O “salve-me” quem puder

gaspparl

No país perdido em que vivemos, todos  os gestos devem ser olhados como o tatear das camadas políticas à procura da saída do labirinto em que se meteram.

E o primeiro deles é, claro, o fato de se aproximarem eleições nas quais, até agora, não têm candidatos viáveis.

Lula, Bolsonaro e, num patamar eleitoralmente mais modesto, Ciro Gomes ainda têm algum sentido.

Mas a direita nos partidos – PSDB, DEM, e os vários “Pês” incrustados no Governo Temer não têm nomes que possam representar alternativas reais hoje.

Até a duvidosa exceção João Dória depende, cada vez mais, de uma de duas escolhas difíceis e onerosas: aliar-se a Aécio Neves e Temer para afundar ainda mais o punhal da traição a Geraldo Alckmin ou sair do PSDB e arranjar um partido que lhe sirva de trampolim.

Portanto, em falta de um norte claro que a polarize, a direita política vai cuidar, agora, de se prevenir para manter o controle do Congresso.

Se confirmada a extinção do voto de legenda, daremos mais um passo para a destruição dos partidos.

O mandato vira, com a eleição apenas pelo número de votos obtidos, ainda mais “propriedade privada” do eleito.

Por isso mesmo, é provável que seja aprovado, agora, às carreiras, ao contrário desta “onda” falsa que se faz em torno do “velho golpe do parlamentarismo”, como o chama Elio Gaspari em sua coluna de hoje.

Não serão tolos de levar adiante uma aventura que, a esta altura, jogaria no colo de Lula a bandeira de restaurar o direito de que o governo seja escolhido pelo povo, não pelos deputados – ainda mais no grau de desmoralização que tem hoje o parlamento.

O mais provável é que, na tal reforma política, saiam apenas o Fundo destinado a financiar as campanhas eleitorais e, talvez, uma cláusula de barreira, que já existiu e foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal em 2006, onde será, certamente, questionada mais uma vez.

Quase tudo o que acontece no país, hoje, é biombo. A ilegitimidade de todos os poderes, pelos desvios em que se meteram, é patente, está a olhos vistos.

Não há saída em qualquer coisa senão em eleições, que criem um pólo de poder legítimo e restaure as condições para o país funcionar.

E é para ser este pólo que a direita não tem um nome.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. O problema da direita é que detestam o povo, como dizia a Cantanhede os votantes da direita são cheirosos, mas ocorre que seus representantes fedem a corrupção.

  2. Era só o que faltava, três golpes sucessivos em menos de dois anos por uma cambada de larápios e safados que se fossem submetido as urnas hoje, todos engalhariam os seus pés de aves de rapina. Chama o Guiness. Tiraram Dilma, mantiveram Temer e agora este parlamentares de Araque e fajuta cogitando o parlamentarismo, faça-me o favor. Respeitem o Brasil e o povo brasileiro, senhores pra lamentares, pelo amor das futuras gerações.

  3. Bom dia,

    não vamos aceitar tal desproposito em pleno século XXI. Caso queira mergulhar em cadáveres de seus filhos e netos embarque nessa, pois o povo não deixará barato!!

  4. Imagine uma eleição presidencial onde nós tenhamos que escolher entre Dória e Bolsonaro. Mas a direita é assim, ela queria acabar com as eleições, tirar do povo o direito de escolher o presidente, como eles não podem fazer isso, eles querem tirar do jogo aquele quem eles sabem que não podem ganhar. A direita joga sujo, sempre foi assim.

      1. O que está em jogo não é a casa da sogra Sr. Vostras, é um país chamado Brasil, cujo qual o Senhor mora, inclusive, e não sei se felizmente ou infelizmente.

  5. Essa frase é do deputado Wladimir da “tatuagem ). Pior ela saiu de um contexto de defesa em seu face burro. Agora senhores, por favor queiram analisar sobre ela, parece ter um ranço machista e preconceituosa sobre o corpo das mulheres. E diga-se que ele está sendo denunciado por assedio sexual a uma jornalista. Verdadeiramente num candidato desse naipe, os eleitores pensarão x vezes, antes de confirmarem seus votos . ” ela foge totalmente dos padrões estéticos que, supostamente, despertariam algum tipo de desejo em alguém”.Esses golpistas além de bandidos, são meliantes.O povo paraense deve está envergonhado com esse seu representante parlamentar.

  6. Comentando sobre o assunto acima. Até que seria interessante esta decisão da direita. Logo a candidatura LULA não seria para Presidencia e sim para o Legislativo.Cabendo ao PT e partidos aliados trabalharem para eleger deputados suficientes para escolher o LULA como Primeiro Ministro..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *