Onde mesmo está o “crime organizado”?

A reportagem de Elenice Bottari  – conhecedora há décadas dos problemas de segurança no Rio  – e Juliana Castro, hoje, em O Globo dá boa ideia do que vem a ser o “crime organizado” no Estado.

Oficialmente, 20% dele provém da polícia. Extra-oficialmente, sabe-se que muito mais, porque corporativismo e cumplicidades encobrem boa parte destes agentes.

Aliás o “dono dos dados” que elas citam é mesmo o  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, órgão do Ministério Público Estadual.

O promotor que o coordena, Daniel Braz, explica:

 Dificilmente uma estrutura de organização criminosa vai funcionar sem a presença do agente público dentro dela ou a conivência dele. Ela, em geral, funciona com a participação ou a corrupção do agente público. As investigações mostram que as quadrilhas de tráfico de drogas tinham sempre, ao menos, um policial.

Um, doutor?

Não há tráfico de drogas estabelecido – não se está falando de “aviões” ou freelances eventuais – sem cumplicidade policial, e não é com o guarda da esquina.

Pode-se, sendo simplista, dizer que isso é resultado da anomia dos governos, da falta de disciplina, da flacidez das normas e instrumentos de controle interno e externo da atividade policial. Certamente é, mas não é só: basta olhar a história e se verá que a polícia – aqui mais gravemente, mas em toda parte – desenvolve promiscuidades com o crime.

Ontem, na volta do JB, o ex-governador e jurista Nilo Batista, escreveu:

Certas funções policiais são brutalizantes e produzem efeitos deteriorantes sobre aqueles que as realizam. Trata-se do fenômeno denominado “policização”, que pode acontecer também com outros operadores do sistema penal, carcereiros, advogados, promotores de Justiça e magistrados. Quem não conhece a policização passará o resto da vida reclamando do pouco rigor na admissão e adestramento dos policiais, quando o problema não está na seleção e sim na prática. Quem está disposto a correr o risco de policização de algumas unidades de nossas Forças Armadas?

O combate à corrupção policial – como de resto a todas as modalidades de corrupção – jamais será eficiente por espasmos, mas como regra institucional.

O resto funciona apenas como demagogia, eliminando algumas mutucas gordas e espantando o enxame sedento por alguns instantes.

 

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Quando aquele juiz, que processava o Eike Batista, se apropriou do automovel do mesmo para curtir a vida adoidado, ou aquela filmagem com varias ambulancias compradas novas e que apodreciam sem uso num patio desses que escondem coisas ilicitas a frente de todos, neste país, ali se explicou um pouco, um pouquinho, do por que do crime organizado está tão disseminado no Brasil.

  • O que dá a entender é que TEMER trocou esse apoio militar louco e perigoso dando a eles parte do poder ou devolvendo a eles o que eles acham deles, a DEFESA e o Brasil. Politicamente TEMER ganha tempo e os militares ao o apoiarem perdem a vergonha, pois eram o que ainda retavam, agora, encambaram com um "CHEFE DE QUADRILHA", pois foi assim que o PGR denominou o TEMER. Pasmem, forças armadas comandada por um "CHEFE DE QUADRILHA," para combater o crime organizado, se o pessoal da favela fossem tão capazes de se organizarem com certeza não estariam lá. Agora cá para nós, Forças Armadas combatendo seu próprio povo, não encaixa.

  • ... Falando em crime organizado!
    PORCA-tarefa criminosa e covarde!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PAULO PRETO ESCANCARA JUSTIÇA SELETIVA

    Enquanto João Vaccari, ex-tesoureiro do PT, está preso há quase três anos sem que se tenha encontrado nada em suas contas no Brasil ou no exterior, o operador das propinas do PSDB, Paulo Vieira de Souza, que movimentou mais de R$ 113 milhões na Suíça, arrecadando recursos para José Serra, Aloysio Nunes e Geraldo Alckmin, continua solto e pode até ser beneficiado pela prescrição de seus processos; "Vaccari foi preso arbitrariamente há muito tempo pelo juiz Sérgio Moro acusado de ser o operador do PT sem quaisquer indícios, não encontraram um centavo sequer em sua conta. Já o operador do PSDB flagrado com 100 milhões na Suíça, dinheiro oriundo de propina, continua livre", escreveu o internauta Kallil Oliveira

    26/02/2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/344012/Paulo-Preto-escancara-Justi%C3%A7a-seletiva.htm

  • Essa Mídia corrupta está nadando de braçada nas verbas publicitárias, repetindo à exaustão publicidades como, por exemplo, as "Marombas" usadas para defesa dos animais das enchentes na Amazônia, sem contar a repetição de "excelentes" resultados econômicos nada condizentes com a realidade. A verdade é que não há credibilidade em um governo instalado à "forceps" e carente de fichas limpas no comando da maioria de suas atividades.

  • Helicoca,
    Blairo Maggi.
    Cachoeira/demostenes,
    tacla durán/zucoloto/moro/mpf
    A LISTA É IMENSA E VERGONHOSA ,ALÉM DE IMPUNÍVEL .
    AS ESTRUTURAS LÁ DE CIMA ESTÃO PODRES .
    SE A INVERSA FOSSE VERDADEIRA A PIRÂMIDE DE PODER JÁ TERIA RUÍDO.
    O PAGADOR DE IMPOSTOS ,A MASSA DA BASE MANTÊM A CORJA LÁ DE CIMA.
    SOLUÇÃO ? SÓ UM PAREDÃO ,OU AO MENOS UMA REAÇÃO DOS DE BAIXO PARA FAZER QUE ELES (OS PODEROSOS) --SANGREM--.
    DISSO ELES TEM PAVOR ,DE VER SEU SANGUE JORRANDO ,E É O QUE DEVERÁ ACONTECER.

    • Dani Bananinha/Lula/Kawarinha/ Quaisquer Outras Porras

      Você se acha engraçadinha ?
      Você é uma menininha vadia.
      A "notícia" era tão furada, que nenhum jornal ou revista da mídia canalha, teve o trabalho de reproduzi-la hoje.
      Você é uma cadelinha idiota .
      Não adianta mudar de nome, otária !

  • Como eu imaginei: nenhuma postagem sobre os 82 milhões de Jacques Wagner e sobre a operação Cartão Vermelho, que apura o superfaturamento da Arena Fonte Nova.

    Detalhe: a operação estourou às 06:00hs da manhã e já são 17:07hs.

    Será que Fernando Brito não assistiu a um só noticiário de hoje? Ou o silêncio é proposital porque JW é petista?

    • Danilo Alisson Warinha: o patetão do ernesto te entregou. Vai ter que arrumar outro disfarce. O distinto idiota poderia nos explicar por que a emissora de TV que te enfia merda no cérebro chegou antes da PF à casa que seria invadida. No mais, antes que me esqueça, você é um bosta e é só por isso que se presta ao papel de garoto de programa digital.

    • fake filha da puta,vá encher o saco do antas-gonistas.
      Ernestina,allison,kavaranocú ,babacas filhas da puta ,quem encarna o "danilo"?

    • Como eu imaginei: nenhuma postagem do DANILO/ALISSON sobre os 116 milhões de Serra/ 3 contas de Aécio / 750 milhões do filho de FHC e sobre o superfaturamento da Cidade Administrativa

      Detalhe: a operação estourou à meses

      Será que Danilo/Alisson não assistiu a um só noticiário nos últimos 6 meses? Ou o silêncio é proposital porque D/A é Manifestoche?

    • Foi assim, patetinha: no post "Defesa de Lula diz que “provas” sobre prédio vem de arquivos fraudados", publicado ontem, você escreveu um comentário estúpido (como sempre) e hoje cedo o patetão ernesto resolveu fazer tabelinha com você, mas começou te chamando de Alilsson. Vê se vocês se entendem, deste jeito o chefe vai meter o pé na bunda dos dois e vocês terão que arrumar um emprêgo decente.

    • Dani Bananinha/Lula/Kawarinha/ Quaisquer Outras Porras

      Você se acha engraçadinha ?
      Você é uma menininha vadia.
      A "notícia" era tão furada, que nenhum jornal ou revista da mídia canalha, teve o trabalho de reproduzi-la hoje.
      Você é uma cadelinha idiota .
      Não adianta mudar de nome, otária !

    • Dani Bananinha/Lula/Kawarinha/ Quaisquer Outras Porras

      Você se acha engraçadinha ?
      Você é uma menininha vadia.
      A "notícia" era tão furada, que nenhum jornal ou revista da mídia canalha, teve o trabalho de reproduzi-la hoje.
      Você é uma cadelinha idiota .
      Não adianta mudar de nome, otária !
      Xibunguinha !

  • ... Ainda sobre o crime organizado incrustado nas instituições pseudorepublicanas!
    Com a palavra a vítima da vez do arbítrio, enquanto os verdadeiros bandidos golpistas destroem a nação!

    ***

    JAQUES WAGNER: AÇÃO DA PF FOI “ABSOLUTAMENTE DESNECESSÁRIA”

    Alvo de busca e apreensão em sua residência, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), acusado de receber propina por intermédio de contratos firmados entre o governo estadual e o Consórcio Arena Fonte Nova para a construção do estádio, lembrou que "há pronunciamento do TCU dizendo que os preços são normais"; "Esse processo teve consulta pública, audiência pública e só depois foi feito o edital", destacou em coletiva; “Eu também estranho porque esse inquérito existe desde 2013, fui chamado para prestar testemunho em 2017, a própria delegada afirma que eu fui e colaborei e de repente vem um busca e apreensão, na minha opinião, absolutamente desnecessária", acrescentou

    26/02/2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/344129/Jaques-Wagner-a%C3%A7%C3%A3o-da-PF-foi-%E2%80%9Cabsolutamente-desnecess%C3%A1ria%E2%80%9D.htm

  • EXPLOSIVO!
    SENSACIONAL!
    PORCA-tarefa 'DESmoroLIZADA'!

    ***

    Exclusivo: Duplo Expresso vai à Espanha e traz prova dos crimes de Moro (“olé!”)
    por Romulus Maya - advogado inetrnacionalista, direto da Suíça

    26 de Fevereiro de 2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://duploexpresso.com/?p=89345

  • Batalhão de São Gonçalo! Representando a cidade...
    Como dizia um "bêbado/filosofo" aqui do bairro: "São Gonçalo não é para os fracos!"

  • O comentário do "Danilo":
    Danilo 25/02/2018 às 23:29
    Aí se a defesa de Lula falou, é verdade???
    Responder

    A tabelinha feita pelo ernesto:
    ernesto 26/02/2018 às 07:22
    Alisson, é só ver o que diz o relatório. Alguns arquivos foram apagados logo que o Marcelo Odebrecht foi preso, para tentar esconder seus crimes. E outros arquivos foram alterados – 0,043% do total – para aumentar o sigilo do sistema de propinas, e não para forjar provas. Mas, segundo os peritos da PF, NENHUM documento anexado ao processo contra Lula foi adulterado.

    Os petistas sabem disso e sabem que o Lula é culpado, é claro, mas mentem porque sabem que sempre há quem caia na sua conversa. É como a questão da privatização da Vale, que eu abordei ontem no post sobre o “guru” do Bolsonaro. Quando foi proposto um plebiscito para estatizar novamente a empresa, o relator José Guimarães (aquele do dólar na cueca, petista da gema) brecou a tramitação, elencando os vários benefícios que a privatização trouxe para o país. Mas em público eles mentem descaradamente, dizendo que a privatização foi um horror, etc e tal.

    • A publicação do blog:

      POLÍTICA25 FEV, 2018
      Defesa de Lula diz que “provas” sobre prédio vem de arquivos fraudados

Related Post