O secretário de Defesa dos EUA não teme a “Ursal”, mas a “Pandal” chinesa

Depois das declarações do Secretário (Ministro) da Defesa dos Estados Unidos,  James Mattis, a caminho do Brasil, insinuando  que “a crescente influência de China e Rússia na América do Sul pode representar uma ameaça para os países da região”, segundo a agência estatal de notícias da Alemanha, acho que os delírios do tal Cabo Daciolo vão parar de ser com a tal “Ursal” e deveria ser com a “Pandal” – Pequim Agindo nos Destinos da América Latina.

Pois, segundo reporta a Deutsche Welle, Mattis está preocupado com a nossa soberania frente a…China, terra dos ursos panda:

–  “Existe mais de uma maneira de perder soberania neste mundo… isso pode ocorrer por conta de países que chegam com presentes ou empréstimos”, disse Mattis, fazendo referência ao aumento de investimentos chineses na América Latina.

De fato, se o chefe militar estadunidense se refere a coisas como a Aliança para o Progresso e seus sacos de leite em pó que vi ainda garoto, ou no dinheiro injetado pelos EUA através do FMI, ele tem toda a razão. Valeram-nos perda de soberania e anos e anos de perda das liberdades.

Mas quanto a empréstimos pagos em produtos, certamente não é mais danoso que ficarmos prisioneiros de um mercado de commodities que não controlamos e que, de quebra, tem gordas comissões de corretagem e de intermediação.

Claro que, seja com chineses ou com norte-americanos, temos de nos cuidar todo o tempo, porque ambos, claro, querem o máximo pagando o mínimo.

E se o comércio é o interesse, porque deveríamos dispensar nosso, hoje, maior parceiro comercial?

Disse um velho e sábio amigo: “se os Estados Unidos quisessem, de fato, enfrentar a China por aqui, deveriam enviar não o Secretário de Defesa (quer dizer, da guerra), mas o de finanças, porque esse é o caso.

 

Fernando Brito:

View Comments (22)

    • Gurgel, ao que parece, pelo nome BOLSOnaro, isso realmente desenvolve qualquer projeto na praia....

      • Ele é o pai do BOLSO Família. Todos numa sinecura. E tem empresário que acredita em seu projeto econômico "liberal".

  • A China está botando os americanos pra correr. O que eles querem é garantir o domínio sobre seu quintal. Com as "elites" lesa pátria que existem na América Latina, eles conseguirão. A menos que os povos da "URSAL" se livrem de suas elites anti-nacionais.

  • Sei que os chineses não são Papai Noel, mas o fato é que compraram nossas commodities num vantajoso termo de troca, e possibilitou-nos acumular reservas e quitar a dívida com o FMI e Clube de Paris.

    Já os americanos...a propósito, alguém viu Sérgio Moro ser homenageado numa universidade chinesa?

    • Boa, guanabara. Irrespondivel.
      Ninguem viu.
      Mas vimos os procuradores de curitiba ir ao Texas ter os respectivos sacos puxados numa Fundaçao/ Instituto , cujos patrocinadores eram todos, todos mesmo, do petroleo.

  • Parece que os gringos querem agora obrigar os moradores do seringal a só comprar no barracão deles.

  • NA VERDADE, O QUE ASSISTIMOS É O FIM DO INÍCIO DO OCASO DO IMPÉRIO IANQUE...
    DAÍ O PÂNICO DO ENVIADO DO TIO SAM...
    VEIO COBRAR PROVIDÊNCIAS DO TRAIDOR TEMER E DOS LIMPA-BOTAS DO EXÉRCITO IANQUE...

  • Me parece que existe uma analogia forte, exata e inescapavel para quem olha hoje a compra e a manutençao pelas naçoes dos Tbonds, isto e, titulos americanos, como "reservas" em dolar. O Brasil tem mais de 200 bi, a china coisa de 1 tri, e a Russia acaba de vender tudo, ficou com um restinho de 20 bi.
    É 171, é fraude, passou a ser estelionato internacional.
    vejamos: do mesmo modo que o empresario do "Boi Gordo'', 15 anos atras e o Eike batista... ha pouco tempo. Estes vendiam cotas, participaçoes a investidores... em seus 'negocios'. No inicio podiam ser vistos e concebidos pelas pessoas como legitimos investimentos. Logo depois, quando seus mentores entraram na espiral delirante d oferta de mega.sonhos aos incautos, isso mudava de natureza: era venda de superdivida... como tal, puro passivo passado adiante, puro Ponzi.
    O mesmo, exatamente o mesmo passou a ocorrer nos ultimos anos e agora com a venda universalizada dos TBonds do tio Sam. JÁ FOI um negocio seguro e aceitavel, pero no más.
    O imperio está caindo inapelavel e continuamente, sao dois brutais deficits gemeos que as naçoes incautas financiam, enquanto nao vai ao colapso. E o sistema dolar junto. Algumas naçoes estão diversificando mas muitas ficarão com o mico na mão.

Related Post