O retrato do fracasso neoliberal é o povo que sumiu das ruas do Natal

25demarco

Nenhum texto, reportagem ou análise econômica, pode ser tão expressivo do que se passa no Brasil que o par de fotos estampados hoje na capa do Estadão.

O repórter fotográfico Márcio Fernandes, com extrema precisão, conseguiu reproduzir a foto feita por seu colega Leonardo Fernandes, há seis anos.

Tudo é perfeitamente igual na Rua 25 de Março, centro de comércio popular da cidade de São Paulo.

Tudo, menos o fato de que há na rua, menos da metade das pessoas que havia há seis anos, naquele 2010 do qual muita gente já esqueceu.

Esta metade, feita de gente – gente com família, crianças, amigos, pais idosos, gente que é tão cheia do direito de viver quanto eu ou você – sumiu. Tornou-se invisível, saiu, em maior ou menor grau, da roda da economia.

A sua ausência não é acidental. Seu desaparecimento é um projeto, um programa, uma estratégia da perversidade neoliberal.

Não existindo, eles não compram. Se eles não compram, a demanda cai e os preços não sobem. Se os preços não sobem, produz-se o “milagre” da redução do processo inflacionário e da corrosão de valor da moeda e adensa-se o sangue que se sugará da Nação pelo rentismo, pelos juros.

O cerne do projeto neoliberal é este: fazer “desaparecer” uma parte da população. Que não vai à 25 de março, que não vai mais ao hospital, ou irá a um mais precário, como mais precária serão suas escolas, suas periferias, suas casas  lá onde a elite não as vê.

O Brasil desta gente é como a 25 de março, basta metade existir. A outra metade é um problema, jamais uma solução.

E nunca seus irmãos.

O que nos dão hoje as imagens de Leonardo e Márcio, como nos versos do Chico Buarque, é uma foto que não era para capa, era mera contracara, a face obscura. Mostram mais que que o frio número de queda de 4% estimada nas vendas pela Confederação Nacional do Comercio, que a reportagem de Marcia Chiara registra.

E olhe que, em 2010, Leonardo fez a foto no dia 11. Faltavam duas semanas para o Natal e o 13°, para a maioria, ainda não havia sido pago. Márcio a fez agora, quando tudo deveria estar a pleno vapor.

O Brasil dos Levy, dos Meirelles, dos Moro e Dallagnóis é assim, bem mais civilizado.

A metade.

A outra metade que vá para a selva da barbárie e da exclusão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Fábio Dames, não há fraternidade que resista à falta de grana e perspectivas. Foi o que estes canalhas conseguiram fazer.

  2. O Emilio Beckmann já achou os bilhões roubados? Então mostra para o Tio Sam que ele está doido para por a mão nesta graninha…não sem antes dar uma parte para os lavajateiros…

  3. Emilio Beckman,
    Jumentice tem limites.
    O seu herói Moro, já se prepara para fugir do brasil depois de completar o serviço de destruição do país. A mulher ele já fugiu.
    É por causa de estúpidos como você que estamos na situação atual. Mas, eu tenho dúvida se você é somente um estúpido ou é pago para escreve asneiras em sites progressistas.

    1. mas,antes de ir embora,o moro ajudará o Aécio Neves a ser presidente(quem viu ambos a vontade numa festa da imprensa nesse mês de Dezembro, não tem mais dúvida do desenrolar do golpe),o restante do pré sal vai para as empresas dos Estados Unidos, o Lula será impedido de disputar a presidência-é quase certo que não teremos eleições em 2018 para alegria de muitos idiotas espalhados pelo brasil.(BEM FEITO PRO LULA,DILMA E PT,foram babar essa gente da imprensa tá ai o que ganharam, uma humilhação e perseguição implacável)e o brasil irá pra falência além de ser humilhado pela imprensa brasileira.

  4. O pior desse natal é falta de esperança com que está ocorrendo no Brasil. Milhões de pessoas sem emprego, sem perspectiva, acreditando que se agora está ruim a tendencia é de piorar. Somente eleições diretas colocariam o Brasil no rumo de uma nação viável, com projetos escolhidos pelos seus eleitores e não com PEC e MP sem nenhuma discussão com a sociedade que só beneficiam a oligarquia e prejudicam a população. FORA GOLPISTAS.

  5. Ja passou da hora de passarmos esre golpe a limpo. Somente as urnas poderao lavar a jato a sujeirada que estes políticos aprontaram na Brasília dos traidores, dos oportunistas, dos falsários, dos cínicos e dos covardes. Diretas já. Diretas hoje. Diretas sempre. O brasileiro precisa lavar a alma mais uma vez e expulsar das suas vidas o que os exploram, enganam e maltratam. Fora politicagem do mal. Eleições em todos os níveis. Deu.

  6. Gostaria de ver o senhor Michel Temer dar uma entrevista coletiva de imprensa neste final de ano. E gostaria de ver um jornalista de algum órgão do exterior (inútil pensar que alguém daqui faça isso) lhe dirigir a seguinte pergunta: “Presidente, o que é que seu governo está pensando em fazer para apoiar o combate à corrupção?” E diante do desdobramento da resposta, perguntar ainda: “Presidente, se o senhor exigisse a abertura de um inquérito sobre si mesmo, não estaria ajudando no combate à corrupção?”

    1. pra começo de conversa o temer nem se considera presidente. foi posto pela turma do PSDB. esse mesmo PSDB,vai bota-lo pra fora no ano que vem para que o Aécio Neves numa”legalidade”do TSE,assuma a presidência. o temer é São Paulo que não pensa o brasil.

  7. Se alguém souber e puder, me responda: como pode este ser, que deve ser humano (ou é da nossa espécie por acidente) EVERALDO LOPES ser tão abjeto ao ponto de ignorar milhões e milhões de pessoas passando necessidade neste período em que muitos celebram e confraternizam? Além de tudo, este EVERALDO LOPES se diz muito feliz por tudo isso. Como podemos classificar uma pessoa destas? Eu não sei, fico extremamente chocado com a falta de humanidade em pessoas como esta. Deve se dizer cristão, mas cristãos não deveriam ser assim. Eu que sou ateu tenho muito mais espírito fraterno do que este parasita.

    1. Roberto, é o ódio político que se manifesta. O comentarista que você citou acredita que está causando e só fica repetindo frases feitas, cheias de ódio. A melhor maneira de tratar este tipo de pessoa é ignora-las completamente.

  8. … Os protofascigolpistas ‘mor(t)o’, Janot e os abilolados procuradores da a ‘PORCA-tarefa’ também na roda do “embromation”:
    das delações do Fim do Mundo da Odebrecht, não ‘vazam’ nem mesmo os peidos dos caranguejos!
    Em tempo:
    os caranguejos devem peidar fedorentos “que só”!
    Não os dignos e limpos caranguejos que habitam os manguezais;;;
    ‘Nois’ estamos nos referindo aos caranguejos [libanês] MT, ‘Mineirinho’ [“!o caranguejo mineiro mais carioca do Brasil”], Santo, Careca, Véia [da RBS], Boca Mole, Caju, Índio, Almofadinha, Moleza [DEMoTucano Jutahy Magalhães Junior], Todo Feio, ‘Porco Falante Babel’, Botafogo… Ah, sem esquecer ‘delle’, o GÂNGSTER eduardo CUnha, ‘O Carangurjo’ do Listão!

    Viva o ‘braZ$&l’!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *