé com medo dos romanos, e a multidão escolheu libertar um bandido……Infelizmente, as pessoas só aprendem sofrendo com suas escolhas.E é o que inevitavelmente vai acontecer quando a recessão que já se instalou, se aprofundar. Dessa vez não vai ter investimento público para alavancar a economia e os investimentos externos são incertos e voláteis. Com exceção da elite rentista (os donos das finanças), o restante da população vai ver cair seu padrão de vida. Exemplo: um amigo procura meu filho e pede que empreste uma conta de luz. Motivo: precisa provar na escola pública aqui do meu bairro ( a escola é bem conceituada) que mora aqui. Antes seus 2 filhos (que estudam no ensino fundamental) frequentavam um colégio particular. A esposa foi demitida da empresa onde trabalhava e ele também perdeu o emprego…..Foram substituidos por empregados tercerizados.A medida que as águas da
      recessão forem subindo, será que todos vão continuar dormindo??? E com o Lula na cadeia, quem vai bancar o bode expiatório??

      1. Ótimas postagens. De ambas. Também acho que devemos deixar o tempo correr, o lumpemproletariado terá de encarar a queda do padrão de vida, até com a volta da fome nos grotões. Deixe que morram abraçados, mesmo um cachorro abana o rabo agradecendo a mão que o alimenta, aqui não, estão juntos com a classe média ignorante torcendo pela prisão do Lula e condenando o PT. Quero que se lixem, e nada da juventude esclarecida enfrentar gorilas nas ruas, deixe que logo, logo, os gorilas terão de enfrentar hordas famintas e aí o jogo é outro, e nós assistiremos de camarote. Como diz Mino Carta: Sem sangue nas ruas a elite brasileira não aprenderá. Quem viver, verá.

  5. A pior cena do dia, a mais triste, foi ver o carro em que ia o Pres. Lula ser cercado pelos fascistas na frente do predio da policia federal. O Presidente Lula sozinho sendo cercado por esses canalhas de camisetas amarelas numa armadilha que a PF e a PM de SP aprontaram. Minha vontade era voar nesses canalhas. E o pior é que o dia não acabou.

    1. Ouvi dizer que o foguetório em CU-ritiba parece com o do ano novo. Proponho mudarmos o nome desta bosta para CU-riTOBA, porque dali só sai merda mesmo.

  6. Na situação que aí está primeiro o confronto , depois a conciliação . Sem o confronta não se terá o balizamento e o fortalecimento do povo na composição do estado , Sem o confronto teremos o estado mínimo sem povo .

  7. Mais um texto monumental. Não somos um país, somos uma mixórdia medieval, suseranos e (não encontro expressão mais precisa no português) ‘willing victims’ pedindo escravidão, somos racistas em negação, fascistas hipócritas, espectadores passivos. Nada de bom saiu ou sairá disso. Não vejo solução para essa pantomima patética. Nunca merecemos Lula, e ironicamente, por esse ângulo, acabou de ser feita justiça. Infelizmente.

  8. Todos os cidadãos democráticos deste país têm que exigir a cassação da concessão da Rede Globo, a maior responsável pelo clima de ódio por ela disseminado diuturnamente, 24 horas por dia, que transformou pessoas pacatas em intolerantes e fanáticos. Com a Globo no ar nunca reconquistaremos nossa jovem democracia, pelo contrário, seremos conduzidos pela emissora dos Marinho ao neofascismo, seu objetivo maior.

  9. Lula e o PT são revolucionários porque os donos do poder aqui são economicamente coloniais e politicamente bárbaros e tirânicos. A defasagem é brutal.

    1. Na verdade, Lula quis implantar o capitalismo no Brasil. Isso porque os oligarcas ainda vivem numa (e condenam o povo a) sociedade feudal.

  10. lula indicou que a geração dele (minha também) será substituída na luta pela nova. abraçou manoela e boulos. como ele salientou, não se encarcera uma idéia. as pessoas despreziveis, odientas e covardes, que o perseguem, são reconhecidas como o esgoto moral que são. traidoras do povo e do Brasil. Lula é maior que essas pessoas pequenas e mesquinhas. “apesar de você amanhã há de ser outro dia!” “hasta la victoria siempre!”

  11. Infelizmente no Brasil o Absolutismo das oligarquias continua enredado no sistema brasileiro. Esse absolutismo tem que acabar e Lula tentou da forma que achava que era o certa, a honesta e que eles e o povo merecia, mas seu ódio contra o povo é maior que o desejo de amor. Mas em sua torre, Lula sabe que para romper os grilhões do ódio dos reis absolutistas do estado brasileiro terá que ser via uma revolução. Essa revolução passará por uma revolução do sistema com a queda desse absolutismo que massacra um povo que só quer ser feliz! A burguesia aqui instituída desde sempre não quer dinheiro, tão pouco a iluminação, o seu desejo é escravidão porque eles sabem que isso os satisfazem como canibais do povo brasileiro!

  12. Lindo texto. Suas opiniões aproximam-me do Briza que não alisa. Onde estaria o pedetista Brizola hoje? Compartilharia da mesma opinião do Ciro, deixando de fazer parte da frente democrática que se formou porque é menos importante do que ser um “puxadinho do PT”?

  13. Ao ser preso Lula se liberta. Moro, Dalagnol, Carmem Lúcia, Rosa W et
    caterva são prisioneiros de suas conciências; seus demônios, os
    carcereiros.

  14. O que somos, senão fagulhas a brilhar, com maior ou menor intensidade, na escuridão do tempo?!…

    As palavras de um homem, os seus feitos, são o que podem transformar tais fagulhas em pequenas labaredas… Mas, os ideais que são transmitidos, os pensamentos, os sonhos,… quando absorvidos por muitos, convertem essa labareda em chamas… a queimar, aquescer e iluminar perpétuamente o/no tempo.

  15. Em primeiro lugar, mantenho o que venho colocando em todos os blogues que sigo, com fé e ardor, por serem os únicos espaços aos quais posso exprimir meus sentimentos mais profundos, sendo até muitas das vezes radical, de acordo com meu estado de ânimo, ou desânimo, que eu mesma me autocritico, porém com aquela máxima de que idoso deve poder tudo, inclusive dizer o que vem n’alma de acordo com as circunstâncias que ainda lhes são apresentadas a cada momento.
    Para mim, vejo duas hipóteses envolvendo o futuro da nossa Nação:
    1. tudo caminha para outros eventos formadores de opiniões dos togados e fardados para uma não-eleição neste 2018;
    2. em havendo eleição, nem antes nem depois dela Lula será libertado, sem convívio com qualquer político capaz de transmitir suas ideias;
    3. em qualquer desses mundos, imprescindível que os partidos de esquerda se unam com unhas e dentes e mostrem força e muita luta para conseguirem exterminar esse sentimento de extrema direita, ou de qualquer outro tipo de ideologia, que não se some às vitórias obtidas por Lula contra a miséria, a pobreza, a generosidade em relação aos diferentes, e, enfim, com propostas, todos eles, capazes de, concretamente, dizerem ser competentes e verdadeiros em seus discursos para que o povo saiba ainda ser possível resgatar nossa democracia, e nossa soberania;
    4. que nossos blogueiros, tão bacanas para nos informar sobre os acontecimentos diários, muitos até se antecipando à mídia tradicional, tenham em si um compromisso sério, mas sobretudo didático, servindo um pouco mais aos seguidores, no sentido de estabelecer uma data para que todos, sem exceção, passem aquele dia inteiro sem acesso a nenhum canal de televisão ou rádio da imprensa tradicional maldita. Assim, dentro das possibilidades de cada um, admoestar seus companheiros; suas diaristas, porteiros, ou outros quaisquer que queiram participar desse Trabalho de Democracia, que precisa ser constante;
    Vimos como foi possível, por meio dos blogues arrecadação de grana alta pra ajudar os indiciados em crimes para pagamento de suas multas impostas pela justiça. Por que não pensarmos mais alto?
    Não seria banal um dia, pelo menos um dia, uma montanha de gente sem acessar essa imprensa nojenta.
    Pra que ninguém pense que peço o impossível, faz uns 15 dias que decidi, terminantemente, não acessar nenhum canal de televisão aberta, nem fechada, daquelas que teimam em dar notícia de acordo com os patrões. Fixei-me em ver TV via Chome Cast, por meu celular, me divertindo deveras, sem estresse, e quando preciso de alguma novidade, venho pra cá e fico sabendo pelos blogues “sujos” o que sucede naquelas horas do dia. Vantagem grande levo em relação a muitos é que passei a detestar todas as novelas.
    Concluo com a seguinte verdade: todos vocês, que estão empenhados em ajudar seus seguidores a melhor compreenderem os problemas brasileiros atuais, também nos brindando com passos significativos da nossa História, já viram que tem algum poder de abrir cabeças, e muito contribuir pro nosso despertar de nova era. Então, pensem mais profundamente nisso, e, juntos, como bons amigos que são, formatem um programa nesse sentido, e pensem maior.

  16. Não, não, cafetão oferecer prêmio a quem matar Lula na prisão, superou tudo. Tirem o globo da bandeira do Brasil e coloquem um monte de estrume. Desculpem mas superamos tudo em termos de baixeza moral. Acho que nem Lula consegue mais fazer este país renascer. O Brasil acabou, tem de se dividir, não há como conciliar este abismo civilizacional e humano. Um Brasil pavoroso se revelou, ele solta fogos neste momento, eu não me considero compatriota dessa escória.

    1. “A suprema excrescência do STFede”, rosa weber, absolutamente ‘DESmoroLIZADA’!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      ROSA WEBER CONCEDEU HABEAS CORPUS A OUTRO RÉU 15 DIAS ANTES DE NEGAR O MESMO A LULA

      Por Rafael Duarte

      Quinze dias antes de negar o habeas corpus ao ex-presidente Lula alegando seguir uma decisão colegiada do Supremo Tribunal Federal sobre execução de pena a partir da 2ª instância, a ministra Rosa Weber decidiu justamente o contrário dia 20 de março deste ano, numa decisão monocrática de recurso especial eleitoral com origem no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
      A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral contra Rejane de Oliveira Ferreira, Francisco Ferreira de Souza e Hermano José Ferreira de Souza. Os três foram condenados em 2016 por unanimidade pelo TRE/RN pela prática dos crimes de corrupção eleitoral, estelionato e inserção de dados falsos em sistema de informação. Servidora do INSS, Rejane de Oliveira foi acusada de conceder aposentadorias e outros benefícios previdenciários, com o auxílio de Francisco e Hermano, em troca de contrapartida de eleitores.
      Rosa Weber cita na decisão monocrática, inclusive, as Ações Declaratórias de Constitucionalidade 43 e 44 que estão sob a guarda do ministro relator Marco Aurélio de Mello e que a presidenta do STF Carmem Lúcia se recusa a colocar em pauta. Diz a ministra Rosa Weber:
      (…)
      Se na decisão monocrática relacionada à ação eleitoral do RN a ministra votou para aguardar a decisão no STF sobre as Ações Declaratórias de Constitucionalidades 43 e 44, duas semanas depois Rosa Weber não deu o mesmo benefício ao ex-presidente Lula.

      FONTE: http://www.saibamais.jor.br/rosa-weber-negou-prisao-no-rn-em-caso-analogo-ao-de-lula-15-dias-antes/

      1. Não somos estúpidos, e sabemos que ela não é louca nem alienada e que ela com certeza não tem nenhum ódio contra Lula e sabe muito bem que ele não é criminoso nem desonesto. Então, porque ela fez isso? Será que se ela não fizesse, ela e sua família correriam perigo de vida? Não seriam mais aceitos nos clubes exclusivos da elite nem nos ambientes de seus servos descerebrados da classe média? Com certeza algo tão poderoso quanto isso que a fez mudar de entendimento. Foi por razões profundamente pessoais que ela mudou, talvez porque tenham-lhe convencido que a prisão de Lula era uma bobagem insignificante. Ela tem jeito de quem acredita numa mentira como essa. Como espremer uma espinha, frase usada por quem finalmente completou a vingança por sua inveja mesquinha.

      1. Assim estão a Democracia e a Justiça no Brasil: sendo caladas e abusadas por quem não representa a maioria da vontade popular. E tragicamente representadas por uma mulher…

  17. Realmente Lula não é um revolucionário, pois um comunista prentende acabar com o Direito, ou melhor, o direito burguês assim como a justiça do Mercado. Portanto, hoje em dia me coloco ao contrário da posição do presidente Lula e anseio por uma revolução nesse país.

  18. Vai um líder, nasce um mito.
    O espírito do líder sempre se fará presente quando o trabalhador abrir o seu holerite no final do mês. Pois, foi o movimento nos anos 70 – em plena ditadura – liderado por este corajoso operário, que decretou-se a liberdade de reivindicarmos benefícios, alguns introduzidos posteriormente na Carta Magna de 1988. Se hoje existem categorias que usufruem de auxílio creche, vale transporte, vale alimentação, participação nos lucros, assistência médica/odontológica e diversos instrumentos de melhoria da qualidade de vida e trabalho do brasileiro, agradeçam esse iletrado operário hoje condenado por uma casta feudal, corrupta e seletiva. Para aqueles que reconhecem o valor daquela luta nosso consolo pois parafraseando aquele humorista, “a LUTA continua companheiro!”. Para aqueles que preferem fazer o papel de capatazes da Casa Grande, que sangrem em praça pública, na utópica esperança que um dia o patrão acorde de bom humor e lhe ofereça um gordo benefício que dê para comprar pelo menos um livro atualizado de nossa história contemporânea. Não existe guerra sem sangue, sem PRISÃO ou vidas perdidas, estamos em plena guerra de classes e, historicamente, o final só é feliz para aqueles que entendem o dissabor de uma batalha perdida. Vai um líder, nasce um mito.
    Julio Mattos

  19. Essa prisão Kafkiana de Lula está dividindo o país e causando uma ruptura democrática sem precedentes. Sinceramente não sei o q esperar.

  20. E quem sabe, o pesadelo de Lula não seja para nos tirar do pesadelo colonialista, dos horrores da opressão? Este não deveria ser o caminho, mas aconteceu. A revolução tem de ser baixo para cima mesmo. Quem incarna o poder, em qualquer de suas dimensões, é incapaz de se mexer para a mudança. Lula livre já!!!!

  21. A melhor coisa que aconteceu pro Lula foi ele ser preso.
    Agora, tu vê o quadro todo: primeiro Temer decreta a intervenção, com o objetivo de proibir as PECs. Desta forma, mesmo via pressão popular, foro privilegiado e prisão em segunda instância estã fora da pauta. Depois fazem este julgamento ridículo evitando a ADC para Lula ser preso. Agora a cobertura favorável a Lula, que já está criando um clima favorável a relaxar a prisão. E logo em seguida Marco Aurélio puxa a votação da ADC, que vai soltar lula e todo o resto que está preso. Mas não para ai… as delações serão todas invalidadas por causa disso. E também a lei da ficha limpa será contestada, e todo mundo vai se candidatar. Todos, menos o Lula, que o TSE vai barrar, é claro…
    É isso pessoal, esse é o golpe de verdade. Se bobear o estado ainda terá que devolver o dinheiro para as empreiteiras com juros e correção!
    Exceto que Bolsonaro ainda existe, e os militares não vão aceitar um capitão presidente. Para eles é melhor um general. O sinal já foi dado e eu tenho certeza que os tanques vão marchar de novo. Infelizmente. E mais do que nunca, por vontade de boa parcela do povo.

  22. Acabou!! Xeque Mate total!! Penderam nosso querido Lula. Temo que ele morra na prisão, pois não vão deixar sair de jeito nenhum. Como fizeram com Dilma e tem feito com ele, vão negão todos tipo de recurso que lula impetrar. Não há saída. Ainda vão condená-lo pelo sítio de Atibaia e a pena aumentará. Triste, mas a direita nojenta e maldita venceu.

  23. Velho o Lula tá preso. Vtnc! É isso! Cela, dormindo sozinho, sem estrutura. Um senhor de 70 anos!!!!

    Como um filho do Prouni. Hoje bem remunerado em paridade com coxinhas… me sinto envergonhado!!!

    Isso é inaceitável! Dormirei chorando. Rogando pela morte desses fdp!!!!

  24. É reconfortante saber que não estamos sozinhos, companheiros. Lula vale a luta! Sejamos guerreiros! Sejamos fortes! Sejamos Lula! Eu sou Lula!

  25. eu me pergunto: onde estão as pessoas que o Lula tirou da fome extrema? onde estão as pessoas beneficiarias do bolsa familia? onde estão os milhões de universitarios do prouni e do fies? onde estão as milhões de pessoas que receberam as suas casa no programa minha casa minha vida? onde estão os milhões de pessoas do luz para todos e das cisternas? onde estão os milhões de pessoas que perderam seus empregos depois do golpe? enfim cade todo esse pessoal para defender a democracia e o Lula? sera que eles tem medo da minoria do pessoal da direita? são covardes? ou estão anestesiados pelas fake news? enfim cade o povo na rua para para o Brasil.

  26. No Paraná, na chegada de Lula, a Polícia Federal e a Polícia Militar do Estado afastaram a multidão de manifestantes favoráveis a Lula, de arma em punho e jogando bombas de gás. Deixaram a frente da Federal livre só para um punhado de manifestantes de direita que ficou protegido e para as câmeras da mídia conservadora que estava posicionada entre os manifestantes de direita. A ideia parece que era garantir que quando Lula chegasse passasse por uma espécie de corredor polonês de antilulistas, gerando “belas imagens” para a rede Globo de televisão. https://www.esmaelmorais.com.br/2018/04/policia-federal-bombardeia-manifestantes-em-curitiba-assista-ao-vivo/

  27. #EusouLula
    Le Monde:
    “É a inteligência de Lula versus a onipresença da superestrutura política devidamente instalada no poder. É um duelo de gigantes. De um lado, todo o poder judiciário, toda a imprensa corporativa, todo o empresariado, todo o volume de recursos das máquinas públicas à mercê do partido antagonista, todo ódio de classe e todo poder de uma emissora de televisão que detém 80% do bolo total de publicidade do país. Do outro lado, Lula.”

  28. Um dia da vergonha na história do Brasil.mas uma apoteose Para Lula.uma bofetada humana para moro e dallagnol da vida..

  29. “Lula voltará, também, de sua prisão política…”
    Como vc, torço por isto, embora não acredite

  30. Fernando Brito, frase magistral, que resume, primeiro, o objetivo que o povo precisa buscar, e segundo, o que a tal “nobreza” mantém sob seu comando:
    “As instituições civis – muito mais que as militares, até – são a expressão de um domínio de classe e precisam funcionar sob o comando da população, e não como uma nobreza, com poderes absolutos e vitalícios, a decidir quem e como podem agir os eleitos da soberania popular exercida pelo voto.

  31. Mais uma vez, clareza e profundidade compõem a reflexão e o texto de Fernando Brito. Mais uma vez, obrigada Fernando Brito por aliviar nossa tristeza

  32. Triste saber que ao povo caberá o maior sofimento nesta batalha, mas inevitável. Mas, por enquanto, meu candidato e Ciro Gomes, já observei entre os coxinhas grande medo dele.

  33. Consolidaram seu ego…sua volúpia, sua gana, se ódio…milhares de foguetes pelo país para comemorar…O QUÊ MESMO? SEJAM AO MENOS SINCEROS UMA VEZ EM VOSSAS VIDAS SE ISTO É POSSÍVEL,SE SEUS ÓDIOS O DEIXAREM..E ANALISEM O ÓBVIO AO MENOS PARA SI MESMOS….TIVEMOS ATÉ O MOMENTO UNS TRINTA PRESOS, COMPROVADOS,COM PROVAS CONCRETAS, OUTROS IMAGINAMOS QUE ENTRARAM NA PETROBRÁS E ROUBARAM O DINHEIRO(NOS CASOS DOS BATISTAS) E SAíRAM SEM NINGUÉM OS PERCEBER, POIS DENUNCIARAM UNS TRINTA E NINGÚEM FOI ENQUADRADO…SOMENTE ELES. tivemos o caso dos 54 milhões outro caso…que apenas um entrou nos cofres públicos , roubou e saiu como um doido…com malas e malas…e ninguem alem deste é enquadrado,,,,tivemos bilhões gastos com compras de votos para não serem julgados…dinheiro de quem? o povo autorizou estas gastanças? ou enquanto isto acontecia morria muitas e muitas crianças por falta de remédios e atendimento…escrever sobre cosciencia seria demagogia…pois quem tem coragem de fazer o que fizeram suas conciencias estão corrompidas há anos…aí temos o judiciário…membro máximo do poder e conhecimentos das leis e constituição do país…”os homens e mulheres da lei” qual nossa surpreza….estão preocupados, em um país onde todas as palavras são pronunciadas da maneira mais simples possível, rebuscarem palavras do fundo do baú, sempre lendo é claro…(pois quando improvisam são uma decepção) para compactuar disfarçadamente com todos os interessados em tirar um líder absoluto de um pleito eleitoral….PARABÉNS PARA VOCES…MAS TEMOS 67 ANOS, E DEPOIS QUE FOI CRIADO EXCLUSIVO PARA ESTES, AS LEIS CRIARAM OUTRO NOME…”AS LEIS MIDIÁTICAS” E LAMENTAVELMENTE SOMOS GERENCIADOS POR UMA EMISSORA DE TV…SRS JURISTAS ME RESPONDAM UMA PERGUNTINHA DE LEIGO;;;;se a mídia estivesse defendendo LULA…ELE ESTARIA NA CADEIA HOJE? essa pergunta é muito mais dificel do que provar sua culpabilidade…

  34. #somoslulaenuncavamosdesistir
    Mais uma vez a classe burguesa dominante tentou calar a voz do povo! Não conseguirão pois como ele disse há um Lula em casa um de nós! O que lamento é a elite das favelas e da periferia que apesar do opressão foram e são a favor da prisão do presidente Lula! Presidente não desista da gente pois nós não desistiremos de você!

  35. Gostaria de fazsr uma sugestão a todos os brasileiros, sejam de esquerda, de direita, coxinhas, rentistas, qualquer um, façam uma simples conferência em seus salários, rendimentos ou o que seja, nos 12 anos de governo de direita de Collor e fhc, e nos 14 anos de PT, e vejam em qual período vocês mais ganharam. Depois que fizerem isto, reflitam e vejam onde e em quem vcs deveriam votar nas próximas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.