De novo, um 31 – desta vez sem a necessidade de antecipar a data, como no 1º de abril de 1964 – marca a ruptura institucional em nosso país.
Param aí, porém a semelhanças óbvias entre um e outro golpe.
Ainda que o de hoje possa ter a simpatia de setores militares, talvez com a exceção daqueles que não conseguem atingir uma visão mais enxuta, tecnológica e estratégica da Força, não são eles que têm protagonismo na face repressora que vai se tornar mais evidente nos próximos dias e meses.
Não há – e a fria recepção que Michel Temer terá na reunião do G-20 deixará isso claro para qualquer observador atento que o perceberá quase como um corpo estranho entre os chefes de Estado- para um socorro internacional que ajude a levantar-nos rapidamente do buraco econômico em que nos encontramos.
Buraco que será todo o tempo destacado pelos incômodos companheiros de viagem do Golpe, os quais vêem em Temer pouco mais que uma ferramenta que já cumpriu metade de suas finalidade – derrubar o governo eleito com alguma formalidade de rito – e que não terá serventia se não aplicar todo o arrocho social e trabalhista que se pretende.
Não é exatamente o plano do usurpador, que pretende legitimar-se politicamente e não ocupar o posto de zumbi destruidor que a direita convencional, sua vocalização na mídia e o “mercado” exigem dele.
Muito menos o da base fisiológica da qual ele depende – PMDB e partidos satélites – com o complicador adicional de Cunha e dos imprevisíveis respingos da Lava Jato. Mas o inferno astral de Cunha deixa, neste momento, este grupo em baixa.
Temer, num primeiro momento, terá de “mostrar serviço” às forças que o viabilizaram e só mais discretamente atender às suas – ou quase suas – bases. E elas querem o combate bruto aos direitos sociais e às liberdade públicas, já, duro, imediato.
Como diz Elio Gaspari, em sua coluna desta quarta-feira : “A partir de hoje começará a avaliação de Michel Temer”.
O protesto institucional, imaterial , abstrato ao golpe vai ganhar contornos objetivos, com a questão dos aposentados, dos direitos trabalhistas, com os cortes nas áreas sociais que vão se agudizar, embora já se encontrem em níveis de estrangulamento.
Tenho a impressão que Temer terá, nos próximos meses, uma outra bancada, indispensável. Será a Polícia Federal – a sua polícia política- e a Força Nacional de Segurança – a sua guarda pretoriana- e a infantaria das polícias militares dos governadores que lhe passam o chapéu.
Seu papel será o de permitir que possa se deslocar na única área por onde pode caminhar: a sombra.
29 respostas
Segundo Gregório Duvivier, o único crime imperdoável no Brasil é a honestidade . Assim, o golpista sem pescoço está dentro da ” legalidade”….
Devemos considerar todos que apoiam este subgoverno do ditador Michel Cunha como cumplices das ratazanas Ze Chevron Serra, Eduardo Cunha etc…(todos já denunciados internacionalmente como corruptos) ou seja, todos que apóiam estes corrptos devem ser considerados salafrários, bandidos ou alienados pela mídia corrupta e apátrida .
-Surpresa! O golpe não era também seu, mas somente meu! – É o que os temotucanos dirão a partir de Setembro aos estarrecidos peemedebistas e pepistas.
O problema, a nosso ver, não é o que Temer possa desejar como governante, já que estamos convencidos de que ele não tem vontade própria que possa guiar seus atos numa direção pessoal. Temer agora é um casco vazio que será totalmente preenchido pelo corpo intelectual do golpe. O problema inicial de governo também diz respeito aos personagens principais que até agora brincaram de ministros e outros cargos no governo transitório, e que parecem tolos ao ponto de acreditar que vão governar ainda e que irão dispor de todo o Estado para estender seus tentáculos sugadores. Não devemos esquecer de que o golpe foi dado pelo legislativo e pelo judiciário. Uma reforma ministerial os porá de molho, e terão de se comportar bem de acordo com a vontade do golpe, que acontece de ser a vontade da ideologia neoliberal demotucana. O que está em jogo não é pouca coisa. Pelo contrário. O que está em jogo não é a permissividade para com pequena corrupção, até agora mantida pelo golpe para assegurar sua efetividade, mas a negociação da entrega de tesouros como o Pré-sal. Não é qualquer troco. A pequena corrupção, na verdade, é péssima para a dignidade do entreguismo e do arrocho salarial, e deverá ser combatida de maneira impiedosa. Os políticos pequeno-corruptos podem até não serem destruídos de imediato, mas serão manobrados pelo cabresto do medo permanente da cadeia, já que o golpe é jurídico-legislativo. Deste modo, os tucanodemos encontraram o exército de escravos políticos com que sempre sonharam.. E como não há qualquer pudor de democracia envolvido nisso tudo, os escravos serão obrigados a bancar integralmente a autoria das medidas mais impopulares, anti-nacionais e até absurdas, assim como foram obrigados a votar pelo golpe contra Dilma, coisa que quase a totalidade deles de fato não queria. Talvez algum destes governantes provisórios, que hoje ainda pensam ingenuamente que continuarão a governar depois do golpe definitivo, tenham de ser queimados vivos como exemplo pelos dirigentes golpistas, para que todo o resto se enquadre sem qualquer mugido.
Tomás, seu comentário deixa claro os tempos terríveis que vêm por aí. Concordo plenamente. Pobre povo, pobre Brasil.
DILMA DEU INICIO AO JULGAMENTO DOS CANALHAS (Jefferdon Miola)… PREPAREM-SE PARA A GUERRA CIVIL (Requião)
http://www.brasil247.com/pt/colunistas/jefersonmiola/252388/Dilma-deu-in%C3%ADcio-ao-julgamento-dos-canalhas-perante-a-Hist%C3%B3ria.htm
Todos os personagens envolvidos no golpe sofrerão como pesa as correntes da traição.
Nesses dias sombrios em que os canalhas se arvoram de mandantes do Brasil, tenho a alegria de saber que esse blog que você produz Fernando Brito, já atinge mais de 200.000 acessos diários e vai aumentar muito mais porque a propaganda se faz boca a boca, e como foi o Pasquim na época da ditadura, aqui encontraremos uma fonte de resistência e de esperança, pois haverá milhares de colaboradores, para um dia restaurar a democracia que sempre sonhamos. Salve o Tijolaço, Dilma, Lula, Brizola e todos os que tem dignidade e amor por esse país. Vamos a luta.
De tempos em tempos Deus escolhe mártires para que os homens o crucifiquem inocentemente visando exclusivamente reflexões futuras que servirão para o engrandecimento principalmente dos que os condenam. Foi assim com Jesus é aqui já tivemos Tiradentes, Getúlio João Goulart e agora Dilma. Infelizmente é assim para o delírio momentâneo dos que os julgam. Somente mais tarde virá o arrependimento e uma nova postura. Deus escreve certo por linhas tortas! Deus saberá recompensar os seus mártires com toda certeza!
Gostaria que os militares tomassem o poder a partir de amanhã, seria menos lesivo aos interesses nacionais do que essa turma.
Soldados! Não vos entregueis a esses brutais… que vos desprezam… que vos escravizam… que arregimentam as vossas vidas… que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar… os que não se fazem amar e os inumanos. Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou um grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela… de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo… um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos.
Comentario de Elder Pacheco…no viomundo
http://www.viomundo.com.br/galeria-dos-hipocritas/senador-que-acusou-dilma-de-fazer-pacto-com-o-diabo-foi-acusado-de-compra-de-votos-no-acre-por-50-reais.html
Como tudo nesse vexame do golpe aconteceu depois do golpe,espero que no máximo segunda feira,05/09/2016,Teori Zavascki decrete finalmente e tardiamente a prisão de Eduardo Cunha.
José Ademar como você é otimista, o mais provável é que Eduardo Cunha seja nomeado o novo procurador da republica.
A Globo sempre a tentar transformar um limão em uma limonada. É uma estratégia que às vezes parece pueril. Como não houve e nem haverá a estrondosa e apoteótica comemoração da queda de Dilma que a Globo esperava, com multidões de milhões de pessoas enchendo as ruas e saudando com beijos e buquês de flores os heroicos senadores golpistas, então a Globo preenche esta lacuna com a parolagem de Alexandre Garcia, que ressaltou que o que não houve em Brasília foi a multidão de manifestantes contra o golpe esperavam. Só quatrocentos manifestantes anti-golpe apareceram para fazer vigília diante do Congresso. Mas de apoiadores do golpe, dos quais o Alexandre esqueceu, nem isso.
DA SÉRIE MAIS BANDIDOS(AS) FASCIGOLPISTAS E, POR ÓBVIO, [MEGA]CORRUPTOS(AS)
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Condenado à prisão, senador declara voto pró-impeachment
Em vez de falar sobre impeachment, Ivo Cassol usou a maioria do tempo de seu discurso para se defender das dez acusações contra ele no Supremo Tribunal Federal. Segundo o senador, Dilma deveria agir como ele e ter denunciado Cunha
POR GABRIEL PONTES | 30/08/2016
(…)
FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/condenado-a-prisao-senador-declara-voto-pro-impeachment/
Só um golpe militar para tirar essa corja entreguista do poder. Nosso país, mais um vez, caminha para trás. O que restará depois de tudo privatizarem? Fome e miséria.
Luiz Carlos, você já se tocou que o Moro foi condecorado pelos militares? Esquece cara, as forças armadas são tão golpistas quanto o judiciário e seus anexos. Eles vão é massacrar o povo nas ruas como de hábito. Pois não é só isso o que eles sabem fazer?
Da Série “OS(AS) BANDIDOS QUE O temer SABE LIDAR!”
STF condena o senador Ivo Cassol (PP/RO) por fraude em licitação
https://www.youtube.com/watch?v=E9GFJZBvD58
… E este mesmo antro/covil [supostamente] senatorial não cassou este [mega]corrupto do time do [mega]corruptos da dupla mafiosa ‘TEMer-CUnha’!…
Canalhas! Canalhas! Canalhas!
Com o golpe não podemos dizer que passamos do bom para o ruim (pelo menos ao longo deste segundo mandato de Dilma), mas sim que as coisas estão muito pior.
Enquanto os blogs alternativos crescem em audiência, a Folha de SP pede proteção policial e a Globo é denunciada por umas das maiores agências de notícias do mundo, a Bloomberg, como a maior patrocinadora e beneficiária de golpes de estado no Brasil. O PIG está de braços dado com o Fascismo e com o Cunha.
… Vomitei ao assistir cinco minutos de “papo fascigolpista” a $oldo IMUNDO protagonizado pelos moleques ‘penas amestradas’ *gerson Cama(ar)rotti &$ **Valdo Cruz Credo, safados da RouboNews!…
*’O arrotador do mafiosos Marín(ho) da Globo organizações criminosas
**free-lance da RouboNews e, originalmente, da Folha dos Frias da puta da ‘ditabranda’!
Exclusivo! Friedrich Müller, renomado jurista alemão, sobre o impeachment de Dilma: é golpe!
Por emérito e intrépido jornalista Miguel do Rosário
30 de agosto de 2016
(…)
* Friedrich Müller, jurista alemão que leciona Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito na Universidade de Heidelberg. Desenvolve pesquisas em teoria e linguagem do Direito. Artigo escrito em Heidelberg, junho de 2016. O artigo “Para Lutar pela Constituição de 1988!” de Friedrich Müller faz parte do livro “A Resistência Internacional ao Golpe de 2016” organizado pelas Professoras Carol Proner, Gisele Cittadino, Juliana Neuenschwander e outras (editora Praxis – http://editorapraxis.com.br/).
** Em uma publicação comemorativa para M. Temer (Direito Constitucional Contemporâneo, 2012) contém uma contribuição minha. Eu não conheço M. Temer e fui convidado por colegas, e por motivos temáticos, a participar. À luz dos acontecimentos atuais, posso somente lamentar.
FONTE [LÍMPIDA!]: blogue ‘O Cafezinho’
“O canalha, canalha, canalha” *”constitucionalista” afirmou que “o Brasil está pacificando juridicamente”!
Sim, antes da viagem à China, cadeia é muito pouco!
Só se for “prostitucionalista”!
“Canalhas, canalhas, canalhas!”
Perdão aos canalhas!
Perdão aos dignos e honrados prostíbulos!…
ajuste desprezível:
“O canalha, canalha, canalha” *”constitucionalista” afirmou que “o Brasil está pacificado juridicamente”!
Ciro Gomes pedirá o IMPEACHMENT de Michel Temer se ele assumir
https://www.youtube.com/watch?v=fWSE25t1Qgs
TEMERo$$$o/TEMERário &$ CUnha &$ HenRIQUINHO – MENSALÃO DO DEMoPSDB
https://www.youtube.com/watch?v=bZFv0zdhO88
… Os moleques servidores públicos conspiradores já foram presos?
O do MP; outro, do TCU!
Para que nunca mais canalhas servidores públicos violentem a soberania popular!
“Canalhas, canalhas, canalhas!”
Os trouxas, aqueles mesmos que dramaticamente se declaravam de luto depois das eleições, podem agora comemorar o primeiro presidente Ficha Suja do Brasil. Quero ver aquela bandeirinha preta agora