O trilho errado

mexico

Algumas pessoas comentaram, aqui e no Conversa Afiada – que o reproduziu – o post que publiquei sobre a impossibilidade de, mantido o quadro atual, travar-se a “batalha da comunicação” que a Presidenta Dilma Rousseff  pediu a seus ministros que travassem.

Acharam-me pessimista, quem sabe derrotista.

Talvez tenha  o tom das minhas palavras tenha causado isso mas, da mesma forma, o receio – muitas vezes inexpresso – de cada um tenha levado a isso.

Não há nada de pessimista, porque o pessimista é um fatalista, conformado, que não luta para mudar o mundo e que está sempre insatisfeito com os progressos que cabem nos dias, nos anos, na vida.

Alguém que se dedica à politica e ao interesse público por 40 anos, toda a minha vida adulta, não pode ser um pessimista.

Pode ser, como muitos fazem, um interesseiro, um preguiçoso, até mesmo um aproveitador.

Mas aí terá deixado de servir ao interesse público.

As críticas que aqui se faz aos métodos do governo Dilma – e quase todas se restringem à renúncia ao dever de esclarecer a população, dialogar com ela, educar o povo brasileiro para dar forma e consequência ao amor que ele tem ao seu país e a sua capacidade de ser autônomo, livre, próspero e feliz.

Mais da metade daqueles 40 anos foi ao lado de Leonel Brizola e muitos duvidam do que sempre afirmei sobre nossa convivência: fidelidade política e disposição de luta nunca significaram baixar a cabeça ou silenciar sobre discordâncias, até porque tínhamos os mesmos sonhos e causas.

Eu brincava, e ele ria, dizendo que se fossemos mexicanos da época da revolução de Villa e Zapata e ele, general, me falasse para deitar nos trilhos e descarilar o trem inimigo que passaria numa linha e eu achasse que seria em outra, eu deitaria.

Mas sem perder o direito de dizer e dizendo até o instante de ser partido em dois, inutilmente, de ficar berrando:

– O trilho é outro, o trilho é outro...

E torcendo para ele estar certo e eu errado.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

51 respostas

  1. Dilma deveria convocar Rede Nacional de Radio e TV para rebater todos os dias as mentiras e manipulações da Imprensa que defendo os interesses dos EUA e dos banqueiros, como forma de defender e esclarecer o povo brasileiro.

  2. Li o texto e achei muito perspicaz. Demonstrou a imaturidade política do PT, do Lula e da Dilma (como faz falta uma assessoria decente aos governos petistas).

  3. Ficar na defensiva – e me parece que o governo federal e de centro esquerda estão – não é uma boa alternativa. Por que não fazer uma comunicação mais “ofensiva” em cadeia de rádio e televisão de tempos em tempos? Em espaço curto. Talvez por um assessor de comunicação.

  4. Dilma infelizmente é péssima comunicadora e vai continuar levando paulada da mídia, quieta e calada. Delegar a todos os ministros é como delegar a ninguém. Ela deveria ter um porta voz do governo e para isto eu nomearia o Lula. Não tem ninguém melhor.

  5. Por onde anda o porra do Berzoine,o das Comunicação,já se viciou,como o anterior,que era um omisso,sai as ruas o meu,parte pra cima,da mídia maldita deste País,esperar + o que!A raiva é muita,deste silencio idiota.

  6. Concordo com você integralmente. Este governo, leia-se PT, perdeu o bonde da história. Parece que ainda está na década de 80. Não se comunica com o povo brasileiro. Deixa que o PIG faça o serviço dele, bem a vontade. Além de ser ingênuo, para não dizer burro, é covarde, pois não enfrenta seus inimigos. Vide o chamado mensalão. E agora vem o petrolão. Vão acabar com a Petrobrás e a economia brasileira e a nossa presidente pede para os ministros se comunicarem com o povo, kkkkkkk. Cômico se não fosse trágico.

    1. Orlando, ela não pediu aos ministros se comunicarem com o povo, mas sim se comunicarem com o PIG, convidarem os especialistas em “planalto” para um almoço, por exemplo. É patológico. É o diagnóstico da síndrome de Estocolmo. Equivale a fazer omelete no programa da Anamaria. Você reparou nas suas olheiras? Parece que ela está febril…

  7. Na foto oficial da reunião com os ministros, aparecem Dilma e Temer ladeados por Mercadante e Cardozo. Para mim, isso explica a mancada geral no início do segundo mandato. São os últimos dois conselheiros a que ela deveria recorrer, a meu ver. E ambos parecem loucos por umas páginas amarelas ou elogios do PIG, sobretudo da Globo. Ela manda os ministros reagirem a boatos, mas ela própria os alimenta pelo seu inexplicável silêncio perante o público, sobretudo o que a elegeu. Será que ela não sabe que quem cala, consente? Vai continuar a deixar que a única versão dos fatos seja a do PIG, muitas vezes fruto de vazamentos palacianos?

  8. O Governo Dilma tem que se comunicar com a população e para isto tem que usar os meios que a lei permite: cadeia obrigatória de rádio e televisão, entrevistas coletivas (e nunca exclusivas para os órgãos do PIG) e democratização dos meios de comunicação.

    Cortar as publicidades do Governo Federal e das estatais (Petrobrás, Correios, Caixa e Banco do Brasil) em todos os órgãos de comunicação tradicionais (rádio, televisão, jornais e revistas) também irá ajudar a fazer o Governo Federal se comunicar mais com a população, pois isto enfraquecerá o monopólio econômico do PIG fazendo com que pequenas rádios e emissoras pelo interior do país deixem de seguir e difundir a visão monopolística do PIG.

    Dilma, corta a Bolsa Imprensa do PIG!

  9. Pois é, Fernando, mas suas análises recentes parecem subestimar a conjuntura política em que o PT e mesmo a Dilma são minoritários.

    Que as respostas e os métodos de produzi-las necessariamente levarão a confrontos que se mostrarão, eu acho, desfavoráveis.

    Comparar – e aí acho que você não fez isso, outros blogs companheiros, sim – a situação brasileira e o papel/poder do governo atual com o Syriza, majoritário no congresso grego é desonesto.

    Enquanto os objetivos de distribuição de renda estiverem mantidos, o mais-médicos continuar se ampliando, o investimento em educação se elevando, obras estruturais acontecendo acredito que o governo estará bem na fita

    Ora, as elites não são bobas e atacam pontos de sustentação lulodilmista.

    Por exemplo, conseguiram estigmatizar a eterna necessidade de alianças no congresso.

    Conseguiram reverter a queda da taxa de juros.

    Conseguiram eleger congresso mais conservador ainda.

    Ou seja, as elites fazem política o tempo todo.

    E nós, só ficamos no blá-blá-blá, exigindo da Dilma o que ela não pode dar.

    1. O congresso eleito atualmente foi fruto da manifestação daqueles imbecis do MPL que ao invés de cobrar pontualidade e renovação da frota de ônibus pedem gratuidade da passagem coisa que pais algum pratica, o rescaldo disso foi Serra e Geraldo ambos eleitos com o mesmo percentual.

  10. Dilma capitulou. Não há outro jeito de compreender os ministros, as medidas anunciadas e a ausência do tema comunicação no seu discurso de ontem.

    1. Não acho que ela tenha capitulado, acho, ainda, que aguarda a votação para presidente da Câmara para dar outros passos. Entretanto, acho que ela tem o complexo de vassalagem entranhado na alma. Ela apanha e acha que merece por ter ousado desobedecer seus senhores em ter saído da “senzala” e ter construído seu “quilombo”. Isso é imperdoável para os senhores, portanto, ela aceita apanhar, ser chicoteada, torturada e manipulada por que acha que merece.

  11. Assino esse comentário, se me permite.
    Concordo integralmente com ele.
    A presidente tem a prerrogativa de convocar a cadeia de rádio e TV a qualquer momento.
    Poderia usar esse tempo e o alcance para esclarecer, rebater e informar a população de forma clara, precisa.
    Enfiaria goela abaixo da imprensa canalha de São Paulo o terror que se avizinha com a falta d’água.
    Esclareceria de vez os problemas na Petrobras.
    Ah! vai haver choque com a mídia, e daí?
    Quem teria autoridade para desmentir a presidente?
    Que falta fazem homens como Leonel Brizola com sua grandeza e coragem cívica!
    Nesse andar, Dilma deve dar graças a Deus se conseguir terminar o mandato.

  12. Não esqueçamos que a pouco, anunciou que não iria restar pedra sobre pedra e, não só as pedras ficaram onde sempre estiveram, atrapalhando-nos, como também a capa criminosa da Veja, expelida às vésperas da eleição, caducou no descaso da falta de defesa da honra e dos bons princípios democráticos. Por isso, ao nos sentenciarem a dezesseis anos de tédio, por tentar mudar o sistema por dentro, estamos começando agora, começando para recompensa-los, primeiro tomamos o PT dos omissos, então tomamos de fato Brasília.

  13. Não vi pessimismo na postagem e em todas as críticas que os jornalistas/blogueiros de esquerda estão fazendo. São observações mais do que pertinentes, pois esperávamos muito mais de um início de novo mandato. Tanta tensão, tanta briga deveriam gerar um governo aguerrido, com vontade lutar, o que não vemos, neste momento, nem de longe. E agora, tem esse Congresso, com a possibilidade real de eleger ninguém menos que EDUARDO CUNHA, como Presidente da Câmara…

  14. Apoiado fernando! Eu entendo sua fala, pois quantas vezes lutamos sozinhos, sem ajuda e no escuro pra defender um governo que não se defende.Enquanto criticamos, vemos que somente a Abril teve cortada a verba de publicidade, o resto do PIG continua. Deus sabe o quanto eu admiro Lula e Dilma, mas não somos cegos pra não indicar seus erros.

  15. O Fernando não é pessimista. O pessimista sou eu, pois no quê me diz respeito, o governo da Presidenta Dilma já era! Não se iludam, a bancarrota do Brasil foi decidida no momento no qual o LULA ungiu a Dilma como sua herdeira e sucessora política. Já comentei aqui e em outros blogs que, quando a operação lava jato sugar a Petrobras até no tutano, tranquilamente eles atacarão outras instituições do governo, e acreditem, encontrarão outros escândalos de corrupções. LULA e Dilma tiveram 12 anos para descobrir corrupções iniciadas em governos anterios, principalmente nos do infame fhc e também impedir que a corrupção se alastrasse em seus governos. Nada fizeram e a prova está aí, na completa imobilidade do governo frente ao golpe que estão diligentemente preparando. E o pior, aparentemente nada fazem para impedir a eleição da ratazana conhecida como eduardo cunha! Agora façam uma soma juntando a lava jato, os escândalos e os ministros da Dilma, pois com poucas exceções o quê são eles? Tem desde o sionista ultraliberal levy até um elemento que foi expulso do dem!! E tranquilamente estão nos empurrando goela abaixo as mesmas políticas que detonou a UE. A maioria do congresso é da extrema direita (bobagem dizer que são somente direitistas!), tendo o cunha como presidente da câmara, só não vê o golpe sendo preparado quem não quer.

  16. É simples. Na linguagem global – do mundo todo – fala muito alto Money. Então, como precisamos economizar, cortar despesas – o Levy está fazendo isto, não é?- então vamos reduzir drasticamente as verbas publicitárias nas Tvs, jornais e revistas, inclusive das estatais, empresas públicas com capital misto e autarquias. Logo, logo, pediram água, aproveitando a seca em São Paulo e arredores, legado da péssima administração de estatais estaduais dirigidas pelo PSDB.

  17. Em Dilma, está faltando indignação e firmeza.
    Se não tomar muito cuidado e atitudes firmes, vai ser engolida pelo PIG adjacências.

  18. Nem PORTA VOZ esse Governo tem. O que é que o Traumman, faz nesse governo além de receber gordos salários ?!?! O HI-bernardo foi outro inútil. Como o Governo pretende vencer a batalha da comunicação assim !? E olhe a que a receita para vencer essa batalha é muito simples, basta ‘SE COMUNICAR’. ‘Quem não se comunica, se trumbica’, como dizia o velho guerreiro.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    1. Na minha cidade o prefeito é do PSDB mas a obra do PAC que existe feita pelo DNIT tem placa da prefeitura municipal.Comunicação de governo péssima, esses detalhes fazem a diferença.

  19. infelizmente, você foi realista Fernando. A Dilma é que pareceu simplória. Aliás no Conversa Afiada saiu um texto semelhante ao seu: “Dilma: faltou explicar como” . Vc detalhou o assunto no seu jeito e o PHA do jeito dele.

  20. DA SÉRIE ‘DE INIMIGOS JÁ ESTAMOS SUPERSATURADOS’!

    Ou deveríamos estar!

    … E o MOLEQUinho VOLTAR A URRAR!…

    ###############

    PELO TWITTER, DANILO GENTILI MANDA DILMA SE F…

    Humorista e apresentador do SBT passa dos limites da agressividade ao responder, nesta manhã, um tuíte da presidente Dilma Rousseff sobre seu discurso de ontem na abertura da reunião ministerial

    28 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 16:58

    28 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 16:58

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/168137/Pelo-Twitter-Danilo-Gentili-manda-Dilma-se-f.htm

    ###################

    …E o ‘miniSTÉRIO’ da Justiça do ‘Zé Tucano’ fará – mais uma vez – ouvidos de mouco?!

    O ‘miniSTÉRIO’ da Justiça do ‘Zé Tucano’ – mais uma vez – permitirá a impunidade de mais este achaque abominável e inaceitável à Instituição Presidência da República?!

    Só não vale um processo fajuto análogo àquele em que o ‘miniSTRO’ da ‘Zé Tucano’ da Justiça “interpelou – por desacato à autoridade – o DEMoTucano Zé Aníbal!

    O tal do processo “ninguém sabe ninguém viu”!

    Pausa para chorar!:

    De raiva – e de vergonha!

    E a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos não irá se pronunciar?!

    Neste episódio escabroso cabe a aplicação da Lei Maria da Penha?!

    E o Estatuto do(a) Idoso(a) prevê algum tipo de sanção para energúmenos que perpetram esse tipo de violência torpe, abjeta, canalha, cretina e COVARDE?!

    E a ABI, a OAB… Ficaram ‘pianinhos’?!

    RESCALDO: este malandro que responde pela famigerada alcunha de danilo (IN)gentile não passa de um ‘MOLEQUinho’!

    É a impunidade, estúpido!

    República Destes Bananas Safados
    Bahia, Feira de Santana,
    Messias Franca de Macedo

  21. Dilma é a presidente do Brasil. Deve ter muita responsabilidade com o que fala. Muiiiiita.

    A direita brasileira e sua estrutura de bulling virtual cada vez mais atuante nas redes sociaism, bem como a mídia familiar bilionária, é algo com o qual não se pode brincar. É muito poder para jogar a população contra o governo. E eles vem fazendo isto abertamente desde junho de 2013, depois a Petrobrás, depois a Copa, depois as eleições, depois o golpe e depois a Petrobrás, etc etc. (Sempre vai haver uma motivo).

    Acho que ela deve ser mineira e gaúcha ao mesmo tempo. Trabalhar em silêncio e ter a coragem de enfrentar esta elite secular que cabresteia o Brasil para os seus interesses. Atuar como Vargas e Jango, mas aprendendo seus “erros” (a coragem de enfrentar estes crápulas é entendida pela história como “erro”).

    Vamos, Presidenta! Vamos que agora já faltam menos do que 4 anos!

  22. Fernando, a parábola do trilho e ótima. Existem ocasiões em que eu acho que perdi o trem, mas quando leio um texto assim, vejo que não estou só. Diga em que trilho quer que eu deite e vamos descarrilar esse trenzinho pinguento.

  23. Mesmo os Bolcheviques para, desespero de Lenin, atrasaram em quase duas semanas a ordem para tomar o poder do governo provisório de Kerensky, porque era preciso que a ação fosse em resposta a uma provocação ou ataque do Kerensky. Isso em 1917, em plena eferverscência revolucionária, os bolcheviques mantinham essa preocupação de trabalhar a favor de que sua atitude era defensiva e não ofensiva.
    Imagina hoje, onde a mídia possui uma força descomunal se o núcleo duro ao redor da nossa presidente fosse imprudente e rasgasse uma ofensiva contra os neoliberais do PSDB, DEM, PPS, tribunais de justiça, procuradorias, policia federal etc a favor da classe trabalhadora e dos pretos, pobres e petistas????
    Acho que os movimentos sociais tem o dever de sair as ruas com suas bandeiras na ordem de serem factíveis com a nossa correlação de forças.
    Para mim é cristalino que nossa líder é prisioneira no palácio do planalto, como o foi no Dops paulista.
    Dilma é a maior liderança de esquerda, ou que a esquerda da geração de 1964 forjou. E é uma combativa lutadora que não disse os nomes requeridos pelos seus algoses na tortura, bem como, não abre no essencial suas convicções e nem se afasta do seu lado ideológico. Dilma está com os trabalhadores e tenho certeza que morreria como Allende caso a fossem tirar a força da sua posição legal de presidente do Brasil.
    Uma frente de esquerda partidária e dos movimentos progressistas de todo o país devem ter um programa mínimo e sair em defesa dos seus interesses.
    Se pôs a Katia abreu para administrar o agronegócio; se pôs o Levy para administrar o Banco Central, ela o fêz deixando claro a sua liderança e os limites intransponíveis desses subordinados. Foi isso que significou o seu discurso, no entanto, ele é desacreditado pela propria esquerda??Por que não nos apegamos na sua palavra e vamos dar solidez e base popular para ela??
    Dilma, precisa negociar com uma base política canalha para poder governar. Se quisermos purifica-la como santa salvadora teremos que fazer as nossas procissões.

  24. Fernando Brito.Infelizmente muitos fogem a luta e com um inimigo tão canalha como a grande mídia brasileira.O governo estará sendo não só covarde, como irresponsável se não partir pro enfrentamento.

  25. O seu artigo Fernando , que alguns acharam pessimista acabou gerando quase a unimidade de que Dilma capitulou.
    Pareceu fogo amigo.
    Eu particurlamente gostei do discurso dela.
    Me deu animo.
    Ela poderia ir a televisao fazer um pronunciamento sucinto do discurso para chegar ate seu eleitorado.
    Nem todos tem acesso a internet, ou tempo e disposicao para ler nos sites o que ela discursa em suas reunioes.
    Estou com ela. Confio nela. Nao ha como nao confiar.

  26. Inadmissível essa conduta da presidenta Dilma, do ex-presidente Lula e do PT em relação à questão das comunicações. Para mim foi o maior fracasso do governo federal: a derrota covarde e sem luta contra a Globo e demais meios de comunicação.

    O ex-líder comunista Carlos Prestes costumava dizer que a classe operária sofrera a maior derrota com o golpe civil-militar de 1964, que fora uma derrota sem luta, sem resistência. É isso que acontece com o governo federal e com o PT, causando um gigante prejuízo aos trabalhadores e ao Brasil.

    De que adianta ganhar eleições se a luta ideológica é perdida diariamente em face do criminoso monopólio dos meios de comunicação, nas mãos meia dúzia de famílias comprometidas com tudo de ruim contra o povo brasileiro. Não há uma rádio, uma TV nacional, um jornal diário nacional, ou até mesmo regional, que trave a luta política e ideológica contra a mídia golpista, que nada mais é do que a porta-voz da direita, do tucanato, do imperialismo norte-americano, das políticas neoliberais, e do golpismo, enfim.

    Claro que o governo federal tem a sua dose maior de culpa nesse processo. Embora a esquerda e a militância que atua na Internet também tenham um pouco de culpa nisso tudo. Por maiores que tenham sido os esforços, não se construiu ainda um grande projeto nacional de mídia alternativa. Que envolva a formação de rádios comunitárias, jornais regionais e nacionais, TVs regionais e nacional, além dos portais e blogs e demais redes pela Internet.

    Já deveríamos (me incluo, como comentarista em vários blogs, blogueiro e ativista virtual e de rua, quando posso) ter formado um movimento para exigir do governo federal uma política de democratização da mídia. Mas, para isso seria preciso construir um projeto do tipo: queremos recursos publicitários, ou a fundo perdido do BNDES, para montar 50 rádios comunitárias com grande potência nas maiores cidades do país; um jornal diário e 200 (ou 500) jornais regionais semanais; 02 (ou 03) TVs nacionais sob controle dos movimentos sociais e das comunidades das periferias do país; uma TV independente de notícias 24 horas por dia; e recursos para bancar 500 blogs com critérios tais e tais.

    Algo assim, que consiga mobilizar milhares de jornalistas e ativistas da comunicação, que consigam formar uma grande mídia alternativa, capaz de peitar a mídia golpista, toda ela inimiga do povo brasileiro.

    Com 50 por cento dos recursos publicitários que o governo federal e as estatais repassam para a mídia golpista – o Bolsa Mídia dos barões da mídia – já daria para bancar um projeto alternativo de mídia independente. Falta coragem, uma dose de humildade, e visão estratégica para encarar este desafio. Mas acima de tudo, coragem, Dilma, Lula, PT, militância de esquerda ou progressista das comunicações, para assumir essa briga. Com menos discurso de salão, e mais propostas e práticas reais, voltadas para esse objetivo fundamental, que é o enfrentamento político e ideológico contra os de cima e sua mídia golpista em larga escala.

    Perdendo essa luta, não há governo que se mantenha e as conquistas sociais serão, em breve, derrubadas com apoio de massa, infelizmente.

    P.S.: O Brizola jamais capitulou ou baixou a guarda ante a mídia golpista, haja vista sua luta até a morte contra a Globo. Tinha perfeita compreensão de que sem travar a luta política e ideológica contra a mídia, tudo estaria perdido.

  27. Acho que foi o enfoque errado. DILMA estava dando uma dura em seus colaboradores que andaram falado besteiras depois que foram empossados. A oportunidade que tiveram de falar ao pig, meteram os pés pelas mãos e deram munição a um desencadeamento de desaforos contra o governo. Foi um discurso para seus pares, alertando-os sobre a astúcia do pig e um recado: se não podem ajudar o governo, fiquem calados, é melhor.

  28. […]O discurso da presidente, proferido quase um mês depois de sua última manifestação oficial, precisa ser lido em sua circunstância original. Ela ainda tratava da declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre redução de direitos previdenciários e trabalhistas, da manifestação do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, sobre mudança no cálculo do reajuste do salário mínimo, e da referência do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, à providência divina no caso da falta de chuvas.[…]
    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_guerra_da_comunicacao

  29. Esse rui falcao presidente do pt e outro patife, acovardado ta perdendo apoio da juventude e dos indicatos, vai morrer abraçado com a dilma

  30. O texto é muito bom! gostaria de ter a capacidade de escreve-lo, mas acho que Dilma pode e deve chamar o ministério para defender a política do governo, afinal, estão todos no mesmo barco. Mas está claro que nada fará com quem quer que não defenda o governo. Fará alguma coisa contra o Levy? Claro que não. O que falta é governo para defender o Governo. O resto é conversa mole. Esta é a questão, chega de conversa mole, as pessoas já sacaram que esse não é um governo de fazer o que prometeu na eleição. Falta Governo para defender o Governo. A sensação é que a vaca foi pro brejo, melhor, a certeza é que a vaca tossiu.

  31. O PAH do conversa afiada postou um texto assustador. Começo a ficar assustado não com a Petrobras mas com o Brasil.

  32. … Se a [eterna] oPÓsição ao Brasil tivesse vencido as eleições, o governo teria aumentado o Piso Nacional dos Salários dos Professores com formação em Nível Médio para R$ 1.917,78?, aumento de 13,01%!

    Pausa para rir!

    … Se a [eterna] oPÓsição ao Brasil tivesse vencido as eleições, o governo teria aumentado o salário do Médico do Provab de R$10.000 para quase R$10.600,00!

    Pausa para chorar!

    De rir!

    Pausa para rir!

    De chorar!

    A Magnífica presidente Dilma Rousseff “irá jogar leita na cara dos caretas catastrofistas”! Em pouco tempo! E na cara dos açodados pró governistas também!

    Ah esse ‘Coração Valente’! Quem (sobre)viver, verá!

    … Ah, se a [eterna] oPÓsição ao Brasil tivesse vencido as eleições, o governo manteria o sistema de partilha para a exploração do pré-sal em detrimento do festim Tucano do modelo de concessão, desagradando as petrolíferas estadunidenses e os entreguistas DEMoTucanos!…

    (…)

    1. errata:

      A Magnífica presidente Dilma Rousseff “irá jogar leite na cara dos caretas catastrofistas”! Em pouco tempo! E na cara dos açodados pró governistas também!

  33. … Prefiro a presidente Dilma Rousseff não afeita aos holofotes e aos microfones a um(a) presidente(a) populista, demagogo(a), desonesto(a)…!

    Je suis toujours Dilma Rousseff!

    Mesmo que ‘a vaca tussa’!

  34. Sindicatos pró e antigoverno ensaiam união contra ‘medidas impopulares’

    Postado em 28 de janeiro de 2015 às 10:54 pm

    (…)

    FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/sindicatos-pro-e-antigoverno-ensaiam-uniao-contra-medidas-impopulares/

    LÁ VEM O MATUTO QUE CONTINUA ACREDITANDO NA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF!

    … Que vão todos para a oposição!

    Todos: sindicatos pró e antigoverno!

    Até o Raio da Silibrina também!

    Agora, deixem a presidente Dilma Rousseff trabalhar!

    E se candidatem nas próximas eleições presidenciais!

    E aquele(a) eleito(a) que cumpra todas as promessas de campanha!

    Literalmente!

    Mesmo que ‘a vaca não [não!] tussa’!

  35. Um momento por favor. Eu votei Dilma, eu votei no PT e vou dar mais um voto de confiança para a Presidenta. Acho muito cedo toda este barulho contra a Presidenta que está há apenas 1 mes no novo mandato. Depois de uma eleição difícil onde as forças conservadores juntos com a mídia venal criaram um clima hostil no Brasil desde Junho de 2013 pegando carona nas manifestações do MPL e oportunistas de extrema esquerda e extrema direita. Já não basta o PIG bater na Presidenta todos os dias da semana, e agora vem a Carta Capital a alguns blogueiros, a meu ver prematuramente cobrar resultados em um mes de governo sob ataques da direita sob a tutela oculta de “Wall Street” . Eu moro no exterior em um Pais desenvolvido e capitalista onde quase tudo para no mes de Janeiro, desde o serviço público como grandes projetos em empresas grandes privadas. Só mesmo os serviços essenciais funcionam bem. Não se espera que segundo e terceiro escalões do governo ou de grande multinacionais esteja a todo vapor até o início de Fevereiro. É assim, na Europa, USA, Canadá, Austrália e grande parte da Ásia. Ou a esquerda continua unida, ou o movimento para tirar a Presidenta vai aumentar com a conivência dos progressistas. Temos que cobrar, mas está muito cedo, simplesmente uma tática burra, enfraquecer a militancia e fortalecer o inimigo. Aviso aos navegantes, ou nos unimos ou vamos entregar o País nas maos do PIG, pois eles planejam o caos, de uma trégua para a Presidenta que mal começou o novo mandato, a pessoa é a mesma o mandato e novo. Estamos nos dispersando e fortalecendo o inimigo, a não ser que querem os Tucanos e o PIG de volta. Ruim com Dilma pior com o neo-liberalismo a 100% e desemprego de volta aos 13 milhões de irmãos na rua. Aquela demanda reprimida que tinhamos quando elevamos milhões para o consumo perdeu o folego, e agora so com educação vamos levá-los a outro nivel, e não da pra fazer em um mes, em um ano, mas uma década pelo menos. Chega de imediatismmo e veja o Pais que FHC deixou ou perderam a memória. ESQUERDA LUTEM JUNTOS OU VAMOS TER UM DESASTRE NOS PROXIMOS MESES. DEIXEM A PRESIDENTA GOVERNAR, EM 100 DIAS VOCES AVALIAM AGAIN.

  36. retirado do CONVERSA AFIADA:

    O QUE VEREMOS PELA FRENTE … BOA VIAGEM

    Desde o inicio da Lava Jato são mais de 80 mil demitidos diretos.

    Por enquanto.

    Multiplicados por três, entre empregos diretos e indiretos, já se perderam 320 mil empregos (80 mil + 240 mil, à base de três indiretos por um direto).

    O estaleiro Engevix, do Polo Naval de Rio Grande (RS) demitiu mais de três mil.

    Lideres sindicais gaúchos temem que outras duas mil demissões venham a ocorrer, breve.

    O estaleiro Enseado do Paraguaçu, sociedade da Odebrecht, OAS e UTC, em Maragogipe, no Reconcavo baiano, demitiu 2.500 de novembro até hoje.

    Nas cidades de Rio Grande (RS), Itaboraí (RJ) e Maragogipe (BA) lojas comerciais fecham e aumentou a criminalidade, com o desemprego.

    Maragogipe, na verdade, parece uma cidade-fantasma.

    A OAS já colocou ativos à venda e de demitiu executivos com 25 anos, 30 anos de casa, para voltar ao tamanho que tinha nos anos 70.

    As demissões na refinaria Abreu e Lima (PE) passariam de 10 mil, num quadro que já exige um programa especial de emergência das prefeituras da região metropolitana de Recife.

    O Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), em Itaboraí, está, na prática, parado.

    E dentro de seis meses pode encerrar as atividades sem ter entrado em funcionamento.

    O Comperj tinha 6 mil trabalhadores em sua planta industrial.

    Hoje, não chega a ter 1 mil.

    As empresas investigadas pela Lava Jato têm mais de R$ 5 bilhões a receber da Petrobras – já vencidos e não pagos.

    As empresas credoras são obrigadas a atrasar os pagamentos a seus fornecedores.

    Numa sucessão de atrasos e inadimplência em toda a cadeia de produção.

    Os bancos particulares e oficiais que sempre financiaram os fornecedores de serviços à Petrobras não querem mais emprestar às construtoras citadas na Lava Jato.

    A divida dessas empresas com bancos como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e HSBC passa dos R$ 100 bilhões.

    A Odebrecht deve mais de R$ 70 bilhões.

    A OAS deve R$ 8 bilhões.

    As outras empreiteiras da Lava Jato, juntas, devem outros R$ 30 bilhões.

    O que coloca em risco, também, a higidez do sistema financeiro brasileiro.

    ISSO É GRAVE E SIGNIFICA CRISE, DESEMPREGO, QUEBRANÇAS E INVIABILIZAÇÃO DE QUALQUER GOVERNO.

  37. O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS E POLÍTICOS VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA ENTREGUISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

  38. Governar a despeito da maioria parece ser fácil mas não é. A grande preocupação de quem governa é querer agradar a todos seja gregos ou troianos e isto sabemos todos nós que é impossivel. Governar com um apoio tipo PMDB não dá, a maioria estão na contramão da presidente e o jogo de interesses então? Para muitos, ela deveria já chegar e chutar o balde mas até para fazer isto ela tem que pedir apoio para tal e falar ainda o que pretende fazer. Se ela passar por sobre eles, o PMDB é claro, vai ficar só sem apoio e até no que é de interesse do povo fica engavetado, o que dará a impressão de ser ineficaz, fraco, incompetente. Este é o lado cruel da democracia e se um governante quer aplicar a sua característica, se ele for duro, dará a impressão de ditador. Gente, tudo depende de interesses de classes, categorias e de favorecimentos já previamente tratados e o que acham de por que empresas financiam politicos? Todos são cartas marcadas neste jogo chamado poder e a presidente só assina dando sinal verde, naquilo que já foi costurado entre os politicos do Congresso, porisso se demora tanto para se aprovar uma emenda de projeto que seja.

  39. Para mim, a Dilma está como a oposição quis e manobrou para que ela assim estivesse: Isolada. Está cercada e isolada. Não tem uma turma fiel e inteligente que lhe dê apoio 24 horas por dia, que lhe fale de igual para igual e lhe dê ânimo ao mesmo tempo em que exija dela ação e determinação. Sem isso, está escrava do formalismo mais artificial e antibrasileiro que existe. Um faz de conta governamental, à espera do sucesso dos golpismos geniais do inimigo. Por isso o Serra fala que ela não vai ao fim do mandato. Ela ficou assim porque assim manobraram para deixá-la, só e isolada, sem nenhum botão de comando ao alcance da mão. Onde está o grupo que se preciso for se joga à fogueira para defender o projeto de governo popular trabalhista? O Brasil não funciona como um relógio suíço. Nossa democraccia não é nenhum Rolls Royce de perfeição. Quem vai resgatar a Dilma do cerco que lhe foi imposto pelo inimigo?

  40. Deixem a Dilma quietinha
    Ela não gosta de falar
    É difícil pra ela concatenar
    O forte da Dilma é o coração de ouro
    Põe outro pra falar e deixa a valente trabalhar

    Em tempo: já fizemos todas as críticas e não deixaremos de fazê-las mas concordo com um navegante aqui de que também é hora de nos unirmos, estamos nos esfacelando e fazendo o jogo do isolamento da Dilma, sabemos que muito melhor a Dilma que o Aécio – já que isso nem se discute de tão óbvio, vamos unir forças pra fazer a Dilma chegar ao fim do mandato pois, como diz PHA, se caem ela e Temer, o presidente será Eduardo Cunha, então alto lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *