O “strip-tease” do arbítrio

Na imprensa deste final de semana, assiste-se ao espetáculo obsceno da revelação de como as instituições judiciais se tornaram tão adeptas do Direito quanto aqueles “capangas lá do Mato Grosso” que ficaram tristemente famosos numa sessão do Supremo tribunal Federal.

Na Veja, o desembargador João Gebran Neto diz que agiu ilegalmente para “evitar um mal maior” – a soltura de Lula por algumas horas, até que o monólito da Justiça pudesse esmagá-lo outra vez – e atropelou a decisão do desembargador Rogério Favreto:

O desembargador Gebran Neto admitiu a amigos que ignorou a letra fria da lei ao dar decisão contrária à soltura de Lula, desconsiderando a competência do juiz de plantão. Gebran  alegou que era a única saída para evitar um erro ainda mais danoso: libertar o petista.

Gebran, está claro, o fez com as “costas quentes” que lhe deu o presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores que, relata o chefe da Polícia Federal, Rogério Galloro,  ao Estadão, telefonou aos que tinham a obrigação de cumprir a ordem e, a revogou de “gogó” e, ele sim, sem jurisdição para isso.

O segundo momento tenso para a PF envolveu a ordem de soltar Lula dada pelo desembargador Rogerio Favreto e a contraordem de Moro e dos desembargadores Gebran Neto e Thompson Flores, do TRF-4.

Eu estava no Park Shopping, em Brasília, dei uma mordida no sanduíche, toca o telefone. Avisei para a minha mulher: ‘Acabou o passeio’.

 Em algum momento a PF pensou em soltar o ex-presidente?

Diante das divergências, decidimos fazer a nossa interpretação. Concluímos que iriamos cumprir a decisão do plantonista do TRF-4. Falei para o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública): ‘Ministro, nos vamos soltar’. Em seguida, a (procuradora-geral da Republica   ) Raquel Dodge me ligou e disse que estava protocolando no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra a soltura. ‘E agora?’ Depois foi o (presidente do TRF-4) Thompson (Flores) quem nos ligou. ‘Eu estou determinando, não soltem’. O telefonema dele veio antes de expirar uma hora. Valeu o telefonema.

Num país minimamente sério, o Conselho Nacional de Justiça estariam abrindo procedimentos contra Gebran, Flores e o Ministério Público instaurando uma investigação contra o próprio diretor da PF.

Desde quando “vale o telefonema” diante de um mandado judicial? Desde quando, sem ser provocado, um juiz decide que outra decisão judicial representa “um mal maior”?

Imagino que os nossos grandes juristas do STF devam estar achando, a esta altura, como explicações e justificativas para isso, ou os confeitos que estejam preparando para enfeitar o coronelato de roça que praticam os algozes de Lula.

Na Justiça brasileira, porém, isso já não enoja ninguém.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

75 respostas

  1. um escárnio
    nada disso é novidade
    mas ver essas declarações estampada nos jornais – como se fosse algo corriqueiro é de lascar

    1. TODO MUNDO SABE QUE FOI ILEGAL TUDO, MAS POR QUE A VEJA DIVULGAR ISSO QUE O DESEMBARGADOR CONFIDENCIOU ISSO A AMIGOS…ACHO MUITO ESTRANHO…

      1. pensando bem é estranho mesmo

        mas será que a Veja coloca isso como grande feito?
        já li por aí os manifestoches elogiando a quadrilha togada

        1. Talvez a já praticamente falida revista chamada pelo PHA de “detrito sólido de maré baixa” queira é banalizar o assunto e fazer os seus teleguiados leitores a assumir que tudo isso foi legal para o Brasil…

          1. pode ser
            a entrevista do diretor da PF foi tbm em tom de absoluta naturalidade, parece que ele fala sobre coisas normais,

            ou estão todos loucos
            ou estão muito seguros de que nada vai acontecer
            ou tem algo aí

            aguardemos

        1. A globo fez matéria esta semana mostrando podres de Aécio e Anastasia. Acho que tem coisa estranha aí também.

      2. Apenas significa que os golpistas estão tão à vontade que não se importam com o “strip tease”…

      1. … O infame desordeiro “ThompSONSO Flores do ‘mor(T)o'” é um reles almofadinha descendente de um militar que comandou a criminosa invasão de Canudos!
        Quando a democracia voltar, cadeia neste abjeto nazigolpista RÉU CONFESSO, cabeça de brilhantina!

          1. DENÚNCIA
            Até pouco tempo, havia muitas fotografias do “ThompSONSO Flores do ‘mor(T)o'” sorrindo ao lado do corrupto Beto Richa!
            As fotografias “sumiram” do google, restando somente esta acima apresentada!
            É o controle da CIA, estúpido!

  2. Se os ministros do STF ainda quiserem que sobre alguma coisa de nossas combalidas instituições, autorizam a soltura do presidente Lula. Não é possível que isso continue em um país em que a presidente do STF diga que as instituições estão funcionando. Isso não é verdade. Se funcionassem, Lula estaria solto. Infelizmente mais uma vergonha nacional.

  3. Estes juízes e delegados calhordas sabem que cometeram crimes, mas não se importam porque para uma parte muito numerosa dos brasileiros, talvez a maioria deles, estão posando de heróis. Se fizerem uma enquete com um pergunta simples: você acha que o Lula deveria ter sido solto da prisão nesta ocasião? é muito provável que a maioria daria um rotundo Não! A vaidade e calor do prestígio desta pose de heróis dessa gente ordinária do judiciário os enche de coragem e eles são capazes de fazer qualquer merda para posarem na mídia velha.

    1. Sérgio Roberto, passa bem para o teclado o que vem direto do nosso fígado. Lembra meu pai. Abraço.

  4. Isso que vem afastando os investimentos do brasil, a insegurança juridica de uma republiqueta de direita. Os baderneiros no judiciario mostraram ao brasil que esse poder, que nao é votado, esta contaminado e precisa de uma reforma pra ontem.

  5. Em um país sério o caso do Lula já teria sido retirado do TRF-4 há tempos. É manifesta a parcialidade desse conluio judicial contra o Lula. Claramente, deixaram de ser juízes, são algozes e praticam o direito do inimigo. Seria inadmissível em um Estado Democrático, mas aqui, nesta República de bosta, é fato corriqueiro e normal. Desde quando, no direito, os fins justificam os meios? Pior ainda é ver os papudos e papudas do STF mais preocupados com seus 16% a aplicar a Constituição e dar um basta nesta indecência que ocorre no TRF-4. No mais a turminha está tentando justificar o injustificável e é uma pena que o corporativismo entre os togados impedirá que sejam responsabilizados e punidos pela barbaridade que cometeram.

    1. Só uma correção, Ivan: no seu comentário acima, onde você escreveu IMPARCIALIDADE, o correto é PARCIALIDADE.
      Um abraço.

  6. Se fôssemos um país sério estariam todos as personagens dessa estória na cadeia mas como somos a República do Bananil nada vai acontecer!
    Essa estória será contada hoje no Fantástico como algo normal e corriqueiro, louvável até, já que era para manter o líder das pesquisas para eleições presidenciais fora da disputa.

  7. O pessoal justifica que o Moro pode até ser imparcial… mas que a sentença foi ratificada pelo TRF4. Agora está demonstrado que o TRF4 também é anti-Lula. A única coisa que dá pra concluir disso tudo é que o julgamento de Moro e do TRF4 não valem nada.

    Como o STJ e o STF também colaboram e corroboram, fica demonstrado que NÃO TEM TRIBUNAL NO BRASIL que tenha condições de julgar Lula.

    1. Lembrando que Felix Fischer, do STJ, é paranaense, assim como Fachin – relator da Farsa a Jato “sorteado” no bingo do STF – também é do Paraná.

      1. Pois é, Guanabara, venho afirmando há tempos: as orientações e estratégias imperiais vão direto à “base” em SC, depois são repassadas ao PR e RS e DF… Abraço.

      1. Permita-me discordar. Cúmplices mesmo. É uma putaria ampla, geral e irrestrita. Isso mais gritante que as gravações de Jucá, Sarney e Calheiros combinando as movimentações do golpe parlamentar. Porque aquelas foram gravadas na surdina, sem que os conspiradores o soubessem. Com esses conspiradores do justiciário brasileiro, eles vão na mídia desnudar as estratégias pra manter a situação como está. Minha vontade é de incendiar tribunais depois de ler esse texto do Brito.

  8. aos que insistem com a indiferença ou até apoio a estas ações por atingir desafetos, se esquecem que a serpente, depois de nascida, precisa mudar de pele em cada impulso de crescimento.

  9. Amigos, estamos calejados demais para cair em armadilhas da mídia em combinação com a PF e o judiciário. Os golpistas agem em equipe, e agora estão promovendo uma discussão sobre aspectos secundários, claramente para desviar toda a discussão pública da eleição para a discussão de detalhes da prisão de Lula, coisa que o povo não entende. Estadão e Veja com estas matérias com sabor “esquerdista” estão tentando levar a atenção pública para longe do ninho da cobra, e o ninho da cobra está nas eleições. A premência do tempo não permite que nos demos ao luxo de parar no meio do caminho para tirar pequenos espinhos dos pés. Nosso problema é tempo e nossos inimigos sabem disso. E o alívio dos espinhos retirados nos tomará mais tempo que o percorrido com espinhos. Não vamos cair nessa, vamos para o centro da eleição, e nele, é Lula presidente, não tem outra, com a explosão da maior das armas, que com o famoso trompetista aparece de maneira inequívoca: A alegria. Quem está com a alegria, não está discutindo amargamente detalhes de prisões.

    1. Faz sentido. Ainda mais depois da retirada da ação para não fazerem uma condenação sanduíche. LULÃO enxadrista não cairá nessa!

      1. Pois é. Observe-se que com esta matéria a Veja quer promover o Gebran a nova celebridade dos manifestoches, um herói que teve a coragem de sacrificar seu dever sagrado de obediência da Lei para, segundo ele próprio, evitar que o país sofresse o mal maior, que seria libertar… Quem? O Temer, o Cunha, o Aécio? Ou aquele que foi o maior presidente do Brasil de todos os tempos?

  10. … Quando a democracia voltar, instalação imediata da Comissão da Verdade para julgar os golpistas de 2016!
    Cadeia nestes golpistas, a bem do Serviço Público, da civilidade e da democracia!

    1. Ainda sobre a Comissão da Verdade dos nazigolpistas de 2016
      O delegado de plantão da famigerada e nefasta ‘Polícia Aecista Federal’ também prevaricou!

      1. Ainda sobre o analfabeto funcional &$ palestreiro de merda gebran ‘cumpadi’ do congênere fascista ‘mor(T)o’!

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        Gebran é apenas uma peça na engrenagem que se move à margem da lei para manter Lula preso.
        Por egrégio jornalista Joaquim de Carvalho – 12 de agosto de 2018

        (…)

        FONTE: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/gebran-e-apenas-uma-peca-na-engrenagem-que-move-a-margem-da-lei-para-manter-lula-preso-por-joaquim-de-carvalho/

    2. Qdo a democracia voltar deverão ser condenados e encarcerados, sumariamente. Não e assim que esses golpistas agem? Escolhem a vítima, fixam a pena, inventam o crime e só depois que saem atrás de provas, como ñ as encontram pq o crime é fake, condenam pela convicção. Cambada de fdp. #LulaLivre #LulaInocente #LulaPresidente! ????????????

    3. Essa ação entre amigos, quando o processo deve ser imparcial, é criminosa mesmo. Devem ter até um grupinho no zap ou no telegram para orquestrar medidas a priori.

  11. “Num país minimamente sério, o Conselho Nacional de Justiça estariam
    abrindo procedimentos contra Gebran, Flores e o Ministério Público
    instaurando uma investigação contra o próprio diretor da PF”. e a figura lamentável da procuradora geral da República? Ela ajudou a parir essa ilegalidade. O que deveria ser feito contra ela, na forma da lei?

  12. Acho que essa divulgação pelo esgoto chamado Veja é para sinalizar que essa quadrilha de togas pode fazer o que bem entender e nada nem ninguém poderá impedir. Para dizer que quem manda somos nós. Mandam as instâncias superiores, que por acaso discordem de suas decisões, que botem o galho dentro e se calem, até porque o cala a boca ainda não morreu, ainda que Bento Carneiro tenha dito que sim.

  13. Com esse nosso judiciário vergonhosamente mais desonesto do que os criminosos que cabe a ele julgar, este pobre país será sempre o paraíso das falcatruas e dos corruptores e corruptos que nadam de braçadas, rindo dos otários que são por eles explorados.
    E o pobre povo brasileiro, deseducado e imbecilizado pelos canais midiáticos de propriedade dos poderosos e vivaldinos corruptores, donos do capital que compram, a preço de banana, a já desonesta e impatriótica consciência desses degenerados funcionários públicos de nosso judiciário, que, gananciosa e vaidosamente, se julgam os reis da cocada preta e criaram uma casta venal, sórdida e desprezível da mais abjeta parcela humana, contra seus irmãos, vendendo-se por trinta míseras moedas de pratas, como fez Judas Iscacariotes!
    Cabe-nos então, a nós, povo vilmente explorado por nossos próprios patrícios, reagirmos à altura da ofensa que nos é canalhamente imposta, exigindo a imediata destituição dessa corja de patrícios canalhas e maus brasileiros .

  14. Pois é, tá tudo muito bem, tá tudo muito bom. Tudo esclarecido. Ao que tudo indica, o pt vencerá a eleição pra presidente. Quero ver, após a posse, o que farão com essas e outras figuras. Conciliação e republicanismo com essa gente? De novo?!?!?!
    Tolerância e convivência com a diversidade? De novo?!?!?!
    Ou atitude de preservação da democracia e caça incessante a esses facínoras?
    Se há um país a reconstruir, que economistas e engenheiros cumpram suas obrigações. Mas que uma força-tarefa governamental parta pra cima dessa gentalha corrupta, golpista e inescrupulosa.
    Lula já deu demonstrações de que não é chegado ao conflito, o que fez muito mal ao Brasil. Espero que esse tempo na cadeia tenha sido suficiente pra ele perceber que não é mais dirigente sindical, que não há como compor com as diversas correntes, que parta pro pau, que vá na dividida com a sola na canela do inimigo. Sim, porque o que temos no Brasil não são adversários, são inimigos. Do país e da democracia. Não dará pra contemporizar, será necessário exercer a autoridade na plenitude! Pra revanche ser plena e a democracia preservada, será imprescindível um congresso com deputados e senadores leais ao governo eleito, e isso não acontecerá com filiados ao pr, pp, psd, prb, mdb ou similares, por mais “amigos” que Valdemar Costa Neto, Ciro Nogueira, Kassab, Marcos Pereira e Jucá sejam de Lula ou seu substituto.

  15. É tão lamentável e ao mesmo tempo tão estranha a divulgação, que não sabemos, sequer avaliar a dimensão das consequências e seus objetivos. Será que é uma forma de ir nos acostumando com o futuro do país sem o respeito às instituições? Estarão nos dizendo que a candidatura do Lula é um mau a ser evitado através da legalidade? Ou que a eleição de seu substituto também não será aceita? Ou ainda que a eleição presidencial deva ser substituída por outra forma de escolha para evitar um mal maior?

  16. Devemos desviar o olhar do pântano e olhar para o Planalto. Está mais que claro que as “ordens” sempre partiram de cima, com Supremo, com tudo (Meios, Mercado e tucanos de alta plumagem). Moros, Deltans, Gebrans, Janainas e Japoneses da PF são só atores dessa ópera bufa com pitadas de pornochanchada.

  17. Estamos claramente com os criminosos soltos e empoleirados no poder e inocentes presos. Mas é mais fácil correr atras de bandidinho pé de chinelo nas comunidades pobres do que defender a democracia brasileira. Melhor falar que na venezuela não tem democracia do que olhar prara dentro do Brasil. Canalhas.

  18. Um grande erro da democracia brasileira foi seguir o modelo francês do estado tripartite. Dois poderes da república, executivo e legislativo, são legitimados pelo voto popular. Contudo o judiciário não é eleito mas composto via concurso público e indicação política. Poder ilegítimo, cheio de privilégios funcionais e um grande sanguessuga de recursos públicos. O judiciário deve ser retirado da constituição como poder. Deve seguir o mesmo modelo de vinculação do ministério público ao poder executivo, mas ambos despidos de privilégios, fim do cargo vitalício, fim desse modelo de independência funcional e com controle externo forte. Também devem ser proibidos por lei de proferir qualquer sentença que afete a economia nacional. Que se puna criminosos, porém jamais empresas, trabalhadores e que nossa economia não seja levada ao abismo em nome do combate a corrupção. Ou nossa República acaba com esse modelo de judiciário e ministério público ou essas duas aberrações acabarão com o Brasil.

  19. Combate à corrupção, ao malfeito, prevaricação – essas são atribuições típicas do nosso sistema jurídico / policial como um todo. E agora Ministério Público? E agora Tribunais Superiores? E agora Polícia Federal? E agora CNJ, CNMP e Senado Federal? Estou acreditando que amanhã serão abertos os devidos procedimentos para alijar do serviço público, em definitivo, todas os agentes públicos envolvidos que cometeram esses crimes, certo? E ainda tem quem acredita nesta tal de Bosta a Jato. VERGONHA!

  20. Um espetáculo draculesco.É claro que o vampiro, por não ter sombra nem ter sua imagem refletida no espelho, estava por trás de toda esta sujeira.

  21. Acho que os golpes se repetem em nosso país, porque no final sempre há um acordo e aqueeles que foram contra o povo permanecem livres.

  22. O Judiciário, o Ministério Público, A Advocacia Geral da União e a Polícia Federal reduziram-se a um tribunal do crime!

  23. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Isso só pode ser piada.
    Se na próxima semana alguém publicar que ” o Diretor da Veja confessou a amigos que faria esta reportagem só para chamar atenção”??

  24. Enojados estamos nós diante do fascismo deslavado, dos abusos de autoridade e dos desvios escandalosos das funções públicas.
    PAÍS SEM JUSTIÇA É O CAOS.

  25. “NUM PAÍS MINIMAMENTE SÉRIO,”(TIJOLAÇO)
    Num país minimamente sério, o Conselho Nacional de Justiça estaria abrindo procedimentos contra Gebran, Flores e o Ministério Público instaurando uma investigação contra o próprio diretor da PF.

  26. Esperar o que da justissa brasileira, que tem uma presidente de tribunal que abre a boca para dizer que o governo atual é legítimo, quando o processo de impedimento da Presidente Dilma foi totalmente fora da lei e da constituição. Nossa justiça virou justiça de pequenas causas, ou seja, apenas os interesses pessoais e dos amigos são assegurados.

  27. As movimentações para evitar a soltura do Ex-Presidente Lula naquele domingo mostram uma quadrilha muito bem articulada, e que precisa ser desbaratada assim que o país retomar a normalidade democrática.

  28. Conversas semelhantes são diariamente grampeadas nos presídios paulistas:

    “Aê parça, tá indo a carga de arroz”
    “É nóis parcero, tamo junto”

  29. Junte-se esses vagabundos todos (Moro, Gebran, Thompson, Dodge, etc) e se lhes aplique a pena GUILHOTINA JÁ e teriamos um início de sanitização (desinfecção e limpeza) no judiciário podre que temos. Em seguida, se seguiriam STF, STJ, Ministério Público, para depois se chegar aos tribunais estaduais, aos inúteis tribunais de contas. Limpado o judiciário podre, se limparia em seguida o legislativo, em todos os níveis: camaras de vereadores, assembléias legislativas, camara de deputados e senado (este último, em minha opinião, deveria ser simplesmente extinto, pela inutilidade e alto custo para o país). Brasileiros, acordem! Já passou da hora de derrubar as bastilhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.