Reflitam comigo, caros amigos e argutas amigas.
Se você for atingido por uma reportagem cujo “texto é repleto de erros factuais, construções imaginárias e preconceituosas, além de sérias acusações contra” a sua pessoa no dia 7, vai esperar até o dia 25 para escrever uma carta contestando a matéria?
Pois foi exatamente assim que ele fez hoje a propósito da “espetacular reportagem” de Diego Escosteguy – que se revelou não apenas falsa como elaborada com extrema perfídia – publicada naquela data.
Vou deixar de lado qualquer comentário sobre Escosteguy, que abaixou as orelhas e não contestou o cenário de estelionato jornalístico descrito por Barbosa, pela sua desimportância. Serve, apenas, como parâmetro de julgamento sobre tudo o que escreve o rapaz.
E, ainda, para rir muito da circunstanciada descrição que Escosteguy faz das relações pessoais entre Barbosa e Celso de Mello nos anos 90, quando nem sequer se conheciam.
O importante é o que faz o (ainda) Presidente do Supremo Tribunal Federal, desde o uivo de dor que soltou na sessão final do julgamento dos embargos infringentes dos acusados do chamado mensalão.
Há conteúdo nos seus gestos, depois disso.
Primeiro, negar peremptoriamente qualquer intenção de candidatura em 2014, o que nunca tinha feito, deixando sempre no ar a possibilidade de concorrer, mesmo que não fosse a Presidente.
Depois, o processo contra Ricardo Noblat e, agora, a carta desmoralizante à Época, ambos, aliás, ligados ao Império Globo.
Do qual não recebeu o apoio que, talvez, esperasse na sua “denúncia” de que a Corte estaria dominada por uma “maioria sob medida” animada de uma “sanha reformadora” das decisões que ele, sob os aplausos da Globo, conduzira como relator.
Nem mesmo seu colega de capa, Merval Pereira, saltou em resoluta defesa.
Barbosa está, definitivamente, numa maré baixa.
A decisão do Tribunal de Justiça de Brasília de afastar o juiz que ele, indiretamente, levara à condição semelhante à de “chefe da carceragem” de José Dirceu – porque o magistrado,rebento de um ex-deputado tucano resolveu, num atropelo, interpelar sem muitos modos o Governador do Distrito Federal, sobre o qual não tem jurisdição – mostra que já não há o temor reverencial que tinha nos bons tempos de “Batman”.
As suas reações, pontiagudas e não raro grosseiras, são, entretanto, frutos de seus pensamentos torcidos pela vaidade autoritária.
Não saem, apenas; saem na forma que deseja e no momento que delibera, como prova a carta tardia à Época.
Onde quer chegar, o dom de adivinhar não tenho.
Mas ele tem um projeto, ainda que este possa ser, neste momento, o de retirar-se, rugindo, feito – com a licença de Roberto Carlos – fera ferida.
Sei apenas que a solidão é um lugar pequeno demais para seu ego.
43 respostas
Presos os da rebeldes da Casa Grande, dispensem-se os serviços do capitão do mato, declarou a Globo.
Reportagem “chinfrim” essa da Época: elogios fáceis, comentários sem fundamentos. Mas, o propósito parece claro: o descarte do ministro. Enquanto correspondia aos interesses, ótimo, agora que não serve mais vai virar o que nunca deixou de ser, destemperado, grosseiro, etc. distanciar-se é preciso, afinal se vier a necessária revisão do julgamento vai sobrar para todos: mídia, juízes, procuradores.
Está mais para Revista Éporca!
A casa grande tá jogando JB às feras, tal como previsto,já que sua (dele) serventia se acabou!
A casa grande está devolvendo ele para a senzala, o problema é que os senzaleiros não querem ele lá.
Para entender o que aconteceu com a candidatura Barbosa nesses fatídicos últimos trinta dias, deve-se focar na reação de FHHC quando comunicado que Barbosa seria lançado como candidato a presidente preferencial, passando Aécio a coadjuvante. A reação da vaidosa figura pró Aécio fez recuarem de Barbosa astro principal e este por sua vez não concordou com o retorno ao papel de coadjuvante e mandou às favas a composição para garantir o segundo turno. Recolherá-se a insignificância anterior, quando ninguém sabia quem era, ninguém nunca o tinha visto, mais ou menos arcado. Faltam 11 dias para que mude de ideia.
Na verdade tenho muita pena de JB.
Será enterrado, no LIXO PODRE, junto com os mesmos canalhas que entregaram Olga aos nazistas. Os mesmos canalhas do Supremo que se locupletaram, e bem comprados, com o sangue de meninos e meninas que tentaram resistir aos golpistas assassinos de 64.
Joaquim Barbosa e o LIXO intelectual é a mesma coisa!
Ele pode dar mais 1000 entrevistas, para quem quiser!
Nada vai mudar!
Eu vomito para suas “certezas absolutas” Certezas de um patético esclarecido!
O brasileiro tem mais respeito por um bicheiro da esquina, do que por um sujeito.
Eu, e nenhum brasileiro, devemos qualquer respeito a esse senhor!
Nunca iremos respeitar um TORQUEMADA!
Dois anos atrás já cantavam o descarte dele. http://www.viomundo.com.br/politica/ramatis-jacinto-o-sonho-do-ministro-joaquim-barbosa-pode-virar-pesadelo.html
Sinceramente, do fundo do meu coração? Quero que se …!
Se o meu Deus e Deus, esse sujeito vai pagar aqui na terra por todas as injustiças que cometeu
E agora,Barbosa?
A festa acabou,
a luz apagou,
o Globo sumiu,
a Veja esfriou,
e agora, Barbosa?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que odeia, protesta?
e agora, Barbosa?
Bateu na mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a Época esfriou,
o dia não veio,
o PSDB não veio,
o PSB não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, Barbosa?
E agora, Barbosa?
Sua amarga palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua capa de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
Barbosa, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é ruim, Barbosa!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, Barbosa!
Barbosa, para onde?
oh jorge, burila mais q talento tem.
Maravilha!
Espero que o ” homenageado ” leia e reflita.
Ele merece!
Arrasou!
Muito boa a nova versão!!! Parabéns!!!
Barbosa está apenas dando vacina, tentando justificar o que vai fazer contra os “blogueiros sujos”. Para ninguém dizer que ele não “peita a Globo”, está fazendo isso contra alguns jornalistas do PIG e depois deverá partir para uma “perseguição implacável” contra os blgueiros que ajudaram a mostrar a verdade sobre a Ação Penal 470. Barbas de molho, Fernandinho!
É ruim, né Quincas, ter que ouvir mentiras sobre sua pessoa??
Mas vc ainda tá no lucro. O teu caso não deu em cadeia.
Melhor num berrar muito, que a situação pode ficar pior!!
Depois de cumprir todas as ordens da Globo e da Veja e já esperando a glória do poder, o máximo que conseguiu foi “colocar” o filho. Assim, depois de levantado às alturas agora está vendo que seu tombo vai ser maior! Merece!
Mas a boa noticia (só assim eu abri o link da folha) é que o governador de BSB peitou o tal juiz de execuções penais tucano e o Trubunal afastou-o para estudar se será julgado!!!!!!!!!!!! Gente, apareceu um petista com coragem pra enfrentar o JB?
Sim, Maria Helena, o Agnello é dos bons e vai ser reeleito , pra felicidade dos brasilienses que até hoje têm uma espada sobre a cabeça, qual seja a possivel candidatura de Arruda, o tal do painel do senado e depois do dinheiro de propina recebido e mostrado em vídeo – possivel candidato porque a justiça , tãããõ lerda, não consegue acabar de julgar !!!
foi, Ana, mesmo que tem eleitor esquecendo, foram as inesqueciveis Durval Produçoes ltda.
A última frase do texto é demais. Boa, Brito!
No mínimo poder-se-ia dizer que JB comeu do veneno que expele contra os que o desagradam de alguma maneira. O negócio desse camarada é permanecer visível, visto ter sido essa a sua missão no malfadado julgamento político. Se duvidar, ele gostou muitoo da matéria do jornalista por ser mais uma razão pra aparecer na mídia. Tá querendo mais consolo e mais ombros pra se fazer de herói. Pelo visto, ficará marcado na História, não como salvado da pátria, mas pelos maus-feitos.
O proximo passo é a globo colocar o filho de JB na rua.
Há tempos, eu disse aqui ou noutro blog, que o Barbosa, tão logo terminasse o julgamento da AP470, seria crucificado pela mesma mídia que o havia endeusado. Errei por pouco, uma vez que, mesmo antes do encerramento da referida ação, a crucificação se iniciou.
Há pessoas que dizem que o Joaquim as representam, já não se lembram qual herói ou heroína foi seu/sua representante na última campanha eleitoral contra o PT. Hoje o problema é a Petrobras, o mensalão se esvaiu, e o MST com invasão de terras “produtivas” também já estava muito surrado. Mas quem os representa verdadeiramente é o PSDB pelo menos em São Paulo, partido totalmente blindado pela mídia.
A Única coisa que relembrarei do JB será o ministro da dor de coluna…
A solidão é um lugar pequeno demais para o seu ego! Vem ca, Brito; essa foi fo….go!
é Fernando , concordo com tudo que vc escreveu mas como na Política tudo muda muito rapidamente e como sabemos um pouco da personalidade explosiva de JB, espero ansiosamente que ele parta pra cima da Globo com tudo e abra a Caixa de Pandora da platinada,pelo menos fará alguma coisa útil para a nossa Democracia..sangue de barata ele já provou que não é, agora que foi deixado na beira da estrada quem sabe não joga tudo no ventilador?
Até novembro chegar, teremos a sensação de que o tempo não passa.
A besta-fera retornará ao ostracismo do qual nunca deveria ter saído.
Todo cidadão que se vende, uma hora vem a cobrança…
O PIG agora está colocando o JB em seu devido lugar, que ,
naturalmente , não é na Casa Grande.
O PIG deve estar procurando outro juiz para fazer dele um Barbosa. Foi assim com o Fux.
Logo se vê que esse site não tem imparcialidade alguma com a notícia.
Creio que o PT financia essa falcatrua que se diz jornalismo independente. Não pertenço a qualquer grupo político, mais vejo, com muita tristeza e preocupação a forma como vocês tratam todos os temas em abordados em questão e sei que se quer esse comentário será publicado pois o editor dessa pág. não tem princípios.
Foi demitido pelo PiG por não entregar o combinado: a prisão perpétua de Dirceu!
Agora que ele já conseguiu o que queria (mandar os petistas pra cadeia) não vai mais precisar do apoio da midia golpista.
Acontece que essa mesma midia golpista é tão perigosa que, se resolver atacá-lo..ah coitado…aí ele vai vai o quanto é bom pra tosse….
Pagina Virada! Lewandosvick vem ai no STF!!
Ele mesmo se deixou enganar pelos elogios do pig, mas neste país de netos peões não viram reis no tabuleiro, não na direita. Querem leva-lo de volta para a casinha no fundo do quintal mas ele quer assumir a casagrande, como muito bem é explicado em “Cães de Guerra”.
Ele mesmo se deixou enganar pelos elogios do pig, mas neste país de netos, peões não viram reis no tabuleiro, não na direita. Querem leva-lo de volta para a casinha no fundo do quintal mas ele quer assumir a casagrande, como muito bem é explicado em “Cães de Guerra”.
XÔ, BARBOSA!
Já fazem 5 dias que a Globo reprisa a entrevista de Joaquim Barbosa a d’Ávila. E te4m mias nesta quinta,se não me engano, segundo chamada recente. Girou por todos horários, matinê, e vesperal.
É atôa? Sei não, aí tem…
O capitão do mato sem apoio da Casa Grande, e muito menos da Senzala, agora vai pro tronco.
Bem, ele foi avisado! O descarte dele pela mídia…Chegou mais rápido do que ele esperava!
Todo o cuidado é pouco com esse senhor. É um desequilibrado. Não sei se ele está tão assim num “ocaso”. Acho que ainda vai perseguir e muito José Dirceu, fazendo um serviço sujo para a oposição. É importante na campanha eleitoral manter o clima de linchamento a petistas fomentado por Barbosa. É uma raposa. Todo o cuidado é pouco.