Uma semana depois do escândalo estourar nos Estados Unidos, o caso das propinas pagas pela Globo pela exclusividade de direitos de transmissão de torneios de futebol internacionais ganhou hoje seu primeiro desdobramento – tímido – com a matéria que Sérgio Rangel publica na editoria de Esportes da Folha, com um resumo do perfil e das ações de Marcelo Campos Pinto, durante duas décadas o dirigente da emissora responsável pelos negócios esportivos.
Como executivo, se transformou no principal pagador do esporte brasileiro e passou a ser reverenciado por cartolas e homens de negócios.
Espera-se que seja, ao menos na imprensa – já que o valoroso Ministério Público, até agora, não demonstrou interesse pelo assunto -, o início de uma processo de apuração dos fatos que – sabidos por todos – não são publicados por ninguém.
Duvidoso, porém, que isso aconteça. A Folha, nos assuntos envolvendo denúncias de ilegalidades na Globo, costuma “cumprir tabela”, como se diz no futebol: publica uma vez e o assunto desaparece quase que por completo, como aconteceu no famoso caso do processo por sonegação que “desapareceu” da Receita Federal.
A falta de apetite pela verdade, nestes casos, contrasta com a voracidade com que se entregam aos escândalos na esfera política, como evidência do moralismo seletivo que aplicam. E não se diga que são negócios meramente privados, porque a Globo é uma concessão pública, tanto quanto as linhas de ônibus do senhor Jacob Barata Filho.
O temor reverencial à Globo, porém, vai do Oiapoque ao Chui, com exceções que se conta nos dedos.
A Globo arroga-se o direito de dizer que basta a sua “ampla investigação interna” não ter apurado nada e diz estar “à disposição das autoridades americanas”.
A primeira parte de suas afirmações é risível, porque um diretor nunca movimentaria R$ 50 milhões (em apenas um dos negócios) em propinas para obter vantagens para a emissora sem o aval de seus donos.
A segunda parte da defesa da Globo, porém, é verdadeira. É das “autoridades americanas” que se coloca à disposição. Das brasileiras, não é preciso, são elas que estão à disposição da Globo.
View Comments (23)
Uma vez, quando a Veja se encontrava em apuros, talvez no caso do Cachoeira com seu jornalista Policarpo, um dos Marinhos se pronunciou sobre solidariedade entre os órgãos de imprensa, como se eles constituíssem um só corpo, uma espécie de máfia corporativa que cobrava coesão e fidelidade entre seus membros: "A Veja é imprensa e a Globo é imprensa". Essa tal coesão nunca pôde ocultar o fato de que a Folha e as organizações Globo são inimigos ferozes, que já chegaram às vias da denúncia em baixo nível. Agora, parece que a tentação da velha animosidade venceu a solidariedade corporativa.
Eles não entregam nem os anéis e nem os dedos crentes que nunca vão perder a cabeça. Será?
Não é briga. A maneira de esconder um fato é noticiar e logo em seguida esquecer. A mesma tática de denunciar com mentira aos gritos o pt, fazer um mea culpa tosca e depois esquecer que era mentira e citá-lo todo dia.
Canalhas tem sua logica de ser canalha. E a globo é com a folha, estadão, isto é, estado de minas, revistinha do esgoto, etc, uma quadrilha de canalhas.
Sempre achei a exclusividade da globo no futebol abjeta. Agora se sabe, mais do que abjeta, criminosa.
Bem inimigos da Rede Globo, infelizmente neste país do faz de contas, manda quem pode, obedece quem não tem juízo. Somente a toda poderosa pode apontar seus dedinhos para o alheio e este nos sabemos muito bem quem é. Quando alguém tenta mostrar as falcatruas da manda chuvas, a justica faz cara de paisagem é nada acontece. Volta Lula e acaba com esta droga de uma vez
Adorei o "EX-GLOBO", mas cafajeste e cínico impossível...Essa Foia''...
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma. J Pulitzer.
As coisas nesse país estão se tornando insuportáveis, esse concluiu de governo de ladrões-Mídia-justiça tornou o Brasil um inferno , todas as grandes obras como a transposição do sao francisco, cisterna, minha casa minha vida, presal e por ai vai, tudo parado. As grandes empresas de construção quebrada, a Mídia envolvida em grande corrupção escondendo a atual situação do País em que o PIB teve a maior queda dos ultimos 20 anos. Não sei o que estão esperando para iniciar um movimento popular para acabar com esses criminosos.
Bom dia,
Se o povo não fizer uma revolução armada aqui no Brasil e matar até a sexta geração e jogar ao mar dos bandidos: Da imprensa, STF, Exercito, Congresso Nacional, PF(Todos) e demais aliados, podem esquecer de Brasil
Sempre chamo esse canal de câncer ,por ela e verdadeiramente um câncer pra sociedade brasileira, em todos os sentidos,não assisto este canal há anos , não perco, 1 segundo do meu tempo assistindo esse lixo....
Manipuladora,mentirosa, dissimulada, golpista e sonegadora...o grande problema é que ainda vamos ter de aguentar isso por muito tempo, ministério público ,P.F é a Justiça brasilleira está do lado deste câncer.
Razão? formam uma quadrilha que se estende a alguns setores públicos.
Quadrilha séria, onde cada um sabe o seu papel. E que se um cair caem todos.
"A segunda parte da defesa da Globo, porém, é verdadeira. É das “autoridades americanas” que se coloca à disposição. Das brasileiras, não é preciso, são elas que estão à disposição da Globo."
É triste. Doi. Mas é verdade. A globo também, as vezes, diz umas verdades.