O “strip-tease” do arbítrio

Na imprensa deste final de semana, assiste-se ao espetáculo obsceno da revelação de como as instituições judiciais se tornaram tão adeptas do Direito quanto aqueles “capangas lá do Mato Grosso” que ficaram tristemente famosos numa sessão do Supremo tribunal Federal.

Na Veja, o desembargador João Gebran Neto diz que agiu ilegalmente para “evitar um mal maior” – a soltura de Lula por algumas horas, até que o monólito da Justiça pudesse esmagá-lo outra vez – e atropelou a decisão do desembargador Rogério Favreto:

O desembargador Gebran Neto admitiu a amigos que ignorou a letra fria da lei ao dar decisão contrária à soltura de Lula, desconsiderando a competência do juiz de plantão. Gebran  alegou que era a única saída para evitar um erro ainda mais danoso: libertar o petista.

Gebran, está claro, o fez com as “costas quentes” que lhe deu o presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores que, relata o chefe da Polícia Federal, Rogério Galloro,  ao Estadão, telefonou aos que tinham a obrigação de cumprir a ordem e, a revogou de “gogó” e, ele sim, sem jurisdição para isso.

O segundo momento tenso para a PF envolveu a ordem de soltar Lula dada pelo desembargador Rogerio Favreto e a contraordem de Moro e dos desembargadores Gebran Neto e Thompson Flores, do TRF-4.

Eu estava no Park Shopping, em Brasília, dei uma mordida no sanduíche, toca o telefone. Avisei para a minha mulher: ‘Acabou o passeio’.

 Em algum momento a PF pensou em soltar o ex-presidente?

Diante das divergências, decidimos fazer a nossa interpretação. Concluímos que iriamos cumprir a decisão do plantonista do TRF-4. Falei para o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública): ‘Ministro, nos vamos soltar’. Em seguida, a (procuradora-geral da Republica   ) Raquel Dodge me ligou e disse que estava protocolando no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra a soltura. ‘E agora?’ Depois foi o (presidente do TRF-4) Thompson (Flores) quem nos ligou. ‘Eu estou determinando, não soltem’. O telefonema dele veio antes de expirar uma hora. Valeu o telefonema.

Num país minimamente sério, o Conselho Nacional de Justiça estariam abrindo procedimentos contra Gebran, Flores e o Ministério Público instaurando uma investigação contra o próprio diretor da PF.

Desde quando “vale o telefonema” diante de um mandado judicial? Desde quando, sem ser provocado, um juiz decide que outra decisão judicial representa “um mal maior”?

Imagino que os nossos grandes juristas do STF devam estar achando, a esta altura, como explicações e justificativas para isso, ou os confeitos que estejam preparando para enfeitar o coronelato de roça que praticam os algozes de Lula.

Na Justiça brasileira, porém, isso já não enoja ninguém.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (75)

  • um escárnio
    nada disso é novidade
    mas ver essas declarações estampada nos jornais - como se fosse algo corriqueiro é de lascar

    • TODO MUNDO SABE QUE FOI ILEGAL TUDO, MAS POR QUE A VEJA DIVULGAR ISSO QUE O DESEMBARGADOR CONFIDENCIOU ISSO A AMIGOS...ACHO MUITO ESTRANHO...

      • pensando bem é estranho mesmo

        mas será que a Veja coloca isso como grande feito?
        já li por aí os manifestoches elogiando a quadrilha togada

        • Talvez a já praticamente falida revista chamada pelo PHA de “detrito sólido de maré baixa” queira é banalizar o assunto e fazer os seus teleguiados leitores a assumir que tudo isso foi legal para o Brasil...

          • pode ser
            a entrevista do diretor da PF foi tbm em tom de absoluta naturalidade, parece que ele fala sobre coisas normais,

            ou estão todos loucos
            ou estão muito seguros de que nada vai acontecer
            ou tem algo aí

            aguardemos

      • Muito estranho. Isso vir a tona agora. Como não dão ponto sem nó, vem coisa por aí.

        • A globo fez matéria esta semana mostrando podres de Aécio e Anastasia. Acho que tem coisa estranha aí também.

      • Apenas significa que os golpistas estão tão à vontade que não se importam com o "strip tease"...

  • Uma quadrilha que se auto delata!!!!
    Lula Livre!
    Lula Presidente!

      • ... O infame desordeiro "ThompSONSO Flores do 'mor(T)o'" é um reles almofadinha descendente de um militar que comandou a criminosa invasão de Canudos!
        Quando a democracia voltar, cadeia neste abjeto nazigolpista RÉU CONFESSO, cabeça de brilhantina!

          • DENÚNCIA
            Até pouco tempo, havia muitas fotografias do "ThompSONSO Flores do 'mor(T)o'" sorrindo ao lado do corrupto Beto Richa!
            As fotografias "sumiram" do google, restando somente esta acima apresentada!
            É o controle da CIA, estúpido!

  • Se os ministros do STF ainda quiserem que sobre alguma coisa de nossas combalidas instituições, autorizam a soltura do presidente Lula. Não é possível que isso continue em um país em que a presidente do STF diga que as instituições estão funcionando. Isso não é verdade. Se funcionassem, Lula estaria solto. Infelizmente mais uma vergonha nacional.

  • Estes juízes e delegados calhordas sabem que cometeram crimes, mas não se importam porque para uma parte muito numerosa dos brasileiros, talvez a maioria deles, estão posando de heróis. Se fizerem uma enquete com um pergunta simples: você acha que o Lula deveria ter sido solto da prisão nesta ocasião? é muito provável que a maioria daria um rotundo Não! A vaidade e calor do prestígio desta pose de heróis dessa gente ordinária do judiciário os enche de coragem e eles são capazes de fazer qualquer merda para posarem na mídia velha.

Related Post