Olhar sobre o lado de lá: a tempestade para Temer

nuvem

Todos diziam que a revelação das delações da Odebrecht seria um vendaval sobre o governo.

Ela (ainda) não veio, mas os ventos que a antecedem fizeram estragos evidentes no acampamento golpista, mesmo com a safra de notícias empurrando um “tout va bien, Madame La Marquise” da recuperação econômica, com um superavit das contas públicas visivelmente inflado e um desemprego que infla a cada mês.

O campo da política, porém, vai despencando com acontecimentos que surpreendem, não por incoerentes, mas por formarem um conjunto de “coincidências” , ainda que inesperadas.

O início do mês foi “bem”: a fácil eleição de Rodrigo Maia, a confirmação de Eunício Oliveira no Senado e, sobretudo, a dupla submissão política do Supremo (alguém notou como Cármem Lúcia “desapareceu”?) com a confirmação da investidura de Moreira Franco no foro privilegiado, digo, no Ministério e a aceitação do jurista de manual (e tacape) Alexandre de Moraes.

Já vinha chegando o recesso do Carnaval e veio o terremoto: renúncia de José Serra; recusa de Carlos Velloso em assumir a Justiça; a indicação de Omar Serraglio para o posto, um personagem que nem assumiu e está manietado por seu passado “cunhista” e, finalmente, o mirabolante episódio da “Mula do Eliseu”, que atira sobre todos uma história inteiramente inverossímil que trouxe um personagem infame – Lúcio Funaro – que estava  restrito a Eduardo Cunha para dentro das belas colunas do Palácio do Planalto.

E, com ele entrando, a licença médica providencial mas aparentemente eterna, do articulador político que restava a Temer, desde que Geddel foi derrubado pelas inconfidências de Antonio Calero.

Até a inefável Eliane Cantanhêde, em sua coluna de hoje no Estadão, reconhece:

De repente, às vésperas do carnaval, altas personalidades da República ficaram doentes ou reclamaram de doenças incapacitantes e foram saindo de fininho tanto do governo quanto de um excesso de exposição nada recomendável numa hora em que o melhor é ficar transparente, perdido no meio da multidão. Durante as campanhas, “olhem para mim!”. Atualmente, “esqueçam de mim!”.

Aqui e ali, nos blocos de carnaval, ressurgiu um “Fora Temer ” que andava sumido. No campo da extrema-direita, há uma “bateção de cabeça” entre os grupos atucanados e o crescente bolsonarismo coxinha, que vai ao ponto de levantar a bandeira alucinada do ex-capitão do “armas para todos”. O ato do dia 26 de março tem menos adesão e mais brigas, cujo símbolo é o “barraco” Reinaldo Azevedo x Joyce ex-Veja Hasselman. O sempre marqueteiro Dória diz que não, mas é mais um que quer subir para os altos poleiros onde os grandes tucanos se bicam.

E a necessidade de “estancar a sangria” da Lava Jato e encontrar uma maneira de soltar Eduardo Cunha, antes que se lhe destrave a língua totalmente reduz as esperanças que se possa levar em frente, sem limites, a perseguição a Lula: afinal, as evidências da seletividade vão ser  mais escandalosas do que já são, inclusive lá fora.

O governo não está liquidado por uma única razão: o poder de controle de Michel Temer sobre o Congresso ainda parece ser suficiente para que entregue a encomenda que dele se espera: a reforma da previdência, o pacote  no qual o capital financeiro o quer de mula.

Se faltar-lhe força para entregar, foi-se.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Britto, ñ resta dúvida : a luta contra o desmonte da previdência será a mãe de todas as Batalhas. Derrotar a reforma da previdência derruba o governicho do traíra !

      1. … ‘goverlixo’ do caranguejo libanês MT do CUnha &$ do Mineirinho et caterva!…

  2. A CANOA IMUNDA ESTÁ VIRANDO!
    E haja ratos “‘sartando’ fora” do lamação nazigolpista &$ [mega]corrupto!
    Perdão aos dignos e limpos ratos!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    “É INCESTUOSA A RELAÇÃO DO GOVERNO TEMER COM AS PETROLEIRAS”

    Em entrevista exclusiva ao 247, o empresário Cesar Prata, presidente do Conselho de Óleo e Gás, da Abimaq, denuncia a existência de uma relação incestuosa entre o governo de Michel Temer e as grandes petroleiras internacionais, como Shell, Exxon, Chevron, Total e Stataoil, que estão interessadas no pré-sal; “Praticamente acabaram com a exigência de conteúdo nacional no setor de óleo e gás”; segundo ele, no momento em que o mundo se torna mais protecionista, o Brasil decidiu andar na contramão e escancarar seu mercado; ele afirma que 1 milhão de empregos serão perdidos com o fim do conteúdo nacional e diz que os empresários foram “iludidos e traídos” por Temer; confira a íntegra

    26 DE FEVEREIRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/282363/%E2%80%9C%C3%89-incestuosa-a-rela%C3%A7%C3%A3o-do-governo-Temer-com-as-petroleiras%E2%80%9D.htm

  3. Fernando, acho que esse governo golpista, além de não estar derrotado, está totalmente blindado pelas instituições que deveriam fiscalizá-lo.
    As principais instituições que devem fiscalizar o Poder executivo são o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Polícia Federal. De uns anos para cá, os funcionários de carreira que têm maior poder decisório no Poder Judiciário, no Ministério Público e na Polícia Federal foram sendo cooptados por essa onda direitista, reacionária e golpista. Até o STF têm uma maioria que, no mínimo, lavou as mãos para o golpismo, quando percebeu que o golpe era inevitável. Sobre os políticos do Senado e da Câmara que se situam no campo direitista e golpista, nem preciso falar. Formam atualmente 2/3 dessas instituições.
    A mídia oligopolista, porta-voz de uma plutocracia entreguista e de um movimento financista globalizante que defende interesses internacionais, gestou um cenário golpista muito consistente, infelizmente. Como se diz por aí, tá tudo dominado pelos golpistas.
    Por isto, entendo que esse governo golpista está totalmente blindado pelas instituições que teriam por função fiscalizá-lo, e que essa situação perdurará por muito tempo ainda. Acho inclusive que o risco de a direita aumentar a votação de seus representantes no Congresso, na eleição de 2018, é grande.

    1. vai pensando nisso. o temer já era mesmo. ninguém gosta desse paulista estadunidense. nem a imprensa que o adora.

      1. Torço para que você tenha razão.
        Mas está tudo dominado pelos golpistas nas instiutições. Eles nem se importam com o que pensa a população.
        Sabem que estão blindados pelas instituições que deveriam fiscalizá-los.

  4. Está todo mundo preocupado com a reforma da previdência, mas pior vai ficar quando a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa e outras estatais forem privatizadas. Imaginem o que acontecerá com seus planos de previdência complementar, como a Petrus, a Previ, a Funcef e outros. Basta olhar o que aconteceu com os aposentados da Varig. Quem contribui ou já está aposentado, tem que ficar atento, pois corre o risco de perder tudo.

  5. Não sei quem é o autor, mas aqui vai a mensagem, principalmente para os coxinhas refletirem (se é que isso seja possível):9

    *A Diferença entre as Nações Pobres e Ricas não é a Idade da Nação.*

    Isto pode ser demonstrado por países como *Índia e Egito,* que têm mais de 2000 anos e *são países pobres* ainda.

    Por outro lado, *Canadá, Austrália e Nova Zelândia,* que há 150 anos atrás *eram insignificantes,* hoje são países desenvolvidos e *ricos.*

    A diferença entre a *nação pobre e rica não depende também dos recursos naturais disponíveis.*

    *Japão* tem um território *limitado*, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura ou agropecuária, mas *é a segunda economia do mundo.* O país é como uma imensa fábrica flutuante, *importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados.*

    Segundo exemplo é *a Suíça,* onde *não cresce cacau* mas produz os *melhores chocolates do mundo.* Em seu pequeno território ela cuida de suas vacas e *cultiva a terra apenas por quatro meses ao ano,* não obstante, *fabrica os melhores produtos de leite.* Um *pequeno país* que é uma imagem de segurança que *tornou-se o banco mais forte do mundo.*

    *Executivos* de países ricos que *interagem* com seus homólogos dos países pobres não mostram nenhuma diferença intelectual significativa.

    Os *fatores raciais* ou de cor, também, *não têm importância:* imigrantes fortemente *preguiçosos* em seus países de origem, *são altamente produtivos em países ricos* da Europa.

    *Então, qual é a diferença?*

    A *diferença é a atitude das pessoas, moldadas durante muitos anos pela educação e cultura.*
    Quando analisamos o comportamento das pessoas dos países ricos e desenvolvidos, observa-se que *uma maioria respeita os seguintes princípios de vida:*
    1. Ética, como princípio básico.
    2. Integridade.
    3. Responsabilidade.
    4. O respeito pela legislação e regulamentação.
    5. O respeito da maioria dos cidadãos pelo direito.
    6. O amor ao trabalho.
    7. O esforço para poupar e investir.
    8. A vontade de ser produtivo.
    9. A pontualidade.

    Nos países pobres, uma pequena minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.

    Não somos pobres porque nos falta recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.

    *Somos pobres porque nos falta atitude.* Falta-nos vontade de seguir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

    ESTAMOS NESTE ESTADO PORQUE *QUEREMOS LEVAR VANTAGEM SOBRE TUDO E TODOS.*

    ESTAMOS NESTE ESTADO PORQUE VEMOS ALGO FEITO DE FORMA ERRADA E DIZEMOS – *”Não é meu problema”*
    DEVERÍAMOS LER MAIS E AGIR MAIS!

    SÓ ENTÃO SEREMOS CAPAZES DE MUDAR NOSSO ESTADO PRESENTE.

    Se você não encaminhar esta mensagem nada vai acontecer com você.
    Seu animal premiado não vai morrer, você não vai ser demitido de seu emprego, não vai ter azar por sete anos, nem vai ficar doente.

    Mas, *se você ama seu PAÍS* tente fazer circular esta mensagem para que o máximo número de pessoas possível, *reflita sobre isso.*

  6. O DEMoTucano/PMDBosta de ultradireita gilMAU “atirou na honrada e impávida e legítima presidenta Dilma Vana Rousseff, e acertou na máfia nazigolpista da infame tríade ‘TEMer-CUnha do Mineirinho’!
    “Transformaram o país num sindicato de ladrões”, diz Gilmar Mendes
    https://www.youtube.com/watch?v=ZELd9Hc7CLU

  7. Luiz Carlos P. Oliveira, concordo com tudo o que disse, mas infelizmente, a turma dos que “querem levar vantagem em tudo”, é que está no comando deste “pobre” país. A maioria do povo, a população mais pobre, respeita os “principios de vida” citados, porém não conseguem por si só, se organizar para acabar com esses sanguessugas.

  8. Ainda sobre os nazigolpistas &$ [mega]corruptos da máfia que tomou de assalto o Brasil

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Jornalista Cesar Tralli desmascara &$ ‘DESmoroLIZA’ o DEMoTucano João Dória ‘Senior’
    “Candidato, o senhor disse que não vai tolerar invasores. O senhor chamou os invasor de transgressor (…) Pois é, agora o senhor foi condenado a devolver uma área pública que foi incorporada ILEGALMENTE à sua mansão em Campos do Jordão – em processo transitado e julgado, portanto, não cabendo recursos. Este processo faz 20 anos…”
    https://www.youtube.com/watch?v=UwYicjvZgXc&t=10s

  9. Um tributo aos DEMoTucanos ‘Almofadinha’ João Dória ‘Senior’, ‘José R$ 23 MILHÕES da Odebrecht TRENSALÃO (S)erra’ [vulgo ‘Careca’], ‘Mineirinho’ [&$ de Furnas], ‘Santo’ [padroeiro do Merendão], ‘FHC Brasif’, MT et caterva, “cidadãos de bem”!
    O Baile do Cidadão de Bem
    https://www.youtube.com/watch?v=G0su5eigJgo

    1. ‘Fora Temer’ chega às marchinhas de carnaval
      O eminente e intrépido artista Gregório Duvivier puxa a marchinha “Ei, você aí. O Temer vai cair. O Temer vai cair. É golpista, é ladrão. Ele jamais ganharia a eleição. Ele é vampiro de capa de gibi. O Temer, Temer, Temer. O Temer vai cair”
      https://www.youtube.com/watch?v=MEAOn4Yk0N8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *