Folha entra no escândalo Globo-Fifa. Vai só cumprir tabela?

marcelo

Uma semana depois do escândalo estourar nos Estados Unidos, o caso das propinas pagas pela Globo pela exclusividade de direitos de transmissão de torneios de futebol internacionais ganhou hoje seu primeiro desdobramento – tímido – com a matéria que Sérgio Rangel publica na editoria de Esportes da Folha, com um resumo do perfil e das ações de Marcelo Campos Pinto, durante duas décadas o dirigente da emissora responsável pelos negócios esportivos.

Como executivo, se transformou no principal pagador do esporte brasileiro e passou a ser reverenciado por cartolas e homens de negócios.

Espera-se que seja, ao menos na imprensa – já que o valoroso Ministério Público, até agora, não demonstrou interesse pelo assunto -, o início de uma processo de apuração dos fatos que – sabidos por todos – não são publicados por ninguém.

Duvidoso, porém, que isso aconteça. A Folha, nos assuntos envolvendo denúncias de ilegalidades na Globo, costuma “cumprir tabela”, como se diz no futebol: publica uma vez e o assunto desaparece quase que por completo, como aconteceu no famoso caso do processo por sonegação que “desapareceu” da Receita Federal.

A falta de apetite pela verdade, nestes casos, contrasta com a voracidade com que se entregam aos escândalos na esfera política, como evidência do moralismo seletivo que aplicam. E não se diga que são negócios meramente privados, porque a Globo é uma concessão pública, tanto quanto as linhas de ônibus do senhor Jacob Barata Filho.

O temor reverencial à Globo, porém, vai do Oiapoque ao Chui, com exceções que se conta nos dedos.

A Globo arroga-se o direito de dizer que basta a sua “ampla investigação interna” não ter apurado nada e diz estar  “à disposição  das autoridades americanas”.

A primeira parte de suas afirmações é risível, porque um diretor nunca movimentaria R$ 50 milhões (em apenas um dos negócios) em propinas para obter vantagens para a emissora sem o aval de seus donos.

A segunda parte da defesa da Globo, porém, é verdadeira. É das “autoridades americanas” que se coloca à disposição. Das brasileiras, não é preciso, são elas que estão à disposição da Globo.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

23 respostas

  1. Uma vez, quando a Veja se encontrava em apuros, talvez no caso do Cachoeira com seu jornalista Policarpo, um dos Marinhos se pronunciou sobre solidariedade entre os órgãos de imprensa, como se eles constituíssem um só corpo, uma espécie de máfia corporativa que cobrava coesão e fidelidade entre seus membros: “A Veja é imprensa e a Globo é imprensa”. Essa tal coesão nunca pôde ocultar o fato de que a Folha e as organizações Globo são inimigos ferozes, que já chegaram às vias da denúncia em baixo nível. Agora, parece que a tentação da velha animosidade venceu a solidariedade corporativa.

    1. Não é briga. A maneira de esconder um fato é noticiar e logo em seguida esquecer. A mesma tática de denunciar com mentira aos gritos o pt, fazer um mea culpa tosca e depois esquecer que era mentira e citá-lo todo dia.
      Canalhas tem sua logica de ser canalha. E a globo é com a folha, estadão, isto é, estado de minas, revistinha do esgoto, etc, uma quadrilha de canalhas.

  2. Sempre achei a exclusividade da globo no futebol abjeta. Agora se sabe, mais do que abjeta, criminosa.

  3. Bem inimigos da Rede Globo, infelizmente neste país do faz de contas, manda quem pode, obedece quem não tem juízo. Somente a toda poderosa pode apontar seus dedinhos para o alheio e este nos sabemos muito bem quem é. Quando alguém tenta mostrar as falcatruas da manda chuvas, a justica faz cara de paisagem é nada acontece. Volta Lula e acaba com esta droga de uma vez

  4. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma. J Pulitzer.

  5. As coisas nesse país estão se tornando insuportáveis, esse concluiu de governo de ladrões-Mídia-justiça tornou o Brasil um inferno , todas as grandes obras como a transposição do sao francisco, cisterna, minha casa minha vida, presal e por ai vai, tudo parado. As grandes empresas de construção quebrada, a Mídia envolvida em grande corrupção escondendo a atual situação do País em que o PIB teve a maior queda dos ultimos 20 anos. Não sei o que estão esperando para iniciar um movimento popular para acabar com esses criminosos.

  6. Bom dia,

    Se o povo não fizer uma revolução armada aqui no Brasil e matar até a sexta geração e jogar ao mar dos bandidos: Da imprensa, STF, Exercito, Congresso Nacional, PF(Todos) e demais aliados, podem esquecer de Brasil

  7. Sempre chamo esse canal de câncer ,por ela e verdadeiramente um câncer pra sociedade brasileira, em todos os sentidos,não assisto este canal há anos , não perco, 1 segundo do meu tempo assistindo esse lixo….
    Manipuladora,mentirosa, dissimulada, golpista e sonegadora…o grande problema é que ainda vamos ter de aguentar isso por muito tempo, ministério público ,P.F é a Justiça brasilleira está do lado deste câncer.

  8. Razão? formam uma quadrilha que se estende a alguns setores públicos.
    Quadrilha séria, onde cada um sabe o seu papel. E que se um cair caem todos.

  9. “A segunda parte da defesa da Globo, porém, é verdadeira. É das “autoridades americanas” que se coloca à disposição. Das brasileiras, não é preciso, são elas que estão à disposição da Globo.”
    É triste. Doi. Mas é verdade. A globo também, as vezes, diz umas verdades.

  10. E aquela sonegação escandalosa da globo de 2 bi que “sumiu”, melhor, foi sumida, na receita federal (que nem notou)? Veio a tona, porque algum “comunista” dedurou, senão sumia para sempre; fez um escandalozinho momentâneo, depois sumiu, ou melhor, foi sumida, outra vez. A globo só disse: acertei. Diria que fez um “inquerito interno” e nada encontraram. Será?
    Parece que sumiu mesmo de vez.
    As autoridades à disposição da globo.

  11. Os bozonets e os coxinhas perderam as aulas de colonialismo e neocolonialismo e imperialismo.
    Na folha o que mais se vê é mershan de gastronomia, de shows e livros de hitler.

  12. Gente, são 15 milhões divididos em três, dá só 5 para a Globo. Imaginem que uma empresa mega-bilionária como ela se sujaria por tão pouco. Qualquer dia vão querer saber até quem comprou as bicicletas dos netos do Marinho, que absurdo! E digo mais, a Globo é uma concessão pública, do povo em última análise. Portanto, não é um juiz americanizado quem deve decidir se ela é culpada, e sim o povo. Se a massa quer ligar a TV na Globo nós temos que aceitar a decisão popular e…

    … hiii, pessoal, agora que eu vi que peguei o script errado. Esse não é o discurso padronizado para o uso incorreto de dinheiro privado no exterior, mas para corrupção com dinheiro público roubado das estatais. Desculpem aí, vou refazer o texto e depois publico o certo.

    1. pipipipipi…detector de facha ligado…presença de indivíduo potencialmente facista detectado…

    2. o mbl/rl além dos muitos processos que tem para se defender, vai ter que enfrentar nis tribunais ações contra exploração infantil e trabalho escravo. Nem final de semana? Deixa os meninos descansarem. Vamos lançar a campanha LIBEREM OS TICO-TECOS, É MUITA EXPLORAÇÃO!!!

  13. O tal de Hulk ,que só sabe dizer “Boa Tarde Gente”, deve estar na verdade INFECTADO pelo DNA da USP, pois de lá não sai nada que preste.

  14. O ministério público foi criado para denunciar todo tipo de falcatruas, inclusive os atentados contra a soberania nacional, só que não, ele é exclusivo para atentar e forjar contra o povo brasileiro, barganhar vantagens, e praticarem o velho corporativismo e engordarem suas vantagens indevidas.

  15. Brasileiros prestem atenção, os Marinhos já perceberam que seu negócio televisão está perdendo para Google e Facebook em Publicidade, é só uma questão de tempo para os Marinhos decidirem se fecham ou vende este tipo de negócio que está falindo por causa das novas ferramentas de comunicação.

  16. É das “autoridades americanas” que se coloca à disposição. Das brasileiras, não é preciso, são elas que estão à disposição da Globo.
    Judiciário conivente com as molecagem da globo. E nós pagamos mega salários para este judiciário imprestável. Judiciário que só persegue petistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.