O símbolo é mais forte que o fato

boff

Nós – para usar a expressão de Graciliano Ramos – , desgraçados materialistas, frequentemente temos a tendência, no final da vida, de sermos pragmáticos e indulgentes com nossos pecados, tanto quanto intolerantes com pecados alheios.

Há os que, por terem sido remadores contra as marés de dias, anos, meses, anos e até décadas, se vêem agora como sócios remidos da existência, que deram a sua parte de sacrifícios e, agora, têm o direito de se refestelarem, confortáveis na preguiça do “politicamente correto” e do relativismo moral.

A política não é, lamento, a arte de deitar-se sobre a folha corrida de serviços prestados, daquelas que dão direito a alguém de  ganhar um relógio e se recolherem.

Nem a de empoleirar-se sobre um muro, dizendo que vêem virtudes no vício e, por isso, tolerando-o.

Hoje, dois homens idosos postaram-se à porta da Polícia Federal de Curitiba, em defesa de outro, pouco mais jovem, aos seus 72 anos.

Adolfo Pérez Esquivel, Leonardo Boff e Lula.

Os três, por tudo o que fizeram, poderiam e mereciam estar agora descansando e vivendo confortavelmente os seus últimos anos , ao menos os de vida ativa.

Esquivel passou mais de um ano no cárcere e nas torturas da ditadura argentina; Boff perdeu suas ordens franciscanas, Lula perde agora seu direito de caminhar pelo seu país.

Será mesmo que perderam tanto?

Sobreviveram no mundo dos descartáveis.

Recolho do meu sempre inspirador Nilson Lage o lamento sobre a foto de Boff, com sua bengala, à sentado num banco à frente  da PF:

À porta, um sábio espera.
Ideias não se caluniam, não se processam, não se supliciam.
Sempre tentam aprisionar ideias, mas só podem aprisionar homens.  

Acho que nem isso.

Porque as idéias tornam homens em algo maior que simples homens, os transformam em símbolos.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

52 respostas

  1. Essa foto traduz de forma ímpar um País em desgraça e um Povo em agonia, ambos a subir as escadas do cadafalso da História, tendo com verdugos homens de togas pretas e folhas de serviço em branco. Aqueles que barram a passagem de homens como Leonardo Boff e Adolfo Esquivel desprezam e envergonham a própria face ao espelho.

  2. São uns ignorantes nunca ouviram falar de Leonardo Boof ou Adolfo Péres Esquivel, estão loucos para chegar em casa assistir as novelas da Globo, e o final do BBB.

  3. Uma desrespeito e uma agressão a este brasileiro grandioso que é Leonardo Boff. A fotografia o revela como iluminado. Observem!
    A bastilha de Curitiba negou a sua entrada, acreditando que Lula é preso comum.

    1. Na realidade esses pequenos homens como moro e demais golpistas, não conseguem enxergar além do seu próprio umbigo, para evitarem de perceber o quanto são medíocres, mesquinhos, pobres de espírito, pobres de gentileza, pobres de tudo enfim!

  4. Esses assalariados juízes não passam de carrascos de capas pretas. Guilhotinam nosso querido país de ser digno e maravilhoso para seu povo.
    Estúpidos, não veem o fosso que se avizinha e no qual, também, serão tragados.
    Enquanto isso o Departamento de Estado solta gargalhadas e mais gargalhadas.

    1. Os Estados Unidos compraram meia duzia de entreguistas para transferir, a preço de bananas, nosso pré-sal, Embraer, Empreiteiras, etc. E os manifestoches, de verde e amarelo, batem palmas.

  5. Uma foto para a história, genial, maravilhosa, um poema, um discurso. Mas nosso povo não está atento a ela, mas sim ao BBB, onde a Globo deu ao povo o circo que o satisfaz. “O povo venceu” no mundo de fantasia do BBB, já pode dormir em paz. Enquanto Boff, Esquivel e Lula estão lutando.

    1. Nunca poderemos parar de lutas pelos sonhos coletivos de igualdade, solidariedade, justiça – pq o mal nunca dorme! Assim não podemos também!

    2. Belas palavras, Antônio. Muito bom. Por favor, vou usá-la na minha publicação do facebook.

    3. Antonio Passos, mesmo no BBB a Globo se ferra. Ficou sabendo que a vencedora, ontem (19/4), gritou “Lula Livre”?

  6. Não sei não, mas se Boff conservar o espírito de um monge contemplativo, ele pode ficar semanas sentado na cadeira, aí a imagem será forte demais para todo o Mundo.

  7. Ali naquela cadeira, Boff representa milhões de brasileiros.
    O brazil se desfaz diante dos nossos olhos. Os integrantes de executivo e legislativo ocupam-se unicamente em tentar salvar a própria pele e também em cumprir as ordens de entregar tudo, de destruir direitos trabalhistas, previdenciários e sociais, além de continuarem mantendo os lucros do sistema financeiro. Judiciário virou a casa da mãe joana: ninguém sabe mais quem manda. O stf está controlado por gente mal intencionada, vaidosa e pusilânime; juiz provinciano de primeira instância, de competência e intenções duvidosas e seus parceiros mandando nas instâncias superiores; PF perseguindo e protegendo quem bem entende; o MPF não faz diferente. Mídia tendenciosa e mentirosa promovendo desinformação, manipulando o público e disseminando fake news. Militares alinhados aos interesses ianques…
    Enfim, o brazil está se esfarelando enquanto o homem que poderia impedir a queda até o fundo do poço foi transformado em preso político.

    1. Esse juiz ainda vai julgar um terreno que nunca foi comprado, um sítio em que o verdadeiro dono apresentou até cópia do cheque que comprova a compra, aluguel de ap. em SBC em que recibos comprovam o pagamento e o registro em cartório provam quem é o dono, etc, etc, etc. Nossa justiça é de fazer inveja à Ilha da Fantasia, seriado dos anos 80 e 90. É tudo muito surreal e bizarro neste país BraZil, outrora chamado de BRAsIL.

  8. toc toc toc não existe eleição arrumadinha, os golpistas determinam todos os movimentos do golpe menos a eleição. As eleições, instrumento fundamental do regime democrática, são a razão de todos os movimentos que vem construindo todos os momentos do Golpe de Estado. Sem vencer a eleição não vai haver nenhuma vitória, vencer a eleição é a única maneira de reverter o Golpe e a injustiça política e pessoal que fizeram contra Lula e o PT.
    Os golpistas simplesmente não conseguem viabilizar nenhum nome capaz de enfrentar Lula, vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não.
    Concordo que todos os movimentos de mobilização popular devem ser feitos (não digo os organizados que já estão mobilizados) digo todos os eleitores do projeto popular e democrático dos últimos 15 anos, mas sem vencer as eleições presidenciais e para o Congresso deste ano, não vamos reverter dentro do campo institucional (o que resta dele é a eleição). Esse é o único campo de batalha que temos vantagens claras em relação aos golpistas. Acorda Duplo Expresso.

  9. Pra mim, a foto mais emblemática do que estamos vivendo: o arbítrio, o exercício sádico do pequeno poder, o “fi-lo porque qui-lo”. Se alguém tinha que escrever com sensibilidade e agudeza sobre esse momento, era Fernando Brito. Obrigada, mais uma vez.

  10. Fernando Brito, muito obrigada por nos brindar com tanta sensibilidade, generosidade, esperança apesar da dor, inteligência superior!

  11. Na verdade estamos todos aprisionados pela narrativa curitibana. Eles conseguiram dominar os ignorantes e, por tabela, todos nós.

  12. Muita gente se indignou; sentiu vergonha da realidade de opressão em nosso país. Então, ainda podemos ter esperança em derrubar isso.

  13. Grande Fernando Brito !
    Uma verdadeira poesia esse seu artigo.
    Uma aula de sensibilidade e um olhar apurado do jornalismo que todos sentimos falta nos dias atuais.
    Fraterno abraço.

  14. Fosse eu um juiz federal, e pudesse ter a função da execução criminal em Curitiba, ao receber um pedido de Leonardo Boff eu o conduziria pessoalmente ao local onde ele quisesse visitar o amigo dele, lhe ofertando tudo o mais que pudesse facilitar a chegada, o acesso, e o deixando livre no tempo que dispusesse e quisesse ficar ao lado do amigo, informando-o que estaria ali, numa sala ao lado, à disposição dele, para o conduzir novamente ao hotel onde hospedado. Antes, porém, iria dizer a Boff que fazia tudo isso pela história de vida dele, pela qual tenho o maior respeito e consideração. E que era uma honra cumprir a função de assistente dele, Boff, nessa hora tão difícil.
    Mas eu não sou juiz – e não posso fazer nada por Boff nesse momento, a não ser lamentar a pequenez dessa juíza que não se enxerga, não enxerga a história de Boff, não enxerga a história. Que pena!
    Poderia ser tão diferente.

  15. Só mesmo uma ditadura de toga para vetar as visitas de homens da envergadura de Esquivel e Boff, a um amigo em comum e preso político.

  16. A coisa está feia e mais grave do que eu imaginava. Até mesmo o valente repórter Marcelo Auler anda se rendendo às pressões, chantagens coações e ameaças, veladas ou diretas, que os golpistas e entreguistas devem estar fazendo com ele com outros jornalistas que atuam no Brasil e denunciam o golpe de Estado e as ORCRIMs institucionais, como as judiciárias, midiáticas, políticas, empresariais, dos coturnos, etc. Pois só esses expedientes podem explicar a repentina mudança que verificamos nas reportagens publicadas no blog dele. A última foi publicada sob o atucanado título “Lula, um preso diferenciado e isolado”. Ora, até mesmo pessoas simples, dos rincões e grotões brasileiros, sabem que o Ex-Presidente Lula é hoje um preso político, mantido isolado numa solitária curitibana, incomunicável e impedido de receber visitas, contrariando leis internacionais e mesmo a Lei de Execução Penal. Lula foi condenado sem crime, pois NENHUMA prova da acusações feitas contra ele foi apresentada. Criminosos são os juízes e desembargadores que condenaram Lula, cooptados pelas oligarquias daqui, pela banca financeira e pelo alto comando internacional do golpe de Estado em curso no Brasil há cinco anos, que fica nos EUA.

    Como comentei lá no blog do Auler,
    “De pouco ou nada adiantam essas visitas ou tentativas de visitas de teólogos ou pacifistas, como Leonardo Boff e Adolfo Perez Esquivel. Essa mandelização de Lula não freará os retrocessos e o entreguismo levados a termo pelo golpe de Estado, não trará de volta o Pré-Sal que foi surrupiado pelas petroleiras estadunidenses, européias e asiáticas, não trará de volta Embraer, entregue à Boeing, não trará de volta os projetos de defesa e soberania, não trará de volta as terras agricultáveis e água doce, entregues ás multinacionais, não trará de volta o projeto de desenvolvimento soberano e inclusivo iniciado nos governos Lula e Dilma”

  17. Enquanto a esquerda se nutre de símbolos e acontecimentos simbólicos, o golpe milico/jurídico/midiático vai cumprindo o seu papel e entregando o país aos interesses do revigorado neoliberalismo econômico a uma velocidade e desfaçatez a ponto de não sobrar mais quase nada do Brasil. Se no primeiro caso isto fosse um estímulo a ações políticas de contestação eficientes, ainda vá la, serviriam como as necessárias bandeiras e hinos para os de pouca visão usam para saber onde estão os outros. Mas nada disso acontece e os vorazes glutões das elites econômicas se refestelam com o butim.

  18. Parabéns pelo texto, Brito!

    “Idéias tornam homens em algo maior que simples homens, os transformam em símbolos.”

  19. Os medíocres não conseguem compreender, assimilar, respeitar o sucesso dos outros. Daí, fazem de tudo pra humilhar, destruir, até, aqueles que lhes causam a doença irremediável chamada INVEJA.

  20. Antes de morrer de vergonha da justiça e do judiciário brasileiro,quero parabenizar o responsável por essa foto,porque ela registra e revela toda prepotência e arrogância das instituições brasileira,agora convido vocês a imaginar o que ocorre com um anonimo, que não tem visibilidade no seu dia,dia. O empoderamento policialesco que tomou conta dos agentes públicos do nosso pobre Brasil me faz refletir se temos que aguentar isso, ou se não seria melhor partimos para o embate,desobedecendo toda e qualquer ordem vinda de quem não obedece e tem desprezo pela constituiaçao.

  21. O que fazer ? . Precisa se fazer alguma coisa , por mais que Lula diz que acredita na justiça , temos que ter alternativas , visto essa mesma justiça esta viciada .

  22. Prezado Brito, vendo essa imagem – eu chorei de indignação, de tristeza por ver o quanto estamos impotentes, diante dessas tragédias impostas por seres togados do judiciário, além da pf/mp – tão sem noção do buraco que estão enfiando o Brasil e a si próprios. Pouco dormi esta noite ao pensar também, que o grande brasileiro e estrategista José Dirceu foi condenado a mais de 30 anos de prisão, sem ter cometido nenhum crime, somente defendeu e defende de forma absoluta os interesses do Brasil e brasileiros. Esses carrascos do moro, trf4 e outros estão se sentindo seguros, pois têm as costas largas vinda de gente muito poderosa, que são contra os verdadeiros interesses do Brasil. Enquanto isso, deixam à vontade gente podre, irresponsável, lesa-pátria total, como é o caso do Pedro Parente, o deputado Cunha, entre outros, que mereceriam no mínimo a prisão perpétua, que aliás eles estão impondo ao José Dirceu, Lula e a outros grandes brasileiros como o Almirante Othon Pinheiro.

  23. Brito, acordo todo dia com essa angústia de ver nosso país se desfazendo e nossos direitos senti tragados pelo esgoto desses canalhas que estso no podre. Está tudo tão descarado, que os direitos são nevados sem um mínimo de disfarce. Os argumentos, todos eles são risíveis. Às vezes me pergunto se tudo isso está acontecendo mesmo. Essa foto certamente viver para ilustrar esse período sinistro da nossa história. De imediato, ela me remeteu a Macondo. Obrigada mais uma vez por não deixar passar nenhum detalhe que exponha tudo isso que está acontecendo no país. Aproveito ainda para sugerir que escrevas um livro. Bom dia LULA?

  24. Brito, acordo todo dia com essa angústia de ver nosso país se desfazendo e nossos direitos sendo tragados pelo esgoto desses canalhas que estão no poder. Está tudo tão descarado, que os direitos são negados sem um mínimo de disfarce. Os argumentos, todos eles são risíveis. Às vezes me pergunto se tudo isso está acontecendo mesmo!. Essa foto certamente servirá para ilustrar esse período sinistro da nossa história. De imediato, ela me remeteu a Macondo. Obrigada mais uma vez por não deixar passar nenhum detalhe que exponha tudo isso que está acontecendo no país. Aproveito ainda para sugerir que escrevas um livro. Bom dia LULA?
    Fiz correções.

  25. Penso não existir nenhuma Justiça Divina. Não por motivo anti-religioso, não, é que também penso que Deus nenhum, seja um ou muitos, se preocupe com as merdas dos humanos. Creio firmemente, crença quase religiosa, na Justiça Humana. Dessa NINGUÉM, desde que humano, escapa. Explico: Imaginem os algozes de Esquivel, Boff e Lula enquanto vivos. Imaginem quando chegarem aos 70, 80, 90 anos. Imaginem agora como eles se posicionariam diante de suas vidas, tanto retrospectivamente quanto prospectivamente. Se tiverem consciência do que fizeram, deixarão esta vida para entrar no esgoto da História. Se não a tiverem continuarão vivendo na medíocre e alienada inconsciência. E comparem por final com o que devem sentir os 3 gigantes. Até em fotos eles externam a serenidade de suas almas, de terem combatido o bom combate, do dever cumprido para com a Humanidade. A Justiça Humana não se dá só pelos Códigos, ela tem seus próprios não escritos caminhos, e sempre chega. Quanto mais os algozes merecerem de castigo, mesmo não sendo apenados com as Leis escritas, o serão por uma vida longa, da qual poderão sair por vontade própria, mas para entrar na História dos traidores, discricionários, hipócritas, mesquinhos. Não tomando essa atitude viverão os tristes dias no verdadeiro vale de lágrimas diante do que a História já os acusa. Não haverá saída honrosa para eles, não escaparão, a Justiça Humana não falha.

  26. Pois eu acho que isso,somente tem valor,para poucos homens e mulheres,já velhotes.Ao demais,os jovens,regra geral,só se dão conta,quando envelhecem.E ai,se dizem arrependidos,Poucos ,é verdade,pois tem muito velho,CANALHA.

  27. Um país com um Judiciário seletivo, logo, parcial, e, portanto, desonesto e canalha. É esse o Judiciário que, através de seus imundos tribunais de exceção, agindo aos galopes, como bestas enlouquecidas soltas no pasto, mas apenas com os processos contra o Lula, agora, negam a ele até simples visitas de seus amigos, como se ele fosse um criminoso perigoso, e não um ex-presidente da República que deu dignidade ao povo e ao país, a este, até e principalmente no plano internacional, coisa nunca antes acontecido.

  28. Esta foto representa um povo enclausurado,amordaçado e vilipendiado por seres extra terrenos que tomaram conta Brasil.
    Vergonha, vergonha e indignação são as emoções atuais de todo brasileiro honesto.

  29. Essa foto do Leonardo Boff a espera de poder visitar o amigo Lula preso é emblemática! E ao mesmo tempo, é um símbolo da resistência pacífica! Essa figura de barba e cabelos brancos impactou não pela força das massas revoltosas, nem pela força fascista revestida de legalidade de uma canetada de quem não sabe mensurar o quanto vale um amigo. Essa figura solitária, sentada ao lado dessa cadeira vazia diz muito sobre o valor de um amigo; isto os fascistas não conseguirão aprisionar. Lula livre deve muito a resiliência de seu amigo!

  30. “Não se pode aprisionar um sonho” Solta a voz companheiro! Para o mundo inteiro ouvir … A canção fala de um sonho De amor pelo país, E este sonho solidário De um Brasil pra sua gente Fez nascer milhões de Lulas, Que como um sonho não se prende: Ei companheiro…Ei meu irmão Lula é nossa Bandeira esteja livre ou no prisão Lula é nosso Mandela vivo em cada coração!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *