O símbolo é mais forte que o fato

Nós – para usar a expressão de Graciliano Ramos – , desgraçados materialistas, frequentemente temos a tendência, no final da vida, de sermos pragmáticos e indulgentes com nossos pecados, tanto quanto intolerantes com pecados alheios.

Há os que, por terem sido remadores contra as marés de dias, anos, meses, anos e até décadas, se vêem agora como sócios remidos da existência, que deram a sua parte de sacrifícios e, agora, têm o direito de se refestelarem, confortáveis na preguiça do “politicamente correto” e do relativismo moral.

A política não é, lamento, a arte de deitar-se sobre a folha corrida de serviços prestados, daquelas que dão direito a alguém de  ganhar um relógio e se recolherem.

Nem a de empoleirar-se sobre um muro, dizendo que vêem virtudes no vício e, por isso, tolerando-o.

Hoje, dois homens idosos postaram-se à porta da Polícia Federal de Curitiba, em defesa de outro, pouco mais jovem, aos seus 72 anos.

Adolfo Pérez Esquivel, Leonardo Boff e Lula.

Os três, por tudo o que fizeram, poderiam e mereciam estar agora descansando e vivendo confortavelmente os seus últimos anos , ao menos os de vida ativa.

Esquivel passou mais de um ano no cárcere e nas torturas da ditadura argentina; Boff perdeu suas ordens franciscanas, Lula perde agora seu direito de caminhar pelo seu país.

Será mesmo que perderam tanto?

Sobreviveram no mundo dos descartáveis.

Recolho do meu sempre inspirador Nilson Lage o lamento sobre a foto de Boff, com sua bengala, à sentado num banco à frente  da PF:

À porta, um sábio espera.
Ideias não se caluniam, não se processam, não se supliciam.
Sempre tentam aprisionar ideias, mas só podem aprisionar homens.  

Acho que nem isso.

Porque as idéias tornam homens em algo maior que simples homens, os transformam em símbolos.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (52)

  • Essa foto traduz de forma ímpar um País em desgraça e um Povo em agonia, ambos a subir as escadas do cadafalso da História, tendo com verdugos homens de togas pretas e folhas de serviço em branco. Aqueles que barram a passagem de homens como Leonardo Boff e Adolfo Esquivel desprezam e envergonham a própria face ao espelho.

  • São uns ignorantes nunca ouviram falar de Leonardo Boof ou Adolfo Péres Esquivel, estão loucos para chegar em casa assistir as novelas da Globo, e o final do BBB.

  • Uma desrespeito e uma agressão a este brasileiro grandioso que é Leonardo Boff. A fotografia o revela como iluminado. Observem!
    A bastilha de Curitiba negou a sua entrada, acreditando que Lula é preso comum.

    • Na realidade esses pequenos homens como moro e demais golpistas, não conseguem enxergar além do seu próprio umbigo, para evitarem de perceber o quanto são medíocres, mesquinhos, pobres de espírito, pobres de gentileza, pobres de tudo enfim!

  • Fernando e Nilson... O Leonardo Boff merece toda esta solidariedade de você.

  • Estou com vergonha da palhaçada toda também. Um misto de "Vergonha e Tristeza".

  • Esses assalariados juízes não passam de carrascos de capas pretas. Guilhotinam nosso querido país de ser digno e maravilhoso para seu povo.
    Estúpidos, não veem o fosso que se avizinha e no qual, também, serão tragados.
    Enquanto isso o Departamento de Estado solta gargalhadas e mais gargalhadas.

    • Os Estados Unidos compraram meia duzia de entreguistas para transferir, a preço de bananas, nosso pré-sal, Embraer, Empreiteiras, etc. E os manifestoches, de verde e amarelo, batem palmas.

  • Uma foto para a história, genial, maravilhosa, um poema, um discurso. Mas nosso povo não está atento a ela, mas sim ao BBB, onde a Globo deu ao povo o circo que o satisfaz. "O povo venceu" no mundo de fantasia do BBB, já pode dormir em paz. Enquanto Boff, Esquivel e Lula estão lutando.

    • Nunca poderemos parar de lutas pelos sonhos coletivos de igualdade, solidariedade, justiça - pq o mal nunca dorme! Assim não podemos também!

    • Belas palavras, Antônio. Muito bom. Por favor, vou usá-la na minha publicação do facebook.

    • Antonio Passos, mesmo no BBB a Globo se ferra. Ficou sabendo que a vencedora, ontem (19/4), gritou "Lula Livre"?

Related Post