Onde mesmo está o “crime organizado”?

bot1

A reportagem de Elenice Bottari  – conhecedora há décadas dos problemas de segurança no Rio  – e Juliana Castro, hoje, em O Globo dá boa ideia do que vem a ser o “crime organizado” no Estado.

Oficialmente, 20% dele provém da polícia. Extra-oficialmente, sabe-se que muito mais, porque corporativismo e cumplicidades encobrem boa parte destes agentes.

Aliás o “dono dos dados” que elas citam é mesmo o  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, órgão do Ministério Público Estadual.

O promotor que o coordena, Daniel Braz, explica:

 Dificilmente uma estrutura de organização criminosa vai funcionar sem a presença do agente público dentro dela ou a conivência dele. Ela, em geral, funciona com a participação ou a corrupção do agente público. As investigações mostram que as quadrilhas de tráfico de drogas tinham sempre, ao menos, um policial.

Um, doutor?

Não há tráfico de drogas estabelecido – não se está falando de “aviões” ou freelances eventuais – sem cumplicidade policial, e não é com o guarda da esquina.

Pode-se, sendo simplista, dizer que isso é resultado da anomia dos governos, da falta de disciplina, da flacidez das normas e instrumentos de controle interno e externo da atividade policial. Certamente é, mas não é só: basta olhar a história e se verá que a polícia – aqui mais gravemente, mas em toda parte – desenvolve promiscuidades com o crime.

Ontem, na volta do JB, o ex-governador e jurista Nilo Batista, escreveu:

Certas funções policiais são brutalizantes e produzem efeitos deteriorantes sobre aqueles que as realizam. Trata-se do fenômeno denominado “policização”, que pode acontecer também com outros operadores do sistema penal, carcereiros, advogados, promotores de Justiça e magistrados. Quem não conhece a policização passará o resto da vida reclamando do pouco rigor na admissão e adestramento dos policiais, quando o problema não está na seleção e sim na prática. Quem está disposto a correr o risco de policização de algumas unidades de nossas Forças Armadas?

O combate à corrupção policial – como de resto a todas as modalidades de corrupção – jamais será eficiente por espasmos, mas como regra institucional.

O resto funciona apenas como demagogia, eliminando algumas mutucas gordas e espantando o enxame sedento por alguns instantes.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

27 respostas

  1. Quando aquele juiz, que processava o Eike Batista, se apropriou do automovel do mesmo para curtir a vida adoidado, ou aquela filmagem com varias ambulancias compradas novas e que apodreciam sem uso num patio desses que escondem coisas ilicitas a frente de todos, neste país, ali se explicou um pouco, um pouquinho, do por que do crime organizado está tão disseminado no Brasil.

  2. O que dá a entender é que TEMER trocou esse apoio militar louco e perigoso dando a eles parte do poder ou devolvendo a eles o que eles acham deles, a DEFESA e o Brasil. Politicamente TEMER ganha tempo e os militares ao o apoiarem perdem a vergonha, pois eram o que ainda retavam, agora, encambaram com um “CHEFE DE QUADRILHA”, pois foi assim que o PGR denominou o TEMER. Pasmem, forças armadas comandada por um “CHEFE DE QUADRILHA,” para combater o crime organizado, se o pessoal da favela fossem tão capazes de se organizarem com certeza não estariam lá. Agora cá para nós, Forças Armadas combatendo seu próprio povo, não encaixa.

  3. … Falando em crime organizado!
    PORCA-tarefa criminosa e covarde!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PAULO PRETO ESCANCARA JUSTIÇA SELETIVA

    Enquanto João Vaccari, ex-tesoureiro do PT, está preso há quase três anos sem que se tenha encontrado nada em suas contas no Brasil ou no exterior, o operador das propinas do PSDB, Paulo Vieira de Souza, que movimentou mais de R$ 113 milhões na Suíça, arrecadando recursos para José Serra, Aloysio Nunes e Geraldo Alckmin, continua solto e pode até ser beneficiado pela prescrição de seus processos; “Vaccari foi preso arbitrariamente há muito tempo pelo juiz Sérgio Moro acusado de ser o operador do PT sem quaisquer indícios, não encontraram um centavo sequer em sua conta. Já o operador do PSDB flagrado com 100 milhões na Suíça, dinheiro oriundo de propina, continua livre”, escreveu o internauta Kallil Oliveira

    26/02/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/344012/Paulo-Preto-escancara-Justi%C3%A7a-seletiva.htm

  4. Essa Mídia corrupta está nadando de braçada nas verbas publicitárias, repetindo à exaustão publicidades como, por exemplo, as “Marombas” usadas para defesa dos animais das enchentes na Amazônia, sem contar a repetição de “excelentes” resultados econômicos nada condizentes com a realidade. A verdade é que não há credibilidade em um governo instalado à “forceps” e carente de fichas limpas no comando da maioria de suas atividades.

  5. Helicoca,
    Blairo Maggi.
    Cachoeira/demostenes,
    tacla durán/zucoloto/moro/mpf
    A LISTA É IMENSA E VERGONHOSA ,ALÉM DE IMPUNÍVEL .
    AS ESTRUTURAS LÁ DE CIMA ESTÃO PODRES .
    SE A INVERSA FOSSE VERDADEIRA A PIRÂMIDE DE PODER JÁ TERIA RUÍDO.
    O PAGADOR DE IMPOSTOS ,A MASSA DA BASE MANTÊM A CORJA LÁ DE CIMA.
    SOLUÇÃO ? SÓ UM PAREDÃO ,OU AO MENOS UMA REAÇÃO DOS DE BAIXO PARA FAZER QUE ELES (OS PODEROSOS) –SANGREM–.
    DISSO ELES TEM PAVOR ,DE VER SEU SANGUE JORRANDO ,E É O QUE DEVERÁ ACONTECER.

    1. Dani Bananinha/Lula/Kawarinha/ Quaisquer Outras Porras

      Você se acha engraçadinha ?
      Você é uma menininha vadia.
      A “notícia” era tão furada, que nenhum jornal ou revista da mídia canalha, teve o trabalho de reproduzi-la hoje.
      Você é uma cadelinha idiota .
      Não adianta mudar de nome, otária !

  6. Como eu imaginei: nenhuma postagem sobre os 82 milhões de Jacques Wagner e sobre a operação Cartão Vermelho, que apura o superfaturamento da Arena Fonte Nova.

    Detalhe: a operação estourou às 06:00hs da manhã e já são 17:07hs.

    Será que Fernando Brito não assistiu a um só noticiário de hoje? Ou o silêncio é proposital porque JW é petista?

    1. Danilo Alisson Warinha: o patetão do ernesto te entregou. Vai ter que arrumar outro disfarce. O distinto idiota poderia nos explicar por que a emissora de TV que te enfia merda no cérebro chegou antes da PF à casa que seria invadida. No mais, antes que me esqueça, você é um bosta e é só por isso que se presta ao papel de garoto de programa digital.

    2. fake filha da puta,vá encher o saco do antas-gonistas.
      Ernestina,allison,kavaranocú ,babacas filhas da puta ,quem encarna o “danilo”?

    3. Como eu imaginei: nenhuma postagem do DANILO/ALISSON sobre os 116 milhões de Serra/ 3 contas de Aécio / 750 milhões do filho de FHC e sobre o superfaturamento da Cidade Administrativa

      Detalhe: a operação estourou à meses

      Será que Danilo/Alisson não assistiu a um só noticiário nos últimos 6 meses? Ou o silêncio é proposital porque D/A é Manifestoche?

    4. Foi assim, patetinha: no post “Defesa de Lula diz que “provas” sobre prédio vem de arquivos fraudados”, publicado ontem, você escreveu um comentário estúpido (como sempre) e hoje cedo o patetão ernesto resolveu fazer tabelinha com você, mas começou te chamando de Alilsson. Vê se vocês se entendem, deste jeito o chefe vai meter o pé na bunda dos dois e vocês terão que arrumar um emprêgo decente.

    5. Dani Bananinha/Lula/Kawarinha/ Quaisquer Outras Porras

      Você se acha engraçadinha ?
      Você é uma menininha vadia.
      A “notícia” era tão furada, que nenhum jornal ou revista da mídia canalha, teve o trabalho de reproduzi-la hoje.
      Você é uma cadelinha idiota .
      Não adianta mudar de nome, otária !

    6. Dani Bananinha/Lula/Kawarinha/ Quaisquer Outras Porras

      Você se acha engraçadinha ?
      Você é uma menininha vadia.
      A “notícia” era tão furada, que nenhum jornal ou revista da mídia canalha, teve o trabalho de reproduzi-la hoje.
      Você é uma cadelinha idiota .
      Não adianta mudar de nome, otária !
      Xibunguinha !

  7. … Ainda sobre o crime organizado incrustado nas instituições pseudorepublicanas!
    Com a palavra a vítima da vez do arbítrio, enquanto os verdadeiros bandidos golpistas destroem a nação!

    ***

    JAQUES WAGNER: AÇÃO DA PF FOI “ABSOLUTAMENTE DESNECESSÁRIA”

    Alvo de busca e apreensão em sua residência, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), acusado de receber propina por intermédio de contratos firmados entre o governo estadual e o Consórcio Arena Fonte Nova para a construção do estádio, lembrou que “há pronunciamento do TCU dizendo que os preços são normais”; “Esse processo teve consulta pública, audiência pública e só depois foi feito o edital”, destacou em coletiva; “Eu também estranho porque esse inquérito existe desde 2013, fui chamado para prestar testemunho em 2017, a própria delegada afirma que eu fui e colaborei e de repente vem um busca e apreensão, na minha opinião, absolutamente desnecessária”, acrescentou

    26/02/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/344129/Jaques-Wagner-a%C3%A7%C3%A3o-da-PF-foi-%E2%80%9Cabsolutamente-desnecess%C3%A1ria%E2%80%9D.htm

  8. EXPLOSIVO!
    SENSACIONAL!
    PORCA-tarefa ‘DESmoroLIZADA’!

    ***

    Exclusivo: Duplo Expresso vai à Espanha e traz prova dos crimes de Moro (“olé!”)
    por Romulus Maya – advogado inetrnacionalista, direto da Suíça

    26 de Fevereiro de 2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://duploexpresso.com/?p=89345

  9. Batalhão de São Gonçalo! Representando a cidade…
    Como dizia um “bêbado/filosofo” aqui do bairro: “São Gonçalo não é para os fracos!”

  10. O comentário do “Danilo”:
    Danilo 25/02/2018 às 23:29
    Aí se a defesa de Lula falou, é verdade???
    Responder

    A tabelinha feita pelo ernesto:
    ernesto 26/02/2018 às 07:22
    Alisson, é só ver o que diz o relatório. Alguns arquivos foram apagados logo que o Marcelo Odebrecht foi preso, para tentar esconder seus crimes. E outros arquivos foram alterados – 0,043% do total – para aumentar o sigilo do sistema de propinas, e não para forjar provas. Mas, segundo os peritos da PF, NENHUM documento anexado ao processo contra Lula foi adulterado.

    Os petistas sabem disso e sabem que o Lula é culpado, é claro, mas mentem porque sabem que sempre há quem caia na sua conversa. É como a questão da privatização da Vale, que eu abordei ontem no post sobre o “guru” do Bolsonaro. Quando foi proposto um plebiscito para estatizar novamente a empresa, o relator José Guimarães (aquele do dólar na cueca, petista da gema) brecou a tramitação, elencando os vários benefícios que a privatização trouxe para o país. Mas em público eles mentem descaradamente, dizendo que a privatização foi um horror, etc e tal.

    1. A publicação do blog:

      POLÍTICA25 FEV, 2018
      Defesa de Lula diz que “provas” sobre prédio vem de arquivos fraudados

  11. Olha só o comentário bem humorado que li no blog Brasil247: As FFAAs viraram os “porteiros das favelas”!
    Ridículo isso! Vejam o papel degradante que está se prestando as nossas “valorosas” FFAAs nesse governo Temeroso…..

    1. Você andou recomendando tua mãe, e quem aceitou a tua recomendação ficou decepcionado com a qualidade dos serviços prestados. Logo, bestalhão, se você recomenda, deve ser merda. O grau de infantilidade do seu comentário é próprio de um bostinha de 12 anos de idade.

    2. Lula fakes, esse filme foi um fracasso de bilheteria, imagine agora no Telecine. Vai ser um traço no ibope. Vai mimi, paneleiro marionete!

  12. … Ainda sobre “Onde está o crime organizado”!

    … Uma repórter pena amestrada da TV Bahia de propriedade da ‘famiglia’ do DEMoTucano ACMalvadeza Neto – TV Bahia afiliada da Globo Organizações MafioCriminosas:
    “O ex-governador Jaques Wagner mora em um bairro de classe alta de Salvador.”

    Não, um ex-governador de Estado – por oito anos -, ex-ministro de Estado, ex-deputado federal, ex-trabalhador do setor petroquímico…
    Ah bom, por ser do PT, ‘O Galego’ e amigo do presidente Lula deveria morar na periferia de Salvador!
    Na Ribeira, no Largo do Tanque, Curuzu, Cabula, em Periperi, em Paripe…
    Para quem não conhece a capital da Bahia, “bairros e subúrbios nobres de Salvador”!
    E o desgraçado do Ciro Gomes ‘O Oportunista’ vem com este papo de que “o que resolve é o controle remoto”!
    Ô RRAAAAIIIIIIVVVVAAA!

  13. O crime organizado está escondido no sistema da Odebrecht que a farsa Jato escondeu que é o Drousys,My Web Day que querem apagar com a substituição do sistema SAP(Alemão) e destruir todas as provas contra banqueiros,juízes,conselheiros de tribunais de contas,promotores,politicos protegidos pela Farsa Jato e Farsa Tarefa,empresários corruptos,bispos,pastores,missionários e cia.,no Compliance,no barra pesada NWO/Deep State,na CIA,Washington,Mercado da Agiotagem,seus ratos no Brasil(Midia corrupta, Partido da extrema direita Farsa Jato,PSDB,Judiciário,Ministério Público) e afins.

    Está mais nítido do que o 4k que existe um projeto de destruição dos lideres populares da América Latina para saquear nossas riquezas e nos escravizar.

    Depois esta história de combate ao narco tráfico,rota na rua véio e aquela história de a segurança é nossa/a liberdade é sua/bandido é na cadeia/gente boa é na rua,termina sendo coisa só para Darteina(cópia bem vagabunda de outro desclassificado Afanázio Jazadji) conseguir 1,1 pontos no Ibope e enxugar gelo.

    Emprego,carteira assinada,comida na mesa,e um dinheirinho no bolso para levar a sua musa inspiradora ao cinema domingo a tarde e cia,só com Lula/Rui Costa Pimenta.

    É isso que diminui,como sempre soubemos,repito diminui,a violência.

    Ah,só para lembrar,o crime bem organizado está também no pen drive que ex mulher entregou com crimes cometidos por dono de Rádio Lixo de SP,mas já sabemos que o tal Ministério Público de São Paulo não vai querer investigar nada.

    1. A exemplo de Messias Franca Macedo,os créditos do meu comentário aí em cima é graças a Romulus Maya e o porrada Wellington Calasans do infernal Duplo Expresso.

      O novato Duplo Expresso,Tijolaço,Conversa Afiada que parece se curou da besteira Ciro Gomes que em breve voltará para o PSDB ou DEM,Blog da Cidadania,TV247,Osvaldo Bertolino,Miguel do Rosário,DCM,C.Capital,sem esse pessoal estaríamos ferrados da Silva,nesse ano de 2018.

      Segundo especialistas,os crimes da Farsa Jato com o sistema Drousys,My Web Day e documentos em mãos de Tacla Durán em que Irineu sabia o endereço exato dele na Espanha e depois disse que não sabia,levam Sérgio Irineu para a cadeia em 3 minutos.

      1. Um idiota que por enquanto ainda acredita em Sérgio Irineu me disse que tem uma foto dele no FBI como um dos juízes que mudaram o mundo(da Lua).

        Eu respondi que essa foto tem que estar lá mesmo,se for verdade,porque ele não sai de lá para prestar contas e fazer com que ele se ache o Amado Batista,mas que na verdade aquela foto só fica lá até a próxima pintura da parede,depois esse pessoal costuma jogar tranqueiras fora.Já terá também dado tempo de ter acabado Farsa Jato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.