Parece incrível, mas boa parte do debate político do dia de hoje foi sobre a escala do avião presidencial brasileiro em Lisboa, vindo de Zurich, a caminho de Cuba.
A mídia ficou repercutindo mais uma idiotice do PSDB, que lança um protesto e uma nota oficial até quando Dilma Rousseff espirra, com a Folha dando início a uma história sem pé nem cabeça sobre um suposto “capricho” presidencial de fazer uma escala em Lisboa – de apenas 15 horas, incluída aí a madrugada -para jantar num restaurante.
Pura idiotice de figuras como Álvaro Dias, o pateta da República.
É só olhar os manuais técnicos e ver que o avião tem, sim, capacidade para fazer o vôo direto entre Zurich e Havana, mas operando perto do limite (mais de 80%) de seu alcance.
Isso é o suficiente para alternar aeroporto na região, de acordo com as normas de vôo internacionais, em caso de mau tempo sobre o destino.
Em condições normais.
Mas não em condições excepcionais.
É por isso que nenhum companhia aérea opera vôos transatlânticos como A-319 da Airbus, o aparelho presidencial. Mesmo com a versão CJ, que tem um pouco mais de combustível.
E o tempo sábado estava como “céu de brigadeiro”?
Bom os interessados podem repetir, clicando aqui, a busca que fiz sobre o tempo no Atlântico Norte, área que deveria ser cruzada pelo avião presidencial.
Alíás, fiz a busca usando o título de um artigo que encontrei, que discutia a possibilidade de uma tempestade “histórica” naquele trecho do oceano, na altura das Ilhas Britânicas, pouco acima da rota natural do avião.
Passamos, então, à abobrinha do jantar presidencial.
O chanceler Luiz Alberto Figueredo disse que cada um pagou sua despesa e Dilma também.
E se não tivessem pago, não haveria nada de mais.
Não passa pela cabeça de ninguém que, se a Presidenta estiver “dura”, ela que peça para fazerem uma “vaquinha” para pagar um Big Mac para acalmar a fome.
De qualquer forma deve ter custado menos que as passagens que o Senado pagou para o Senador Aécio Neves passar o Carnaval de 2012 no Rio ( vindo 15/02 no Webjet 6795 BSB/SDU e voltando, bem esticado, na terça da semana seguinte aos folguedos, dia 28, no Gol 1582).
Será que não há um repórter para apurar esses fatos, que estão aí, a uma busca no Google ou jornalismo é só ficar no “ele disse, o outro falou”?
58 respostas
E sobre as diárias do hotel, vc nao falará nada???
Acho um absurdo, ela deveria ter ficado num albergue da juventude…
É isso aí, caro Fernando. É difícil saber se esses coxinhas falam tantas asneiras por má-fé ou por burrice mesmo. Haja saco para aguentar tanto besteirol, desinformação e escandalização do nada dessa gente. Depois, muitos desses infelizes votam nos demotucanalhas, que roubam bilhões do dinheiro público.
Eu sou um pobre represente comercial e minha empresa sempre paga meus deslocamento, com diárias e refeições quando estou a trabalho, as empresas fazem isso para seus executivos também. Por que um país da importância do Brasil não pode pagar os deslocamentos de sua executiva chefe???? Deve ser o país que os coxinhas querem para eles!
E o Yahoo censurando os comentários sérios que contrapõem todas as asneiras e burrices dos coxinhas aliendos pela confraria do mesmo,globo sonegadora,fôia e a revista de fofocas vesga.
Esse é um dos itens do programa de governo do psdb para a próxima campanha eleitoral?
Vocês estão bem na fita hein?
Como ela é uma presidente petista, não tem o “sangue azul” dos “nobres” tucanos da “massa cheirosa” Dilma deveria passar ma noite junto aos mendigos de Lisboa.
Pra mim é um escândalo digno de “Impeachemaent” , pior que o “trensalão” tucano que desviou mais de 500 milhões.
Será que presidente da república tem “diária” definida? Se tiver, não deveria ter.
Por que esses amigos dos pórrelas não dizem nada sobre a viagem de barbosa, durante período de férias, com direito a diárias, para falar lorotas para meia dúzia de convidados?
e o combustível do helicóptero do Pó que foi pago com recursos da Assembléia de MG ? Nenhum tucano vai dar explicações ? Ninguém vai devolver ?
A turma do #naovaitervoto está perdendo a noção, vale tudo, e a mídia medíocre repercute tudo…
Que bom que o Alvaro Dias continua o mesmo.
Já pensaram se ele fosse um pouquinho menos burro ?
Eu só queria saber quando que ele NÃO falou uma besteira… Ninguém se compara a ele quando abre a torneirinha de asneiras!!!
O que pode produzir mais,o CATÃO DOS PINHAIS!A não ser,além disso,propaganda de LOÇÃO JUVENIA!
E quando é que Alvaro Dias vai corrigir a declaração fajuta que ele fez para a Receita ? Estes tucanos moram em castelos de telhado de vidro e vem falar de escala técnica de voo da presidente, lembrando que qualquer hotelzinho em Portugal a diária é na faixa de 100 euros (330 reais).
Costumamos chamar esses Jornalistas de “BESOUROS”, em alusão aquele besouro que fica se enfiando em certos “montinhos”, depois vão rolando um pouco até seus habitat, ou seja, até suas redações. Seus Patrões se deliciam.
Traduzindo: rola-bosta.
Certa feita, vi uma peça em que o diabo armara uma emboscada pra fulano que nunca apareceu, ou mudou de rota. E essa foi a vitória do fulano, que nunca soubera que estava condenado, mas continuou vivo. Então,aprendemos que na vida contamos também com a sorte,ou cuidados de nosso anjo da guarda. O que me deixa cabreiro é a decepção da oposição com a mudança do horário do voo de Dilma.
Eu voto em Dilma novamente porque acredito na sua sensatez e firmeza.
Dia após dia ,os fatos gritando por uma regulamentação dos meios de comunicação ( e um Ministério mais competente , se não for pedir muito ).
Fica difícil ( e chato )imaginar essa quantidade de “Patetas” , aliados aos metidos a espertos , aos velhacos do Judiciário e aos espertalhões da República , repetindo a cantilena de 2013 em 2014 , 15 ,16 , etc … Tá ficando muito cansativa essa mesmice.
Isto só mostra o desespero com o futuro que estes estão fadados a cumprir. Miseravelmente serão escória esquecidos em sua insignificância.
Por favor, alguém me traga uma justificativa para essa parada em Lisboa! Por que nao apenas abastecer e seguir viagem visto que nao havia nenhum compromisso oficial em Lisboa? Todos da comitiva pagaram suas despesas do próprio bolso? Não, isso que vcs estão defendendo nao é justo, nao é honesto. Na minha opinião esse seu artigo Fernando é desonesto. A Dilma nao tem esse direito. Nao pelo valor monetário dessa parada nao oficial , mas pelo simbolismo de mau gasto de recursos da união, melhor, apropriação indevida de dinheiro do contribuinte.
Cristiano, eu sou desonesto em que? Isso que se está fazendo é futrica da pior qualidade. A justificativa foi mostrada e comprovada. Só um irresponsável seguiria viagem com risco meteorológico, porque a autonomia do aparelho não era suficiente para grandes desvios. Não tendo nada de desonesto para acusar a presidente – que não comprou apartamento em condomínio de novo rico em Miami, querem tirar farofa com um pernoite não planejado. Tenha santa paciência, é demais da conta.
Como você disse, Fernando: “Só um irresponsável seguiria viagem com risco meteorológico, porque a autonomia do aparelho não era suficiente para grandes desvios”. Não seria esse o sonho da oposição?
Certo, Cristiano. Anotado.
Agora, se for pra dar opinião, acho que você é um idiota.
Gozado não?
Não vejo nenhuma indignação sua sobre a merreca de 40 bilhões roubados, gatunados há 20 anos pelos tucanos de São Paulo.
Meu filho! São 5 bi por mandato (o santo Covas, Alckmin, Serra e Alckmin de novo).
Conhece aquela maneira de beber cerveja pelo lado oposto com um furinho, sal e limão? Pois é, tenho certeza que conhece.
Nela (na sua né?) não vai nada?
E as despesas da presideta certamente foram muito menores do que os 14 mil reais que o Batman embolsou para falar abobrinhas “nas Oropa”.
Porque o rei do botox não pede explicações ao STF sobre isso também?
Eu aqui no meu canto vendo essa montanheira de pedras que a imprensa joga no Governo pelo menos desde 2004 (só essa semana foi a blitzkrieg contra o ‘tremsmetropolitano do Haddad’, o avião da Dilma e desemprego galopante, só não se sabe para onde). Já me deu agonia. Será que é masoquismo? São 10 anos, se não houve reação é porque estão gostando. Façam bom proveito e aceitem os resultados.
Para não gerar conflitos na próxima viagem da Presidente Dilma, ela irá no “lombo de jegue”, comer rapadura com buchada de bode, dormir na esteira no sereno e depois pendurar a conta na venda de seu Toim. Assim nossa querida oposição sem rumo e sem voto vai ficar tranquila.
Óbvio que não, Ottoney: aí vão acusá-la de campanha antecipada, de estar fazendo isso para se identificar com o povão e ganhar votos. Qualquer coisa que Dilma faça, se não for morrer ou renunciar, incomoda o PSDB e companhia. Estou esperando o dia que vão reclamar que ela consome oxigênio demais quando faz suas caminhadas matinais…
Não ouvi a manifestação do Senador Álvaro Dias, paladino da ética, sobre a roubalheira do esquema denominado propinoduto, que o seu partido, o PSDB, vem há 20 anos, assaltando os cofres públicos de São Paulo. Essa é a pauta que ele deve se dedicar na tribuna do Senado e não em futricas próprias de lavadeira que tenta fugir das questões essenciais que são causa da corrupção. Portanto, Sr. Senador Álvaro Dias, o seu silêncio sobre o propinoduto e mensalão do PSDB expressa sua conivência com esse lodo. Queremos ouví-lo sobre os fatos, a blindagem da mídia e a morosidade do poder judiciário. O ano de 2014 é muito sugestivo para essa pauta.
Cruz Alta, RS, 28 de janeior de 2014.
Me “poupe” Fernando, como disse um articulista da Veja em recente entrevista.
Mas você ficar sintonizado em figuras como Álvaro Dias já está demasiado.
“…Pura idiotice de figuras como Álvaro Dias…”
Esperava o quê?
O Fernando esta ficando estressado com os caras do PSDB.
Já tirou férias, meu querido?
Pode sair de férias, eles continuarão fando merda..não dá nada!
Não Fernando. Fazer a escala, como seu próprio artigo prova, era uma decisão acertada. Porém, pq nao so abastecer e seguir viagem? Isso que questiono. Nenhum vôo transcontinental foi cancelado por condições meteorológicas naquele dia. Vários vôos cruzaram o oceano. Ja te dei razão em alguns artigos seus, mas esse na minha opinião nao há justificativa.
Tem certeza que leu o artigo? Não parece.
meu como tu és tonto!! vc não leu a parte que explica sobre os diferentes modelos de avião utilizados pra cruzar o atlântico?
a propósito, vc tem conhecimento de algum outro A-319 cruzando o atlantico sem ser esse da presidencia do brasil?
é cada um mesmo…
Cristiano você escreveu:
“Nenhum vôo transcontinental foi cancelado por condições meteorológicas naquele dia.”
Então me diga quantos desses vôos foram feitos com o mesmo modelo do avião presidencial? Segundo o texto do Brito as empresas aéreas não operam vôos transoceânicos com esse modelo de Airbus. Você discorda do que ele disse? Sabe mais? Então coloque suas fontes aqui.
A pergunta que eu faço é: Se a Dilma tivesse cansada e resolvesse seguir viagem no dia seguinte aproveitando a parada para reabastecimento o que estaria errado? Ela iria passar a noite em um hotel em Havana mas passou a noite em um hotel em Lisbo, o que há de errado nisso?
Fica então a PALHAÇADA de dizer que o hotel era de luxo ou que o restaurante era caro. Pois a Dilma ficou no mesmíssimo tipo de hotel em que o FHC, o Itamar, o Collor, o Sarney, o Figueiredo, o Jucelino e todos os demais presidentes ficavam. Nem mais nem menos luxuoso, igual. O mesmo se aplica ao jantar. Realmente a Dilma não foi jantar na barraquinha que cachorro quente da praça, mas qual o presidente que foi.
É fácil, basta dizer que a comitiva era muito grande e que o luxo foi desmedido, afinal as pessoas não tem mesmo como comparar e aí a SUA MENTIRA pode convencer algum incauto. Só que a credibilidade de vocês ACABOU. De tanto falar e propalar mentiras, ninguém mais acredita em suas patacoadas. Vocês tem que provar o que dizem, ou pelo menos falar alguma coisa que tenha lógica. Ficar repetindo essas mentiras toscas sem comprovação alguma e que, quando verificadas mostram-se completamente falsas é uma atitude desesperada que não ajuda em nada o seu candidato.
“Então me diga quantos desses vôos foram feitos com o mesmo modelo do avião presidencial?”
Mais do que isso, Ruy: quantos desses vôos transportavam um Presidente da República e sua comitiva?
Fernando…
tenho uma idéia pra ocupar “nosso ‘moralississimo'” senador paranaense: que tal uma CPMI do Helicóptero?
Leonidas Mendes Filho
(Parauapebas/PA)
A Presidenta e uma mulher incrivel! Dar uma parada em Lisboa, e sinal de elegancia e bom gosto. Matou a viadagem oposicionista de raiva. Reclama sucia.
Olha, Fernando, a tocha de Pateta da República está sendo (ou já foi, não tenho certeza) passada para o meu conterrâneo Carlos Sampaio!
Não tem pra ninguém!
É Campinas se projetando no mundo!
Caro Fernando, têm alguns imbecis que postam comentários idiotas, querendo sempre contrapor à lógica e ao bom-senso.
Sinceramente, você não deveria dar espaço pra eles, pois eles já têm espaço garantido nos blogs e na midia golpistas.
Veja bem. No Senado e na Câmara Federal têm tantos projetos de lei que necessitam ser apreciados, votados e aprovados. Por que esses imbecis, ao invés de criticar a Dilma por essa parada técnica em Portugal, deveriam cobrar mais trabalho dos parlamentares?
O safado do Aécio Neves está viajando pro Brasil todo fazendo campanha antecipada e não trabalha. Nesses dias, ele esteve em São Paulo só pra comemorar o aniversário do Paulinho da Farsa Sindical e ninguém critica. Ele pode, né?
O Senador Álvaro Dias deveria explicar por que não declarou sua mansão de mais 4 milhões de reais. Por que, não cobram dele?
A hipocrisia tomou conta da mente desses imbecis e nada fará com que eles mudem de opinião. Portanto, delete-os.
A Dilma deveria ter ido no helicóptero dos amigos do Aécio, estava cheio de combustível.
O combustível era em pó, não daria certo…
Os gastos com representacao estao aprovados no orcamento pela Assembleia. A Presidenta decide sua agenda. Cambada de fofoqueiros.
Salvo engano, foi a equipe técnica da FAB que desaconselhou a retomada do voo. Não só pelas condições climáticas como por desenvolver-se à noite.
Seria interessante apurar – apurar? – se procede a informação.
O resto é trolagem.
Os perdedores sempre mentem repetem tentando que a mesma se torne verdade mas estamos na era digital e o povo nao e bobo. Alvaro Dias foi preterido ate pelo Jose Serra que preferiu o Indio, um zero a esquerda gosta de aparecer. O Aecio o Neto, outro desocupado, que nao tem moral para abrir a boca vive em ponte aerea, so agride a Dilma, politico tapa buraco nem FHC acredita, sem qualidade alguma. Esses comentarios tentando denigrir Dilma e o Pt, da o tamanho da pequenez desses pretensos politicos. Bom sera comecar a listar essas calunias e divuga-las.
Dilma, minha querida.
Se você precisar de dinheiro para por gasolina na moto, e só pedir.
Se quiser ir para a Bulgaria, é só pedir e alugamos um jato prá tu.
Pra você a gente arranja uma viagem para Marte. Só de ida ;)
Bom dia Fernando.
– Sobre a barrigada da “Parada Sigilosa”
Desde domingo a mídia tem, em efeito manada, colocado na pauta a chamada “parada sigilosa” do avião presidencial em Lisboa.
Algumas manchetes sobre o assunto:
O Globo: “Após estrear em Davos, Dilma faz escala sigilosa em Lisboa.”
Estadão: “Dilma passa fim de semana em Lisboa em sigilo.”
Folha: “Oposição cobra explicações sobre parada de Dilma em Portugal.”
Veja/ Estado de Minas: “Dilma deixa hotel de Lisboa pela porta dos fundos.”
Talvez pela absoluta falta de sensibilidade jornalística ninguém foi a fundo para saber realmente sobre esta parada em Lisboa.
Graças a comentaristas comprometidos com a verdade dos fatos como junior50 e barbalho podemos demonstrar mais esta barrigada.
O avião presidencial é um Airbus A319. Este avião segue uma regra internacional de aviação chamada ETOPS 180.
O que é a ETOPS? Conforme a Wikipédia temos: ETOPS (Extended Twin Engine Operations) é uma sigla para certificações oficiais de autoridades aeronáuticas de vários países, que permitem às aeronaves comerciais bimotoras e aeronaves executivas bimotoras voarem em rotas com trechos que estejam tão distantes de um aeroporto alternativo quanto a distância de voo percorrida em até 60 minutos, ou, em outros casos, até mais…
No caso do A 319 a certificação é a ETOPS 180, ou seja, para 180 minutos (3 horas).
…Numa tradução livre e simplificada, ETOPS significa Operação de Longo Alcance em Bimotores, e, durante o processo de certificação, as autoridades aeronáuticas submetem a aeronave e o seu fabricante a uma série de exigências, entre elas sistemas de segurança redundantes e equipamentos de comunicação e navegação altamente confiáveis…
…A principal exigência das autoridades aeronáuticas para a obtenção dessas certificações é a capacidade da aeronave se manter em voo, caso um dos motores falhe, até uma parada de emergência mais próxima, principalmente pela análise do índice de confiabilidade dos motores….
Como podemos verificar nos links abaixo temos a certificação do Airbus 319 com a ETOPS 180:
Link: Airbus A320 Family approved for 180 minute ETOPS by the FAA
E o range para o A319 partindo de Zurique seguindo a ETOPS 180.
Link: http://www.airbus.com/aircraftfamilies/passengeraircraft/a320family/a319/performance/
Insinuar que foi uma parada tipo “vamos parar em Lisboa que tô com vontade de comer no Eleven” é jornalismo rastaquera.
A parada é um procedimento obrigatório como diz claramente em seu comentário, o junior50: “ O ACJ da PR cumpre a determinação de ETOPS ( extended twin-engine operations) 180, portanto para atravessar o Atlantico para Cuba, pela aerovia preferencial do Atlantico Norte, teria de escalar Lisboa ( Etops nas ilhas atlanticas), ou caso fosse de Zurique para Nova York, escalar Londres ou Luton ( Etops Islandia, Etops Groelandia, Etops Canadá/Baffin) em rota direta Lisboa – Natal ( Etops Ilhas Atlanticas, Etops Noronha, Etops Africa Ocidental).
Junior50 vai mais fundo:” Uma escala técnica para travessia ETOPS 180, não é, como alguém escreve abaixo, passível de ser realizada em apenas 02:00 hs, para aviação comercial o mínimo seria de 04:00/05:00 hs, mas em procedimentos e na doutrina operacional, militar VIP-P- FAB/USAF/NATO, em menos de 06:00 hs é impossível, mesmo com um ACJ equipado com sistema BITE ( built in test), exige-se até um parcial “sangramento” de alguns fluidos hidráulicos, analise de resíduos e substituições ( travessias marítimas são completamente diferentes de voos sobre a terra, salinidade etc..), além da liberação, pelo Eurocontrol – na saída – e do componente civil do NORAD (Estados Unidos) – em rota e aproximação, que faculta a aeronaves (MilStd/VIP-P), uma aerovia e classificação (número do voo) preferencial.”
– Vamos ao fato da estadia em Lisboa já que no que diz respeito a parada “sigilosa” temos que “Inês está morta!”.
O que querem tipificar com abuso econômico da comitiva presidencial é de uma comicidade típica da nossa Direita-Miami. Presidentes não se hospedam em qualquer hotel e quando se hospedam existe uma suíte que até no próprio nome, “presidencial”, já diz a quem deve servir.
Disseram que a presidente e comitiva deveriam permanecer a bordo durante o “reabastecimento” (de novo o desconhecimento de procedimentos operacionais imaginando que é tipo “enche o tanque” no posto da esquina).
Como este procedimento dura mais de 6:00 hs e o avião chegou às 17:50 hs local, alguém imagina o vôo partindo depois da meia noite?
Se houve a parada tem que ter hospedagem na cidade e por conseguinte devem jantar em algum lugar. De novo vem o pensamento tupiniquim vira lata de “poderia ter comido no bar da esquina” e esquecem que se trata da Presidente da República e que no mínimo deve ir no melhor restaurante da cidade, ou só a Direita-Miami pode ter este privilégio Sr. Rodrigo Constantino?
Sobre as contas pagas: É de uma sovinidade ímpar, lembra o episódio pirotécnico do Romanné-Conti de Lula.
O que posso dizer? Tentou-se criar um factóide que não se sustenta por razões técnicas e os políticos teleguiados da oposição fazem seus papéis habituais.
Gerações futuras de jornalismos elegeram esta era, que começou em 2005, como a “era das trevas” do jornalismo brasileiro onde a nossa mídia juntou a lenha, jogou o combustível e acendeu o fósforo de sua própria pira mortuária.
É o seguinte amigo: ISSO AQUI É GUERRA! E a GUERRA é a GUERRA!
Não tem um assessor de m#@**-§ , sensato que pudesse alertar a Presidenta para os desdobramentos de TUDO? Dos MÍNIMOS detalhes? Custava ficar hospedada na Embaixada e comer por lá mesmo?
Quer dar munição pro inimigo:? Então apanha! (e continue anunciando com gordas verbas publicitárias o Bom Dia São Paulo – e apanhe- e no Bom Dia Brasil – e apanhe!!) Parece coisa de CORNO!
Eu não falei?
Carlos Sampaio é o novo PATETA da REPÚBLICA, título que arrancou, a duras penas, das mãos do Álvaro Daisy Dias.
Dá-lhe Carlão, o Fracassado!
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/128420/PSDB-denuncia-Dilma-%C3%A0-PGR-por-parada-em-Lisboa.htm
Como explicar a declaração do embaixador cerimonial do governo de Portugal confirmando que as reservas para os hotéis e o restaurante Eleven terem sido feitas na quinta feira, dia 23, e não no sábado dia 25, dia em que as alterações climáticas obrigaram a comitiva a fazer uma parada técnica? Alguém poderia me explicar? Como já disse, concordo com alguns textos do Fernando Britto, mas dessa vez o governo errou sim, Dilma foi desonesta. Por favor, não me respondam atacando a “direita” ou o ” PSDB” pois eles são corruptos e disso ninguém tem duvida tbm!
Vou desenhar pra ver se você entende. Não houve parada técnica por causa de clima, é uma parada técnica obrigatória por causa da norma ETPS 180. Se observar quem falou pelo governo falou bobagem (o que não é novidade) e a mídia aproveita qualquer peido mal dado pra fazer uma diarréia verborrágica. Maiores detalhes sobre o assunto leia meu comentário acima às 11: 27 am. Abraços
Sr. Alberto,
Apreciei seu conhecimento técnico a respeito do assunto e rendo a minhas homenagens – esclarece de vez e pronto.
Quanto a desenhar para entender acho melhor o Sr. fazer isso – tem gente que só pega no tranco mesmo.
Acharam caro? E os 70 mil dólares que FHC e comitiva gastaram em 2002? Atualizado pela inflação… http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1112200223.htm
Quando é que o PSDB vai entrarr com uma representação dos gastos públicos com sua mesada de 14,ooo,oo reais? A Dilma pagou a sua conta para desgraça dos tucanalhas.
A oposição está… Infantil. Deve ser aquela doença esquizo-maníaca, a famosa “síndrome da tapioca”.
É incrível como a PTralhada continua agindo. Somente vota no PT os mamadores das suas tetas ou os beneficiados com os compra-votos-bolsa-familia. Morte aos Mensaleiros (leia-se LADRÕES). Dillma, assim como o Lulla, não sabe de nada, mesmo estando na presidência do conselho da Petrobrás. Agora esse desvio de 1 BILHÃO. Pasmem!!! 1 BILHÃO. PT NUNCA MAIS !!!!!